Concluímos o sexto ano do projeto!
Nele estiveram envolvidas todas as turmas do 2.ºciclo, num total de 228 alunos.
Alunos e professores responderam a um questionário de monitorização da ação, que nos permitiu recolher informação que aqui destacamos:
- 595 livros lidos, numa média de três momentos por semana;
- pontos fortes: melhoria dos hábitos de leitura e liberdade para escolher o livro;
- pontos fracos: tempo de leitura e periodicidade insuficientes;
- sugestões de melhoria: mais tempo de leitura, todos os dias da semana.
Divulgamos ainda dois vídeos sobre o desenvolvimento do projeto, realizados por alunos do 5.ºano.
LER SEMPRE.LER A QUALQUER HORA.
As últimas sessões dos Clubes de Leitura das turmas um e cinco do sexto ano decorreram fora de portas, numa “espécie de despedida de dois anos letivos de contacto com novos livros, autores e histórias que nos levaram a muitas viagens (6.º1)”.
Acompanhados pela professora de Português e pelas respetivas diretoras de turma, dirigiram-se a pé até à beira-rio. “Foi uma manhã divertida, começamos por falar sobre os livros que lemos, “Sem Rede” e “Bicicleta à Chuva” de Margarida Fonseca e o “Clube dos Cientistas” de Maria Francisca Macedo. Lemos os excertos que mais nos agradaram e falamos de temas como a amizade, o bullying e a solidariedade (6.º5)”.
Partilhamos outras impressões das turmas sobre esta experiência!
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
As turmas do 1º e 2º ano, dos centros escolares, participaram no projeto "Leitura Orientada em sala de aula".
Este projeto privilegia o contacto continuado com o livro e a leitura e permite desnvolver competências de fluência leitora e de compreensão leitora.
As turmas fazem a leitura e análise aprofundada de uma mesma obra, orientadas pelo professor.
Ao longo deste terceiro período, as turmas exploraram 37 obras literárias dos mais diversos estilos.
Parabéns aos leitores!
As turmas do 3º e 4º ano participaram no projeto "Clubes de leitura" lendo as suas histórias favoritas, discutindo-as, analisando ideias e pontos de vista.
Com esta iniciativa a escola promove o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras, que são essenciais para o sucesso dos nossos alunos.
Desta forma, durante este 3º período, foram lidas 31 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
Ler com fluência é essencial para uma boa compreensão da leitura, contudo reconhecer cada palavra pode exigir muito esforço! É sobretudo a nível do 2º ano que estas dificuldades melhor se demarcam.
Para ajudar alguns alunos a melhorar a sua competência leitora, as nossas bibliotecas desenvolveram, neste ano letivo, o projeto “Leitura a pares” no qual foram acompanhados e ajudados 16 alunos, treinando a sua leitura orientados por um professor ao serviço da biblioteca.
Ao longo do presente ano letivo, 15 turmas do 1º ciclo participaram no projeto "10 minutos a ler" todos os dias.
Quem lê ficará mais bem preparado para a vida pois lerá sempre mais e melhor.
O projeto pode ser desenvolvido dentro da sala de aula ou noutros espaços aleatórios. Até podemos ler à porta da biblioteca!
Ora vejam:
Ler bem torna o estudo mais fácil e produtivo, daí que ler com fluência é essencial e, desta forma, são os bons leitores que têm mais sucesso na escola.
O projeto "Já sei ler" do Plano Nacional de Leitura prevê o contacto sistemático com livros que motivem e envolvam as crianças no gosto de ler e ouvir ler, tanto nas salas de aula como no seio das famílias.
Este período, as turmas do 2º ano, leram um total de 233 livros o que dá uma média de 2 livros por aluno. Parabéns!
Leitura em Vai e Vem é um projeto do Plano Nacional de Leitura 2027 que disponibiliza um conjunto de materiais de apoio como um desdobrável destinado às famílias, um folheto para os educadores e um Diário de Leituras para registo e apreciação dos livros lidos em casa com as famílias.
O projeto pretende promover o gosto e a prática da leitura nos Jardins de Infância e no seio das famílias das crianças.
Os nossos Jardins de Infâncias desenvolveram o projeto e ao longo do ano foram lidos/explorados 344 livros, no âmbito do mesmo.
Muitos parabéns pelo trabalho!
O projeto “Os pais contam e leem na escola” traz às turmas, durante todo o ano, as famílias mais próximas dos nossos educandos.
Esta partilha e proximidade aporta benefícios para além do aumento do vínculo entre pais e filhos, pois são momentos de referência que trazem aconchego à criança e em que esta associa o ato a cuidado e carinho.
Assim, é com enorme satisfação que testemunhamos a vinda de 94 famílias à escola, durante este 3º período.
Parabéns, a todas as famílias colaborantes!
No Plano de Melhoria a biblioteca definiu como um desempenho a melhorar, a oferta de atividades lúdicas de qualidade durante os intervalos das nossas crianças.
Assim, ao longo do ano a biblioteca apostou na dinamização dos intervalos com leituras, jogos de tabuleiro, jogos online e até em alguma atividade teatral.
É com gosto que reconhecemos o interesse do nosso público nestas atividades.
Ao longo do 3º período as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas entre turmas e com os Enc. de Educação.
No âmbito do tema “liberdade”, as turmas leram e exploraram a história “O elefante acorrentado” de Jorge Bucay, analisando o que é a liberdade para cada um.
Para concluir os alunos foram desafiados a fazer uma autorreflexão sobre as suas caraterísticas e competências, realizando uma atividade lúdica onde discutiam “o que é que sou capaz”, “o que ainda não sou capaz”.
A Maria Francisca Ferreira Alves é uma menina de 12 anos que frequentou o Centro escolar da Alameda.
Desta vez a Maria Francisca visitou os nossos Centros Escolares para nos apresentar os seus dois livros: “O menino e o avião de papel” e “Seria um sonho?”.
Depois de nos contar como surgiu esta faceta de “pequena escritora” na sua vida, falou-nos das histórias que escreveu e dos sonhos que tem.
Parabéns Francisca! Aguardamos novas histórias!
A biblioteca escolar desenvolveu atividades no âmbito do projeto “Saúde Oral com a Biblioteca Escolar”, com todas as turmas do 1º ano.
Depois de ouvir e analisar a história “A fadinha dos dentes”, a atividade foi complementada com tarefas que envolviam saber identificar alimentos benéficos e prejudiciais à saúde dos dentes bem como, os cuidados necessários para uma boa higiene oral.
No final realizou-se uma fixa de consolidação de aprendizagens.
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril chegaram às escolas cartazes sobre os direitos humanos que estão, de alguma forma, relacionados com conquistas do 25 de abril.
Os cartazes foram explorados/interpretados nas turmas com a ajuda powerPoint que a biblioteca elaborou com imagens adaptadas do livro "Os nossos direitos", publicado pelas Nações Unidas e pelo Instituto de Inovação Educacional.
As turmas realizaram trabalhos alusivos.
Realizou-se mais uma atividade de tutoria interciclos, envolvendo as turmas de artes da escola secundária e a turma 1.3 do centro escolar Alameda.
A atividade explorou a vida e obra de Vincent Van Gogh e os nossos pequenos pintores tiveram oportunidade de pintar os famosos girassóis.
Tutores e tutorados apreciaram vivamente estas parcerias.
Deixamos aqui alguns testemunhos sobre esta iniciativa:
"Gostámos muito da atividade, de conhecer outros colegas mais velhos, de descobrir técnicas de pintura e tentar imitar a arte de Van Gogh.”
“Criarmos e partilharmos o que sabemos com outras pessoas diferentes dos colegas da turma, foi muito importante”.
“Ficamos a conhecer o grande pintor Vicent Van Gogh, a sua paixão por girassóis e um dos seus famosos quadros " A noite estrelada".
“Adorámos pintar com os alunos de Artes, que nos deram bons conselhos e, por isso, as pinturas ficaram maravilhosas”.
“Foi divertido e diferente não trabalhar com professores, porque os alunos interagiram connosco de forma divertida, simpática e "especial".
“Fizeram-nos descobrir que podemos ser uns futuros " artistas". Só esperamos que venham mais vezes repetir este tipo de experiência."
Apresentamos o N.º 29 da Pensar(es).
Revista lançada por um grupo de professores de Filosofia, no já longínquo ano de 1999, é hoje uma revista acarinhada por todo o agrupamento.
Ao longo dos anos sofreu alterações ao nível do design e passou a integrar textos de todos os ciclos de ensino. As Bibliotecas Escolares têm o prazer de colaborar com os professores de Filosofia na sua concretização.
Neste número, demos relevância às comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
A parceria entre a BE e a Equipa Educativa do Museu do Douro (EEMD) possibilitou a vinda do ator e encenador António Júlio à nossa escola para, com alunos de diferentes níveis de ensino, trabalhar a expressão de texto para teatro. No final fizemos uma gravação áudio, que aqui apresentamos. Os nossos agradecimentos ao António Júlio e à EEMD.
Porque é importante cultivar o gosto pela poesia e dar visibilidade ao trabalho que se desenvolve na sala de aula, no dia 28 de maio, as alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.º E promoveram a apresentação das suas antologias “Vinte Poemas Possíveis”, recolha de textos de poetas da Lusofonia, como são exemplo Carlos Drummond de Andrade, Alda Lara, Mia Couto ou Xanana Gusmão.
No final da sessão, assistimos a um momento musical preparado pelo professor Paulo Silva em colaboração com Ana Fernandes, antiga aluna da nossa escola, durante o qual foram interpretados vários temas conhecidos, com especial destaque para êxitos de António Variações.
Todos os presentes, alunos e docentes do 9.ºC e do 11.ºD, assim com outros elementos da comunidade escolar, se mostraram agradados com este evento que combinou duas áreas criativas complementares, a poesia e a música, numa atitude de respeito pelas outras culturas e de abertura aos outros e às suas particularidades.
Em parceria com as docentes de História e Geografia de Portugal, decorreu o concurso de declamação sobre a obra “Romance do 25 de Abril” de João Pedro Mésseder.
Após o apuramento dos representantes de cada turma do 2.º ciclo nas aulas de História, decorreu a fase final no dia 14 de maio, na Biblioteca, com a participação de catorze alunos.
Dizer poesia não é fácil, mas, de imediato, o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pelo aluno do 3.º ciclo, Diego Lucas, se apercebeu da qualidade e do empenho dos declamadores. A discussão foi acesa, mas a escolha foi unânime.
A Alice Guedes Pinto impressionou, o Pedro Afonso Mourão emocionou e a Maria Luísa Santos encantou.
Parabéns a todos!
DIZER POESIA SEMPRE. EM LIBERDADE SEMPRE.
Integrada na programação da Feira do Livro do Douro, decorreu na nossa escola a apresentação do livro “Curvas” da escritora e ilustradora Zita Pinto, com a participação de seis turmas do 2.ºciclo.
Nascida no Douro, a autora partilhou memórias da sua infância e adolescência e de como foi crescer no seio de uma família tradicional duriense ligada ao cultivo da vinha. Falou-nos das suas experiências profissionais, enquanto geóloga, e de como surgiu este amor pela ilustração e pela escrita.
O seu discurso suave e caloroso, quase ternurento, envolveu-nos numa viagem inebriante pelas curvas do Douro, o rei de trono e leito, que rasgou o seu caminho por terras nunca antes desbravadas. Sentimos e respiramos a força, o suor e a dor de todos os que que construíram a paisagem que hoje é Património da Humanidade.
No final, presenteou-nos com dois painéis da sua autoria em que todos os participantes puderam deixar também a sua marca.
Obrigada à Câmara/Biblioteca Municipal por esta oportunidade de conviver de perta com mais uma artista e pelos livros oferecidos à nossa biblioteca.
A aluna do 12.º E, Ana Rita Cardoso, participou no podcast Prazeres Interrompidos*, com a leitura de um excerto do livro de Rupi Kaur, "O sol e as suas flores".
* Dois episódios por semana, aos sábados e domingos. Um podcast sobre livros. Um livro em pouco mais que um minuto! Em todas as plataformas de podcasts, mas também nas rádios, jornais, bibliotecas, associações de estudantes, editores e livreiros. Boas leituras!
(Parceria com as Bibliotecas do AEJAC)
O projeto “Ler, Ilustrar e Pensar”, um projeto de tutoria interescolar, promoveu uma nova atividade.
A tutoria aconteceu entre as turmas de artes da Escola Secundária e a turma 3.2 do 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Alagoas.
O artista explorado nesta sessão foi Vincent Van Gogh. Depois da visualização de um pequeno vídeo sobre o pintor e da análise de algumas das suas obras, a atividade culminou com os alunos do 1º ciclo a pintar girassóis sob a orientação atenta e cuidada dos alunos tutores da Escola Secundária.
Foi assim mais uma parceria interessante entre ciclos e colegas. Parabéns!
Numa iniciativa da Câmara Municipal, a nossa biblioteca recebeu a empresa Águas do Norte que veio falar, para as turmas do 4º ano, sobre a água e sua importância na nossa vida.
Na atividade falou-se da quantidade de água potável disponível no nosso planeta e da necessidade de pouparmos água no nosso dia-a-dia. Também se falou das funções das Estações de Tratamento de Águas, bem como da utilidade das Estações de Tratamento das Águas Residuais.
Foi muito divertido e interessante!
A turma 1.3 do Centro Escolar da Alameda recebeu, com muito entusiasmo, uma atividade de Educação Financeira, desenvolvida com a turma pela mãe de um dos alunos.
A iniciativa teve por base o projeto “Os pais contam e leem na escola” promovido pela biblioteca escolar.
A atividade constou da visualização de um vídeo em que o Guito falou sobre o uso do dinheiro. Após esta visualização os alunos fizeram um jogo de tabuleiro em que consolidaram algumas noções.
Foi muito giro!
Joana Gentil Martins é psicóloga e veio à ESJAC numa ação integrada na "Feira do Livro do Douro". Apresentou o seu último livro "A coragem para seres tu própria", perante uma plateia de cerca de 70 alunos do Ensino Secundário. Numa apresentação muito dinâmica e em diálogo com os alunos, explorou-se o tema da autoestima e da saúde mental.
Ficam os nossos agradecimentos à Câmara/Biblioteca Municipal e sobretudo à autora.
O concurso Juntos a Criar é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Altice Portugal e visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis.
O concurso foi lançado a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas integradas no projeto Todos Juntos Podemos Ler.
Alguns alunos do Centro Escolar das Alagoas e da EB 2,3 participaram no concurso. Foi escrita uma história com o título "Escola de Todas as Cores" onde se fala da diferença e da inclusão! A história foi também traduzida em Língua Gestual Portuguesa e em Pictogramas de Comunicação Alternativa. O trabalho foi orientado pela Terapeuta da Fala Ana Correia e pela Docente do Ensino Especial Cidália Cunha.
Publ. "Escola de Todas as Cores"
Publ. "Escola de Todas as Cores" - Tradução em pictogramas
Ler, Ilustrar e Pensar é um projeto que resulta da parceria entre as Bibliotecas Escolares, o Grupo Disciplinar de Artes Visuais e de Filosofia. Tem por finalidade colocar em relação alunos de artes do ensino secundário e alunos do 1.º e 2.º ciclo, com o propósito de fomentar o questionamento e o pensamento crítico.
Estivemos na EB2,3, com alunos do 6.º ano, para ver e analisar a curta metragem "Snack atack" e os conceitos que lhe estão inerentes, nomeadamente a noção de preconceito, numa sessão orientada pela Prof.ª Estela Ferreira.
Tivemos na BE a prof.ª M. Eugénia Monteiro, que nos apresentou a sua obra “Tiro os olhos do ecrã… e vou conhecer aves”. A prof.ª Rita Meireles, no âmbito do projeto Ciência Viva, convidou a autora e, a Prof.ª Bibliotecária Mariana Meireles, apresentou-a.
M. Eugénia Monteiro falou do seu conhecimento e paixão por aves, deu a conhecer algumas curiosidades e as histórias que estão escondidas nas imagens do livro e também do pequeno vídeo, que a equipa da biblioteca preparou para esta apresentação.
Nesta sessão estiveram presentes cerca de 45 alunos do 3.º ciclo.
A Biblioteca Escolar colaborou na divulgação da campanha de angariação de fundos da “Operação Nariz Vermelho”, com o nosso Doutor Palhaço a sensibilizar as crianças a participarem na mesma.
A Operação Nariz Vermelho cumpre com a missão de levar sorrisos às crianças hospitalizadas, melhorando a sua experiência hospitalar, transformando as circunstâncias em sorrisos, momentos em risos e instantes em gargalhadas.
Também nas nossas salas foi um momento de rir e gargalhar!
Na sequência da participação na oficina/ laboratório “Com os Pés”, que decorreu no Museu do Douro de 19 a 23 de fevereiro, em parceria com a Associação Cultural Marina Nabais Dança, as alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE foram ao Teatro Aveirense assistir à estreia do espetáculo.
Foi um dia emocionante, durante o qual pudemos percorrer as ruas da “Veneza Portuguesa”, apreciar a paisagem, provar os típicos doces de ovos moles, e, acima de tudo, durante o qual viajámos através dos sentidos e refletimos “sobre a liberdade individual e coletiva em relação com a natureza”.
Fica um agradecimento muito especial à Associação Cultural Marina Nabais e à Equipa Educativa do Museu do Douro.
Carolina Cantante é uma ex-aluna do nosso Agrupamento e veio à escola apresentar o seu primeiro livro de poemas: "Cartas sem Destino".
O professor Nuno Montes apresentou a aluna, que por sua vez falou do seu percurso como jovem escritora. As alunas de literatura do 12.ºE interpretaram alguns dos seus poemas.
No final, houve perguntas e algumas reflexões sobre a importância da poesia e da literatura em geral.
No dia 23 de abril, demos cumprimento a mais uma etapa da atividade “Entre Gerações”, desenvolvida com os utentes do Centro de Dia da Casa do Povo de Godim.
Este foi um encontro muito animado. Contámos histórias tradicionais, daquelas que começam com “Era uma vez…”, como “A Velhinha e a Cabaça”, “As Três Cidras do Amor” ou “O Coelhinho e a Formiga Rabiga”, para despertar memórias nos nossos ouvintes. Em boa verdade, conseguimo-lo, e também nós fomos presenteadas com histórias, mas estas bem reais e vividas.
Aproveitámos esta visita para levar aos utentes, de novo, o “nosso” cachecol do “Malhar na Biblioteca”, o qual ficou ainda mais bonito depois de enriquecido com fios de memória (s).
Momentos de convívio como este fazem-nos sentir mais positivas em relação a nós próprias e ao mundo de forma geral.
As alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE
Ler, Ilustrar e Pensar é um projeto que resulta da parceria entre as Bibliotecas Escolares, o Grupo Disciplinar de Artes Visuais e de Filosofia. Tem por finalidade colocar em relação alunos de artes do ensino secundário e alunos do 1.º e 2.º ciclo, com o propósito de fomentar o questionamento e o pensamento crítico.
Este ano, os alunos de artes ilustraram o livro de Sylvia Orthof "Maria Vai com as Outras", de resultou um pequeno filme.
No passado dia 24 de abril estivemos nos Centros Escolares, para ver e analisar o filme e os conceitos que lhe estão inerentes, numa sessão orientada pela Prof.ª Estela Ferreira.
Propusemos e dinamizamos diversas atividades com o objetivo de divulgar e promover a Biblioterapia, ou melhor, sensibilizar para o poder dos livros e de como eles podem contribuir para o nosso bem-estar e melhorar a nossa saúde mental.
“COMO É QUE TE POSSO FAZER MAIS FELIZ?” de Lucas with Strangers
Em sala de aula, assistimos ao percurso de vida do autor e refletimos sobre a sua mensagem. Constatamos o impacto que Lucas tem na vida das pessoas que faz mais feliz e pusemos em prática o seu lema de vida com quem nos acompanha diariamente.
QUARTETO de LETRAS | “A TUA CABEÇA É COMO O CÉU” de Bronwen Ballard e Laura Carlin
“ A tua cabeça é como o céu.
Às vezes está azul e sem nuvens.
Outras vezes está nublada e escura.
O que podemos fazer para afastar as nuvens?”
Na biblioteca, num momento mais intimista, partilhamos mais uma leitura.
Falamos dos nossos céus, das nossas nuvens… e as emoções tomaram conta de nós.
Percebemos como é importante “desenvolver o hábito saudável de prestarmos atenção àquilo em que pensamos e ao que sentimos.” Ou seja praticar mindfulness regularmente.
“COMO É QUE OS LIVROS CURAM?”
Dançamos ao som dos HMB… refletimos e concordamos que a música influencia o nosso estado de espírito.
De imediato, surgiu a questão… e os livros?
Desconstruimos a palavra biblioterapia e chegamos ao seu significado com o apoio de uma imagem.
Por último, simulamos uma sessão de Biblioterapia : “Sugiro a leitura deste livro…porque …”
LER SEMPRE. LER FAZ BEM.
Numa parceria entre Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar, esta atividade teve o objetivo de promover a concentração, o autoconhecimento e o controle da ansiedade, bem como fomentar as boas práticas diárias de preservação do ambiente.
Os alunos expressaram as suas emoções e intenções de paz e harmonia, colorindo diferentes Mandalas, que, posteriormente, afixaram nas portas das respetivas salas de aula.
A Escola encheu-se de cor e de uma energia mais positiva!
De 15 a 18 de abril celebrámos nas nossas bibliotecas a Semana do Bem-Estar, uma iniciativa da Equipa de Inovação.
Tivemos assim oportunidade para destacar a importância da promoção de ambientes saudáveis nas nossas escolas e na sala de aula. Ter um ambiente saudável e de bem-estar em sala de aula melhora o desempenho e o relacionamento pessoal dos alunos ajudando-os a melhor enfrentar os desafios.
Nos Centros Escolares a biblioteca escolar, numa contribuição para estas comemorações, convidou as turmas a participarem na atividade “Meditando com livros” que consistia em sessões de mindfulness com leitura de uma pequena história e na atividade “A curtir com curtas” que consistia em visualizar curtas-metragens divertidas.
Na EB 2.3 tivemos sessões de Biblioterapia / ler faz Bem, Quarteto de letras / "Vem e abraça-me", de Michal Snunit - momento de leitura a quatro vozes e conversa sobre a importância do abraço.
Na Escola Secundária promovemos o "Arreganha a Tacha", porque rir traz benefícios sociais, melhora a autoimagem, autoconfiança, saúde mental e bem-estar geral, inibe as hormonas do stress, aumenta as hormonas de felicidade, estimula os músculos abdominais e melhora a imunidade. No espaço da Biblioteca criámos um espaço descontraído com mantas e textos curtos: crónica, poemas, anedotas, fábulas...
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, recebemos nas bibliotecas dos nossos Centros Escolares, um dos mais conceituados escritores de literatura infantojuvenil portuguesa, o escritor, professor e jornalista Alexandre Parafita.
A visita foi patrocinada pela Câmara Municipal e organizada pelo pelouro da cultura de Peso da Régua e permitiu ao escritor apresentar aos alunos do 3º e 4º anos algumas das suas obras.
Os nossos alunos, interessados e curiosos tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre a vida e obra do autor. O autor, por sua vez, falou dos livros como um importante meio de transmissão de cultura e informação e ainda como elementos fundamentais no processo educativo.
O projeto PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, promovido pela ARS Norte.
As suas ações vão de encontro aos projetos educativos e aos currículos das escolas e pretendem contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação à sexualidade dos alunos.
Foi no âmbito deste projeto que a enfermeira Ana Magalhães desenvolveu com as turmas de 1º e 2º ano, nas nossas escolas, uma atividade lúdica baseada na história do Capuchinho Vermelho onde, refletindo sobre valores e atitudes, foram enfatizados os cuidados que a criança deve ter para se preservar contra investidas de estranhos, ajudando-a a adotar comportamentos adequados preservando a sua integridade.
Dia 17 de abril, pelas 11 horas, materializamos o Encontro Internacional entre o AE da Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde e o nosso agrupamento. Resultou de um trabalho conjunto entre a Associação Cultural, Recreativa e Educativa de Santana (ACRES) e as nossas Bibliotecas Escolares. O Encontro permitiu que cerca de 150 alunos de ambos os países pudessem conhecer melhor as suas diferentes realidades, mas também aproximar duas culturas com uma língua comum. Este encontro permitiu ainda dar a conhecer a iniciativa “Leve Leve – Intercâmbio e Ação solidária com Cabo Verde”, que consiste na realização de desenhos/pinturas elaboradas pelos alunos de Cabo Verde. Os trabalhos serão posteriormente expostos nas diferentes bibliotecas do nosso agrupamento. Uma exposição-venda destinada a apoiar a ACRES e a sua ação em prol da Educação e da Cultura, em Cabo Verde.
Preparamos uma sessão sobre "Violência no Namoro", no âmbito do AcBE em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Hoje tivemos na BE a turma do 11.º F.
Demos espaço aos alunos para exprimirem as suas opiniões e inquietações.
Analisamos pontos de vista e chegamos a consensos.
A DEMOCRACIA É LINDA E AINDA FUNCIONA.
O Conselho da Leitura decidiu homenagear Luís Vaz de Camões na sua terceira apresentação, partilhando dois dos seus poemas de amor.
Vestidos a rigor, os membros do Conselho proporcionaram uma viagem no tempo, através das palavras de Camões.
Dada a proximidade da Semana da Leitura, indagaram ainda quais as preferências dos colegas quanto às atividades em que gostariam de participar.
Os conselheiros exibiram orgulhosamente os seus novos cartões de identificação!
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
O projeto “Leitura em vai e vem” é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar, convidando educadores e famílias a ler diariamente 10 minutos com as crianças.
O projeto foi desenvolvido nas turmas do pré-escolar promovendo a leitura no seio das famílias, envolvendo as crianças na leitura de histórias, no reconto, na opinião crítica.
Nesta iniciativa foram lidas/exploradas, ao longo deste 2º período, 224 obras de literatura infantil.
A Leitura Orientada em Sala de Aula foi desenvolvida pelas turmas ao longo do 1º período.
Proporcionando o contacto continuado com o livro e a leitura o que permite desenvolver competências de fluência e de compreensão leitoras.
Nesta iniciativa são utilizados conjuntos de vários exemplares da mesma obra que é lida e explorada de forma concertada e aprofundada.
Ao longo do segundo período, as turmas exploraram 32 obras literárias de estilos variados.
Parabéns aos leitores!
Com o objetivo de promover os hábitos de leitura nos nossos alunos, as turmas do 3º e 4º ano estiveram envolvidas na iniciativa “Clubes de Leitura”. A iniciativa tem a finalidade de promover o prazer de ler bem como as competências leitoras.
As turmas leram histórias, discutiram livros e leituras, partilharam gostos e opiniões. Desta forma foram lidas 26 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
Durante o mês de março as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, dando cumprimento ao projeto “EuDecido”, utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades adequadas ao seu nível de ensino.
Tendo por base atividades de leitura e exploração, leram e analisaram excertos do livro “Tiro os olhos do ecrã e vou conhecer aves” de Eugénia Monteiro. Da mesma autora, também visualizaram e exploraram imagens e vídeos sobre pássaros e suas labutas diárias.
Todas as atividades terminaram sempre com um trabalho plástico alusivo ao tema que se destinou à elaboração de um painel da primavera.
O projeto “Leitura a pares” pretende potenciar as competências de leitura, a motivação e a autoestima de alunos com baixa fluência leitora, promovendo o sucesso escolar.
Os alunos das turmas de 2º ano, identificados como tendo grandes dificuldades na leitura, são acompanhados na biblioteca escolar por um professor/tutor, três dias por semana durante 20 minutos, a fim de melhorar a sua fluência leitora.
Durante este 2º período, a biblioteca acompanhou 14 alunos.
O projeto “Os pais contam e leem na escola” traz às nossas turmas pais, avós, familiares e encarregados de educação como objetivo potenciar a motivação para a leitura e aproximar a família da escola, consciencializando-a da importância da leitura.
É uma grande satisfação reconhecer o empenho das famílias no projeto e é com muito orgulho que informamos que durante este 2º período tivemos o privilégio de receber um total de 96 leitores nas nossas turmas.
Deixamos aqui o nosso louvor a todos os que desenvolveram esta atividade, muitas vezes de formas admiráveis e que vão muito além de simples leituras!
Aos que ainda não participaram, continuam a ter oportunidade de o fazer ao longo do 3º período.
O projeto Saúde Oral com a Biblioteca Escolar - SOBE – tem por objetivo promover comportamentos saudáveis de saúde oral na comunidade educativa.
Neste âmbito, a biblioteca escolar desenvolveu uma atividade com as turmas do pré-escolar, onde foi lida e explorada a história “A fadinha dos dentes”. Na sequência desta exploração foram debatidos os cuidados de higiene a ter bem como cuidados com a alimentação. Foi realizado um jogo onde as crianças identificavam os alimentos adequados e prejudiciais à saúde dos dentes.
A Semana da Leitura nos Centros Escolares culminou com uma grande festa onde todas as turmas partilharam as suas leituras com a comunidade escolar.
As participações foram diversificadas e constaram desde leituras de trava-línguas, anedotas, lengalengas, poesias, histórias dramatizadas, canções…
A Festa da Leitura terminou com a entrega de prémios aos alunos vencedores do Concurso Saber… aLer
O entusiasmo foi grande sendo visível o orgulho de alunos e professores!
Em sintonia com o tema da Semana da Leitura, propusemos como texto, para a pré-seleção em sala de aula, o conto de Oscar Wilde, “O Príncipe Feliz”.
Mais uma vez, o envolvimento e empenho dos professores de Português resultaram numa participação que excedeu as expectativas. Para a prova final, apresentaram-se vinte alunos do segundo ciclo e oito do terceiro.
O júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pela professora responsável pela Biblioteca da EB 2.3, Isabel Aguiar, não teve tarefa fácil, dada a qualidade das leituras, neste caso de dois poemas de Eugénio de Andrade, numa celebração adiada dos cem anos do seu nascimento.
Pacientemente, todos aguardaram a sua vez e também a decisão do júri.
Eis os leitores que se evidenciaram: 3.º ciclo, Natália Silva, Ana Isabel Brito e Margarida Pinto, e 2.º ciclo: Bernardo Osório, Guilherme Xavier e Beatriz Gouveia.
LER SEMPRE.
A LER EM VOZ ALTA SOMOS MAIS FELIZES.
Tal como nas edições anteriores, a primeira prova decorreu em contexto de sala de aula e serviu de apuramento para a prova oral. Nela participaram todos os alunos do segundo ciclo, graças à colaboração dos professores de Português.
Perante o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Santa Marta de Penaguião, professora-bibliotecária Filomena Nunes e pelo aluno 3.º ciclo, Diego Lucas, os oito alunos apurados realizaram a prova oral. Seguindo a estrutura da prova, previamente divulgada, leram um excerto indicado pelo júri e expressaram a sua opinião sobre a obra. Muita desenvoltura e segurança, com algum nervosismo à mistura.
Após rápida deliberação, o júri anunciou os leitores vencedores: Maria Francisca Alves, Tomás Miguel Madureira e João Fonseca Cardoso Vaz Gonçalves.
Parabéns a todos!
LER SEMPRE.
A LER SOMOS MAIS FELIZES.
Na disciplina de Educação Musical, os alunos visualizaram uma apresentação alusiva à obra “Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares, leram um excerto da mesma obra e assistiram a um vídeo da composição para piano solo Fantasie Impromptu in C-sharp Minor Opus 66 de Fréderic Chopin, interpretada por Jonah Ho uma criança de apenas 6 anos.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
As turmas do 5º1 e 5º1S participaram na “Semana da Leitura”, com um Vídeo em Língua Gestual, no qual apresentaram os benefícios de ler e a sua importância.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
Os professores de (quase) todas as disciplinas do 2.º ciclo dinamizaram momentos de leitura em voz alta de obras em articulação com o tema da semana e a respetiva disciplina.
Matemática
“Ases da Matemática- Escola de Espiões/Missão Frações” de Linda Bertola
“O Pequeno Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina
Ciências Naturais
“Os Sinais do Coração” de Guilherme Semionato
“A Viagem de Alexandra” de Papiniano Carlos
“O Avô tem uma borracha na cabeça” de Rui Zink e Paula Delecave
História e Geografia de Portugal
“Era uma vez um rei poeta” de José Jorge Letria
Educação Musical
“Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares
Educação Visual
“O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt
Educação Física
“Os cromos da bola” de José Jorge Letria
Cidadania e Desenvolvimento
“A Estória do Sol e do Rinoceronte” de Ondjaki e Catalina Vasquez
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
A Semana da Leitura decorreu entre 18 e 22 de março. Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
No dia 21 de março, numa profícua parceria, decorreu na Biblioteca Escolar da ESJAC um Café Concerto intitulado “Fios da Memória”, organizado pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE e pelo Grupo Coral do Agrupamento. Esta atividade aberta à comunidade pretendeu celebrar a memória e as memórias, num diálogo entre o “ontem”, o “hoje” e o “amanhã”.
O fim de tarde começou com a receção aos participantes, que puderam apreciar a música ambiente do nosso pianista Nuno Aires e as exposições patentes no espaço da BE, nomeadamente a mostra de fotos “Fios da Memória”, na qual o desafio era descobrir as meninas e os meninos que já fomos no passado. Seguiu-se a leitura expressiva de poemas feita pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa com a colaboração de familiares. Foi bonito ver a cumplicidade entre irmãs e sentir as mães mais nervosas do que as filhas enquanto liam para a plateia. Sem se fazer anunciar, em jeito de flashmob, o Grupo Coral surpreendeu os presentes com três temas: “Banaha”, “Ay linda amiga” e “Syahamba”, sendo este último uma canção tradicional zulu. Continuando a “desenrolar” os fios da nossa memória, aconteceu um momento de reflexão e de partilha, durante o qual todos foram convidados a ler um poema, uma frase, a fazer um comentário, a expressar um pensamento, ou, simplesmente, a destacar uma fotografia ou um objeto com recordações especiais. No final, para terminar a sessão em beleza, aguardava-nos um belíssimo e apetitoso lanche partilhado.
São momentos como estes que aconteceram durante o Café Concerto “Fios da Memória” que valorizam e preservam as nossas memórias e que, para além disso, criam laços afetivos e novas recordações.
A temática do amor invadiu o segundo espetáculo do Quarteto de Letras.
Cercados de corações a palpitar, deixámo-nos envolver por esta bela história de amor entre livros.
No final, ainda saboreamos a doçura da leitura em forma de coração.
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
Foram apurados os vencedores do Concurso de Leitura do 3.º Ciclo e Secundário. Queremos agradecer a todos os alunos o empenho e a qualidade das suas prestações. Também agradecer aos membros do júri, nomeadamente a Dr.ª Umbelina Silva (Museu do Douro), a Dr.ª Regina Teixeira (BMPR) e as colegas Célia Ferreira, Estela Ferreira e Mónica Silva.
Os alunos vencedores foram os seguintes:
3.º Ciclo: Gonçalo Ferreira, Margarida Nogueira, Matilde Mesquita;
Secundário: Vera Nogueira e Nuno Aires.
Na semana da entrega dos Óscares 2024, as turmas do 6.º ano celebraram a Sétima Arte assistindo à curta-metragem de animação “Ice Merchants” de João Gonzalez, responsável pela realização e pelo argumento e que também compôs a banda sonora.
Numa narrativa sem diálogos e tendo como cenário a montanha, este filme em 2D, conta-nos a história de um pai e de um filho que vivem numa casa suspensa e que todos os dias descem de paraquedas até à aldeia, para venderem o gelo produzido durante a noite, até ao momento em que a sua rotina se altera devido ao degelo.
No final da sessão, os alunos debateram os temas da solidão, da perda e das alterações climáticas, assim como, refletiram sobre a importância da simbologia das cores simples e contrastantes utilizadas, o laranja e o azul, para a compreensão do enredo.
De seguida, cada aluno fez a sua crítica cinematográfica, respondendo a um questionário na Equipa da Biblioteca na plataforma Teams.
A Rede de Bibliotecas Escolares associa-se às comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 com a iniciativa “Abril depois de abril”.
Esta iniciativa tem como propósito sublimar os valores conquistados com a Revolução, através de ações que:
O nosso agrupamento associou-se à iniciativa e criou uma página para divulgação das atividades a ser realizadas ao longo do ano letivo.
Site das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Abril depois de abril (RBE
GENIALLY das ações do nosso agrupamento
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher temos três exposições na biblioteca:
Decorreu na biblioteca escolar, no dia 22 de fevereiro ao 1º tempo da manhã, a atividade de articulação entre a sala 3 do pré-escolar e a turma 1.3 do Centro Escolar da Alameda.
Os meninos da sala 3 do pré-escolar dramatizaram a história "Ovelhinha dá-me lã". Fez-se uma exploração oral da mesma, com a participação dos alunos do 1º ano. As duas salas partilharam momentos agradáveis na biblioteca escolar, com a interpretação de imagens relacionadas com o ciclo da lã. De seguida, todos pintaram um desenho diferenciado ao respetivo ano de escolaridade, alusivo à história e ao ciclo da lã.
Foi uma partilha agradável e proveitosa!
Parabéns a todos os intervenientes!
Embora no presente ano letivo não se vá realizar o Concurso Nacional de Leitura, resolvemos manter a iniciativa a nível de escola.
No passado dia 29 de fevereiro realizou-se a prova escrita, sendo que os alunos do 3.º Ciclo exploraram a obra "Tudo Tudo e Nós", de Nicola Yoon e os alunos do secundário "Fala-me de um Dia Perfeito", de Jennifer Niven.
No próximo dia 12 de fevereiro realiza-se a prova oral para apurar os vencedores do presente ano letivo.
Esta atividade interdisciplinar resultou de uma proposta da Biblioteca e nela estiveram envolvidas as disciplinas de Português, Educação Visual e Educação Musical.
Nas aulas de Português, cada uma das seis turmas do quinto ano selecionou e preparou a leitura dramatizada de uma das fabulosas fábulas de La Fontaine.
A professora Lídia Coutinho fez as fabulosas máscaras das personagens animais, que acrescentaram todo um dramatismo à leitura.
Nas aulas de Educação Musical, o professor Alberto Mendonça produziu materiais de apoio, ensaiou as fabulosas canções e acompanhou ao piano.
O resultado final foi um fabuloso espetáculo em que participaram 126 alunos e 8 professores.
Os nossos aplausos para todos!
LER SEMPRE.
A LER FÁBULAS SOMOS MAIS FELIZES.
Realizamos a 2.ª Edição do Concurso de Leitura em Voz Alta. Participaram alunos nas categorias dos 12 aos 15 anos e alunos a partir dos 16 anos. As gravações foram analisadas por um júri que escolheu os três alunos melhor classificados em cada uma das categorias.
Na categoria dos 12 aos 15 anos classificaram-se nos três primeiros lugares, os discentes: Maria Inês Figueiredo, Matilde Ribeiro e Martim Cardoso e na categoria a partir dos 16 anos, Rita Cardoso, Gabriel Araújo e Beatriz Moreira.
A Aluna Maria Figueiredo vai representar o Agrupamento a nível nacional, no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, que se realiza na cidade de Sertã.
ZeManel é o nome artístico do artista plástico, ator e escritor infantojuvenil José Mendes. ZeManel é lusodescendente e vive em França desde os seus 6 anos. Tem uma companhia de teatro e vai muitas vezes às escolas francesas promover os seus livros, mas sobretudo contar histórias. Generosamente, passou o dia 28 de fevereiro connosco, tendo durante a manhã realizado duas oficinas nos Centros Escolares, e à tarde, na escola secundária, com os alunos de artes, mostrou o seu trabalho e contou a sua história de vida.
No âmbito do Plano de Melhoria do Agrupamento, realizou-se, na Biblioteca Escolar, uma atividade envolvendo a turma 2.1 e a sala 1 do Pré -Escolar.
"A História das 5 Vogais" de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar foi apresentada, pelos mais crescidos e a professora Isabel, aos mais pequenitos que estavam muito atentos!
Houve ainda espaço para troca de presentes. As crianças do Pré -Escolar tiveram um lápis com uma estrelinha, como sendo a "luz" e "caminho" para o 1 ciclo. A educadora Céu e os seus meninos ofereceram um "grande coração" com um "coraçãozinho" de cada um deles, enquanto entoavam a canção "Eu tenho um amigo..."
Foi uma partilha enriquecedora...a continuar!
Foi com muito entusiasmo e expectativa que, hoje, saímos da rotina escolar e nos dirigimos à Casa do Povo de Godim, onde éramos esperadas pelos utentes do Centro de Dia.
Após uma breve apresentação, começámos por fazer a leitura expressiva de poemas de vários autores portugueses, desde Luís de Camões a Eugénio de Andrade, passando por Mário de Sá-Carneiro ou José Luís Peixoto, entre outros. De seguida, realizámos um jogo de mímica de provérbios populares bem conhecidos de todos. E fomos tão boas a imitar cães, gatos, macacos e outros que tais, que rapidamente os “enigmas” foram desvendados.
Depois deste animado momento, desafiámos os utentes a participar no “Malhar”, que, como todos sabem, é um projeto de tricot comunitário que nasceu para criar um cachecol executado a várias mãos, numa partilha de saberes e de experiências. O desafio foi aceite e o nosso cachecol ficou ainda mais valioso com este contributo. Em troca, nós aprendemos a jogar ao burro e saímos de lá quase peritas neste tradicional jogo de cartas.
Chegado o fim da visita, brindámos os idosos com uma pequena lembrança feita por nós, como forma de lhes mostrar que estão nos nossos corações, assim como queremos acreditar que ficámos nos deles.
Agradecemos à Casa do Povo de Godim o carinho com que fomos recebidas, com a promessa de que, em breve, lá voltaremos para bons momentos de convívio como os de hoje!
20 de fevereiro de 2024
As alunas do 12.ºE (Literaturas de Língua Portuguesa)
No âmbito da colaboração da professora Maria Augusta Cruz com a biblioteca escolar, os alunos Henrique Pereira, Leonor Monteiro, Margarida Nogueira, Mariana Silva e Tanja Barros da turma E do 9.º ano, construíram dois diálogos em torno do tema Study Area.
Inviting friends to the school Counsellor
Listen carefully to the following conversation between three friends who attend the 9th grade.
Convidar amigos para ir a uma sessão de Orientação Vocacional na escola
Escuta com atenção a seguinte conversa entre três amigos que frequentam o 9.º ano.
Calling a friend to go to the school Counsellor
A student calls her best friend to invite her to go to the school counsellor together. Listen carefully to the dialogue.
Ligar a uma amiga para ir ao Orientador da escola
Uma aluna telefona à sua melhor amiga a convidá-la para irem juntas ao Orientador vocacional da escola. Escuta com atenção o seu diálogo.
Quatro professores juntos a dar vida à máxima, ouvir ler, música para os ouvidos.
Assim nasceu o Quarteto de Letras!
Para o primeiro espetáculo, escolheram a peça “Sem rede” de Margarida Fonseca Santos.
O local não podia ter melhor acústica, a sala EM1.
Em voz alta e afinada, os quatro músicos das letras leram para um público curioso e de ouvido exigente.
Não tiveram uma ovação de pé, mas foram convidados a voltar!
LER SEMPRE.
OUVIR LER, MÚSICA PARA OS OUVIDOS.
O carnaval é uma festa com uma longa tradição em Portugal.
Esta festa possui caraterísticas e tradições próprias em cada localidade, contudo a máscara é o acessório mais emblemático desta festividade.
Este ano a biblioteca escolar lançou o desafio, às turmas, para a elaboração de máscaras tamanho XL. Nestas máscaras poderiam ser usados diversos materiais, dando prioridade à reciclagem.
As máscaras foram expostas nos centros escolares para animarem o nosso carnaval!
Ora espreitem!
O projeto SOBE - Saúde Oral com a Biblioteca Escolar - uma iniciativa conjunta entre a Direção-Geral da Saúde e a Rede de Bibliotecas escolares, tem por objetivo promover comportamentos saudáveis de saúde oral.
Neste âmbito, a biblioteca escolar desenvolveu uma atividade com as turmas do 2º ano, onde os alunos visualizaram o filme “Cárie e Bactério” de Thorbjorn Egner, debatendo os cuidados a ter para a manutenção de uma dentição saudável.
A atividade culminou com a construção de um “Denticionário”.
Os alunos também resolveram uma ficha de trabalho dentro da mesma temática.
Durante os meses de janeiro e fevereiro os grupos/ turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas com o projeto “EuDecido”.
Tendo por base atividades de leitura e exploração de obras literárias sugeridas no “Roteiro para uso da biblioteca escolar”, as turmas do 2º, 3º e 4º ano trabalharam “O Palhaço tristoleto” de Lurdes Custódio e as turmas do pré-escolar e 1º ano, trabalharam “O carnaval dos animais” de Marianne Dubuc.
As turmas viveram estas atividades com entusiasmo e muita satisfação.
A Semana da Internet Segura é uma campanha anual de sensibilização para promover a utilização segura e responsável das tecnologias, particularmente entre as crianças e jovens.
Este ano a temática é a Inteligência Artificial e as nossas atividades incidiram sobre os algoritmos. Recorrendo aos recursos apontados pelo Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, exploramos o conceito de algoritmo, com incidência no algoritmo de recomendação.
Os alunos puderam discutir e identificar vantagens e perigos dos algoritmos de recomendação, bem como debater procedimentos face à existência dos mesmos.
Juntos por uma internet melhor!
No dia 9 de fevereiro, os alunos do 9ºB, 10ºD, 11ºPA e 12ºE participaram em atividades comemorativas do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que se celebra, internacionalmente, no dia 11 de fevereiro.
Os alunos viram o filme Radioactive, sobre a vida e obra de Marie Curie, e assistiram a uma apresentação de dados estatísticos relacionados com a mulher na sociedade portuguesa e, em particular, a sua atividade nas ciências, realizada pelas alunas do 10ºE, Maria Ferreira e Ana Sousa, sob a orientação da prof.ª Isabel Alves.
A atividade foi dinamizada no âmbito do projeto a Ciência das Coisas em colaboração com o Plano Nacional de Cinema.
As Bibliotecas Escolares promoveram uma ação de formação de curta duração online (3 horas) para todos os professores do agrupamento, no âmbito da literacia dos media. O tema da ação, "Trabalhar com Imagens", teve como objetivos fundamentais:
No dia 6 de fevereiro, realizou-se o European Money Quiz 2024. Um concurso internacional que decorre em várias fases. Nesta primeira fase participaram cerca de 120 alunos do 9.º ano de escolaridade, tendo sido apurados para a fase nacional, os alunos Tomás Fernandes (9.ºF) e Leonardo Silva (9.ºD).
Em parceria com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Biblioteca convidou o ex-aluno do Agrupamento, João Rocha, para uma conversa sobre as suas experiências no domínio das Instituições e participação democráticas e outras vivências ligadas ao exercício de uma cidadania ativa e do voluntariado.
Perante um público atento e colaborativo, o João começou por partilhar o seu fascínio precoce pelas questões da democracia e da política e a conversa foi fluindo naturalmente. Esclareceu as dúvidas e respondeu às questões de forma clara, assertiva e bem-humorada o que cativou ainda mais a assistência.
Participaram as turmas três e quatro do quinto ano e estiveram presentes diversos professores de Cidadania e Desenvolvimento, assim como a Coordenadora de Educação para a Cidadania do Agrupamento.
Agradecemos toda a simpatia e disponibilidade!
Aguardamos novas conversas! Felicidade e até breve, João!
No âmbito do projeto “Os pais contam e leem na escola” e dando cumprimento ao projeto interdisciplinar DAC - Domínio de Autonomia Curricular – onde se pretende sensibilizar para a preservação do Douro Património Mundial, o Encarregado de Educação Hugo Santos, da turma 4.1 do Centro Escolar Alameda, mostrou-se interessado e disponível para promover uma atividade.
Desta forma, no dia 1 de fevereiro as 3 turmas do 4º ano, assistiram a uma apresentação audiovisual/multimédia sobre o rio Douro.
Nesta apresentação foram explorados vários aspetos relacionados com as potencialidades do rio Douro, dando especial enfoque à sua navegabilidade e sustentabilidade.
Foi uma atividade/experiência muito gratificante em que todos os alunos se mostraram muito entusiasmados e participativos.
A literacia financeira diz respeito à forma como gerimos as nossas finanças e dela depende, em boa medida, o equilíbrio com que vivemos a nossa vida, e de uma forma mais alargada, o equilíbrio de uma sociedade, por isso, é importante que os mais jovens tomem contacto com essa realidade. No dia 29 de janeiro, na escola secundária, todos os alunos do 11.º Ano (140 alunos) assistiram a uma formação proporcionada pela Dra. Ana Correia da Associação Portuguesa de Bancos, no âmbito da iniciativa "Todos Contam". As sessões foram muito elucidativas, sendo que, alunos e professores ficaram mais informados sobre diferentes temas, nomeadamente sobre serviços, modos de pagamento e seguros bancários.
Na segunda reunião do Conselho de Leitura, os conselheiros decidiram associar-se à celebração do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e às atividades da iniciativa Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.
De sala em sala, sugeriram mais uma Leitura com Perfil:
LIVRES E IGUAIS
Os direitos humanos na escola, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Acompanhados por cinco colegas das respetivas turmas, cada um deles representando um dos casos da iniciativa Maratona de Cartas 2023, os conselheiros realizaram igualmente um inquérito para identificar o caso mais apoiado e perceber quais as preocupações dos colegas quanto aos Direitos Humanos. Apurados os resultados, o caso de Ana Maria Santos Cruz, a mãe brasileira que exige justiça para o seu filho Pedro Henrique, cedo se destacou e reuniu o apoio de 74% dos alunos inquiridos.
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.
CIDADANIA ATIVA.
A Maratona de Cartas é promovida pela Amnistia Internacional, é o maior projeto mundial de ativismo em prol dos Direitos Humanos e envolve escolas de todo o mundo.
Este ano as Bibliotecas Escolares do Agrupamento voltaram a promover este evento, tendo sido recolhidas mais de 500 assinaturas. Os alunos (menores de 14 anos), que ainda não podem assinar as petições, escreveram dezenas de postais para cada um dos 5 casos de violação grave dos Direitos Humanos propostos pela Amnistia.
Para promover o evento realizamos um pequeno vídeo, no qual 5 alunas da turma do 12.ºE apresentaram cada um dos casos.
Nesta nobre tarefa colaboraram inúmeros professores, com as suas turmas e também os restantes elementos da comunidade escolar.
A todos e a todas o nosso muito obrigado.
As Bibliotecas Escolares convidaram Daniel Carvalho, criminólogo e especialista em jogos ludopedagógicos, para a realização de oficinas com 4 grupos de alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos, onde foram desenvolvidas competências de cooperação, comunicação, coordenação, empatia e liderança. Foram momentos divertidos com muita interação, que provam mais uma vez que aprender não tem de ser “uma seca”!
Foram explorados jogos, como por exemplo, The Mind, Fantasma Blitz, Kushi Express, Ouch, Regicide, Estandarte, Cards aginst humanity, Jenga, entre outros.
Quem já o fez afirma que a experiência é positiva. Uns definem-na como “relaxante”, outros acreditam que é “estimulante”, os mais velhos consideram-na uma imersão nas doces memórias da juventude. Há, até, os “habitués”, aqueles que encontramos naquele local, naqueles dias, àquela hora, a “malhar” afincadamente.
Estamos a falar de “Malhar na Biblioteca”, um projeto de tricot comunitário que nasceu para criar um cachecol executado a várias mãos, tantas quantas as que se quiserem juntar a nós, numa partilha de saberes e de experiências. Para participar, basta ir à Biblioteca, pegar nas agulhas e na lã e continuar a tricotar a peça que está em construção.
São já 2,5 metros de cor, de criatividade e de liberdade de expressão. O trabalho estará terminado quando estiver, e a nossa imaginação irá usar o cachecol multicolor para decorar um recanto da Biblioteca, a qual, certamente, ficará ainda mais convidativa e aconchegante.
No âmbito do Dia Internacional dos Direitos Humanos e enquadrada nas atividades Galeria POP UP e Projeto ARCCA (Arte, Cultura e Cidadania Ativa), os alunos do 11º ano do curso de Artes Visuais criaram uma instalação artística sobre a atual crise de acesso à habitação em Portugal, recorrendo a elementos literários, sonoros e gráficos. A exposição estará patente até ao próximo dia 10 de janeiro, na Biblioteca Escolar.
Na primeira reunião do Conselho da Leitura, constituído pelos delegados e subdelegados de seis turmas do 2.ºciclo, decidimos preparar uma atividade associada à época festiva.
A partir da obra “Calendário do Advento-Pequenos Contos de Fadas”, dinamizamos, de turma em turma, um momento de leitura do “conto de fadas do dia” e oferecemos um presente: uma árvore em cartão para ser decorada com materiais reciclados e, posteriormente, apresentada a concurso da “ Árvore mais Natalícia”.
Criatividade e inovação foram as palavras de ordem e toda a comunidade foi convidada a votar na sua preferida.
BOAS FESTAS. EM VOLTA DA LEITURA. SEMPRE.
O projeto “Leitura a pares” tem como objetivo potenciar as competências de leitura, a motivação e a autoestima, promovendo o sucesso escolar.
Os alunos das turmas de 2º ano, identificados como tendo grandes dificuldades na leitura, vão fazer leituras na BE, três dias por semana durante 20 minutos, acompanhados por um tutor, a fim de melhorar a sua fluência leitora.
Durante este 1º período, a biblioteca acompanhou 5 alunos, sendo que um deles já foi avaliado como estando apto a abandonar o projeto.
No sentido de promover os hábitos de leitura nos nossos alunos, as turmas do 3º e 4º ano envolveram-se na iniciativa “Clubes de Leitura”, promovendo o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras.
Desta forma, as turmas do 3º e 4º ano embrenharam-se nas histórias, discutindo livros e leituras e durante este 1º período leram 34 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
O projeto foi desenvolvido ao longo do 1º período pelas turmas do 1º e 2º ano.
A leitura orientada em sala de aula proporciona o contacto continuado com o livro e a leitura desenvolvendo competências de fluência e compreensão leitoras.
Neste projeto são utilizados conjuntos de vários exemplares da mesma obra que é lida e explorada de forma concertada e aprofundada.
Ao longo deste primeiro período, as turmas exploraram 28 obras literárias dos mais diversos estilos.
Parabéns aos leitores!
Por proposta da Equipa de Inovação, ao longo do ano letivo a Equipa Educativa do Museu do Douro realiza oficinas destinadas a desenvolver Técnicas de Comunicação em Público, com todas as turmas do 10.º ano do ensino regular e as duas turmas do ensino profissional de 12.º ano. A oficina proposta, realiza-se na Biblioteca Escolar e está subordinada ao tema "Cartas da Liberdade e da Paisagem".
Num tempo em que as notícias circulam a uma velocidade estonteante e em que a desinformação e a propaganda conseguem superar a informação isenta e credível, urge levar os jornais, impressos ou virtuais, para a sala de aula e fazer das notícias assunto de reflexão e de debate.
De facto, ler jornais nas escolas é fundamental para fornecer aos estudantes instrumentos que lhes proporcionem um uso consciente dos meios de comunicação social e que os incentivem a refletir e a saber distinguir informação de desinformação em geral. Além disso, o envolvimento dos alunos em atividades de leitura e de escrita relacionadas com os jornais permite não só o contacto com assuntos diversificados, mas também o desenvolvimento de competências de compreensão escrita e de expressão escrita e oral.
Neste sentido, para a exposição oral de Português, os alunos do 12.º A e B foram convidados a escolherem textos jornalísticos do seu agrado e a apresentá-los à turma, daí resultando um “espaço público” de cidadania ativa.
Durante os meses de outubro, novembro e dezembro as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, integrado no projeto “EuDecido” e em conformidade com o “Roteiro para uso da biblioteca escolar”, utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas.
- Ao longo do mês de outubro e sob a temática do outono, os alunos leram e exploraram a história “O ladrão de folhas” de de Alice Hemming bem como as caraterísticas desta estação. Esta leitura foi seguida do jogo “Bingo de outono”.
- No mês de novembro, indo de encontro ao “Dia Mundial da Bolota”, leram e exploraram a história “O Jaime e as bolotas” de Tim Bowley, alertando para a necessidade de preservação da nossa floresta autóctone. Também foram visualizados vídeos sobre as diversas utilidades da bolota e realizadas atividades sobre o desenvolvimento das plantas.
- “ A dieta do Pai Natal” foi a história lida e explorada pelas turmas no mês de dezembro. A atividade foi complementada com a escolha de uma dieta para o Pai Natal analisando os benefícios para a saúde (ou não) de cada alimento.
Como nos diz a sabedoria popular “é de pequenino que se torce o pepino”, por isso tivemos nos nossos Centros Escolares, duas meninas representantes do Banco de Portugal – Viseu, numa sessão de Literacia Financeira com as turmas do 4º ano.
A Literacia Financeira é a capacidade de tomar decisões financeiras responsáveis e conscientes. Aprender a saber gerir o nosso dinheiro pessoal é fundamental, por isso a Daniela e a Viviene ensinaram-nos dicas para poupar, como fazer um orçamento e a saber fazer escolhas conscientes. Desta forma mostraram-nos a melhor forma de lidar com o nosso dinheiro.
Foi muito interessante e os alunos estiveram participativos e críticos.
Parabéns a todos os participantes!
Planeamento, gestão do orçamento e poupança foram os temas da sessão, dinamizada por dois formadores do Banco de Portugal e associada ao Plano Nacional de Educação Financeira “Todos Contam”.
Estiveram presentes seis turmas do 2.º ciclo, que participaram ativamente e colocaram diferentes questões práticas quanto à gestão de um orçamento familiar.
A atividade em grupo gerou grande entusiasmo e diferentes propostas de orçamento e formas de poupança.
No final, todos ficamos conscientes da importância da poupança e de uma boa gestão orçamental!
O Plano de Ação para a Leitura (PAL) é uma iniciativa do PNL cujo objetivo fundamental é fazer face às dificuldades de leitura identificadas e tipificadas em cada contexto educativo, no âmbito das literacias e dos hábitos de leitura. O projeto está a ser implementado em 15 escolas piloto de todo o país. No nosso agrupamento o projeto é coordenado pela Biblioteca Escolar com a colaboração da Direção. No passado dia 28 de novembro a equipa do PNL e IAVE estiveram na ESJAC para uma formação subordinada ao tema “Análise de Dados e Didática da Leitura”. Assistiram à formação vários professores dos diferentes Ciclos de Ensino. A equipa do IAVE analisou os dados do nosso agrupamento e a equipa PNL abordou estratégias relacionadas com a didática da leitura. O próximo passo será diagnosticar a situação do nosso agrupamento, analisando os dados existentes, para assim estabelecer estratégias de ação, que serão planeadas ao longo do presente ano letivo e implementadas nos próximos dois anos. A sessão foi muito produtiva.
Entramos no quinto ano do projeto!
E preparamos novos materiais de apoio:
- reciclamos e decoramos as caixas 10 minutos, para cada turma guardar os livros na sala;
- criamos os cartazes da leitura para os leitores registarem e avaliarem os livros lidos.
Para os novos leitores do 5.ºano, realizamos sessões para a divulgação do projeto e da sua operacionalização e em que também entregamos os materiais de apoio. Por último, informamos cada um do seu número de leitor e procedemos à requisição do primeiro livro.
BOAS LEITURAS PARA TODOS!
As turmas um, três e quatro do 5.ºano assistiram à apresentação do livro " Existo. logo Comunico" pela autora Joana Silva, que muitos já conheciam como Intérprete de Língua Gestual do nosso Agrupamento.
A conversa foi fácil e envolvente! Ficamos a conhecer melhor a Joana, as suas motivações para escrever esta obra e a forma como nasceu a personagem Tito.
Falamos muito sobre a verdadeira inclusão e as atividades propostas ajudaram-nos a perceber uma realidade diferente e mais desafiante.
Aprendemos a ser e a estar mais atentos aos outros!
Obrigada, Joana!
O nosso Agrupamento associou-se mais uma vez ao programa o "Cinanima vai à Escola". Uma excelente oportunidade de colocar as nossas crianças e jovens em contacto com alguns dos melhores filmes de animação realizados em Portugal e no Mundo.
Participaram entusiasticamente todos os ciclos de ensino do agrupamento. Via streaming, mais de 300 alunos puderam assistir aos filmes propostos pelo Cinanima, entre os dias 13 e 24 de novembro.
A literacia financeira diz respeito à forma como gerimos as nossas finanças e dela depende, em boa medida, o equilíbrio com que vivemos a nossa vida, e de uma forma mais alargada, o equilíbrio de uma sociedade, por isso, é importante que os mais jovens tomem contacto com essa realidade. No dia 27 de novembro, na escola secundária, todos os alunos do 8.º Ano assistiram a uma formação proporcionada pela formadora Ana Correia da Associação Portuguesa de Bancos, no âmbito da iniciativa "No Banco da Minha Escola". As sessões foram muito elucidativas, sendo que, alunos e professores ficaram mais informados sobre o tema "Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar"
No âmbito da comemoração do dia nacional da cultura científica, as diciplinas de História e Físico Química juntaram-se para uma atividade de interdisciplinaridade, com a turma 8 A. Nesta atividade foram abordados os conteúdos programáticos "Reações Químicas - erupção explosiva e implusiva" e também " Estudo de Caso: Pompeia e o Vesúvio".
A turma do Curso Profissional de Receção Hoteleira veio à Biblioteca com a professora Sónia Sampaio para aprender sobre fotografia, imagem digital e comunicação gráfica e audiovisual.
Foi mais um desafio lançado pela biblioteca escolar às turmas do 1º ciclo e do pré-escolar: visualizar o vídeo “São Martinho e o Magusto” do Salta Letrinhas e depois fazer um trabalho plástico.
Tivemos a adesão de 18 turmas nesta atividade, perfazendo um total de 378 alunos, que entusiasticamente puseram mãos à obra e fizeram bonitos e criativos cartazes que expusemos nas paredes da nossa escola!
Assim, o S. Martinho ficou mais bonito! Querem ver?
Com o objetivo de cumprir o desafio “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar” lançado este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares desenvolvemos a atividade “Leituras dialogadas” sobre o livro “O meu vizinho é um cão” de Isabel Minhós Martins.
Na sequência da atividade também ouvimos e aprendemos a canção “Normal é ser diferente”, uma adaptação feita por Alda Casqueira Fernandes a partir de uma canção de Jair Oliveira.
Já em sala de aula fizemos um Kahoot sobre o livro e uma ficha de trabalho.
Gostámos muito!
Foi com muito entusiasmo que as turmas do 6.º ano receberam na última semana de outubro, a curta-metragem “Os fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, filme vencedor de um Óscar em 2012, dirigido por Brandon Oldenburg e escrito por William Joyce.
O guião inspirado em acontecimentos reais, conta-nos a história de um rapaz que após uma tempestade devastadora é levado para uma biblioteca onde os livros têm vida. E, tal como na tela, os nossos espectadores entraram noutra dimensão, a do mundo encantado da imaginação.
Nas sessões, debateram-se as diferentes visões de cada um sobre o tema, a importância da banda sonora nas sequências narrativas, a mudança cromática em algumas cenas, as técnicas de filmagem e nos créditos finais, valorizou-se o trabalho da equipa que realizou este filme de animação.
No mês dedicado às Bibliotecas Escolares, em sintonia com o cinema, homenageamos os livros e a paixão pela leitura!
Helena Ventura
Coordenadora de Escola do Plano Nacional de Cinema
Desafiamos os alunos a criar e imaginar uma história em grupo, a partir de cartões ilustrados com diferentes propostas para o desenvolvimento da narrativa.
Em liberdade, escolheram o tempo e o espaço, as personagens e o seu destino e um final nem sempre feliz!
Apresentaram as suas histórias, regressaram à sala e passaram a sua criação para o papel.
Testemunhos para as gerações futuras!
Com o objetivo de divulgar e promover a página das Bibliotecas do Agrupamento, propusemos aos professores de TIC uma atividade de pesquisa e seleção de informação, através da resposta a um questionário (google form).
Nas aulas de Português, todas as turmas do 5.ºano selecionaram poemas da obra “A Liberdade o que é?” de José Jorge Letria, com o objetivo de gravar um áudio coletivo com o apoio do professor Alberto Mendonça de Educação Musical.
Partilhamos aqui o produto final, que também pretende ser um recurso para a Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.
A exemplo de anos anteriores, apresentamos uma proposta de abordagem interdisciplinar subordinada ao tema do MIBE, “BIBLIOTECA ESCOLAR:O MEU LUGAR PREFERIDO PARA CRIAR E IMAGINAR”.
Durante o mês de outubro comemorou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o tema foi "O meu lugar preferido para criar e imaginar". Preparamos várias atividades, nomeadamente a apresentação da biblioteca aos alunos dos 7.º e 10.º Anos; Apresentação de livros inspiradores por parte de alguns alunos; exploração de vídeos no âmbito da cidadania e respetivo debate.
O Plano Nacional de Cinema, um programa de literacia para o cinema, prevê a divulgação de obras cinematográficas junto do público escolar.
No sentido de motivar os alunos para o gosto pelo cinema, neste HALLOWEEN, a biblioteca promoveu a visualização da curta-metragem “Eu quero a lua” de Artur Correia que, segundo o Cine Clube de Avanca, “parece ser o primeiro filme português de desenho animado destinado ao grande público”.
Tiveram oportunidade de participar nesta atividade 223 alunos do pré-escolar e 1º ciclo e foi muito giro!
Recebemos, na biblioteca escolar, a professora e também escritora Maria Amélia Azevedo.
Interagindo com várias turmas dos nossos Centros Escolares, deu a conhecer o seu primeiro livro infantil intitulado “O passarinho que não sabia cantar”, uma história que enaltece a entreajuda e que nos fala sobre a importância de sermos livres e de experienciarmos a vida. A história, escrita enquanto trabalhava na nossa escola, foi ilustrada por crianças das turmas.
À nossa colega deixamos o nosso obrigado pela disponibilidade e simpatia.
Numa colaboração com as professoras de Inglês a biblioteca escolar festejou o Halloween estimulando o imaginário e facultando muitos livros “assustadores” aos alunos.
As professoras de inglês lançaram um desafio - construir “fantasmas”, elaborados com materiais reciclados! O resultado foi fantástico e “assustador” em qualidade e em quantidade!
Querem espreitar?
Neste mês de outubro, mês das bibliotecas escolares, convidamos os novos alunos a visitar e a conhecer a nossa biblioteca.
Conversámos sobre tudo o que podemos fazer na biblioteca, o seu horário de funcionamento e as regras a cumprir quando a frequentamos.
No final fizemos um jogo para verificar se tudo ficou bem interiorizado! Foi bem divertido!
O jornal regional “A Voz de Trás-os-Montes”, no âmbito do seu projeto “O Jornal vai à Escola”, esteve na biblioteca da ESJAC, no dia 26 de outubro. Assistiram à sessão as turmas do 12.ºB e 12.º E. No decorrer da ação foram apresentados o jornal e o trabalho que lá se desenvolve, da escrita da notícia, ao trabalho de fotografia, passando também pelo processo de paginação e impressão. Houve ainda tempo para realizar entrevistas em vídeo, nas quais os alunos participaram ativamente como entrevistados, entrevistadores e operadores de câmara. Fica o agradecimento à equipa de “A Voz de Trás-os-Montes” pelo excelente trabalho e pela iniciativa.
Recebemos os novos utilizadores com propostas divertidas para aprenderem mais sobre a organização e o funcionamento da Biblioteca:
- “Onde está o livro?”, em equipas de dois, os alunos tiraram à sorte o título e o autor de uma das obras disponíveis na Biblioteca para requisição e localizaram-na nas estantes com a ajuda da sinalética. Em seguida, em ficha própria, registaram o título, o autor, a cota e o número de registo. Por último, apresentaram o seu livro às outras equipas.
- “Em 10 palavras”, individualmente ou em equipa, os alunos escreveram uma frase, com um mínimo de 10 palavras, sobre a Livros e a Leitura, que depois partilharam nos vidros das janelas da Biblioteca.
LER É CRIAR E IMAGINAR!
A biblioteca escolar deu início às suas atividades do ano 2023- 2024 convidando as turmas do pré escolar e do 1º ano a realizar uma atividade.
As crianças ouviram e participaram na história “1º dia de aulas da Joaninha” de Hilda Miranda, uma história que nos fala de empatia, altruísmo e entreajuda, qualidades que queremos enraizar nos nossos alunos.
Foi um momento de aprendizagem mas também de partilha e análise, pois cada um partilhou experiências vividas avaliando como cada atitude que tomamos constrói, ou não, o nosso bem-estar e o do outro.
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Básica 2/3, os nossos alunos contaram com uma experiência gastronómica “multilingue”, já que o menu contou com pratos e sobremesa dos países das línguas estrangeiras em estudo. Ainda na Escola Básica 2/3, na aula de Francês, os alunos de nono ano desenvolveram algumas atividades, nomeadamente a visualização de um vídeo e um jogo sobre países e nacionalidades.
Por sua vez, na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade, expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.
O regresso às aulas aconteceu no dia 15 setembro, depois de dois meses a desfrutar do verão!
A biblioteca escolar planeou atividades para receber os novos alunos e tornar este primeiro dia de aulas num momento especial!
Os alunos do 1º ano e do pré-escolar, juntamente com os pais, tiveram oportunidade de conhecer o espaço da nossa biblioteca e ouvir uma pequena história animada com imagens atrativas.
Para finalizar houve a oferta de uma pulseirinha da amizade a cada aluno!
Bom ano escolar para todos!
O PAL é uma iniciativa do PNL cujo objetivo fundamental é fazer face às dificuldades de leitura identificadas e tipificadas em cada contexto educativo, no âmbito das literacias e dos hábitos de leitura. Foi realizada uma candidatura e selecionados 15 agrupamentos de escolas do país para participarem no projeto-piloto. O nosso agrupamento foi um dos escolhidos. Constituímos uma equipa trabalho que reúne docentes de todos os ciclos de ensino, da Direção e da Biblioteca Escolar. O Plano será implementado ao longo de três anos, sendo que, em 2023-2024 estamos a diagnosticar a nossa situação e a desenvolver um plano de ação, enquanto em 2024-2025 e em metade do ano letivo 2025-2026 será tempo de implementação do mesmo. O último período do ano letivo 2025-2026 está destinado à avaliação e apresentação de resultados de todo o projeto.