Neste ano em que se comemora o “V Centenário da Viagem de Circum-navegação de Fernão de Magalhães”, lançámos um desafio a alunos e professores da ESJAC:
criar um texto coletivo, em suporte digital, a partir de um link partilhado, no qual narrassem uma viagem, de preferência baseada na ROTA DE MAGALHÃES,
mas com as portas abertas para toda a imaginação e toda a criatividade do mundo.
Os textos produzidos pelas turmas envolvidas neste projeto interdisciplinar foram compilados e aqui está o produto, uma narrativa coletiva que tem início
em Peso da Régua e que regressa ao ponto de partida.
A todos os alunos e professores que embarcaram nesta viagem, o nosso muito obrigado.
Ver aqui
Mesmo à distância não deixamos de proporcionar aos nossos alunos a aquisição de conhecimentos e capacidades fundamentais
para se tornarem “financeiramente mais capazes”.
Na sequência desse trabalho, recebemos algumas evidências que nos enviaram e que apresentamos aqui:
Vários trabalhos
A Formiga e a Cigarra 1
A Formiga e a Cigarra 2
A turma 1.2 e 4.1 das do Centro Escolar Alagoas, organizaram sessões de leitura à distância, onde participaram alunos e pais.
Foi um momento de partilha excelente e o entusiasmo era contagiante.
Para a atividade, construíram bonitos fantoches que iam exibindo durante a leitura.
Foi muito bom!
Parabéns a todos e em especial à professora Lurdes Duarte, que foi a mentora da iniciativa!
Aprender a poupar desde cedo, é uma boa atitude para a vida!
A melhor forma de começar é construíres o teu mealheiro para guardares todas as tuas poupanças!
Os nossos alunos aprenderam a fazer mealheiros reciclados, para não gastar dinheiro, ajudar o ambiente e poupar ainda mais!
Agora é só ir pondo, no mealheiro, as moedas que vão ganhando, porque “grão a grão enche a galinha o papo”.
No sentido de possibilitar a continuidade da atividade “Speaker’s Corner”, dinamizada pela Biblioteca, e que teve início no segundo período,
as colegas de Inglês Helena Guedes e Fernanda Sousa partilham alguns dos vídeos produzidos pelos seus alunos durante este terceiro período
no âmbito das suas aulas e de acordo com as temáticas em desenvolvimento nas turmas 11.º A e 12.ºA/B e E/F.
Venham viajar em comunidade pela Arte, Cinema, Música e Get Inspired!!
TRABALHOS DO 11.ºA: 01
TRABALHOS DO 12.ºA: 01 10 12 16 17
TRABALHOS DO 12.ºB: 08 09 10 13 16 17
TRABALHOS DO 12.ºF: 09
Alerta para os vários problemas ambientais que afetam o planeta, em trabalhos realizados pelos alunos das turmas C,D,E e F do 9ºano, no âmbito da disciplina de Geografia "Riscos Mistos"
TRABALHOS DO 9.ºC
01
02
03
04
05
06
07
08
09
TRABALHOS DO 9.ºD
01
02
03
04
05
06
07
08
TRABALHOS DO 9.ºE
01
02
03
04
05
06
07
Número 25 da Revista do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia - (Desde 1999)
Fazer download da revista em formato pdf
A BE está a promover um novo projeto via Instagram.
"Li e Gostei" consiste em nos enviarem uma foto do livro que estão a ler, ou de algum que tenham gostado muito.
Façam-se fotografar junto do livro...
Com a foto, enviem uma frase (curta) do livro ou algo que vos aprouver dizer acerca dele.
A foto será publicada no Instagram da BE e sobre a mesma será colocada a menção "Li e Gostei".
Agradecemos a colaboração de todos
Enviar foto + frase para: bibliotecas@aejac.pt
SIGAM-NOS NO INSTAGRAM (be.aejac)
Grave um pequeno vídeo...
Uma mensagem de esperança, a leitura de um poema, de um excerto de uma obra literária, de um texto da sua autoria, uma sugestão de leitura…
Um projeto da Rede de Bibliotecas de Peso da Régua
Marcos Tavares Marisa Adegas Luís Paulo Vaz Carla Carvalho Jorge Luís Castro Bárbara Mesquita Marisa Adegas/2 Vítor Briga Luís Massa Margarida Macedo Lucília Araújo Joana Filipa Silva Leonor Alves Carla Cabral + Marisa Adegas Mariana Meireles Duarte Moreira e Família /1 Duarte Moreira e Família /2 Duarte Moreira e Família /3 Duarte Moreira e Família /4 Duarte Moreira e Família /5 Marisa Adegas /2 Duarte Moreira e Família /6 Duarte Moreira e Família /7 Carolina Oliveira (LGP) Marta Arcanjo
«Miúdos a Votos» está ON! Depois de uma campanha extraordinária que decorreu durante o calendário previsto, levar a bom porto uma iniciativa que envolveu tantos
alunos e tantos professores, e com tanto empenho, é a melhor forma de fazer justiça ao extraordinário trabalho já desenvolvido. Assim, e apesar da situação que estamos
a viver, decidimos manter a realização das eleições dos ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’ a 21 de abril, e concluir todo o projeto.
Cada nível de ensino votará através de um link, que o professor deve fazer chegar aos alunos, de acordo com o seu nível de ensino.
A votação decorrerá online, no dia 21 de abril, entre as 8h30 e as 18h30.
Vê toda a informação aqui
Vê o vídeo sobre o voto eletrónico
Estão online os Podcasts realizados pelas diferentes turmas.
RESULTADOS DA VOTAÇÃO (ONLINE) DO AEJAC
A todos os alunos e professores que colaboraram, o nosso muito obrigado.
Ver no website da Visão Júnior
Publicado em 01-07-2020
Com a biblioteca escolar, para além de aprendermos a ser bem educados, também aprendemos a ser melhores cidadãos, com mais respeito por nós e pelos outros.
Apresentamos aqui alguns trabalhos que recebemos como evidências:
Ver Trabalhos
Publicado em 26-04-2020
Sabiam que dentro do Sol cabem 960 planetas Terra?
Pois, o nosso planeta é pequeno e precioso para nós, por isso temos de cuidar dele.
Mesmo estando em casa, os nossos alunos não se esqueceram de comemorar este dia.
Vejam os trabalhos lindos que fizeram!
Publicado em 24-04-2020
No dia 22 de Abril assinalou-se o Dia Mundial da Terra. Este ano, infelizmente, devido à pandemia COVID-19, tivemos de comemorar este dia no confinamento das
nossas casas, contudo os alunos dos 8º anos, turma A e turma F, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, prepararam-se para assinalar este dia. Os alunos
fizeram trabalhos magníficos que não puderam ser expostos na nossa Escola mas que queremos dar a conhecer à comunidade educativa, sendo o resultado do empenho,
da dedicação e esforço dos nossos alunos, que sabem e que acreditam que a Terra é a nossa casa, única casa, a casa de todos nós!
Celebrar o dia da Terra é enaltecer este planeta único, capaz de albergar vida, é também alertar para as questões da sustentabilidade que os alunos quiseram
representar através da sua arte como podemos ver nas imagens.
Teresina Bezerra
Publicado em 27-03-2020
O desafio era explorar e avaliar o site do Plano Nacional de Leitura.
Preparamos a atividade em parceria com os professores de TIC do 2.ºciclo, para ser realizada nas suas aulas, durante esta semana.
Seguindo um guião/questionário, os alunos navegaram pelas páginas do PNL, pesquisaram e selecionaram informação e, por último, avaliaram o site e a atividade através de um formulário Google.
Na promoção da leitura, todas as ferramentas são bem-vindas.
Publicado em 27-03-2020
Os alunos e as professoras do Clube de Ciências, leram e exploraram a FÁBULA DE PERDER E GANHAR - MARY-POSA de Maria Teresa Maia Gonzalez.
Em seguida, coloriram mandalas de borboletas ao som de uma música relaxante.
Adoramos esta atividade! Beleza e Serenidade!
Publicado em 27-03-2020
Os nossos convidados-surpresa proporcionaram momentos de leitura e de debate de ideias e opiniões sobre temáticas tão diversas como o drama dos Refugiados, a Interculturalidade, o Bullying ou os Medos.
Publicado em 27-03-2020
No dia 14 de fevereiro, fomos parceiros na atividade CIRCUITO DO AMOR, que envolveu todos os alunos da escola.
Ficamos responsáveis pelo posto 7 e propusemos às equipas dos 2.º e 3.º ciclos aprender um pouco mais sobre pares românticos da literatura, entretanto transportados para o cinema.
Após a leitura de um QRcode, cada equipa respondeu a um questionário e finalizou a prova com uma fotografia da equipa.
Criamos e fortalecemos laços! Juntos pelos afetos!
Publicado em 20-03-2020
Para a Semana da Leitura, convidámos alunos, turmas e pais, a promoverem atividades para festejar a leitura como ato comunicativo, como diálogo entre as artes,
as ciências… promovendo encontros criativos e colaborativos.
A nossa semana não foi cumprida, dada a conjuntura que vivemos, mas durante dois dias ainda pudemos “desvendar” um pouco do que estava programado.
LEITURAS COM CIÊNCIA
LEITURAS INTERTURMAS
LEITURAS PARA ENC. DE EDUCAÇÃO
OS PAIS CONTAM E LEEM NA ESCOLA
VOLUNTÁRIOS DA LEITURA
Publicado em 12-03-2020
No âmbito da Semana da Leitura, a prof.ª Rosa de Fátima, em parceria com a Biblioteca Escolar, desenvolveu um projeto no qual os alunos do 9.ºA leram e
conceberam uma apresentação Power Point de diferentes obras literárias.
No dia 12 de março, os alunos do 9.º Ano, dirigiram-se a cada uma das salas das turmas do 10.º Ano de Escolaridade para fazer a respetiva apresentação. O nervosismo e
a expetativa foram uma constante, mas no final todos consideraram
ter sido uma ótima experiência.
Publicado em 03-03-2020
A Biblioteca dos Centros Escolares, durante o mês de fevereiro, promoveu mais um concurso “Saber… aLer” no qual participaram todos os alunos do 1º ciclo.
Felicitamos os grandes vencedores, que passamos a apresentar:
1º ano
1.º Classificado - Duarte Cabral Tavares – Centro Escolar da Alameda
2.º Classificado - João Maria Marques – Centro Escolar das Alagoas
3.º Classificado - Iara Martins Mansilha – Centro Escolar das Alagoas
2º ano
1.º Classificado - Tomás da Costa Silva – Centro Escolar da Alameda
2.º Classificado - Maria Francisca Alves – Centro Escolar da Alameda
3.º Classificado - Margarida Araújo Pinto – Centro Escolar da Alameda
3º ano
Os três vencedores ficaram exatamente com a mesma pontuação pelo que ficaram os três no 1.º lugar:
1.º Classificado – Inês Guimarães Pereira – Centro Escolar da Alameda
1.º Classificado – Mafalda Sofia Carvalho – Centro Escolar da Alameda
1.º Classificado – Miguel Ferreira Ribeiro – Centro Escolar das Alagoas
Publicado em 03-03-2020
No passado dia 02 de março, saímos da rotina escolar e, no âmbito do nosso projeto «Instalar a Leitura», fomos fazer mais uma visita aos utentes do Centro de Dia da Casa do
Povo de Godim. Desta vez, éramos um grupo numeroso: 21 alunos da nossa turma, o 12.º F (disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa), 16 alunos do 11.º PA (Curso de Multimédia)
e 3 professores que nos acompanharam.
Respondendo a um desafio que os dirigentes do Centro de Dia nos lançaram, fomos ler textos do nosso patrono, o excelente contista João de Araújo Correia. Os contos por nós escolhidos
foram «Cavalinhos», «Pobre contista», «Falso testemunho» e, por último, «Uma voz».
Para encerrar esta atividade, todos cantámos a plenos pulmões o clássico «Anel de Rubi», de Rui Veloso e Carlos Tê. Os idosos participaram entusiasticamente, o que nos deixa afirmar
que foi um final com «chave de ouro».
Chegado o fim da visita, brindámos os idosos com uma pequena lembrança, como forma de lhes mostrar que estão nos nossos corações, assim como nós acreditamos que ficámos nos deles.
Todos os momentos desta sessão foram captados pelos alunos de Multimédia que, munidos das suas câmaras, pareciam autênticos profissionais. As fotografias por eles tiradas vão permitir-nos
guardar por muito tempo os instantes que vivenciámos.
Acreditamos que hoje, ainda que de forma modesta, contribuímos para a meritória missão da Casa do Povo de Godim, a qual se baseia no acompanhamento dos idosos em conjunto com a família,
trabalhando para o seu bem-estar e para a satisfação das suas necessidades, de forma a promover a melhoria na qualidade de vida.
Agradecemos à Casa do Povo de Godim o carinho com que fomos recebidos!
Os alunos do 12.ºF
Publicado em 19-02-2020
Livro explorado no âmbito do projeto “biblioteca ConVida”, com todas as turmas do 3º ano de escolaridade dos dois Centros Escolares.
Para melhor compreendermos esta história, explorámos usos, costumes e religião dos povos árabes. Apreciámos muito conhecer novas culturas.
Também analisámos a importância dos sonhos na vida das pessoas e no final escrevemos sobre o nosso maior sonho.
Publicado em 14-02-2020
No dia 11 de fevereiro, Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, os alunos do 10ºB, 10ºC, 11ºA e 11º C visualizaram o filme Hidden Figures
e debateram o contributo das mulheres na Ciência.
Foi também realizada uma exposição de posters relativos a mulheres que se destacaram nas Ciências, elaborados pelos alunos do 11º A e 11ºC.
Esta atividade foi dinamizada pelas docentes Alexandra Rebelo e Isabel Alves em colaboração com a Biblioteca Escolar e o Plano Nacional de Cinema, com o
objetivo de promover a participação e o interesse dos alunos e das alunas, em particular, pelas Ciências.
Publicado em 05-02-2020
No dia 23 de janeiro, teve lugar nas nossas bibliotecas a fase escolar do CNL, que terminará no dia 6 de junho, dia da grande final, em Oeiras.
Ao 1.º momento, composto por prova escrita, realizada por todos, e prova de palco, para os selecionados, aderiram alunos de todos os ciclos de ensino
do agrupamento.
Os vencedores, que representarão o Agrupamento na fase intermunicipal, em Carrazeda de Ansiães (22 de abril), foram:
1.º Ciclo
1.º Tiago Rocha (CE Alameda)
2.º Miguel Ribeiro (CE Alagoas)
3.º Diogo Mesquita (CE Alameda)
2.º Ciclo (EB2,3)
1.º Afonso Araújo
2.º Leonor Pereira
3.º Miguel Barros
3.º Ciclo (ESJAC)
1.º Leonor Queirós
2.º Margarida Valente
3.º Leonor Pina
Secundário (ESJAC)
1.º Bárbara Mesquita
2.º Maria Rita Ferreira
3.º Leonor Ferreira
Para todos os alunos participantes deixamos a seguinte mensagem:
Ler começa por ser um exercício desafiante, para se tornar num prazer imenso que nos fica para a vida. Atividade exigente, provoca desconforto e
tantas vezes exige que nos coloquemos em perspetiva. Outras tantas vezes, transporta-nos numa viagem aos lugares físicos e mentais que nos ajudam
a olhar para o mundo com a relatividade necessária e com a consciência de que somos ínfimos perante o imenso universo. Muitas vezes, ler ajuda-nos
a compreender o que muitos parecem ignorar, e, no limite, quando já tudo parece perdido, ajuda-nos a resistir, quando tantos outros já sucumbiram.
Pode igualmente ser um prazer que nos ajuda a compreender o mundo como um todo, com efeitos notáveis, na nossa capacidade de comunicação e tolerância.
A Equipa das Bibliotecas Escolares e o júri do CNL congratulam-se por serem tão bons e resistentes leitores, por se darem ao trabalho e ao desafio maior
de não ir pelo caminho mais fácil. Por se colocarem à prova sem receio de falhar. Por serem críticos e capazes de argumentar. Por "chutarem a bola
para a frente" como se não houvesse amanhã.
A todos, os nossos sinceros parabéns.
Publicado em 04-02-2020
No dia 27 de janeiro, durante a manhã, no espaço da BE, nós, os alunos do 12.ºF, participámos na oficina “Falar”, dinamizada por Marisa Adegas, do Serviço
Educativo do Museu do Douro. No âmbito do projeto “Instalar a Leitura”, durante esta sessão, pudemos exercitar a arte de “dizer palavras com intenção”.
Partindo de divertidos textos e trava-línguas, trabalhámos a intensidade, a velocidade e a articulação das palavras, bem como a postura corporal, já que a
voz é uma extensão do corpo. Percebemos que, quando falamos ou lemos, é importante usarmos todo o corpo e não apenas o aparelho fonador e constatámos que
o mesmo texto ou até uma simples frase como “Se tu fosses uma couve, eu comia-te!” vão adquirindo diferentes sentidos, consoante a personagem que vestimos
ao verbalizá-los.
Um dos textos que nos foram propostos pela Marisa (e que é um excelente resumo do que aconteceu durante esta oficina) começava assim: “Tem a palavra a
palavra!”… E não é que foi o que aconteceu?!
Alunos do 12.ºF (disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa)
Publicado em 04-02-2020
“O objetivo do Dia Internacional do Obrigado é simplesmente agradecer a todos aqueles que fazem parte da vida das pessoas e que as ajudam e alegram,
só por existirem. Neste dia, o mote é dizer “obrigado” às pessoas das quais se gosta ou demonstrar esse mesmo obrigado por gestos.”
Foi assim que a BE convidou todos os professores que colaboram connosco, a tomar um chá e a comer uns bolinhos, para dizer a todos o nosso OBRIGADO!
Publicado em 30-01-2020
Foi no dia 14 de janeiro de 2020, pelas 14:20, que teve lugar, no auditório da Escola Secundária Dr. João de Araújo Correia, a
1.ª edição do “Vira a Página”, concurso de declamação de poesia dinamizado pela turma 12.°F no âmbito da disciplina de Literaturas
de Língua Portuguesa. Tal evento teve como objetivos centrais estimular o gosto e os hábitos de leitura, assim como melhorar a
compreensão leitora dos discentes.
Como participantes, brilharam 12 alunos do 3.°ciclo do ensino básico e 12 alunos do ensino secundário. Contámos também com a presença
especial de três alunos de Língua Gestual Portuguesa, que nos presentearam com uma excelente interpretação do poema «Poetas», de
Florbela Espanca. Estes mostraram-nos que a poesia se pode sentir de várias formas e não só através da oralidade.
Para além de excelentes concorrentes, tivemos a presença de um júri exemplar e imparcial, que avaliou as componentes que se seguem:
expressão corporal e facial; dicção; expressividade; respeito pela pontuação; ritmo; e fidelidade do texto.
Na reta final do espetáculo, enquanto os jurados deliberavam, assistimos à atuação das alunas Inês Coutinho e Ana Monteiro, que nos
deslumbraram com as suas vozes harmoniosas. Prosseguimos com a entrega dos prémios, que nos foram gentilmente cedidos pela Porto Editora.
Apesar de, pela sua participação, todos serem vencedores, foram premiados os alunos:
3.º Ciclo
1.º lugar: Margarida Valente, 8.ºB
2.º lugar: Karoline Ferreira, 9.ºE
3.º lugar: Rui Pires, 8.ºB
Secundário:
1.º lugar: Inês Ribeiro, 11.ºE
2.º lugar: Margarida Macedo, 11.ºA
3.º lugar: Maria Teixeira, 11.ºA.
A turma 12.ºF congratula-se com a recetividade e qualidade desta iniciativa, agradecendo carinhosamente a participação de toda a
comunidade educativa.
Texto de: Matilde Conceição, 12.ºF
Publicado em 20-12-2019
A mesma curiosidade, o mesmo espírito de descoberta, o saber da cultura científica!
Assim decorreu, na biblioteca da EB 2.3, a segunda edição da SEMANA da CULTURA CIENTIFÍCA, promovida e
dinamizada pelo professor José Queirós com a colaboração dos professores Pedro Carneiro, Carlota Martins e Sónia Lopes.
Publicado em 20-12-2019
Foi muito divertida esta história que explorámos na biblioteca e ensinou-nos que o que
não serve para nós, pode ser muito útil para outros.
Depois fizemos bonitos e coloridos gorros!
Publicado em 16-12-2019
É linda esta história que o escritor Eric Many nos leu.
Uma história que nos ensina que não devemos deixar por dizer palavras de carinho àqueles de quem gostamos, que não devemos estar
apenas focados em receber mas sim em dar também.
A propósito, deixamos aqui o nosso obrigado ao MUSEU DO DOURO que nos proporcionou estes momentos fantásticos!
Gostámos muito!
Publicado em 16-12-2019
Com o objetivo de aproximar os jovens dos livros/ ambientes que incentivem o gosto pela leitura, entre os dias 9 e 16 de dezembro, promoveu-se na Biblioteca da Escola
Secundária uma feira do livro que contou com o apoio da Leya Editora.
Este evento, sempre esperado com bastante expetativa, revelou-se uma estratégia eficaz para pôr os alunos (mesmo os mais resistentes) em contacto com uma grande
variedade de obras e, assim, criar apetência pela leitura e pela aquisição de livros.
Boas leituras!
Publicado em 09-12-2019
A magia do Natal paira no ar e a biblioteca escolar convidou os meninos surdos, do Centro Escolar das Alagoas, a desenvolverem uma atividade.
Depois de ler e explorar a história "A velhinha que comeu os símbolos de Natal", fizemos atividades de leitura e identificação de palavras e divisão silábica.
Por fim, cada um construiu o seu Pai Natal, que ficaram uma delícia!!
Publicado em 03-12-2019
Foi o livro explorado com as turmas do 3º ano dos Centros Escolares.
A mensagem é de defesa e proteção das plantas – as fadas verdes – que nos ajudam e nos presenteiam diariamente com dádivas incríveis.
Foi bem giro!
Publicado em 27-11-2019
Mais um livro explorado no âmbito do projeto Biblioteca ConVida. Desta vez foi com as turmas do 1º ano.
Fez parte desta exploração conhecermos todo o “caminho da lã”.
Por fim treinámos nos teares a fazer “rabo de gato”.
Publicado em 25-11-2019
Foi mais um livro explorado no âmbito do projeto “biblioteca ConVida”, com todas as turmas do 4º ano de escolaridade dos dois Centros escolares.
Não foi só a história que nos comoveu, mas também as realidades da vida em Moçambique, que ficámos a conhecer.
Apreciámos o jogo do “Quantos queres” sobre a história e do “concurso” final sobre a mesma.
Publicado em 21-11-2019
A sustentabilidade pode ser encarada como um modo de vida! Nesta bonita transição entramos em harmonia connosco e, consequentemente,
com o planeta que habitamos.
Muito mais que um processo externo, acredito que esta transição passa necessariamente por uma transformação a partir de nós, do nosso interior.
Todos os dias somos confrontados com a necessidade de fazer um número infinito de escolhas! Fazer escolhas conscientes em prol do planeta exige que
passemos por um processo de análise: quais são os meus valores? que sistemas quero apoiar quando compro? o que vou comprar é um desejo ou uma necessidade?
É um processo dinâmico e sem fim! O segredo passa por dar o primeiro passo e todos os dias tentarmos fazer algo melhor! Vamos empoderar-nos para que possamos
tornar a nossa vida mais natural e ecológica? Pequenos passos, grandes mudanças!
A Filipa Gouveia (Vida ECOnsciente) e a Liliana Macedo (Porta dos Sentidos) estiveram na
Escola Secundária para a primeira School Eco Morning. Os alunos do ensino secundário participaram, no primeiro bloco da manhã, numa Eco Talk em que foram
debatidos diferentes temas a partir da visualização de excertos de documentários. No segundo bloco, realizaram um workshop em que foi confecionada alimentação
saudável, produtos de limpeza da casa e cosmética natural.
Muito obrigado à Filipa e à Liliana, pela partilha do seu conhecimento e experiências de vida.
Publicado em 12-11-2019
Gravações para o projeto Leituras à Solta.
Os alunos de todos os ciclos de ensino, vão à Rádio Clube de Armamar fazer leituras.
Publicado em 11-11-2019
No passado dia 7 de novembro, tivemos connosco o jornalista e escritor Paulo M. Morais, para apresentar a sua última obra Pratas Conquistador.
O mesmo autor já tinha vindo à nossa escola há dois anos, nessa altura para apresentar a obra Vamos à escola, uma investigação sobre a Escola da Ponte.
Pratas Conquistador é assumidamente uma obra de ficção que é baseada num facto real. O escritor apresentou o seu método de pesquisa e de escrita e o
filme que esteve na origem da investigação, que o fez mergulhar na Lisboa do início do século XX.
No auditório da ESJAC estiveram mais de 100 alunos e professores que fizeram numerosas perguntas a que o autor respondeu com simpatia.
Em nome da Equipa da BE, os nossos sinceros agradecimentos ao autor.
Publicado em 9-11-2019
Em caso de incêndio, devemos ligar de imediato para o 112 ou para os bombeiros da nossa área. Se não corrermos perigo, podemos tentar extinguir
o incêndio com pás, enxadas ou ramos. Devemos proteger-nos da inalação de fumos.
Isto são alguns detalhes do que a turma 4.2 das Alagoas pôde aprender com o “Sr. Bombeiro”. Ele mostrou-nos também o seu equipamento e as
funções de cada peça.
Gostámos!
Publicado em 6-11-2019
Para assinalar esta data, a BE do 1º ciclo convidou a turma 1.1 para assistir a uma sessão de cinema!
Como já anda no ar um cheirinho a Natal, os alunos deliciaram-se com o filme “Uma história de Natal”.
Foi tão giro!!
Publicado em 1-11-2019
Ao longo do mês de outubro as turmas do 7.º ano exploraram a biblioteca escolar. Inteiraram-se do seu funcionamento, seus recursos e suas regras. Desenvolvemos igualmente com os alunos uma atividade de leitura e descoberta a partir de um texto de Nuno Camarneiro.
Publicado em 1-11-2019
Ao longo do mês de outubro as turmas do 1º ciclo e pré-escolar exploraram as nossas bibliotecas. Inteiraram-se do seu funcionamento, seus recursos, suas regras e até fizemos jogos de mímica sobre algumas histórias nelas existentes.
Publicado em 29-10-2019
A turma do JI de Loureiro veio visitar a BE das Alagoas, descobrir o que podemos fazer neste espaço e conhecer algumas das muitas histórias
infantis, através de um jogo de mímica.
Também tivemos cá os pais de um aluno, que são enfermeiros, a ensinar-nos 1ºs socorros.
Até aprendemos como reanimar uma pessoa!
A turma do JI de Galafura veio visitar a BE do Centro Escolar Alameda e foram acolhidos com um “Piquenique de livros” que a turma 4.3 preparou
para os receber.
Foi muito giro ver os meninos “grandes” a promover os livros e a leitura junto dos pequeninos!
Publicado em 18-10-2019
No dia 16 de outubro decorreu, nos nossos Centros Escolares, uma “feirinha” de degustação de alimentos mais saudáveis.
Tivemos uma grande colaboração dos pais no desenvolvimento desta atividade e pretendemos com isto sensibilizá-los para promoverem
junto dos seus filhos alimentos mais naturais e menos processados.
Vamos ter hábitos alimentares saudáveis porque “desde pequenino é que se torce o pepino”!
Publicado em 18-10-2019
O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro.
Nas escolas, sobretudo no ensino pré-escolar, as atividades no Dia Mundial do Animal deixam os mais pequenos encantados.
Foi isso que aconteceu com a turma do JI sala 2 do Centro Escolar da Alameda, que utilizaram os recursos da BE para comemorar
este dia, com pesquisas sobre o animal que mais gostam!
Publicado em 13-10-2019
No âmbito do PNC, que pretende formar públicos escolares, despertando nos jovens o hábito de ver cinema, bem como valorizá-lo enquanto arte junto das comunidades educativas, os alunos do 12.ºF, sob a orientação da professora Agostinha Araújo, visionaram e refletiram sobre a curta-metragem «Ronan`s escape», do australiano A. J. Carter.
Publicado em 19-09-2019
No 18 de setembro, teve lugar na Biblioteca da Escola Secundária, do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, a ação de curta duração Grid 3 e Boardmaker: adaptação de histórias e de material didático. Foi promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares em colaboração com a Fundação Altice Portugal e a Anditec. Foi objetivo desta ação dotar os professores bibliotecários e os professores de educação especial, de competências adequadas para a criação de recursos acessíveis a crianças com disfunções neuromotoras ou com dificuldades específicas de aprendizagem.
Publicado em 13-09-2019
A Biblioteca é um espaço aberto a toda a comunidade escolar.
É lugar de procura e também de encontros.
Daqui podemos partir diferentes.
O Plano de atividades do presente ano letivo é constituído por trinta e sete diferentes projetos.
Ficamos à espera da participação, criatividade e empenho de todos.
SEJAM BEM-VINDOS
Publicado em 28-04-2020
“Foi bonita a festa, pá
Fiquei contente
Ainda guardo, renitente,
um velho cravo para mim
Já murcharam tua festa, pá
Mas certamente
Esqueceram uma semente
nalgum canto de jardim”
Chico Buarque de Holanda
Tal como diz Chico Buarque, as sementes do 25 de abril continuam “nalgum canto de jardim”. Ora vejam os trabalhinhos feitos pelas nossas crianças!
Publicado em 26-04-2020
Não estamos confinados, se tivermos um livro, porque os livros têm mundos dentro!
Mesmo "presos" em nossas casas, não pudemos deixar de celebrar o Dia Mundial do Livro.
Ora vejam!
Publicado em 27-03-2020
Na Semana da Leitura, os alunos da turma 5.6 partilharam o projeto Aprender Ciências com a Biblioteca com outras turmas.
Leram curiosidades da Natureza retiradas da obra ECOLOGIA – OS MIL ROSTOS DA VIDA, dando conhecer que a biodiversidade é a verdadeira riqueza do nosso planeta.
Filomena Teixeira
Publicado em 27-03-2020
No ano em que comemoramos os 500 ANOS DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO DE FERNÃO MAGALHÃES, propusemos a todos os professores dos 2.º e 3.º ciclos que, ao longo da semana, dedicassem 10 minutos à leitura de textos sobre viagens, marítimas, terrestres e outras…, sugeridos por nós.
Publicado em 27-03-2020
Numa semana cheia de leituras, a coleção #Clássicos da Porto Editora fez parte do menu literário dos alunos do 5.º e 6.ºanos, surpreendendo todos, com um novo ingrediente,
a apresentação das versões originais de uma seleção de clássicos de todos os tempos, pelos diferentes protagonistas.
Ficaram a conhecer a opinião da Alice no País das Maravilhas sobre a viagem de Phileas Fogg na Volta ao Mundo em Oitenta Dias de Júlio Verne e de que há uma Terra do Nunca onde
se pode ser criança para sempre, em Peter Pan de J.M. Barrie.
As ilustrações fizeram as delícias dos jovens leitores e as sessões completaram-se com a visualização dos respetivos trailers, seguida de um animado debate sobre o diálogo
entre a leitura/literatura e o cinema.
Helena Ventura
Publicado em 27-03-2020
Ainda à volta dos afetos, a Professora Bibliotecária Mariana Meireles partilhou com as turmas 5.2 e 6.5 algumas leituras sobre esta temática,
seguidas da decoração dos conhecidos lenços dos namorados!
Na expressão dos afetos, a ortografia não importa.
Adoramos a atividade! Volte sempre! Obrigada!
Publicado em 17-03-2020
No passado dia seis de março, os alunos do oitavo ano, turma um e dois da Escola EB23 do Peso da Régua, no âmbito da disciplina de Francês, comemoraram o Dia Internacional da Mulher.
Na véspera, montaram uma pequena exposição, no átrio da Escola EB23, onde homenagearam dezanove mulheres francesas de todos os quadrantes da sociedade, nomeadamente do mundo das artes, da
literatura, da política e da economia, fazendo alusão ao título da campanha que a “ONU FEMMES” lançou este ano, denominada “Génération égalité”, pelos direitos das mulheres e de um futuro
igualitário.
No dia seis de março, pela manhã, fez-se a apresentação de cada uma destas mulheres, na Biblioteca, às turmas um e dois do sexto ano. Depois da docente de Francês ter feito uma pequena
contextualização histórica que conduziu à comemoração deste dia, cada aluna “encarnou” uma destas mulheres, vestindo-se a rigor, de modo a assemelhar-se o mais possível à sua personagem.
No final da apresentação, os alunos, com a preciosa ajuda da docente Bibliotecária Isabel Aguiar, responderam a um inquérito sobre os conhecimentos aí adquiridos e fizeram a avaliação da atividade.
Da parte de tarde, os alunos da EB23 dirigiram-se à Escola Secundária João de Araújo Correia e apresentaram a mesma atividade aos colegas do oitavo ano, turmas D, E e F.
Os alunos e a docente Nelma Aguiar agradecem a estreita colaboração dos docentes Bibliotecários Isabel Aguiar e José Artur Matos, assim como a presença dos professores que acompanharam as turmas à atividade.
Publicado em 14-03-2020
O Speakers Corner foi criado no âmbito da Semana da leitura com a finalidade de dar voz a alunos e restante acomunidade educativa. Uma oportunidade para ler em boz alta e desenvolver a capacidade de comunicação em público. Muitos alunos responderam à iniciativa. Foram realizadas leituras não só em português mas também em inglês. Como a atividade teve alguma dificuldade em arrancar, devido à timidez revelada por alguns alunos, vamos manter o espaço, para que o efeito de contágio permita que um ainda maior número de alunos adira à iniciativa.
Publicado em 12-03-2020
No âmbito da Semana da Leitura, a prof.ª Joana Mourão, em parceria com a Biblioteca Escolar, convidaram o fotógrafo de natureza Nuno Silva a apresentar o
trabalho resultante de uma viagem à Tanzânia.
Durante a sessão, no passado dia 10 de março, o fotógrafo apresentou-nos, em forma de diário, a itinerância pelas extensas paisagens tanzanianas. As imagens,
as perceções, a natureza, os animais selvagens e o estilo de vida das populações captaram a atenção das sete turmas do Ensino Secundário regular e profissional
que estiveram presentes.
Publicado em 12-03-2020
No âmbito dos projetos de leitura, promovidos pela Prof.º Teresa Soares, com as turmas do 12.ºA e B, está a decorrer na BE da ESJAC uma exposição de pósteres sobre diferentes escritores e obras literárias. Esta atividade junta-se também às diferentes ações promovidas durante a Semana da Leitura.
Publicado em 04-03-2020
No Carnaval podemos perder a nossa individualidade do dia a dia e experimentar fazer umas traquinices, pois por trás de uma máscara ninguém nos reconhece!
Este ano, a biblioteca dos Centros Escolares lançou um novo desafio aos alunos: construir uma mascarilha/máscara, com materiais de desperdício.
Na semana que antecedeu o Carnaval, realizou-se então uma exposição de máscaras, elaboradas pelos alunos.
E vejam só a variedade, o colorido!!
Publicado em 03-03-2020
Foi disputada no AUDIR a grande Final do 4º ano do Concurso “Saber… aLer”.
As turmas dos centros escolares estiveram presentes para assistir à grande festa e apoiar os concorrentes.
Todos demonstraram, com mérito, os seus conhecimentos sobre o livro “O Príncipe que Guardava Ovelhas”, de Luísa Dacosta.
Houve também belíssimas atuações, por parte dos alunos, que abrilhantaram a festa.
Parabéns a todos os finalistas e em especial aos primeiros classificados:
1.º Classificado – Margarida Pereira Amaral Melo Carvalho – Centro Escolar das Alagoas
2.º Classificado – Mafalda da Cruz Morais – Centro Escolar da Alameda
3.º Classificado – Miguel Comenda Carneiro – Centro Escolar das Alagoas
Publicado em 03-03-2020
Partindo da leitura de diferentes obras e/ou textos, o projeto Ler e Ilustrar tem por finalidade essencial colocar em interação alunos do ensino secundário com alunos do pré-escolar,
1.º e 2º ciclos do agrupamento.
As turmas de Artes do 10.ºF e 11.ºD da Escola Secundária João de Araújo Correia, sob a orientação da prof.ª Carla Cabral, foram ao Centro Escolar da Alameda e das Alagoas apresentar as
suas “leituras” da obra "Plasticus Maritimus", de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins, ilustração de Bernardo p. Carvalho.
Nas duas sessões, após uma apresentação do tema do livro, cada grupo de trabalho leu para a turma excertos da referida obra, tendo sido elaboradas por cada um dos grupos diferentes
ilustrações sob a orientação dos alunos de artes.
Publicado em 20-02-2020
No âmbito do projeto “Os pais contam e leem na Escola”, os Enc. de Educação da turma 1.3 das Alagoas leram e exploraram este livro.
Foi muito interessante e divertido, sobretudo pela enorme animação, com tantos bonecos por eles construídos!
Publicado em 15-02-2020
A equipa de saúde escolar de Peso da Régua, na sensibilização das turmas de 4º ano para a saúde oral, desenvolveu um kahoot.
Foi muito entusiasmante para os alunos e produtivo também.
No final todos receberam um “kit-escovagem”.
Publicado em 15-02-2020
A equipa de saúde escolar de Peso da Régua esteve, mais uma vez, com todas as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, que aderiram ao projeto “Escovar na escola”, a fim de sensibilizar para a
escovagem dos dentes.
Esta escovagem será feita, após o almoço, nos Centros Escolares.
Cada aluno recebeu um “kit-escovagem”, composto por escova, pasta e copo.
Publicado em 05-02-2020
A Maratona de Cartas é o maior evento de ativismo pelos Direitos Humanos organizado pela Amnistia Internacional (AI), no último trimestre de cada ano. Neste período milhões de pessoas
em todo o mundo assinam cartas em defesa de indivíduos e comunidades em risco. Em Portugal foram escolhidos 5 casos.
Todos os ciclos de ensino do agrupamento participaram: os alunos do 1.º e 2.º ciclo realizaram postais e os alunos com mais de 14 anos assinaram as petições online.
Professores e outros elementos da comunidade educativa também foram chamados a participar.
A todos os que se associaram a este evento o nosso muito obrigado.
Publicado em 05-02-2020
No dia 31 de janeiro, a convite do Museu do Douro e no âmbito do projeto “Instalar a Leitura”, os alunos do 12.ºF (disciplina de Literaturas de Língua Portuguesa) tiveram a
oportunidade de viajar até à cidade do Porto para assistir ao “Margem”, espetáculo a meio caminho entre a dança e o teatro documental.
Inspirado nos Capitães da Areia, de Jorge Amado, “Margem” é assumidamente um trabalho “muito político”, que fala de jovens em risco na periferia da vida e que aflora temas como
racismo, sexo, revolução ou morte.
A direção é de Victor Hugo Pontes e o texto de Joana Craveiro. Quanto ao elenco, este é formado por jovens dos 14 aos 20 anos (a que se juntam um bailarino e um ator profissional).
O cenário é um palco-casa-abrigo: colchões espalhados pelo chão e uma palmeira (oásis sonhado?) formam um espaço vital de (sobre)vivência em grupo, em família, até.
Os aplausos entusiásticos no final da atuação deixaram bem claro o contentamento de todos os espetadores. Uma “Margem” intensa e vibrante a que todos deveriam assistir.
Depois do almoço, o grupo dirigiu-se ao Centro Português de Fotografia, situado no Edifício da antiga Cadeia da Relação do Porto, que tem como missão salvaguardar, valorizar e
promover o património fotográfico, para visitar as três exposições patentes ao público: “Prémio Estação Imagem 2019 Coimbra” (Piso 1 – Sala Aurélio da Paz dos Reis), “Live
and Loud 2.0. – Diez años de Rock and Roll” e “Resistir ao IDAI” (Piso 1 – Enxovias).
Antes do regresso à Régua, houve ainda um tempinho para instalar a leitura à porta do Centro Português de Fotografia.
Publicado em 03-02-2020
Partindo da leitura de diferentes obras e/ou textos, o projeto Ler e Ilustrar tem por finalidade essencial colocar em interação alunos do ensino secundário com alunos do pré-escolar,
1.º e 2º ciclos do agrupamento.
A turma de Artes do 12.ºC da Escola secundária João de Araújo Correia, sob a orientação da prof.ª Cláudia Amaro, foi à EB2,3 de Peso da Régua apresentar as suas “leituras” de textos de
Álvaro Magalhães e José Eduardo Agualusa à turma do 5.º1, na aula da Prof.ª Isabel Aguiar.
Na sessão, do passado dia 23 de janeiro, os alunos de artes fizeram diversas interpretações e abordagens ao texto do Álvaro Magalhães “O Limpa-Palavras” e o “Brincador” e do José Eduardo
Agualusa “Estranhões, Bizarrocos”.
O livro “O Brincador” de Álvaro Magalhães foi apresentado pelos alunos Joel Osório e Dina Ferreira, que fizeram um livro tridimensional. Nele foram representadas as cenas principais da
história, tendo recorrido à leitura de pequenos excertos do livro, complementando as várias cenas. A técnica usada foi ilustração a aguarela sobre papel.
O livro “Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo” de Agualusa foi apresentado pelas alunas Diana Ribeiro e Carolina Teixeira. Teatralizaram o livro, construindo três cenários
com imagens que retratavam a história, executando tridimensionalmente alguns objetos relatados no livro. A técnica usada foi acrílico sobre papel.
Limpa-palavras de Álvaro Magalhães, foi apresentado pelas alunas Anabela Lapa e Helena Pinheiro, que realizaram um pequeno vídeo retratando a história. O processo escolhido foi a criação
da personagem através do desenho e de pequenos cenários, recorrendo a uma sequência de movimentos registada através da fotografia. Fizeram a leitura das cenas para a descrição dos momentos
principais. A técnica utlizada foi ilustração a lápis de cera sobre papel.
De salientar que os alunos supramencionados mostraram empenho no desenvolvimento deste projeto que culminou na apresentação dos três livros à turma do 5º 1. Esta recebeu-nos maravilhosamente,
evidenciando um comportamento e atitudes exemplares. Criou-se uma relação harmoniosa, empática e complementar entre os alunos dos diferentes níveis escolares.
De salientar que fomos muito bem recebidos pela prof.ª Isabel Aguiar.
Publicado em 27-01-2020
Não devemos confiar em estranhos, não devemos aceitar convites de estranhos, temos que aprender a dizer não, devemos conversar com aqueles que
confiamos sobre algo estranho que alguém fez connosco…
Foram estes e outros conselhos que aprendemos com a APAV, que nos visitou nas nossas bibliotecas.
Obrigada à equipa de saúde escolar que nos proporcionou esta visita.
Gostámos muito e foi bem divertido!
Publicado em 20-12-2019
As turmas 1,2,3 e 4 de quinto ano puderam sentir um cheirinho antecipado a Natal no encontro com a escritora Lídia Valadares,
que se deslocou à biblioteca da EB 2.3 para apresentar o seu conto O segredo das estrelas.
Um público atento e muito participativo partilhou experiências e colocou questões.
A Laura da turma quatro foi uma das espetadoras mais atentas e que decidiu escrever um texto inspirado no conto para enviar à escritora.
Adoramos a ilustração!
Leiam e descubram o segredo das estrelas!
Publicado em 20-12-2019
Desta vez, o cinema regressou às salas da EB23 com a longa-metragem ANIKI-BÓBÓ de Manoel de Oliveira. Uma viagem no tempo que
levou alunos e professores a redescobrir o Porto da infância dos avós, as brincadeiras e os mergulhos junto ao rio Douro e
uma escola bem diferente dos nossos dias.
Uma película a preto e branco, uma história de amor e de amizade, um filme cheio de poesia, que surpreendeu os pequenos
cinéfilos pelas emoções que provocou.
No fim da sessão, debateu-se animadamente o filme e todos preencheram o seu Passaporte de Cinema.
Publicado em 20-12-2019
Os alunos do 1º ciclo foram este ano os duendes do Pai Natal e a biblioteca foi a
oficina onde construíram os presentes para o Pai Natal entregar.
Ora espreitem!
Publicado em 16-12-2019
Gostámos muito!
Estava tão bom!
O batido de frutas que fizemos foi para aprendermos mais uma forma deliciosa de beber leite branco.
Primeiro, na biblioteca, vimos um vídeo sobre o "Ciclo de produção do leite" e aprendemos a fazer a ordenha manual das vaquinhas, depois
fomos à cantina fazer o nosso batido.
Desta forma divertida, aprendemos de onde vem o leite e todo o processo a que é sujeito até chegar à nossa mesa.
Publicado em 10-12-2019
Nós também não!
Por isso fomos investigar e descobrimos coisas fantásticas!!
Depois fizemos o BI da girafa!
Publicado em 09-12-2019
Os professores de Religião e Moral apresentam na biblioteca da escola secundária, presépios elaborados pelos alunos.
A professora Agostinha Araújo juntou-se a esta iniciativa e apresentou 12 presépios da sua autoria.
Publicado em 09-12-2019
O Natal chegou às nossas bibliotecas, com muitos livros e muita magia!!
Ho...Ho...Ho!
Publicado em 25-11-2019
No passado dia 22 de novembro, o Prof. Paulo Barradas veio à escola Secundária apresentar a exposição, atualmente patente no Castelo de Lamego, “Vida e obra
de D. Pedro Afonso, Conde de Barcelos e Senhor de Lalim”.
A comunicação veio a propósito da poesia trovadoresca, que é lecionada no 10.º ano de escolaridade e de que D. Pedro Afonso foi um grande impulsionador.
Estiveram no auditório da ESJAC todas as turmas do 10.º Ano de Escolaridade, para assistir à excelente comunicação do professor Paulo Barradas.
Publicado em 24-11-2019
A 20 de novembro, nas bibliotecas do Centros Escolares, sensibilizámos as nossas crianças para os seus direitos, dando-lhos a conhecer.
Ficámos a saber que existem quatro princípios básicos da Convenção sobre os Direitos da Criança. O primeiro é o da não discriminação, também o
interesse das crianças deve ter prioridade, outro é o direito à vida e ao desenvolvimento. O quarto princípio diz respeito à escuta das opiniões
do menor e o direito das crianças à educação.
No final fizemos um trabalho plástico alusivo.
Publicado em 20-11-2019
Foi este o livro explorado, com todas as turmas do 2º ano de escolaridade, no projeto Biblioteca ConVida.
Depois da história lida e comentada, os alunos descodificaram “segredos” e organizaram sequencialmente a história.
Foi giro!
Publicado em 12-11-2019
Hoje tivemos atividades de S. Martinho nas nossas bibliotecas!
Lemos e ordenámos a história “A última castanha” de António Torrado e fizemos umas castanhas nas quais escrevemos provérbios de S. Martinho.
Espreitem o resultado!
Publicado em 6-11-2019
O dinheiro é um bem que tem muita influência no seu dia a dia.
Sabe o que é Educação Financeira?
Foi sob este tema que decorreu a palestra desenvolvida pela inspetora tributária – Drª Paula Rocha, a convite das BE do 1º ciclo.
Publicado em 1-11-2019
Até 5ª feira, dia 31 de outubro, esteve em exibição no auditório da escola sede deste Agrupamento o filme Corpse Bride do cineasta americano Tim Burton.
No âmbito do Plano Nacional de Cinema e da comemoração do Halloween na disciplina de Inglês, os alunos tiveram a oportunidade de ver a obra de um dos
génios da cinematografia e aprofundar os seus conhecimentos na área do cinema. Para conhecerem um bocadinho melhor a vida e obra de Timothy Walter Burton,
os alunos do 12.º PB convidam toda a comunidade escolar a visitar a exposição sobre "O Mestre do Halloween" que se encontra no primeiro piso entre a
Biblioteca e a sala dos professores.
Dez turmas e cerca de 180 alunos visualizaram e analisaram o filme.
As turmas do sétimo ano também participaram e celebraram, entusiasticamente, esta festividade em contexto de sala de aula, através da decoração da
respetiva sala de aula, confeção de “Wood Spoon Witches” e participação em jogos de carácter lúdico- didático.
Não faltaram os “candies” e as “gums”, bem a gosto dos mais pequenos.
O grupo de Inglês
Publicado em 1-11-2019
É outono, colhem-se os frutos, as folhas caem, algumas aves migram para países mais quentes...
Durante este mês, as turmas que fizeram utilização autónoma da BE, num trabalho colaborativo, criaram estes bonitos painéis!
Publicado em 1-11-2019
As bibliotecas dos Centros Escolares prepararam-se para o Halloween!
Ui! Que medo!
Publicado em 29-10-2019
Se encontrares frases/ pequenos textos, escritos ou ditos, espalhados pelos recantos mais improváveis da escola, isso é… instalar leituras.
Quando a leitura não sai da sala de aula, quando não vai para a rua, é porque está morta. Para que isso não aconteça, por que não instalar leituras
em diferentes espaços da escola? Esta iniciativa foi impulsionada pela equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro e desenvolvida pela dupla de
trabalho Inês Vicente (voz-encenação) e Frederico Serrano (sonoplastia), que lançaram o desafio aos alunos do 12.º F (Literaturas de Língua Portuguesa).
Na sessão de dia 22, num primeiro momento, no espaço da BE, os alunos, que previamente haviam escolhido uma frase marcante para eles, uma frase que leram num
livro e de que gostaram muito, desenharam a planta da escola em papel de cenário. De seguida, cada um escolheu um sítio onde gostaria de instalar a frase
eleita. Depois, cada um leu o seu texto e as leituras foram captadas em registo áudio. De regresso à BE, a etapa seguinte consistiu em criar um guião com uma
sequência lógica, usando todas as leituras.
Na segunda sessão, no dia 24, já com as leituras instaladas (gravadas) nos telemóveis e uma pequena coluna bluetooth, os alunos percorreram a escola e captaram
reações: curiosidade, espanto, desconfiança, perplexidade, simpatia, enfado, empatia… enfim, um mundo de reações e comentários.
A leitura é um hábito saudável, quer para adquirir conhecimento, quer para abrir a mente e momentos como estes que a Inês Vicente e o Frederico Serrano nos
proporcionaram motivam os alunos para a leitura, potenciam melhores aprendizagens, possibilitam a transversalidade curricular e fomentam o trabalho colaborativo.
O trabalho realizado nesta oficina pode ser apreciado na BE, onde foram compiladas, em registo áudio, todas as leituras e imagens fotográficas do trabalho realizado
ao longo das sessões.
Publicado em 18-10-2019
Que cheirinho!! – diziam uns.
Está mesmo apetitoso!! – diziam outros.
Que bom!! – dissemos nós quando provámos os deliciosos pãezinhos, ainda quentes, que acabámos de fazer.
Foi no âmbito da Semana da Alimentação que a Biblioteca dos Centros Escolares convidou algumas turmas do 3º
e 4º ano para descobrir o “Ciclo do pão” e também para fazer pão, pondo mesmo “as mãos na massa”.
Publicado em 15-10-2019
As abelhas estão sob ameaça, pelo que conhecermos o seu mundo e contribuir para a sua preservação é de grande importância para a vida dos ecossistemas e em última
instância para preservarmos a vida no belo planeta em que vivemos.
O Escritor Paulo Santos esteve nos Centros Escolares e na EB2,3 do nosso agrupamento a desenvolver uma campanha de sensibilização sobre as abelhas e a promover a obra
"As Aventuras da Cuscas". O dia 10 e 11 de outubro foram intensos e de grande importância para os nossos alunos e professores. Saímos todos mais ricos desta experiência,
por onde passaram mais de 600 alunos do nosso agrupamento. A visita permitiu ficarmos a saber mais sobre as abelhas e foi também um excelente contributo
para o incentivo à leitura.
Publicado em 07-10-2019
Os alunos das turmas de artes do 11.º e 12.º anos, no ano-letivo 2018-19, sob a orientação da prof. Cláudia Amaro, elaboraram para a Biblioteca Escolar da ESJAC a ilustração de Galos de Barcelos. Os alunos basearam-se na obra de diferentes escritores e artistas para fazer as suas criações. A Equipa das Bibliotecas Escolares agradece a colaboração dos alunos e da professora e convida a comunidade escolar a visitar a exposição.
Publicado em 18-09-2019
As nossas bibliotecas receberam os novos alunos com uma prendinha de boas-vindas, sendo também lida e comentada a história "O dia em que um monstro veio à escola!".
Foi giro!!
Atividades das Bibliotecas Escolares ao longo do ano-letivo 2018-2019