É sabido que a leitura é uma ferramenta fundamental para potencializar o sucesso académico de todas as crianças, por isso é uma tarefa que priorizamos no 1º ciclo.
Ao longo deste ano as turmas dos Centros Escolares privilegiaram o livro e as leituras. Pondo em prática as diretrizes do Escola a Ler 21|23 para a leitura orientada em sala de aula, cativados pelo poder das histórias e das ilustrações, exploraram os livros e seus saberes.
Também houve partilha de leituras interturmas e com o pré-escolar.
Parabéns aos leitores!
Ao longo do ano este projeto, que promove a leitura por prazer, foi uma motivação para a leitura autónoma e partilha de reflexões e gostos pessoais.
Estes momentos de promoção de práticas de leitura e incentivo à leitura conjunta, mostraram ser do agrado de alunos e professores, estimulando a reflexão e o espírito crítico.
Tivemos envolvidos neste projeto todas as turmas de 3º e 4º ano, perfazendo cerca de 220 alunos e 11 professores que leram e exploraram 72 obras infantis.
Parabéns aos entusiastas da leitura!
CLUBE DE LEITURA 1
CLUBE DE LEITURA 2
CLUBE DE LEITURA 3
CLUBE DE LEITURA 4
No âmbito da Educação para a Cidadania que é transversal no 1º ciclo foram, oportunamente, lidas e exploradas obras como “Os ovos misteriosos” , “Lenda de S. Martinho”, “Gosto de ti”, “Não faz mal ser diferente”, “O que é o amor”, “Um bocadinho de inverno”, “História da Maria Castanha”, “O fato novo do sultão”, “A maior flor do mundo”, “Novelo de emoções”, “O dia em que a mata ardeu”… A leitura destas obras encorajou as crianças a desenvolver e pôr em prática valores como o respeito pelos outros e sua diversidade , a integridade , a perseverança, respeito e defesa da sustentabilidade ecológica, o valor da amizade, a empatia, a interajuda…
Foram também desenvolvidos trabalhos/atividades complementares à volta destes valores.
Na sequência da leitura e exploração do livro “Pequeno Alberto o pensador” de Mónica Baldaque, organizamos atividades de leitura e descoberta no parque municipal da Alameda.
Percorrendo as várias estações, os grupos/turmas eram desafiados com atividades diversificadas no âmbito da obra. Nas atividades houve lugar a leitura, jogos, desafios, identificação de animais e contacto com alguns animais verdadeiros.
Foram momentos agradáveis e divertidos que tanto professores como alunos nos desafiaram a repetir.
Dentro da temática dos Santos Populares, a biblioteca escolar lançou às turmas, do Pré-escolar e do 1º ciclo, o desafio de decorar uma sardinha e ainda a construção de quadras alusivas.
Deixamos aqui as nossas sardinhas para apreciarem!
Boa sardinhada!
No dia 8 de julho, no âmbito do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, organizado pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Vieira, na Sertã, estivemos com a aluna do 10.º B, Magda Soares a participar num workshop sobre narrativa oral, conduzido pelo contador de histórias e escritor Rodolfo Castro. Na sessão de entrega dos prémios, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal, a aluna teve ainda a oportunidade de receber o certificado pelo excelente 3.º lugar alcançado no referido concurso.
Em hora de balanço, queremos agradecer aos docentes de Português a forma colaborativa e entusiástica como acomodaram mais uma proposta da Biblioteca e a implementaram apesar das condicionantes de tempo e da ausência de um espaço específico para o seu desenvolvimento.
Os números refletem bem o envolvimento de todos: 10 clubes, 37 sessões, 40 obras e mais de 200 alunos.
Juntos. A ler e a ouvir ler. A refletir e a debater. A propor outras leituras. A descobrir o poder das ilustrações A comemorar José Saramago. A questionar a família sobre as leituras de outros tempos. A argumentar sobre a escolha do objeto que aquele texto nos inspirou.
Todos com a Leitura!
Ao longo deste ano, demos continuidade à partilha de propostas de leitura em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e/ou com as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Continuamos a privilegiar a divulgação através da plataforma Teams, mas mantivemos a distribuição em suporte papel para facilitar a leitura em sala de aula.
A diversidade e a atualidade estiveram na base das sete propostas apresentadas, que, por vezes, foram complementadas com sugestões de outros recursos/atividades e fontes de informação.
Pretendemos manter este perfil e a busca de outras LEITURAS COM PERFIL!
PERFIL - MIBE - FADAS
PERFIL - ALIMENTAÇÃO
PERFIL - DIREITOS HUMANOS
PERFIL - CENTENÁRIO DE SARAMAGO
PERFIL - INTERCULTURALIDADE
PERFIL - CIENTISTAS
PERFIL - OCEANOS
Ao longo do 3º período os grupos/ turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades que contemplaram temas como a importância das abelhas no ecossistema, visualização de vídeos de cariz pedagógico, jogos temáticos, tradições culturais como as festas populares e seus costumes…Todas as turmas construíram também a sua sardinha acompanhada de quadras alusivas.
Aqui deixamos uma pequena “montra” dos trabalhos que fizeram!
Ao longo do 3º período, foram visualizados e analisados diversos filmes. As turmas do pré-escolar, 1º e 2º ano puderam ver o “Caldo de pedra”, realizando atividades de complemento no final. A turma 3.1 das Alagoas teve oportunidade de visualizar “Donald no país da matemágica”; “Papel de Natal”; “Cuerdas”; “O meu avô”; “Aquametragem” e “Aniki-bobó”.
Após análise oral houve lugar a um registo escrito através de guiões fílmicos.
Este projeto abrangeu todas as salas dos Jardins de Infância. As obras exploradas, no total de oito, foram lidas e exploradas nas diversas áreas curriculares. Sete recursos literários tiveram como fonte de recolha a Biblioteca do Centro Escolar das Alagoas. Fez-se a rotatividade das obras pelos jardins de infância , atendendo ao grupo etário e à intencionalidade educativa da Educadora.
Dando seguimento ao nosso projeto Respirar, Ler, Pensar que surgiu no âmbito da iniciativa (Re)Ler, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e das ações de recuperação das aprendizagens 21|23, envolvemos todas as turmas do 2º ano na leitura orientada do livro “Pequeno alberto o pensador” de Mónica Baldaque.
Para além da exploração oral e escrita, esta foi uma obra que nos permitiu investigar sobre os animais, suas caraterísticas, habitat, vivências e hábitos.
Esta obra também nos permitiu conhecer escritores que, de alguma forma, estão ligados à nossa região.
Sabes porque precisamos poupar? É que o imprevisto surge sem avisar, por isso “mais vale jogar pelo seguro”! Já pensaste como teriam surgido os seguros? Qual a sua finalidade?
Para sabermos responder a estas perguntas as turmas do 1º ano trabalharam a história “A cigarra futebolista” disponibilizada pela Escola Secundária Fontes Pereira de Melo e “O risco espreita mais vale jogar pelo seguro” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Depois da exploração das histórias realizámos fichas de consolidação de conhecimentos.
Com estas histórias aprendemos que “No poupar está o ganho”!
Ao longo do período a biblioteca programou atividades com as turmas do 1º ciclo, pondo em prática as orientações do referencial e indo de encontro às várias áreas da literacia!
Também tivemos essa preocupação com o pré-escolar, destacando a atividade “As cores da sopa” que desenvolvemos a partir da visualização do filme “O caldo de pedra”.
Neste período, a biblioteca desenvolveu mais uma atividade no âmbito do projeto SOBE com as turmas do pré-escolar: depois da leitura e exploração da história “Kiko o dentinho de leite” foram discutidos os cuidados a ter com a saúde oral e os seus benefícios para o nosso bem-estar.
Com o objetivo de promover a prática da leitura e de acordo com o programa PL2 para alunos surdos, dentro do género dramático, o Martim Ferreira, aluno do 10°ano do Curso de Ciências e Tecnologias, optou pela leitura da obra "Falar Verdade a Mentir" de Almeida Garrett, aconselhada pelo Plano Nacional de Leitura, para participar no projeto da Biblioteca Escolar "10 Minutos a Ler".
Esta peça é uma comédia muito interessante e hilariante. Temos a certeza que se vão divertir imenso a ler. Fica aqui apenas um resumo da história. Divirtam-se...
No âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento na abordagem do tema "higiene corporal e oral" e em articulação com a Biblioteca Escolar no Projeto Leituras com Perfil, as turmas 7 E e 7 F assistiram a uma ação de formação onde tiveram a oportunidade de expor as suas dúvidas e ouvir alguns conselhos de práticas pessoais mais saudáveis.
AGUSTINA E MÓNICA, mãe e filha unidas pela mesma paixão
Nas aulas de Português as turmas do 6.º ano leram e exploraram o texto A Casa de Ariz, retirado do livro de memórias A folha do limoeiro de Mónica Baldaque. Também pesquisaram sobre a Casa de Ariz, onde a autora nasceu e viveu com a sua mãe, a escritora Agustina Bessa-Luís.
A proposta de fazerem um roteiro de leitura sobre o texto lido foi recebida com entusiasmo. E no dia previsto, a pé, partiram à descoberta da Casa de Ariz. Visitaram e fizeram registos gráficos dos lugares emblemáticos referidos no texto, e leram excertos em voz alta.
No regresso, escreveram sobre as suas impressões.
RESPIRAMOS, LEMOS, PENSAMOS a Casa de Ariz!
Janelas abertas para a complexidade humana, os livros ajudam-nos a compreender e a desenhar a nossa própria história. Dentro das suas páginas, à espera de serem abertas, há palavras que podem tornar mais nítido o nosso mundo, ou melhor o Mundo. Por isso é tão importante partilharmos com os outros as nossas leituras. E dessa ideia nasceu Melhores Leitores do Mundo, uma troca de impressões sobre leituras realizadas ao longo do ano, no âmbito do Projeto Individual de Leitura, desenvolvido nas disciplinas de Português (10.º A e B) e de Literatura Portuguesa (10.º E).
"The Hill We Climb" é um poema da escritora americana Amanda Gorman. Foi recitado na tomada de posse de Joe Biden em Washington, DC em 20 de janeiro de 2021.
“The Hill We Climb” foi escrito após a invasão do capitólio a 6 de janeiro de 2021.
Esta leitura, da Aluna Laura Borges, foi realizada no âmbito da atividade Leituras Sonantes, que integram o projeto aLer+ PNL 2027 das Bibliotecas do AEJAC. A leitura foi realizada a propósito da comemoração do dia 10 de junho (Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas).
Embora o poema aborde uma realidade distinta da nossa, na sua essência fala de todos nós e da luta que cada um deve fazer em prol da democracia e da liberdade.
No Dia Mundial dos Oceanos, a biblioteca escolar desenvolveu atividades alusivas à efeméride, com os alunos surdos.
Depois de ouvirmos e analisarmos a história, em LGP, “O que o mar perdeu” de Patrícia Muller, também visualizámos o vídeo “Os oceanos estão em perigo – guia do Salta Letrinhas”, que nos fala da urgência em preservar os oceanos e da importância da água na vida do nosso planeta.
Também fizemos um jogo de curiosidades sobre alguns animais marinhos e aprendemos a fazer um peixinho em origami.
Foi tão giro!
As Nações Unidas decretaram o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos, já que eles talvez possam ser definidos como os “pulmões do planeta”.
Já imaginou o que seria a nossa vida sem os oceanos? No quanto dependemos da sua biodiversidade?
A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência em sensibilizar o mundo dos benefícios dos oceanos para a humanidade.
Todos devemos aprender a interagir com os oceanos e mobilizar-nos nesta luta por utilizar os seus recursos de forma sustentável.
Há um dever individual e coletivo em criar um equilíbrio com os oceanos, pois as gerações futuras também dependem deles.
As nossas crianças começam hoje a dar os primeiros passos nesse compromisso.
No passado dia 4 de junho, no Inatel da Costa da Caparica, teve lugar a festa da Final da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Nesta Final Nacional, com apresentação de José Carlos Malato, o AEJAC esteve representado pelas alunas Constança Teixeira (2.º Ciclo) e Joana Gouveia (Ensino Secundário), que foram apuradas no Concurso Intermunicipal. Apesar de não terem sido chamadas para a prova de palco, parabéns às duas meninas, que consideramos vencedoras pela sua participação tão empenhada e consistente!
Para além das leituras e argumentação dos alunos chamados para a prova de palco, foram ainda premiados alguns dos vídeos, previamente enviados pelos alunos. Ao longo da sessão, que contou com a presença do Sr. Presidente da Républica, Marcelo Rebelo de Sousa e do Sr. Ministro da Educação, João Costa, houve ainda lugar para a música e para a excelente interpretação do mediador de leitura Paulo Condessa.
No âmbito gnosiológico alargado, próprio da reflexão e crítica das aulas de filosofia, realizou-se, na BE, um debate subordinado ao tema Fé, Ciência e Filosofia, como complemento a conteúdos programáticos de Filosofia de 11º ano, bem como promotor do encontro de auto questões que todos nós experienciamos, na ânsia de compreensão do eu, do eu com o outro e do eu com o mundo. Atividade promovida pela Prof. Estela Ferreira, com moderação de José Borges e participação do Padre José Fernando, e dos professores Pedro Miranda e José Artur Matos. Participaram no debate três turmas do 10.º e 11.º ano.
No dia 27 de maio, os alunos do 10.ºA deslocaram-se ao Porto, para uma visita guiada ao Teatro Nacional de São João e para uma oficina de leitura dramatizada da peça “Farsa de Inês Pereira”, da autoria de Gil Vicente. Esta iniciativa resultou de uma parceria do serviço Educativo do Museu do Douro com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto Fronteira.
Como ficámos a saber através do nosso guia, o Teatro Nacional de São João tem uma história longa e atribulada. Inaugurado em 1798, passou por administrações municipais e gestões privadas, apresentando espetáculos de toda a natureza – de teatro declamado a ópera, passando por concertos, bailes, variedades – que apelaram a um público também ele variado (embora seja a burguesia que a ele mais se associa). Durante parte do século XX, o cinema tomou conta do espaço mas, em 1992, o Estado português adquiriu o edifício e redirecionou-o para o teatro, tornando-se o TNSJ um dos maiores promotores das artes performativas do país.
Depois de almoço, participámos numa oficina de leitura dramatizada, com a formadora Ana Mafalda Pereira. Nesta sessão, com a duração de três horas, numa sala de ensaios do Teatro, alunos e professores dramatizaram a “ Farsa de Inês Pereira”, uma peça de teatro do programa curricular do 10.º. Todos se sentiram verdadeiros atores e as personagens de Gil Vicente ganharam nova vida ao serem interpretadas por nós.
Agradecemos a colaboração da Autarquia, pela disponibilização do transporte, e ao Sr. Francisco que, com a sua simpatia, nos conduziu em segurança pelas ruas do Porto até à Régua, sempre dentro dos horários previstos.
No dia 26 de maio, na aula de Literatura do 10.ºE, celebrou-se Gil Vicente.
No âmbito do Projeto Individual de Leitura, as alunas Rita Cardoso, Beatriz Miranda e Vera Nogueira, assistidas tecnicamente pela Inês Teixeira, apresentaram uma adaptação da cena de Joane, o Parvo, da célebre peça "Auto da Barca do Inferno", da autoria daquele que é considerado o "pai" do teatro português.
A avaliar pelas gargalhadas e aplausos que se ouviram na sala, a representação foi "top"!
Foi com entusiasmo, que os alunos e alunas do 7.ºB da ESJAC, assistiram às histórias e ao humor de Jorge Serafim. O autor, de Beja, esteve na escola no âmbito da XXIII Feira do Livro do Douro, organização da Biblioteca Municipal de Peso da Régua, que decorre entre os dias 21 e 28 de maio. Jorge Serafim define-se essencialmente como um contador de histórias tradicionais e um promotor do livro e da leitura. Como humorista, tornou-se conhecido do grande público devido à participação regular em diversos formatos televisivos, na SIC, RTP1 e na RTP2.
É autor de diversas obras: O Corvo Branco – teatro para a infância; O Amor é Solúvel na Água – teatro; A Sul de Ti – poesia; Estórias do Serafim – poesia; Sonhar ao Longe – infantil; A Minha Boca Parece um Deserto – infantil.
Ficam os agradecimentos à biblioteca municipal pela iniciativa, e ao autor, por ter proporcionado aos nossos alunos um excelente momento de leitura, imaginação e humor.
Com muitos sorrisos e gargalhadas, os alunos e alunas do 5.º Ano da EB2,3 de peso da Régua, acompanharam as histórias e o humor de Rodolfo Castro. O Autor, nasceu em Buenos Aires – Argentina e esteve na escola, no âmbito da XXIII Feira do Livro do Douro, organizada pela Biblioteca Municipal de Peso da Régua. Rodolfo Castro é contador de histórias, escritor, mediador de leitura, leitor em voz alta e ilustra os seus livros. Trabalhou como pedreiro e carteiro, sapateiro e vendedor ambulante. Tentou o futebol e a atuação, foi professor do ensino básico e teve uma banda de música. Vendeu postais de Natal nas ruas de Buenos Aires e artesanato no México. O Autor diz com humor, que é «O pior contador de histórias do mundo», sendo uma boa parte delas de cariz popular e oriundas da américa latina.
Ficam os agradecimentos à biblioteca municipal pela iniciativa, e ao autor, por ter proporcionado aos nossos alunos um excelente e por vezes hilariante momento de leituras, de imaginação e sobretudo de muito e bom humor.
Foi com expetativa, que os alunos e alunas do 6.º ano da EB2,3 de Peso da Régua, assistiram à apresentação da obra da escritora Isabel Ricardo. A autora esteve na escola no âmbito da XXIII Feira do Livro do Douro, organização da Biblioteca Municipal de Peso da Régua, que decorre entre os dias 21 e 28 de maio. Durante a apresentação falou do seu percurso e da sua vida literária. Isabel Ricardo escreve sobretudo para crianças e jovens, mas tem também obra no âmbito do romance histórico. Como escritora prolifica apresentou os livros e alguns filmes promocionais da coleção “Os aventureiros”, tendo despertado o interesse de todos os presentes. Ficam os agradecimentos à biblioteca municipal pela iniciativa, e à autora, pela partilha da sua experiência e incentivo à leitura.
Com muito entusiasmo alunos e alunas da ESJAC assistiram à apresentação da obra, “Se me Amas não te Demores”, do escritor Raul Minh’Alma. O autor esteve na nossa escola no âmbito da XXIII Feira do Livro do Douro, organização da Biblioteca Municipal de Peso da Régua, que decorre entre os dias 21 e 28 de maio. Durante a apresentação o autor falou do seu percurso e da sua vida literária, deixando aos alunos algumas mensagens importantes para os seus percursos pessoais. Ficam os agradecimentos à biblioteca municipal pela iniciativa, e ao autor, pela partilha da sua experiência literária e humana.
No âmbito da iniciativa (Re)Ler, da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e das ações de recuperação das aprendizagens 21|23, surgiu a nossa candidatura com o projeto Respirar, Ler, Pensar, que envolve todas as turmas do Agrupamento do 2.º, 6.º e 8.º anos.
Dando seguimento às atividades previstas, nos passados dias 4 e 11 de maio, os alunos do 8.º ano visitaram a Quinta de Tourais, onde puderam conhecer a sua história, pelas mãos da extraordinária e generosa anfitriã Manuela Coelho. Em pequenos grupos, também tiveram oportunidade de percorrer as vinhas da quinta, num roteiro que foi ao encontro das páginas da obra “Colheita Tardia”, de Maria Júlia Tourais, pseudónimo de Manuela Coelho.
Um bem-haja pela excelente receção e pela possibilidade que nos deram de conhecer as pessoas e os espaços, através das palavras, das leituras e das sensações. Esperamos continuar com esta parceria em projetos futuros.
Nós, alunos da turma 6.1/S lemos a história “Ali Babá e os 40 Ladrões”. A palavra e o gesto “ladrões” despertou a nossa curiosidade para conhecer melhor esta aventura. E as imagens do livro, ainda mais! Estivemos atentos à interpretação da história em LGP e como gostamos muito, quisemos criar este material multimédia bilingue para que todos possam perceber e envolver-se nesta narrativa, tal como aconteceu connosco. Descobrimos o mundo árabe e a sua cultura e tradições. Em árabe “Babá” significa boa pessoa e, tal como Ali, nós queremos ajudar a construir um mundo melhor.
Dentro das ações de recuperação de aprendizagens da Escola 21|23 e no âmbito da iniciativa (Re) Ler, da Rede de Biblioteca Escolares (RBE), o Serviço Educativo do Museu do Douro desenvolveu, com todas as turmas do 2º ano, oficinas sob o tema “O livro e a leitura”.
Tendo por objetivo a familiarização e empatia com o livro e a promoção do gosto pela leitura, o Museu do Douro presenteou-nos, mais uma vez, com oficinas cheias de cor, de dinâmicas, de leitura e até mesmo de criatividade escrita.
No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a turma 3.2 e 3.3 do 3º ano, do Centro Escolar das Alagoas e a turma 2.1 do 2º ano do Centro Escolar da Alameda, em Peso da Régua, fizeram videoconferência e partilha de vídeos com a escola EBI Francisco Ferreira Drummond, São Pedro em Angra do Heroísmo, as Escolas do Cantão de St. Gallen na Suíça e a Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe.
A turma 3.2 partilhou um vídeo de apresentação da nossa terra/região com as escolas de St. Gallen, da qual também recebeu um vídeo.
A turma 3.3 e 2.1 estabeleceram videochamada com uma turma do 3º ano de Angra do Heroísmo, e uma turma do 2º ano da Escola Portuguesa em S. Tomé, respetivamente, havendo lugar à apresentação das turmas e a leituras partilhadas.
Parabéns aos participantes!
A turma do 10.ºPB e do 10.ºE estiveram envolvidadas em atividades em torno da comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa (5 de maio).
A turma do 10.ºPB realizou um intercâmbio, via MS Teams, com uma turma da Escola Portuguesa de Cabo Verde. Os alunos apresentaram-se e deram a conhecer as suas regiões.
A turma do 10.ºE preparou um Concurso de Declamação de Poesia. Para isso produziu uma carta de patrocínios, convite, poster, cartaz, regulamento e certificado. Igualemnte produziu um requerimento de autorização para o Diretor, um marcador de livros e a respetiva ficha de inscrição.
Impossibilitados de o termos feito no mês de fevereiro – mês dedicado à Internet Mais Segura - demos agora por terminada a Semana da Internet Segura nos Centros Escolares.
Ao longo destas duas semanas as turmas do 3º e 4º ano dos nossos Centros Escolares, tiveram oportunidade de assistir e debater vídeos sobre segurança digital.
Finalizados os debates, os alunos tinham oportunidade de jogar o jogo de tabuleiro “Vamos descobrir o mundo digital – a cidadania digital”, com perguntas que incidiam sobre os temas debatidos.
O Dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de maio.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.
No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam-lhes surpresas, demonstrando, das mais variadas formas o seu amor, agradecendo todo o seu empenho e dedicação.
Nas nossas escolas, muitas prendinhas foram feitas para comemorar este dia e também se leram alguns poemas, como estes que aqui deixamos.
Parabéns a todas as mães!
Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda.
No dia 23 de abril comemorou-se o Dia da Educação de Surdos e da Juventude Surda. Uma data importante para a comunidade Surda e um marco na educação dos Surdos.
O programa de rádio Leituras à Solta de Abril terá uma edição especial relacionada com o Dia Nacional da Educação de Surdos.
A 26 de abril, realizou-se no auditório da ESJAC, uma sessão de sensibilização organizada pela equipa LGP e de Educação Especial.
Estiveram presentes ex-alunos e pais, que deram o seu testemunho. A Rádio Resende FM esteve presente e no final da sessão realizou entrevistas aos diferentes intervenientes. Mais um contributo para dar ainda mais visibilidade ao excelente trabalho que é realizado no nosso agrupamento.
No âmbito de atividades interdisciplinares e intervisitação, as docentes Rita Meireles, Mónica Silva, Manuela Costa e Ermelinda Ribeiro envolveram as turmas: 7º E, 7º F e 7ºB2 numa atividade de demonstração prática da erupção do vulcão Vesúvio em Pompeia no ano 79 d. C.. Foram articulados os conteúdos programáticos da disciplina de História no enquadramento histórico, na disciplina de Geografia o enquadramento temporal, na disciplina e Ciências Naturais na aplicação prática e experimental da erupção do vulcão e na disciplina de Educação Tecnológica a elaboração das maquetes que representaram a cidade romano de Pompeia.
Ao longo do 2º período a biblioteca escolar continuou a dar cumprimento ao projeto biblioteca ConVida.
Este projeto proporcionou a leitura e exploração de quatro livros: “A história da Carochinha e do infeliz João Ratão” de António Torrado e os “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares para o pré-escolar e 1º e 2º ano e “Versos de cacaracá” de Couto Viana e “A maior flor do mundo” de José Saramago, para o 3º e 4º ano.
Na sequência da exploração das obras houve oportunidade para desenvolver atividades variadas que vão da exploração oral e escrita a jogos de leitura, dramatizações e trabalhos plásticos.
Ao longo do 2º período as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades no âmbito do inverno, do Dia da Árvore, Carnaval, Dia dos afetos, Páscoa…
Aqui deixamos uma pequena “montra” dos trabalhos que fizeram!
A fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura realizou-se, no passado dia 22 de abril, no Auditório Municipal do Peso da Régua. Dois alunos do nosso agrupamento, Constança Teixeira (2.º Ciclo) e Joana Gouveia (Secundário) ficaram apuradas para a fase nacional, que este ano se realiza em Almada no próximo dia 4 de junho.
Comemorou-se a 8 de abril de 2022, o Dia Internacional do Cigano.
A equipa do Plano Nacional de Cinema do AEJAC, em parceria com as Bibliotecas Escolares, apresentaram o filme documental de Leonor Teles "Rhoma Acans", às turmas do 9.º1 e 9.º 2 da EB2,3 e às turmas do 9.ºA, 9.ºB e 7.ºB da ESJAC, todas do Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, em Peso da Régua. As turmas envolvidas integram alunos ciganos. Após a projeção promoveu-se uma discussão em torno das questões que o filme aborda e outras que professores e alunos proporcionaram. Alunos ciganos e não ciganos manifestaram as suas opiniões de forma muito construtiva e potenciadora do bem-vindo diálogo de culturas. A sessão terminou com a visualização de um videoclip da artista espanhola de etnia cigana Rosalía. No final das sessões ficou a sensação de termos contribuído para um mais aprofundado conhecimento sobre a cultura Cigana e da importância de trazer para a escola temas que incrementam a tolerância através do diálogo e uma visão crítica da complexidade dos contextos sociais.
No passado dia 25 de março, realizou-se a prova nacional do European Money Quiz 2022. Nesta fase participaram os alunos Francisco Dimas Pinto (8.ºD) e Laura Cristina Sousa (8.ºF).
Não ficaram classificados para a fase internacional, no entanto valeu o esforço.
Parabéns!
Concretizou-se mais uma ação do programa SOBE nas nossas escolas.
A enfermeira Ana Magalhães visitou as turmas fazendo uma pequena sensibilização para a importância da escovagem regular dos dentes e de toda a cavidade bucal, bem como a visita periódica ao dentista.
Também aprendemos que devemos renovar a nossa escova de três em três meses e, para sermos responsáveis e amigos do ambiente, devemos colocar as escovas usadas no “ecoescovão” das nossas escolas.
Para finalizar, foram distribuídos kits constituídos por escova, pasta e copo.
Boa escovagem!
No âmbito da iniciativa (Re) Ler da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e das ações de recuperação das aprendizagens 21|23, surgiu a nossa candidatura com o projeto Respirar, Ler, Pensar.
O projeto envolve todas as turmas do 2.º, 6.º e 8.º anos.
As turmas do 6.º ano vieram à biblioteca (24 e 25 de março) para realizar a oficina "Ilustração e leitura em voz alta - iLUZtrAÇÃO", com a ilustradora Sónia Borges.
No âmbito da iniciativa (Re) Ler da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e das ações de recuperação das aprendizagens 21|23, surgiu a nossa candidatura com o projeto Respirar, Ler, Pensar.
O projeto envolve todas as turmas do 2.º, 6.º e 8.º anos.
Ao longo do 2.º e 3.º períodos todas as turmas envolvidadas (21) vão às diferentes bibliotecas do agrupamento para realizar a oficina "Escrever paisagem: oralidade, sentidos e escrita" com a Equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro.
No âmbito das atividades do Grupo 400-História celebra-se o centenário de uma época de Glamour, Emancipação e Criatividade que é apelidada de “Loucos anos 20”. Para tal elaborou-se uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, incluindo um concurso de tiaras que podem ser vistos na Biblioteca Escolar até dia 25 de março. Passem por lá e quem sabe se não dão um pé de dança!!
Integrado no projeto (re)Ler, que envolve todas as turmas do 2º ano de escolaridade, tivemos no passado dia 16 e 17 a visita da escritora Elizabete Neves com a oficina de educação emocional “Desenrolar o Novelo de Emoções”.
Através da história de Marta e do seu amigo Sukha (O novelo de emoções), a escritora ajudou as crianças a identificarem e a compreenderem aquilo que sentem e a saberem lidar com as emoções que, não são boas nem más, mas podemos usá-las em nosso favor ou contra nós. Sabermos lidar com as nossas emoções traz-nos segurança e tranquilidade.
Foi muito giro e proveitoso!
Ao som da sinfonia dos animais, o Gabriel, o Jair e o Nuno da turma 2 do 9.ºano dinamizaram um momento de leitura em voz alta com várias turmas do 5.ºano, seguido de atividades que envolveram lições de vida, caça às letras, instrumentos musicais e um ouvido muito apurado.
Obrigada a estes nossos colaboradores pelo seu excelente trabalho!
No seguimento da atividade realizada com as turmas do 6.ºano no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, lançamos o mesmo desafio aos alunos do 5.ºano.Com o apoio dos professores de Português, cada turma selecionou e gravou uma fábula.
O professor Alberto Mendonça aperfeiçoou o produto final.
Esperamos que gostem!
E não esqueçam! LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO 1922-2022 - Exposição “ O LAGARTO”
A arte do professor Miguel Silva deu vida ao lagarto que José Saramago imaginou e o xilogravador J. Borges ilustrou.
A mestria do professor Alberto Mendonça gravou o lagarto em vídeo para memória futura.
Uma parceria imbatível! Obrigada!
CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO 1922-2022 - “O LAGARTO” de José Saramago
Por proposta da Biblioteca, a maioria das turmas do 2.ºciclo leu a obra “O Lagarto” nas aulas de português e posteriormente realizou varias atividades no espaço da biblioteca. Em equipa, os alunos responderam a um questionário de verificação da leitura e ordenaram as xilogravuras, que ilustram o livro, do artista plástico brasileiro J. Borges. Competição saudável na resposta ao questionário, mas alguma desordenação na ordenação das imagens.
Sobre a obra
De hoje não passa. Ando há muito tempo para contar uma história de fadas, mas isto de fadas foi chão que deu uvas, já ninguém acredita, e por mais que venha jurar e trejurar, o mais certo é rirem-se de mim. Afinal de contas, será a minha simples palavra contra a troça de um milhão de habitantes. Pois vá o barco à água, que o remo logo se arranjará.
José Saramago, 2016, O Lagarto, Porto: Porto Editora
CENTENÁRIO DE JOSÉ SARAMAGO 1922-2022 - EXPOSIÇÃO “Vida e Obra de Saramago”
Na equipa da Biblioteca (Teams), propusemos a visita à exposição” Vida e Obra de Saramago” e a resposta a um questionário (google form), a que podiam aceder com um QRCode. Para além dos dados biográficos e bibliográficos sobre o escritor, que podiam consultar de forma mais pormenorizada no site da Fundação José Saramago, também propusemos a visualização de diversos vídeos (QRCodes), designadamente sobre os retratos de Saramago do artista urbano VHILS.
Na exposição, destacamos ainda a sua obra " Viagem em Portugal",com a divulgação de excertos que descrevem a passagem de Saramago pelo Douro. Transcrevemos aqui alguns deles.
“Esta viagem a Portugal é uma história. História de um viajante no interior da viagem que fez, história de uma viagem que em si transportou um viajante, história de viagem e viajante reunidos em uma procurada fusão daquele que vê e daquilo que é visto, encontro nem sempre pacífico de subjetividade e objetividades. Logo: choque e adequação, reconhecimento e descoberta, confirmação e surpresa. O viajante viajou no seu país. Isto significa que viajou por dentro de si mesmo, pela cultura que o formou e está formando, significa que foi, durante muitas semanas, um espelho refletor das imagens exteriores, uma vidraça transparente que luzes e sombras atravessaram, uma placa sensível que registou, em trânsito e processo, as impressões, as vozes, o murmúrio infindável de um povo.”
“Atravessar a Serra do Marão, qualquer o pode fazer, mas quando se sabe que Marão significa casa grande, as coisas ganham o seu aspeto verdadeiro, e o viajante sabe que não vai apenas atravessar uma serra mas entrar numa casa.”
“Atravessar a Serra do Marão, de Vila Real até Amarante, deveria ser outra imposição cívica como pagar os impostos ou registar os filhos.”
“Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!”, foi o mote para a Semana da Leitura que ocorreu entre 7 e 11 de março.
Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
Mesmo com as limitações que a pandemia nos continua a impor, a festa da leitura trouxe uma grande dinâmica às turmas de todos os ciclos de ensino e à escola, em geral.
Muito obrigado a todos e boas leituras!
Atividades nos Centros Escolares:
Leituras partilhadas, dramatizações, escrita de poesias, leituras no palanque com megafone, recontagem de fábulas, escrita e leitura de mensagens/apelos à paz com a criação de um mural de mãos… a participação entusiástica de todos encheu-nos de orgulho e motivação.
Atividades na EB2,3:
Centenário de José Saramago (1922-2022): exposição “Vida e Obra” – Fundação José Saramago; Leituras de autor – “O Lagarto” e “A maior Flor do Mundo”.
Ler histórias com animais: Oito fábulas, oito turmas – Podcasts; Bicharada à solta – Clube TertuliArte; Ler com música – “Sinfonia dos Animais” de Dan Brown – alunos do 9.º ano.
Outras leituras: Leitura com sotaque – Luunda de José Luandino Vieira, por Nelma Aguiar; Leitura com debate – Mulheres Afegãs – histórias por detrás da Burka, de Zarghuna Kargar, Por Nelma Aguiar – 9.º ano; Clube de Leitura – No meu tempo… 2,º ciclo: Ler com Ciência – “Clube dos cientistas”, de Maria Francisca Macedo; Ler com História – “O Bando das Cavernas”, de Nuno Caravela.
GALERIA (brevemente) Vídeo Clube TertuliARTE
Atividades na Escola Secundária:
“Ler em voz alta” em todas as salas (seleção de textos e poemas); À procura da Liberdade – Leituras; “Ler aos Molhos” – leituras com megafone no Mercado Municipal; “Ler sempre, em qualquer lugar” – leitura interturmas; (Re)Palavrar – Oficina de leitura em voz alta com a atriz Rita Reis para todas as turmas do 8.º ano; Diário de Artista – Ler imagens e emoções – alunos de artes do ensino secundário apresentam/leem o seu trabalho para alunos do 9.º ano; “Feminino” – exposição dos alunos de artes sobre a condição feminina.
No âmbito da iniciativa (Re) Ler da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e das ações de recuperação das aprendizagens 21|23, surgiu a nossa candidatura com o projeto Respirar, Ler, Pensar.
O projeto envolve todas as turmas do 2.º, 6.º e 8.º anos.
As turmas do 8.º ano vieram à biblioteca (9 e 10 de março) para realizar a oficina "(Re) Palavrar - Escrita e Leitura em Voz Alta", com a atriz Rita Reis.
Não passado dia 11 de março demos por terminada a fase de escola do CNL, com a entrega dos diplomas às vencedoras:
Maria Francisca Ferreira Alves, Maria da Costa Ferreira e Matilde Ribeiro Sales.
Elas serão presentes, no próximo dia 22 de abril, na fase intermunicipal que decorrerá no AUDIR em Peso da Régua.
PARABÉNS!
Foi assim que comemoramos mais um carnaval: muita alegria, muita brincadeira, muita animação e máscaras bem giras!
Querem espreitar?
Concretizou-se mais uma edição do concurso Saber…aLer, com todos os alunos do 1º ciclo dos centros escolares e a biblioteca escolar.
As provas, realizadas em sala de aula, incidiram sobre os livros “A abelhinha giroflé” de Vergílio Alberto Vieira, para o 1º ano, “Planície de sonhos” de Conceição de Sousa Gomes, para o 2º ano, “João Mandrião” de António Mota, para o 3º ano e “A coragem de Tição” de Luís Represas, para o 4º ano.
Foi apurado um vencedor por cada turma, sendo eles:
1º ano: Guilherme Pereira Mesquita, Pedro Guedes Guichard, Alícia Fernandes Rosário, Camila Araújo Correia de Sousa, Catarina Pombo de Carvalho Pinto Ribeiro.
2º ano: Gonçalo Teixeira Gomes, Maria Teresa Pimentel, Carlota Nogueira Teixeira Neves Cigarro, Maria Francisca Ferreira Teixeira, Sofia de Sousa Ferreira, Catarina Alvadio.
3º ano: Rodrigo Afonso Gonçalves Pombo Soares, João Fonseca Cardoso Vaz Gonçalves, Leonor Almeida Guimarães Carlos Pereira, Tiago Tavares Rodrigues, Rui Miguel Rodrigues Marques, David Nuno Pereira Carvalhosa.
4º ano: Guilherme Correia Xavier, Inês Guerra Teixeira, Lara Marques Ribeiro, António Gabriel Coutinho Teixeira, Bernardo Silva Osório.
Parabéns a todos!!
A fase municipal do Concurso Nacional de Leitura realizou-se, esta tarde, no Auditório Municipal do Peso da Régua. Joana Assembleia, Joana Gouveia e Margarida Valente são as alunas do ensino secundário que irão disputar a fase intermunicipal. A estas alunas juntam-se Francisca Alves, Maria da Costa Ferreira e Matilde Sales do 1.º ciclo; Tomás Peixoto; Francisco Teixeira e Constança Teixeira do 2.º ciclo e Gonçalo Ferreira, Carolina Rodrigues e Lisando Pereira do 3.º ciclo.
A fase intermunicipal da CIM DOURO decorrerá a 22 de abril, no Auditório Municipal de Peso da Régua, com o objetivo de apurar dois alunos por ciclo de ensino para a fase final do concurso, agendada para 4 de junho.
No âmbito da iniciativa (Re) Ler da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e das ações de recuperação das aprendizagens 21|23, surgiu a nossa candidatura com o projeto Respirar, Ler, Pensar.
O projeto envolve todas as turmas do 2.º, 6.º e 8.º anos e os principais objetivos são os seguintes:
No dia 14 comemorou-se o Dia dos Afetos nos nossos centros escolares.
A biblioteca propôs algumas atividades às turmas do pré-escolar e 1º ciclo: partindo da leitura e exploração de histórias como “Gosto de ti” de Elen Lescoat, “O que é o amor” de José Jorge Letria ou “O livro dos sentimentos” de Todd Parr, todos os alunos teriam que escrever/desenhar mensagens que assentassem na amizade e no amor.
E sabem que mais? Todas as turmas se deixaram afetar pelos afetos!
Um obrigado a todos, com afeto!
No dia 8 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Segura.
Assim, durante as semanas de 7 a 11 e de 14 a 16 de fevereiro, a Biblioteca Escolar e o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) promoveram sessões de sensibilização, em articulação com os professores de Cidadania do 9º ano de escolaridade da AEJAC e da EB 2,3, subordinadas ao tema "Redes Sociais - Privacidade na Internet".
Os alunos foram convidados a dar o seu contributo numa tertúlia acerca do assunto em questão, que muito lhes diz respeito, num ambiente calmo e descontraído que caracteriza a nossa biblioteca escolar, tendo participado entusiasticamente.
No final, foram deixadas algumas dicas e sugestões para que todos usem as redes sociais conscientemente e em segurança.
Após a receção dos últimos títulos adquiridos através do financiamento do PNL e com a divulgação de todos os conjuntos de obras disponíveis para requisição, iniciaram-se as atividades dos clubes.
Ler por prazer! Livros para todos e para todos os gostos!
E agora é vê-los voar para outras mãos, outros leitores...
Uma ESCOLA + constrói-se com a LEITURA.
Mais uma vez, os alunos do 2.ºciclo participaram todos na fase de escola do concurso, que este ano propôs a leitura das obras " A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen para o 5.ºano e "Ulisses" de Maria Alberta Menéres para o 6.ºano.
Após uma prova escrita de verificação da leitura, foram selecionados para a prova oral no dia 9 de fevereiro os seguintes alunos: Eduardo Neto Teixeira (5.ª2);Duarte Sequeira, Rodrigo Belchior e Tomás Peixoto (5.º4); Francisco Silva Teixeira (5.º5);Helena Pereira (6.º1);Guilherme Braz (6.º4);Ana Monteiro (6.º5);Constança Teixeira (6.º6);Clara Dinis e Gonçalo Pereira (6.º7).
O júri da prova oral,constituído pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Santa Marta de Penaguião, Filomena Nunes, a Coordenadora de Estabelecimento,Margarida Arcanjo, a professora Carla Cristina Pinho e os alunos do 9.ºano Gabriel Araújo e Nuno Aires, avaliou os concorrentes que se mostraram prontos para o desafio e seguros no seu desempenho.
Mas apenas três podiam ser selecionados para a fase intermunicipal e a escolha unânime recaiu sobre o Tomás Peixoto, o Francisco Silva Teixeira e a Constança Teixeira.
Obrigada a todos pela colaboração, participação e empenho.
Todos juntos, festejamos a LEITURA!
No passado dia 8 de fevereiro, realizou-se pela primeira vez na nossa escola o European Money Quiz 2022. Um concurso internacional que decorre em várias fases. Nesta primeira fase participaram cerca de 118 alunos do 8.º ano de escolaridade, tendo sido apurados para a fase nacional, os alunos Francisco Dimas Pinto (8.ºD) e Laura Cristina Sousa (8.ºF).
No passado dia 27 de janeiro comemorou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. As Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Cinema aliaram-se para que este momento negro da história da humanidade não ficasse esquecido. Igualmente, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, convidamos todas as turmas do 10.º ano a visionar o filme da realizadora francesa Marie-Castille Mention-Schaar “Uma Turma Difícil” para tratar o tema da multi e interculturalidade. No final, debatemos o filme e os temas referidos.
Foram apurados os 3 vencedores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário, da 1.ª Fase do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Na próxima fase (Municipal) os alunos do secundário vão competir com 3 alunos da Escola Profissional do Rodo. Em abril os alunos vencedores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e Ensino Secundário vão representar o agrupamento, na Fase Intermunicipal, que este ano se realiza em Peso da Régua, sendo organizada pela Biblioteca Municipal.
A Fase de Escola aconteceu no passado dia 26 de fevereiro, na Biblioteca Escolar. Estiveram presentes os alunos do Clube de Leitura da professora Nelma. O júri foi constituído por três professores do agrupamento (Carlota Martins, Pedro Ferreira e Rosa Ferrão), a representante do Serviço Educativo do Museu do Douro, Marisa Adegas e o representante da Direção da nossa escola, professor Nuno Montes. Venceram esta fase do concurso os alunos, Gonçalo Ferreira (7.ºD), Carolina Rodrigues (8.ºC), Lisandro Pereira (8.ºD), Margarida Valente (10.ºB), Inês Sequeira (10.ºB) e Joana Gouveia (12.ºB).
A Equipa das Bibliotecas Escolares agradece a disponibilidade dos elementos do júri e congratula-se pelo excelente desempenho de todos os alunos participantes na festa da leitura.
A atividade foi promovida na disciplina de filosofia, pelo professor Rolando Xavier e teve como tema: “Debate: Vacinação obrigatória? Sim/não”, subordinada ao tema “Saúde” no âmbito da disciplina cidadania e desenvolvimento, em colaboração com a Biblioteca Escolar. A atividade decorreu na tarde do dia 16 de dezembro na biblioteca e envolveu várias turmas do ensino secundário. Os alunos realizaram pesquisas para a tomada de posição e organizaram-se de forma a expor os argumentos de acordo com as boas regras do discurso/debate. Informaram-se cientificamente, tecnicamente e socialmente, sendo o seu enriquecimento verificado a nível da reflexão e acima de tudo no espírito crítico autónomo. Desenvolveram a capacidade de respeito pela opinião diferente e conheceram melhor liberdades individuais, mas também os deveres cívicos da vida em comunidade. A atividade foi amplamente positiva, bem como o empenho. Verificou-se também um enorme prazer na preparação e na execução. Os mesmos deixaram expressa a vontade da realização de outros debates ao longo do ano.
Nesta época de dádiva, os alunos do 1º ciclo, num gesto solidário, agiram em defesa de cinco pessoas que precisam de nós, escrevendo cartas de apoio.
Desta forma, as nossas crianças, pretendem contribuir para um mundo mais justo, juntando-se a milhões de pessoas que, através de diversas ações, aceitam fazer frente à injustiça.
A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional e nós participámos!!
Ao longo do 1º período as turmas utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, onde desenvolveram atividades variadas que divergiram em temas e trabalhos. Também nos deixaram algumas evidências!
Oram vejam!
A “Caixinha das Surpresas” é um projeto de leitura acompanhada, desenvolvido em sala de aula pelo professor titular da turma, tendo como parceiro a Biblioteca Escolar.
A biblioteca escolar disponibiliza “caixinhas” com conjuntos de livros, bem como materiais de apoio à exploração dos mesmos.
Durante o 1º período foram requisitadas e exploradas, em sala de aula, 35 caixinhas. No final do período, cada professor, procedeu à avaliação do projeto (como exemplo as fichas anexas).
O projeto Biblioteca ConVida trouxe-nos, neste período, a leitura e exploração de dois livros: “Um bicho estranho” de Mon Daporta para o pré-escolar e “O fato novo do sultão” de Guerra Junqueiro, para o 1º ciclo.
Na sequência da exploração da história, o pré-escolar teve oportunidade de construir e também desenhar, um pequeno rato, identificando as partes do seu corpo; já os alunos do 1º ciclo tiveram oportunidade de explorar a cultura árabe comparando-a com a nossa e realizar uma ficha de interpretação.
Com alguns dos trabalhos plásticos, fizemos bonitos painéis!
A Maratona de Cartas é o maior projeto mundial de ativismo em prol dos Direitos Humanos e envolve escolas de todo o mundo.
Este ano as Bibliotecas Escolares voltaram a promover este evento, tendo até ao momento sido recolhidas centenas de assinaturas.
Nesta nobre tarefa tivemos a colaboração da Associação de Estudantes e das professoras de inglês, Ana Comenda e Helena Guedes, que lecionam no 4.º ano de escolaridade.
Os alunos que ainda não podem assinar as petições estão a desenvolver postais.
Continuamos a contar com a colaboração de toda a Comunidade Escolar até ao dia 31 de janeiro.
É muito fácil participar e não se esqueçam de associar o código do nosso agrupamento 1PQJ
MARATONA DE CARTAS
No quadro da comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, a equipa do PNC da Escolas Secundária João de Araújo Correia, apresentou o filme "O Sonho de Wadjda", da realizadora saudita Haifaa Al Mansour. Para uma plateia de cerca de 60 alunos e professores do ensino secundário, foi apresentado um enquadramento da obra e posterior projeção. No final, houve lugar a debate e análise do filme. Excelente momento de cinema e incursão na vida quotidiana de uma família muçulmana.
Dia 10 de dezembro assinala-se o "Dia Internacional dos Direitos Humanos".
Neste dia, o "Projeto H XXI" do Grupo 400, pretende refletir sobre a atualidade da evolução política internacional no Afeganistão, despertando na comunidade escolar o espírito crítico e cívico dos Direitos Humanos sobre a Sharia, lei islâmica que o grupo Talibã quer aplicar no país.
A Exposição está patente na Biblioteca Escolar.
A comemorar também se aprende!
Na passada Quarta-feira, dia 17 de novembro, o Clube TertuliARTE recebeu a visita do escritor André Fernandes e do “Tio” Jorge na Biblioteca da Eb23. O André e o “Tio” Jorge já conheciam a nossa escola, pois já cá tinham estado há alguns anos para nos falar dos livros “Tia Guida” e “25+, a vida é uma escola”. Desta vez, com um novo público, além de nos falar dessas mesmas obras, o André apresentou as suas mais recentes, “Só não lhe chames amor” e “Do luto ao amor”. Como sempre, a plateia emocionou-se com as palavras sempre tão sábias e cheias de amor do André e sentiu-se à vontade para fazer a sua partilha pessoal. Foi uma tarde especial e memorável! Muito obrigado, André e “Tio” Jorge! Não vos esqueceremos!
A equipa do museu do Douro presenteou-nos, mais uma vez com uma atividade que encantou as nossas crianças: trouxe dois artistas plásticos que nos ensinaram a fazer serigrafia.
Foi muito agradável podermos lidar com pessoas convidadas e termos novas experiências. Também tivemos oportunidade de aprender palavras como “fotolito”, “raclette”, “emulsão”…
Parabéns à equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro! Foi incrível!
O dia 11 de novembro é o dia em que tradicionalmente celebramos o S. Martinho e as nossas bibliotecas não quiseram deixar de se juntar à festa.
Depois da leitura e exploração da “História da Maria Castanha”, lançámos o desafio, às turmas, da decoração de partes do puzzle de castanhas gigantes, o que resultou em trabalhos colaborativos, muito giros!
A Lenda de S. Martinho foi trabalhada com os meninos surdos, concluindo com jogos alusivos. As turmas também realizaram diversas atividades, à volta do tema.
“Sai da Bolha!” é uma ação que pretende proporcionar tempo para ler, escrever e pensar!
Uma vez por mês, os alunos de 10.º ano saem 90 minutos da sala de aula para desenvolverem atividades
de leitura e/ou escrita, na disciplina de Português.
Nesta segunda saída, desenvolveu-se uma oficina sobre como fazer uma apresentação oral e ser bem sucedido(a). E porque,
como diz Daniel Pennac, “As palavras precisam de corpo!”, não faltaram exercícios para aquecer voz ou descontrair os
músculos nem trava-línguas para exercitar a dicção. No final, construiu-se uma história com todos os excertos de obras
literárias escolhidos e lidos pelos alunos.
No passado dia 26 de novembro, numa ação de parceria entre o Serviço Educativo do Museu do Douro (SEMD) e as Bibliotecas Escolares, a atriz Rita Reis desenvolveu
4 oficinas com alunos da EB2,3 (6.º ano) e da Escola Secundária (9.º e 10.º anos). Durante as oficinas foram desenvolvidos vários exercícios de coordenação e
concentração e, por fim, a construção e interpretação de pequenas histórias e poemas a partir de livros/autores escolhidos pelos alunos. As oficinas foram
ricas em interação e permitiram que todos se conhecessem melhor, abrindo igualmente espaço para a imaginação e a comunicação.
As Bibliotecas Escolares agradecem ao SEMD e à Rita a disponibilidade e o empenho em trazer às nossas escolas a criatividade e a imaginação.
Em torno do tema “CONTOS DE FADAS E CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO”, enviamos uma proposta de abordagem interdisciplinar para o quinto e outra para sexto ano, através do Teams, envolvendo várias disciplinas.
Obrigada pela disponibilidade e a participação de todos!
Com a colaboração dos professores de Português, desafiamos as turmas do 6.ºano a gravar um conto tradicional, indo de encontro ao tema deste ano “CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO”.
Desafio aceite, iniciamos as gravações!
Todos se agarraram à Leitura e deram o máximo!
Partilhamos convosco o produto final.
7 TURMAS, 7 CONTOS!
Obrigada pela vossa dedicação e entusiasmo!
O tema deste ano “CONTOS DE FADAS” inspirou-nos a mergulhar no mundo maravilhoso da obra “A Fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Assim, propusemos aos professores de Português de 5.ºano que antecipassem para o mês de outubro a leitura orientada da obra em sala de aula.
No seguimento desta proposta, a obra foi igualmente escolhida para a prova de escola do Concurso Nacional de Leitura deste ano.
Finalizamos a atividade com um regresso aos jogos de tabuleiro.
Lançamos os dados e de casa em casa viajamos pela Floresta Encantada da Fada Oriana. Só chegaram à meta os que tiveram a sorte de investir na Leitura.
Ou será que tiveram a ajuda da Rainha das Fadas?
No âmbito do Plano Nacional de Cinema (PNC), a iniciativa do CINANIMA levar o festival de cinema de animação às escolas foi um sucesso. Muitos alunos, dos vários ciclos de ensino, assistiram aos filmes durante a semana de 8 a 12 de novembro.
No passado dia 29 de outubro, e com o principal intuito de marcar a data mais "assustadora" do ano, as turmas A e B do décimo ano, sob a orientação da professora Helena
Guedes, aceitaram um desafio/concurso de escrita criativa.
Três regras a seguir: escrita colaborativa, inclusão de oito palavras apresentadas e o mesmo ponto de partida... It was halloween night and I decided to take a shortcut through the woods.
Os resultados foram narrativas com cenários tenebrosos e detalhes horripilantes. Aqui ficam os textos premiados que ganharam vida na voz de um elemento de cada grupo vencedor.
O "Leituras à Solta" é um programa mensal de rádio promovido pelas bibliotecas escolares.
Neste mês de novembro foi realizado em parceria com o grupo de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e transmitido no dia em que se comemora o seu dia nacional.
Para além do programa de rádio foi igualmente realizado um vídeo.
A todos e a todas que colaboraram na sua produção, o nosso muito obrigado.
As formações dos técnicos da PORDATA são uma verdadeira viagem nos números. Cerca de 115 alunos do Ensino Secundário, divididos em dois grupos, assistiram hoje a uma dessas formações com a Drª. Mariana Vieira de Campos. O PORDATA é um portal web de informação estatística sobre Portugal e a Europa. As formações versam sobre as diferentes funcionalidades da plataforma e permitem a alunos e professores compreenderem melhor todo o seu potencial e descobrirem possibilidades de utilização em contexto de sala de aula e não só!
A Equipa das Bibliotecas Escolares agradece a todos os colegas e alunos a adesão à iniciativa.
O dia 31 de outubro - Dia Mundial da Poupança - foi criado em 1924. Este dia deve ser “um dia dedicado à promoção da poupança em todo o mundo".
Assim, para a celebração desta data, a nossa biblioteca lançou, às turmas, o desafio de fazerem um jogo financeiro.
Sabemos que “educação” é um processo de aprendizagem e desta forma, aprendemos brincando, a sermos consumidores mais conscientes, a mudar hábitos, a ter comportamentos de poupança, a desenvolver novos valores…
Boas poupanças!
Este mês de outubro, celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo.
O tema de 2021 é “Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo”.
Nas aulas de português língua segunda exploramos o conto "A Ferradura e as Cerejas" de Fátima Sobral. Este foi um trabalho de equipa entre
alunos surdos e ouvintes. Deste modo, o conto está acessível para melhor compreensão de todos.
Durante este mês, as turmas dos centros escolares - pré-escolar e 1º ciclo - puderam visitar as bibliotecas escolares, rever suas regras de funcionamento e sua organização bem como a disponibilidade de recursos.
No final da atividade, puderam também fazer o jogo “Caça ao livro”.
Foi bem divertido!
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as alunas do 10.ºE, recriaram o conto popular Frei João sem Cuidados.
As nossas bibliotecas, durante esta semana, também comemoraram o Halloween, ou Dia das Bruxas.
É uma celebração anual, observada em vários países, no dia 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos.
As nossas bibliotecas disponibilizaram literatura e materiais alusivos.
Na passada sexta-feira, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação, uma data que serve para consciencializar os nossos alunos da importância que devemos dar à boa nutrição.
Celebrada em mais de 150 países, esta data é um apelo à erradicação da fome, pelo que aprendemos a ser consumidores mais responsáveis e a fazer escolhas nutritivas e saudáveis.
Esta atividade teve por base a leitura da história “O dia em que a barriga rebentou” de José Fanha.
“Sai da Bolha!” é uma ação que pretende proporcionar tempo para ler, escrever e pensar! Leitura, escrita e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros
materiais de leitura. Uma vez por mês, os alunos de 10.º ano saem 90 minutos da sala de aula para desenvolverem atividades de leitura e/ou escrita, na disciplina de Português.
A saída da sala de aula pretende a constituição de um ambiente diferente e criativo, o qual favoreça o envolvimento dos alunos na escolha e na planificação das atividades, por
forma a beneficiarem de um efetivo feedback.
Nesta primeira saída, os alunos desenvolveram uma oficina de oralidade e de escrita* em torno da(s) palavra(s).
*Em colaboração com a BE: Projeto Entre Linhas
A proposta que a Lara Santos nos trouxe para o fórum de leitores da disciplina de Literatura Portuguesa foi o Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
O romance proibido de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, com Mariana da Cruz a formar um triângulo amoroso com final trágico, é inspirado na vida do próprio
autor, também ele protagonista de um amor impossível.
Uma das mais eternas histórias de amor da literatura portuguesa, é um apelo à liberdade do amor contra as exigências sociais do século XIX.