Luísa Custódio, uma ex-aluna, a fazer mestrado em ensino de português, voluntariou-se para dinamizar um clube de leitura na nossa escola.
Imediatamente acolhemos a ideia e a vontade com enorme satisfação. Reunimos um conjunto de alunos, criámos uma equipa no MS Teams, e hoje, sexta-feira,
aconteceu um primeiro encontro entre os alunos e a dinamizadora do Clube.
O objetivo é que os alunos leiam uma obra por período sob a orientação online e presencial da Luísa.
A obra escolhida para o 1.º período foi "O Mandarim", de Eça de Queirós. No final de cada período haverá lugar para que cada aluno possa apresentar
a obra. Contamos para isso com a prof.ª Emília Craveiro, que integrará as prestações dos alunos na avaliação da disciplina de Literatura
Portuguesa.
Está em curso a implementação do Projeto 10 Minutos a Ler. Um projeto do PNL destinado a incentivar o gosto pela leitura
Todos os alunos, de todos os ciclos de ensino do agrupamento estão a participar.
O entusiasmo é grande, centenas de livros estão fora das estantes, o que é excelente para o desenvolvimento do prazer de ler e da competência leitora.
O concurso Juntos a Criar é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice Portugal e visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis.
O concurso foi lançado a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas integradas no projeto Todos Juntos Podemos Ler.
Alguns alunos do Centro Escolar das Alagoas e da EB 2,3 participaram no concurso. Foi escrita uma história com o título "Escola de Todas as Cores" onde se
fala da diferença e da inclusão! A história foi também traduzida em Língua Gestual Portuguesa e em Pictogramas de Comunicação Alternativa. O trabalho foi
orientado pela Terapeuta da Fala Ana Correia e pela Docente do Ensino Especial Cidália Cunha, com a colaboração da Equipa da Biblioteca Escolar.
Fica o nosso agradecimento aos alunos e à equipa orientadora pelo excelente trabalho:
Comunicação do prémio no site da RBE
Publ. "Escola de Todas as Cores"
Publ. "Escola de Todas as Cores" - Tradução em pictogramas
Changing Democracies | Democracias em Mudança é um
projeto europeu realizado em parceria com a Equipa Educativa do Museu do Douro.
Esta oficina itinerante apresenta 30 testemunhas de histórias de transição de ditadura para democracia de dez países europeus: Portugal,
Espanha, Lituânia, Polónia, Roménia, Chéquia, Croácia, Países Baixos, Bélgica e Grécia.
Como seria a vida sem democracia? A democracia tem cumprido as suas promessas? O que é que uma democracia saudável precisa para
funcionar eficazmente? Qual é o papel dos cidadãos?
Democracias em Mudança | Changing Democracies (2023 a 2025) recolhe histórias pessoais não contadas de toda a Europa sobre
transições recentes para a democracia e como podem estas conduzir a uma reflexão crítica e ao diálogo sobre a democracia atual.
No final do projeto, que decorre durante o mês de outubro, espera-se que mais de 400 alunos participem das oficinas proporcionadas pela Equipa educativa do Museu do Douro,
a quem desde já agradecemos a oportunidade
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, por inciativa das professoras de línguas,
desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com
material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas
em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade,
expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.
Mais uma vez as nossas bibliotecas participaram na “Receção aos alunos” no primeiro dia de aulas.
Ao visitarem a nossa biblioteca, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o espaço e tomar conhecimento do seu funcionamento.
Também ouviram a história “O dia em que o monstro foi à escola” descobrindo comportamentos a evitar no espaço escolar.
Para finalizar, todos receberam a “pulseira da amizade”, como compromisso de sermos todos amigos e nos ajudarmos mutuamente.