O projeto “Já sei ler”, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, pretende levar a criança, os pais e os professores a valorizar a atividade leitora proporcionando momentos de leitura diária com as crianças.
A biblioteca escolar selecionou obras de literatura para a infância do agrado das crianças, capazes de os entusiasmar, para que ler seja um prazer, levando os nossos alunos a tornarem-se leitores efetivos.
O projeto foi desenvolvido nas turmas do 2º ano e dinamizado por uma rede que envolve as escolas, os alunos e as famílias.
Nesta iniciativa foram lidas/exploradas 185 obras de literatura infantil.
O projeto “Leitura em vai e vem”, uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, tem por objetivo consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar.
O projeto foi desenvolvido nas turmas do pré-escolar promovendo a leitura no seio das famílias, envolvendo as crianças na leitura de histórias, no reconto, na opinião crítica.
Nesta iniciativa foram lidas/exploradas 109 obras de literatura infantil.
Ao longo do ano, todas as turmas do 2.º ciclo recorreram aos pacotes de livros disponíveis na Biblioteca para leitura orientada em sala de aula.
A lista atualizada de todos os títulos e o respetivo número de exemplares foi divulgada através da plataforma Teams.
A Biblioteca acompanhou todo o processo, promovendo atividades e disponibilizando materiais de apoio.
Eis a lista das obras lidas e exploradas por todas as turmas dos anos indicados.
5.ºano
O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen
O Príncipe Nabo de Sophia de Mello Breyner Andresen
As Naus de Verde Pinho de Manuel Alegre
6.º ano
Ali Babá e os Quarenta Ladrões
Rosa, minha irmã Rosa de Alice Vieira
Ulisses de Maria Alberta Menéres
Os Piratas de Manuel António Pina
O Pássaro da Cabeça de Manuel António Pina
Outras obrais trabalhadas por turmas em contextos específicos (atividades promovidas pela Biblioteca/ projetos interdisciplinares):
A Memória de Giz de Agustina Bessa Luís
A folha do limoeiro de Mónica Baldaque
Imagine de John Lennon
Como Sobreviver à família de Álvaro Magalhães
A Abelha Cuscas de Paulo Santos
Carta aos líderes do mundo de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva
A água e a águia de Mia Couto
Rio Infinito de Mia Couto
Este livro vai ajudar a arrefecer o Planeta de Isabel Thomas
Plasticus Maritumus de Ana Pêgo
Quem vê likes, não vê corações de Álvaro Magalhães
Onde dormem os pássaros? de Nuno Higino, ilustrações de Armanda Passos
Uma Aventura na Quinta dos Enigmas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Uma Aventura nas Arábias de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Os Indomáveis F.C.- A final europeia de Álvaro Magalhães
Concurso Nacional de Leitura: materiais:
O Rapaz de Bronze
Ali Babá e os Quarenta Ladrões
CNL - Prova Oral
Outros materiais:
Encontro com o escritor Paulo Santos
Guião de Leitura - "A água e a águia" e "O rio infinito"
Guião - Como fazer uma apresentação oral
MIBE: Proposta de abordagem interdisciplinar
Proposta de abordagem: centenário de Agustina Bessa-Luís
Sobre a obra "O rapaz de bronze"
Ao longo do ano letivo, realizaram-se seis sessões de cada clube, na hora do Apoio ao Estudo. Duas por período: a primeira dedicada à seleção de obras maioritariamente em articulação com os domínios operacionalizados em Cidadania e Desenvolvimento, para leitura durante um período de três semanas; a segunda, para a leitura em voz alta, apresentação e conversa sobre os livros lidos, por vezes na sala de aula, outras na Biblioteca ou num espaço exterior da escola.
Turma 5.1
Beatriz e o Plátano de Ilse Losa
A Menina Gotinha de Água de Papiano Carlos
O Planeta Branco de Miguel Sousa Tavares
História de um Caracol que descobriu a importância da lentidão de Luís Sepúlveda
Oh, não! Sou um influenciador digital de Álvaro Magalhães
Quem vê likes não vê corações de Álvaro Magalhães
Turma 5.5
A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen
A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen
Títulos da coleção Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo
O Pequeno Livro da Desmatemática de Manuel António Pina
Herbário de Jorge Sousa Braga
Turma 6.5
Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo
Oh, não! Sou um influenciador digital de Álvaro Magalhães
Quem vê likes não vê corações de Álvaro Magalhães
Títulos da coleção #Clássicos
Momentos em volta da Leitura, muito apreciados pelos leitores!
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
Os benefícios gerados pela prática da leitura têm sido já amplamente estudados e demonstrados.
No sentido de fazer crescer os hábitos de leitura nos nossos alunos, os Centros Escolares envolveram-se na iniciativa “Clubes de Leitura”, promovendo o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras.
Desta forma, as turmas do 3º e 4º ano empenharam-se na leitura imprimindo grande sucesso à iniciativa, discutindo livros e leituras num ambiente estimulante e o resultado foram 24 livros lidos durante este período!
Parabéns aos leitores!
Ao longo deste período, através da leitura orientada em sala de aula, as turmas do 1º e 2º ano dos Centros Escolares, fizeram da leitura e da escrita uma rotina, proporcionando o contacto continuado com o livro e desenvolvendo competências de fluência e compreensão leitoras.
Utilizando conjuntos de vários exemplares da mesma obra e usufruindo de diferentes momentos de leitura, promove-se a literacia literária, desenvolvendo no aluno o gosto pela leitura e por obras gradativamente mais extensas e complexas.
Desta forma, ao longo deste terceiro período, as turmas exploraram 48 obras literárias dos mais diversos estilos.
Parabéns aos leitores!
Para ler fluentemente, as crianças necessitam reconhecer instantaneamente as palavras apenas pela visualização, sem as ler ou as dividir.
Só quando a criança consegue ler rapidamente sem cometer erros frequentes é considerada “leitora fluente”, pois lê sem dificuldades e a um bom ritmo.
A fluência leitora é essencial para uma boa compreensão da leitura, mas reconhecer cada palavra pode exigir muito esforço! É sobretudo a nível do 2º ano que estas dificuldades melhor se demarcam.
A principal forma de ajudar a desenvolver estas competências é praticando a leitura e uma das estratégias mais utilizadas é a leitura de histórias.
Com o objetivo de ajudar os nossos alunos a melhorar a sua competência leitora, durante este ano letivo, as nossas bibliotecas desenvolveram o projeto “Leitura a pares” no qual foram acompanhados e ajudados 20 alunos que iam 3 a 4 dias por semana, durante 20 minutos, treinar a sua leitura acompanhados por um professor ao serviço da biblioteca.
Ao longo deste período o projeto “Os pais contam e leem na escola” trouxe, mais uma vez, pais, avós, familiares e encarregados de educação a fazerem uma leitura na turma dos seus filhos.
É uma honra poder informar que durante este 3º período recebemos, nas nossas escolas, um total de 80 leitores entusiasmados e criativos.
Assim, deixamos o nosso agradecimento a todos quantos vieram às nossas turmas desenvolver atividades fantásticas que superam, em muito, uma simples leitura!
Ao longo do 3º período os grupos/ turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades que constam ou se relacionam com as do “Roteiro para uso da biblioteca escolar”.
As turmas apreciaram as atividades com destaque para as turmas do pré-escolar que gostaram, sobretudo, de realizar os Kahoot(s) das histórias lidas e exploradas.
O projeto SOBE pretende promover a integração da temática da saúde oral nos currículos escolares, numa abordagem transversal. Em colaboração com diferentes parceiros, a RBE, O PNL, a DGS e as bibliotecas escolares pretendem contribuir para a alteração dos comportamentos ligados a esta temática, promovendo aprendizagens para uma excelente saúde oral!
Este período foram distribuídos KITs de escovagem aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, juntamente com uma pequena sensibilização para a escovagem dos dentes promovendo maior consciencialização da importância de uma boa higiene oral.
Este projeto realizado com turmas do 3º e 4º ano em programa de tutoria com a turma do 12º de artes, pretende equacionar a educação artística na promoção de uma cultura de cidadania, evidenciando a importância da educação artística no desenvolvimento de competências que visam a construção de uma cidadania ativa.
As práticas artísticas são um meio incontornável no desenvolvimento de competências, particularmente ao nível da expressão e comunicação, relação interpessoal e cívica, pensamento crítico e reflexivo.
Estas atividades também pretendem suscitar motivação pois rompem com a rotina e conferem aos alunos condições para aprenderem conceitos, desenvolverem habilidades, competências e atitudes.
Também desenvolvem capacidades de reflexão de forma autónoma e crítica.
No dia 7 de junho, as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares, através de uma agilização feita entre o adjunto da direção e a Porto Editora, tiveram o privilégio de um encontro on-line com a conhecida escritora Luísa Ducla Soares, autora de variados livros de literatura infantil já bem nossos conhecidos e explorados em contexto sala de aula, em contexto de biblioteca ou de Leitura em Família e domiciliária.
Nesse encontro, os nossos alunos tiveram oportunidade de conhecer a vida da escritora e as “histórias” que estão por trás das histórias que tão bem conhecemos.
Foram feitas muitas perguntas pelos nossos pequenos curiosos, perguntas a que a escritora tão amavelmente respondeu, numa dinâmica e agradável interação.
É destes momentos que as nossas memórias ficam povoadas, para certamente não esquecer nunca!
O Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta insere-se no programa Maratona da Leitura, organizado pelo Município da Sertã, pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e pela empresa PALSER. Conta também com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares.
As bibliotecas do nosso agrupamento promoveram a participação dos alunos nas suas três edições, tendo sempre conseguido classificar-se nos primeiros lugares. Este ano, temos o prazer de informar, que a aluna Inês Carvalho, do 12.º C, ficou em 1.º Lugar com a extraordinária interpretação do poema de Mário Cesariny, “You are welcome to Elsinore”.
Para a aluna ficam os nossos parabéns.
Estaremos em Sertã, no próximo dia 6 de julho para receber o prémio e participar no workshop sobre narrativa oral, promovido pelo escritor, ilustrador e contador de histórias Rodolfo Castro
Ouvir a gravação na SoundCloud:
A Fase Nacional da 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, desenvolvida pelo Plano Nacional de Leitura, teve lugar entre os dias 15 de maio e 3 de junho de 2023, data da festa final em Torres Vedras.
As bibliotecas dos Centros escolares promoveram a iniciativa e tivemos em concurso a aluna Beatriz Gouveia da turma 4.2 do Centro Escolar das Alagoas.
Esta fase constou de prova escrita on-line, realização de um vídeo e prova oral de palco.
Parabéns à nossa concorrente!
No âmbito do Encontro Anual de Avaliação da Atividade da CPCJ 2022 que decorreu em Peso da Régua, os Centros Escolares foram desafiados a participar no concurso de desenho “Proteger mais e melhor”.
Os Centros Escolares arrecadaram o 1º, 2º e 3º prémio, sendo que os trabalhos contemplados com o 2º e 3º prémio foram elaborados por grupos de alunos em contexto de biblioteca.
Parabéns aos vencedores e às nossas bibliotecas!
A coleção “Os Indomáveis F.C.” é uma das mais procuradas e requisitadas.
Dedicado aos seus adeptos, organizamos um campeonato interturmas. A primeira eliminatória decorreu na sala de aula, para o apuramento de um jogador por turma.
A final teve lugar na Biblioteca com as claques a torcerem entusiasticamente pelos seus jogadores.
Muita concentração e fairplay!
No âmbito da disciplina de Matemática, os alunos do 8º ano da AEJAC elaboraram trabalhos de pesquisa sobre os pintores Nadir Afonso e Carmen Herrera, que complementaram com a elaboração de desenhos geométricos onde plasmaram todo o seu sentido artístico e criativo. Todos os desenhos estiveram expostos na Biblioteca Escolar e foram sujeitos ao escrutínio e votação da comunidade escolar.
O desenho de maior agrado dos votantes é do “artista” Guilherme Borges, aluno do 8ºB. Parabéns ao Guilherme e a todos os participantes nesta atividade!
No âmbito da atividade “Tempo para ler e Pensar”, da ação "Escola a Ler 21|23" implementada pela Biblioteca Escolar e planificada em parceria com o grupo disciplinar de Inglês, as docentes Fernanda Sousa e Helena Guedes promoveram, em sala de aula, momentos de leitura dinâmica do livro “The Giving Tree” de Shel Silverstein.
Os alunos das turmas A,C, E e D do sétimo ano leram e exploraram vocabulário, bem como a mensagem do livro. Pretendeu-se, para além de fomentar o gosto pela leitura organizada e em Inglês, também a ida à Biblioteca para requisitar livros.
As turmas gostaram da atividade e participaram com entusiasmo.
No âmbito da Semana Internacional da Educação Artística decorreram, na Biblioteca Escolar, as oficinas "Sinais do Corpo" com o objetivo de explorar e interligar corpo, mente, emoções e expressão artística. As oficinas tiveram a participação de alunos do 3º ciclo e do secundário e foram promovidas pelo grupo de Artes Visuais em colaboração com o Serviço Educativo do Museu do Douro.
Enquanto parceira neste projeto, a Biblioteca Escolar organizou e dinamizou o concurso de fotografia “ O Reino Maravilhoso de Torga”.
Numa fase inicial, promoveu uma sessão de formação "Aprender com a BE: Aspetos fundamentais a considerar quando se faz fotografia", dinamizada pelo Coordenador das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, professor José Artur Matos, a que assistiram as turmas eenvolvidas no projeto.
Durante uma saída de campo, os alunos fizeram registos fotográficos, num dos locais visitados, daquele a que Miguel Torga se refere como o Reino Maravilhoso.
Posteriormente, as fotografias apresentadas a concurso foram divulgadas e expostas para apreciação de um júri e de toda a comunidade educativa.
O júri, constituído pelos professores José Artur Matos e Miguel Silva e pela Presidente da Associação de Pais/Encarregados de Educação, Ana Isabel de Sousa, selecionou uma das fotografias e a comunidade também votou na sua preferida, acedendo a um formulário, através de um QRcode.
APRENDER COM A BE. SEMPRE.
Por proposta da professora Sónia Lopes, o Dr. João Batista, geólogo e professor universitário, veio à Biblioteca Escolar falar sobre a geologia da nossa região e sobre a origem da nossa água termal, para a turma 8ºB.
A palestra surge na sequência do trabalho desenvolvido pela turma sobre águas minerais portuguesas na disciplina de física e química.
Tendo por finalidade desenvolver nos alunos o conhecimento, o gosto e o interesse pela fotografia, fomos à EB 2,3, Turmas 5 e 7 do 6.º ano, falar sobre alguns dos aspetos fundamentais a considerar na captura fotográfica.
Contexto: Saida de campo " Pelas terras de Torga e de Magalhães", no dia 26 de maio.
Atividade: Concurso fotográfico "Reino Maravilhoso" e respetivos registos fotográficos durante a saída.
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, a professora Sónia Lopes apresentou uma comunicação para duas turmas do 7.º ano de escolaridade. Falou-se das abelhas e da sua importância para a preservação dos ecossistemas.
No âmbito da articulação horizontal da disciplina de História do 7.° ano, "O Românico e o Gótico na Idade Média: património da Humanidade em Portugal", os docentes Mónica Silva e Rui Cancela, realizaram uma exposição na Biblioteca Escolar, na qual foram apresentadas maquetas dos Castelos de Portugal elaboradas pelos alunos do 7.° ano. A exposição integra o projeto ARCCA - Arte Cultura e Cidadania Ativa.
Alunos do 2.º ciclo e as turmas de artes do 11.º e 12.º ano visitaram a exposição de Armanda Passos, no Museu do Douro. A visita à exposição e a exploração do catálogo foram o ponto de partida para o trabalho posteriormente desenvolvido em sala de aula, que aconteceu no passado dia 12 de maio, na sala de artes da Escola secundária.
No dia 21 de abril, as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares, tiveram o privilégio de receber amavelmente a escritora Ana Luísa Pleno Rajão, autora do livro “Nimbus e o enigma da música desaparecida”, explorado na Fase de Escola do Concurso Nacional de Leitura.
A escritora falou-nos das circunstâncias em que escreveu a obra bem como da vila de Marvão, local onde se desenrola a história, partilhando experiências e emoções. Foram momentos muito gratificantes de interação entre o escritor e o leitor que nos galardoam com a perpetuação de laços.
Contudo, a maior euforia para os nossos pequenos leitores foi o poderem estar com SAT, um Border Collie que é o protagonista da história. Este “superagente internacional” fez as delícias das nossas crianças que se questionavam como é que ele conseguia ser tão esperto e corajoso!
Na inauguração da Exposição Adriano 80 anos, na presença de turmas do 11º e 12.º Ano, o músico e professor Manuel Pires da Rocha (MPR) apresentou uma comunicação sobre a vida e a obra de Adriano Correia de Oliveira. No momento musical que se seguiu, tivemos Luís Paulo Vaz (guitarra) e Marisa Adegas (voz) a interpretar músicas de Adriano, acompanhadas ao violino por MPR. Igualmente foram explorados os 17 painéis que ilustram a vida e obra de Adriano. Nos próximos dias todas as turmas do 9.º e 12.º anos visitam e exploram a exposição com os seus professores de História. A Equipa das Bibliotecas Escolares agradece aos intervenientes e aos professores e alunos que aderiram a esta iniciativa. Recordou-se Abril e a importância da Democracia na vida de todos nós.
No âmbito das disciplinas de História e de Educação Visual, os docentes António Coutinho, Carla Cabral e Mónica Silva, realizaram o projeto “Abaixo as Ditaduras”, envolvendo as turmas de 9º B e D. Este Projeto centrou-se na realização de cartazes originais, por parte dos alunos, aliando a História, a Cultura e as Artes. A exposição pode ser visitada na Biblioteca Escolar durante as comemorações do 25 de Abril.
A Semana da leitura culminou, nos dois centros escolares, com uma grande festa onde todas as turmas tiveram oportunidade de partilhar as suas leituras com toda a comunidade escolar.
Foi grande a diversidade de atividades que foram desde leituras dramatizadas de trava-línguas, lengalengas, poesias, histórias a leitura de anedotas, danças com livros, canções, dramatizações…
O entusiasmo e a euforia foram uma constante e no final era visível o orgulho de alunos e professores!
Ao longo deste período as turmas do 1º e 2º ano dos Centros Escolares privilegiaram o livro e as leituras, fazendo leitura orientada em sala de aula.
Esta oferta de diferentes momentos de leitura, são acompanhados da compreensão leitora, pois sem esta o processo de leitura acaba por ser limitado. Compreender aquilo que está a ser lido, relacionando-o com experiências pessoais, antecipando ideias, estabelecendo associações, são incunbências cruciais para o desenvolvimento do gosto pela leitura.
Parabéns aos leitores!
Durante este período as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares empenharam-se na leitura e o resultado foram 60 livros lidos!
Estas iniciativas vinculam as crianças à leitura, promovendo este hábito tão saudável e útil, que as leva a aprender, a produzir e a interpretar diferentes textos com diferentes características literárias, o que é muito benéfico para a sua formação como futuro leitor.
Parabéns aos leitores!
Nos meses de fevereiro e março os grupos/ turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas.
Ao longo do mês de fevereiro os alunos do pré-escolar e do 1º ano leram e exploraram as obras “Os monstros não existem” de Steve Smallman e “O tigre que veio tomar chá” de Judith Kerr. O 2º, 3º e 4º ano exploraram “A joaninha pintinha” de Amparo Rainha. Estas leituras foram seguidas de um jogo de identificação de frases verdadeiras e falsas sobre as histórias.
No mês de março a história “Os pequenos girassóis da mamã” de Angela McAllister foi explorada pelas turmas/grupos das Alagoas e “Primavera e Primavanda” da obra Histórias na ponta de um sorriso, de José Fanha, foi a história explorada pelos grupos/turmas da Alameda. Estas explorações culminaram com um jogo de memória alusivo à primavera.
Durante a Semana da Leitura as turmas também tiveram a oportunidade de construírem marcadores de livros.
Ao longo do ano o projeto “Os pais contam e leem na escola” traz regularmente pais, avós, familiares e encarregados de educação às nossas escolas para fazerem uma leitura na turma dos seus filhos.
É com muito orgulho que informamos que durante este 2º período tivemos o privilégio de receber um total de 57 leitores nas nossas turmas.
Queremos deixar aqui o nosso louvor a todos quantos desenvolveram, com as nossas crianças, atividades admiráveis que vão muito além de simples leituras!
Quem ainda não participou, continua a ter oportunidade de o fazer ao longo do 3º período.
De 11 a 13 de abril de 2023 realiza-se em Lamego e Peso da Régua, o Fórum Internacional de Estudos Globais, este ano subordinado ao tema, "Livros, Bibliotecas e Leitures na Era da Globalização". As Bibliotecas do AEJAC foram convidas a participar. Para o efeito realizámos um pequeno filme com testemunhos de alunos dos diferentes ciclos de ensino do agrupamento. Pedimos ao alunos que completassem as seguintes frases:
Gosto de ler porque...
Leio quando...
Eu leria mais se...
A leitura ajuda-me...
A fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura realizou-se, no passado dia 31 de março, na Biblioteca Municipal de Vila Real. Beatriz Gouveia, aluna do Centro Escolar das Alagoas, ficou apurada para a fase nacional. Embora tenha terminado por aqui o percurso dos restantes alunos, estão todos de parabéns por serem tão bons leitores. A fase nacional realiza-se nos dias 15 de maio e 3 de junho.
A Semana da Leitura decorreu entre 27 e 31 de março.
Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
ATIVIDADES NOS CENTROS ESCOLARES
Todos nos empenhamos em que esta semana fosse especial e se festejasse a leitura de acordo com a etiqueta.
Fizemos cartazes, enfeitamos placards, lemos poemas e dramatizamos histórias interturmas, lemos para os pais, ouvimos histórias em inglês, convidámos pais a virem ler à nossa turma, fizemos atividades com a escritora Amparo Rainha e entregamos os prémios dos concursos “Saber…aLer” e “Concurso Nacional de Leitura”.
Foi uma semana muito divertida e cheiinha de leituras!
ATIVIDADES NA EB 2.3
A comemoração dos 40 anos da coleção “Uma Aventura” de Ana Maria Magalhães foi o mote para a Semana da Leitura na EB 2.3.
E que semana! Um doce!
Vestidos a rigor, fizemos a festa!
Obrigada a toda a comunidade!
UMA AVENTURA, UMA MEMÓRIA
Inquérito à comunidade educativa sobre a coleção “Uma Aventura”
QUANTO MAIS AVENTURAS, MELHOR!
Construção de um “monumento à leitura” com livros da coleção” Uma Aventura”
UMA AVENTURA, UMA VIAGEM
Exposição sobre a coleção, as autoras e as personagens: visita guiada com resposta a um questionário. Atribuição de um prémio diário ao/à aluno(a) com o melhor resultado e a frase mais criativa
UMA AVENTURA, PORTA A PORTA
Maratona de leitura, de sala em sala, do último volume da coleção:“ Uma Aventura na Quinta dos Enigmas”
UMA AVENTURA, UM TESOURO
Em busca de uma cápsula do tempo, enterrada algures no espaço da escola
AVENTURAS LITERÁRIAS | GERAÇÕES
Encontro com Mãe e Filha: partilha de experiências enquanto finalistas de concursos literários
LEITURAS COM CONVIDADOS
Convite à comunidade educativa através da plataforma Teams e redes sociais
ATIVIDADES NA ESCOLA SECUNDÁRIA
“Ler em voz alta” em todas as salas (seleção de textos e poemas); Correntes de Leitura - Leitura interturmas; – Oficina de Ilustração com Sónia Borges; Gravações para o Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta.
GALERIA CORRENTES DE LEITURA (VÍDEO)
No âmbito da semana da leitura, nós, alunos Surdos da turma 7ºD/S, procedemos à interpretação para LGP do poema “Escada sem corrimão” de David Mourão Ferreira. Nas aulas de Português Língua Segunda fizemos a leitura e exploração do poema. Depois de uma breve pesquisa, descobrimos o poema cantado pelo fadista Camané. E aqui está, um poema “cantado” em LGP.
Esperamos que apreciem os nossos dotes de fadistas!
Num projeto de tutoria entre a turma do 12º de Artes e a turma 3.1 da Alameda, os alunos do 1º ciclo conheceram a obra do arquiteto e pintor flaviense - Nadir Afonso.
O desafio consistiu em pintar ovos de Páscoa “ao jeito” do arquiteto.
Adotando uma atitude empática e construindo uma relação de confiança e corresponsabilidade, os alunos do ensino secundário apoiaram e orientaram os do 1º ciclo na pintura dos ovos, compartilhando saberes e ajudando a ultrapassar dificuldades.
No âmbito da parceria entre o grupo de Filosofia e a BE, a professora Alexandra Rebelo preparou com os seus alunos um debate subordinado ao tema "Medidas de discriminação positiva para as mulheres: sim ou não?". A equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC) juntou ao debate a projeção do filme de Sarah Polley, "A voz das mulheres". Discutiu-se a importância do cinema como linguagem questionadora e as diferenças entre o cinema proporcionado pela industria e o cinema de autor, mais exigente, mas igualmente mais profundo e reflexivo. No debate, as turmas do 10.ºA e 10.ºF, apresentaram os seus argumentos a favor ou contra, numa interação acalorada e potenciadora do sentido crítico, capacidade de comunicação e argumentação. No final, pareceu-nos que todos ficaram mais esclarecidos relativamente ao tema e esperando desde logo novos debates.
Ficam os agradecimentos às colegas que se juntaram à iniciativa, nomeadamente as professores Ana Alves, Paula Silva e Teresa Monteiro. Um agradecimento especial à professora Maria Isabel Alves pelo empenho e apoio inestimável na implementação do PNC na nossa escola.
No âmbito da Semana da Leitura, tivemos a ilustradora Sónia Borges na EB2,3 e na ESJAC a realizar oficinas com o 6.º, 8.º ano e a turma de artes do 12.º ano.
A autora apresentou uma oficina baseada na sua primeira obra, "A Menina Triste". Igualmente foram exploradas algumas técnicas de animação, baseadas em flipbooks e stopmotion. Os alunos foram convidados a experimentar diferentes técnicas de desenho e animação.
No final, vimos vários filmes de animação realizados pela autora.
Neste vídeo pretendemos alertar toda a comunidade para a importância de poupar água. É urgente atuar para que, cada um de nós, tome consciência das suas atitudes e faça uma correta gestão deste recurso vital.
E, tal como a água é essencial à vida, também a LGP é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e jovens Surdos.
Que os nossos GESTOS, entenda-se atitudes, sejam de preservação do ambiente, de empatia e inclusão de TODOS.
Sede de viver, sede de aprender! E porque não... aprender LGP?
Na equipa da Biblioteca na plataforma Teams, partilhamos novidades com Perfil, que desapareceriam rapidamente das prateleira e resultaram em listas de espera!
No passado dia 22 de março, realizou-se a prova nacional do European Money Quiz 2023. Nesta fase participaram os alunos Afonso Araújo e Francisco Pinto (9.ºD).
Não ficaram classificados para a fase internacional, no entanto valeu o esforço.
Parabéns!
No âmbito do Dia Internacional da Mulher e das propostas lançadas pela Amnistia Internacional, as professoras Agostinha Araújo, Augusta Cruz, Fernanda Sousa e Helena Guedes desenvolveram trabalho com as suas turmas.
Foram igualmente publicadas nas redes sociais da BE inúmeras fotografias de alunas, funcionárias e professoras, sob o lema “Mulheres sem Medo”, a partir da novela gráfica de Marta Breen e Jenny Jordahl.
No mês de fevereiro – mês dedicado à Internet Mais Segura – a turma 4.1 do Centro Escolar das Alagoas assistiu e debateu três pequenos vídeos sobre segurança online.
Os vídeos trataram os temas: Utilização saudável dos equipamentos, Instalação de apps e Uso da internet na aprendizagem.
Concluídas as explorações, os alunos tiveram oportunidade de analisar o sítio Khan Academy Portugal onde experimentaram atividades/jogos de interesse curricular.
No âmbito de trabalho interdisciplinar e articulação das turmas do 9.º ano, os docentes do grupo 400 - História, Mónica Silva e António Coutinho, elaboraram uma exposição na Biblioteca Escolar subordinada ao tema “História em Movimento - Época Contemporânea”. A mesma será dinâmica, dividida em 4 atos: o(s) Fascismo(s) nos anos 1920-1930; a 2ª Guerra Mundial; a Guerra Fria; a Revolução Democrática Portuguesa. Passem por lá e elaborem o Kahoot!!
Oficinas em contexto do espaço da biblioteca escolar onde se constroem novos textos, novas oralidades, novos livros com os 5.º e 9.º Anos da EB2,3 de Peso da Régua e Escola Secundária João de Araújo Correia.
As três turmas do 11.º ano da prof. Estela Ferreira vieram à biblioteca para explorar a relação entre arte e filosofia. Foi realizado um percurso através das imagens e das palavras. Em permanente diálogo com os alunos procuram-se os caminhos da arte e da estética e da sua intrínseca relação com a literatura, o pensamento, a economia e as ideologias de cada época.
Foram apurados os vencedores da Fase Escolar e Municipal do Concurso Nacional de Leitura (CNL), em todos os ciclos de ensino. Queremos agradecer a todos os alunos o empenho e a qualidade das suas prestações. Também agradecer aos membros do júri nas diferentes escolas, nomeadamente à Dr.ª Regina Teixeira (BMPR), ao Fernando Moura (Museu do Douro), à Professora Bibliotecária de Santa Marta de Penaguião, Filomena Nunes e às colegas Rosa Ferrão, Lucília Araújo e Nélia Chaves.
Os alunos vencedores foram os seguintes:
1.º Ciclo: Beatriz Gouveia, Leonor Teles e Tomás Madureira;
2.º Ciclo: Maria Leonor Silva, Margarida Coelho, José António Soares;
3.º Ciclo: Carolina Rodrigues, Beatriz Rodrigues, Gonçalo Ferreira;
Secundário: Vera Nogueira, Beatriz Sequeira, Jair Soares.
A 31 de março os alunos vencedores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e Ensino Secundário vão representar o agrupamento, na Fase Intermunicipal, que este ano se realiza em Vila Real.
Integrada nas atividades do MÊS DA INTERNET DA SEGURA, a biblioteca apresentou mais uma sugestão de leitura.
O Estranhão - oh, não! Sou um influenciador digital! de Álvaro Magalhães.
Fred vai a caminho de ser um influenciador digital de sucesso, com milhares de seguidores. Mas isso alegra-o ou só serve para o inquietar? Também é professor por um dia, luta contra uma ratazana que lhe quer comer os dedos dos pés, usa uma máquina de resolver problemas e revive a experiência do primeiro beijo, em que viu estrelas e cometas. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não!
Hoje, tivemos na Biblioteca da ESJAC os formadores do Banco de Portugal, para uma sessão sobre Literacia Financeira. Formação com a duração de 1:30 horas aberta a toda a comunidade escolar. Foram abordados temas como poupança, crédito e serviços mínimos bancários.
As questões financeiras são importantes para miúdos e graúdos, tendo sido muito interessante observar o interesse manifestado pelos presentes. Fica o agradecimento aos formadores, em especial ao Dr. Gonçalo Peixoto, pela excelência da sua apresentação.
Também um agradecimento a todos os formandos pelo interesse e disponibilidade manifestados. Prometemos novas ações que tragam a comunidade à escola.
No dia 14 de fevereiro, realizou-se o European Money Quiz 2023. Um concurso internacional que decorre em várias fases. Nesta primeira fase participaram cerca de 120 alunos do 9.º ano de escolaridade, tendo sido apurados para a fase nacional, os alunos Afonso Araújo e Ana Teles.
Os centros escolares celebraram, mais uma vez, a Semana dos Afetos, porque partilhar afetos é uma necessidade no dia a dia de todos nós. O afeto transmite-nos tranquilidade, motiva-nos e perfuma as relações humanas!
Na nossa escola promovemos as mais variadas formas de repartir afetos e algumas resultaram em trabalhos com mensagens escritas em corações feitos em cartão que estão agora expostos nos nossos espaços.
Assim, a Semana dos Afetos foi vivida de forma intensa pelas crianças e restante comunidade escolar.
Armanda Passos, pintora de origem reguense, foi hoje dada a conhecer aos alunos da turma 3.1 do Centro Escolar das Alagoas. Falámos das suas origens, da sua vida e analisámos a sua obra.
No seguimento desta exploração, os alunos do1º ciclo foram desafiados a construir máscaras de pássaros que, de alguma forma, refletissem traços da obra de Armanda Passos.
Este processo foi desenvolvido em regime de tutoria feita pelos alunos do 12.º Ano de Artes Visuais.
Com uma postura empática e construindo uma relação de confiança e corresponsabilidade, os alunos do secundário ajudaram, assim, os do 1º ciclo na elaboração das máscaras, orientando, compartilhando saberes e ajudando a ultrapassar dificuldades.
Com o projeto EuDecido as turmas desenvolvem, autonomamente, atividades nas nossas bibliotecas. Durante o mês de janeiro foram realizadas atividades sobre a temática do inverno.
No desenvolvimento destas atividades leram e exploraram o livro “A bruxa Mimi no inverno” de de Korky Paul e Valerie Thomas, visualizaram o vídeo “O sapo no inverno” e aprenderam uma canção alusiva.
No final das atividades as turmas do pré-escolar e 1º ano, montaram um cenário de inverno com imagens interativas e os restantes anos criaram acrósticos a partir da palavra INVERNO.
Através do preenchimento de um Google form, os alunos responderam a diferentes desafios propostos na plataforma Teams. Fomos buscar inspiração/informação aos livros:
- "Bom Português - A resposta certa para cada dúvida";
- "Quiz para Miúdos Curiosos - 750 perguntas e respostas para jogar em família", de Júlio Alves.
No âmbito das atividades do Plano Nacional de Cinema (PNC) e para assinalar o Dia Escolar da Não Violência e da Paz (30 de janeiro), convidamos duas turmas do 8.º Ano para assistir e discutir o filme "O Recreio", de Laura Vandel (2021). Convidamos também a Coordenadora do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), Prof.ª Carlota Martins e dos Serviços de Psicologia e Orientação, a Drª Margarida Cardoso. Estiveram igualmente presentes os Diretores de Turma. Na sessão, para além de algumas questões relacionadas com o cinema e as opções estéticas do filme projetado, foram também discutidas questões relacionadas com o Bullying e ficou agendada uma nova sessão a ser realizada no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania.
Realizamos a 1.ª Edição do Concurso de Leitura em Voz Alta. Participaram alunos nas categorias dos 12 aos 15 anos e alunos a partir dos 16 anos. As gravações vão ser analisadas por um júri para escolhermos os alunos que vão representar o Agrupamento no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, que se realiza na cidade de Sertã.
No dia 1 de julho de 2022, no auditório da FPCEUP, decorreu o 1º Seminário do Projeto ClimActiC, com o tema “Jovens e cidadania pelo clima”, onde foram apresentados os resultados do primeiro ano do ClimActiC.
O programa do seminário incluiu uma mostra de posters desenvolvidos pelos estudantes das 8 escolas parceiras, que espelharam a exploração de diversos problemas e soluções climáticas nas diferentes regiões.
São estes posters que agora estão expostos na Biblioteca Escolar da ESJAC.
Durante o mês de janeiro cerca de 219 alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo visualizaram o filme do mês intitulado “O Lápis Mágico”, uma curta-metragem, de origem polaca, de Zbigniew Czernelecki.
É um filme que nos transporta para um mundo mágico ideal. Um universo sem poluição, sem doenças nem maldades e cheio de empatia e tolerância. Uma proposta cinematográfica que remete a resoluções de ano novo e esperança para um futuro risonho.
Os alunos gostaram muito do filme e também eles ficaram determinados a fazer as suas propostas para apagar ou desenhar...
A 27 de janeiro assinalou-se o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto/Shoah. O Plano Nacional de Cinema, que o nosso agrupamento integra, quis assinalar a data com a realização de atividades e projeção de filmes em torno desse tempo trágico da humanidade.
Reunimos no auditório da ESJAC turmas dos 9.º e dos 12.º anos para abordar o tema, que iniciou com o seu enquadramento histórico, apresentado pelo Professor Rui Cancela. Foi sugerida a leitura de algumas obras literárias sobre o tema. Após uma breve apresentação do filme documental de Alain Resnais, “Noite e Nevoeiro” (1955) procedemos à sua projeção. No final debateram-se o filme e as suas imagens e os alunos puderam expressar as suas opiniões. De seguida, apresentamos o sítio web de Anne Frank House, tendo sido explorada a visita virtual à casa onde Anne Frank, a sua família e alguns amigos passaram dois anos da sua vida, antes de serem descobertos e deportados para os campos de extermínio Nazis.
No final, foi realizado por todos os alunos um Kahoot preparado para o efeito e destinado a sedimentar o conhecimento sobre os factos abordados ao longo da sessão.
Ficamos todos com a sensação de dever cumprido, pois nos pareceu que conseguimos passar para os alunos a força trágica daqueles tempos e o que significou para as vítimas em particular, mas também para a humanidade em geral. Julgo que ficou também clara esta ideia forte de que as imagens de Resnais, não são só passado, mas têm equivalentes no tempo atual, o que nos leva a pensar que a liberdade e a democracia não são nunca dados adquiridos, mas algo pelo qual devemos lutar todos os dias.
Fica um agradecimento especial aos colegas que tão ativamente participaram na organização da sessão, nomeadamente ao Professor Rui Cancela e às Professoras Mónica Silva e Maria Isabel Alves.
A Maratona de Cartas é promovida pela Amnistia Internacional, é o maior projeto mundial de ativismo em prol dos Direitos Humanos e envolve escolas de todo o mundo.
Este ano as Bibliotecas Escolares do Agrupamento voltaram a promover este evento, tendo sido recolhidas mais de 600 assinaturas.
Os alunos (menores de 14 anos), que ainda não podem assinar as petições, escreveram dezenas de postais para cada um dos 5 casos de violação grave dos Direitos Humanos propostos pela Amnistia.
Nesta nobre tarefa colaboraram inúmeros professores, com as suas turmas e também os restantes elementos da comunidade escolar.
A todos e a todas o nosso muito obrigado.
No dia 10 de janeiro, recebemos os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem para assistirem à curta-metragem sobre a obra “ A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, acompanhados pela professora Luísa Figueiredo e o professor Nuno Borges.
Depois de assistirmos ao filme, conversamos sobre o autor, a história e as personagens. Também realizamos diversas atividades: completamos puzzles, ordenamos imagens do filme, fizemos a flor em plasticina, plantamos flores nos canteiros exteriores e tiramos muitas fotografias.
E ainda levaram trabalho de casa: a MAIOR FLOR DO MUNDO para pintar e decorar a sala!
Um público muito atento, colaborativo e bem-disposto!
Até breve! Já estamos a preparar a próxima atividade!
Ao longo do 1.º período, demos continuidade à partilha de propostas de leitura em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e/ou com as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Após consulta aos docentes, mantivemos os mesmos meios de divulgação: distribuição pelas salas e a publicação na equipa da BE na plataforma Teams.
MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
DIREITOS HUMANOS/MARATONA DE CARTAS
Um brócolo fresquinho e de aparência suculenta foi o ponto de partida para a sessão que Michele Botelho Lopes desenvolveu no dia 20 de janeiro com os alunos do 11.º A, no âmbito do projeto interdisciplinar “Somos o que comemos”.
Num discurso cativante, a nossa convidada incentivou estes jovens a exercerem uma cidadania ativa e a desenvolverem uma maior consciencialização sobre o papel que cada um de nós tem na construção de um mundo mais justo, mais saudável e mais sustentável.
Munida do seu brócolo, reforçou algumas recomendações que são do conhecimento de todos (e que estão ao alcance de todos), mas que terão de passar das “boas intenções” à prática, se quisermos impulsionar e restituir um planeta mais saudável às gerações futuras:
A literacia financeira diz respeito à forma como gerimos as nossas finanças e dela depende, em boa medida, o equilíbrio com que vivemos a nossa vida, e de uma forma mais alargada, o equilíbrio de uma sociedade, por isso, é importante que os mais jovens tomem contacto com essa realidade. No dia 17 de janeiro, na escola secundária, todos os alunos do 11.º Ano assistiram a uma formação proporcionada pelos formadores do Banco de Portugal (secção de Viseu), no âmbito da iniciativa "Todos Contam". As sessões foram muito elucidativas, sendo que, alunos e professores ficaram mais informados sobre diferentes temas, como "gerir o dinheiro", "fazer orçamentos" ou sobre os perigos dos "canais digitais".
Dia 11 de janeiro é o Dia Internacional do Obrigado.
O objetivo da iniciativa é incentivar, cada um de nós, a agradecer a todos os que fazem parte das nossas vidas e que, de alguma forma, nos ajudam e alegram.
Pretendendo promover a iniciativa, a biblioteca incentivou cada criança a escrever uma mensagem de gratidão para alguém da escola (colegas, professores, auxiliares...) e no dia 11, oportunamente, entregar a mensagem ao destinatário, pois sermos gratos pelas coisas simples que temos, é muito importante.
No dia 4 de janeiro, a equipa da BE proporcionou aos alunos de décimo ano, uma palestra com o jovem escritor Francisco Rebelo.
Francisco Rebelo, ex-aluno da escola, fez a apresentação do seu livro Recomeçar com amor, por amor, num clima de interação entre os presentes e o jovem escritor. Partilharam-se experiências e emoções. Foram momentos grandiosos aqueles em que ouvimos o comunicador nato, Francisco Rebelo, numa missão mensageira, motivando os jovens a nunca desanimarem perante as adversidades da vida, pois com Fé e força de vontade todas as batalhas serão vencidas. Com Amor tudo se consegue.
A atividade revelou-se, sem dúvida, um momento conseguido de interação entre o palestrante, docentes e discentes. São ocasiões como esta que ficam na história de cada um de nós, pois são elas que dão brilho e eternizam o nosso percurso existencial.
A apresentação do autor esteve a cargo da Professora Nelma Aguiar, na EB2,3 e da Professora Emília Craveiro, na ESJAC.
Texto da Professora Emília Craveiro
Alunos do 3.º Ciclo e Secundário treinam jogos matemáticos na BE, tendo em vista a participação na 16.º Edição do Campenato Nacional de Jogos Matemáticos, promovido pela Associação Ludus, Associação de Professores de Matemática, Sociedade Portuguesa de Matemática e Ciência Viva.
Pelo quinto ano consecutivo, a adesão a esta iniciativa do Plano Nacional de Leitura foi maciça.
Arrancamos com uma atividade de divulgação e a proposta de um marcador de livro algo assustador, mas muito divertido! Em seguida, distribuímos os cadernos de leitura, um por turma, para o registo dos livros lidos e uma apreciação crítica com estrelas.
Cinco estrelas para todos os leitores!
Em parceria com os projetos interdisciplinares das turmas 6.5, 6.7 e 6.8, a Biblioteca dinamizou um encontro – convívio com os Encarregados de Educação, no dia 16 de dezembro, pelas 17h30.
A atividade teve início nas salas de aula, onde pais e filhos em equipa responderam a um questionário (Kahoot) sobre a obra “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira, depois de terem aceitado o desafio das professoras de Português e da Biblioteca.
Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no contexto da abordagem do domínio da Literacia Financeira, os alunos realizaram tarefas “remuneradas” em casa, com o objetivo de poupar dinheiro para comprar e oferecer um livro aos colegas neste dia, “Um livro, um amigo secreto”.
Obviamente, tínhamos de incluir um lanche! Por isso, seguindo uma receita, os alunos fizeram biscoitos na escola com a colaboração das professoras de Português, da coordenadora de Educação para a Cidadania e da D. Cila. Além disso, pintaram canecas alusivas ao projeto e à época, com o apoio da professora de Educação Visual, em que serviram o chá e que ofereceram aos pais.
O encontro terminou com uma canção de Natal ensaiada nas aulas de Educação Musical, que todos cantaram com o apoio do karaoke, criado pelo professor Alberto Mendonça.
Apelando ao dever de ajuda ao próximo e de partilha, durante o mês de dezembro, as nossas crianças fizeram uma doação brinquedos para a Cruz Vermelha de Peso da Régua.
Estiveram envolvidos neste projeto os Centros Escolares e algumas turmas da Escola Secundária.
Agradecemos a todos os colaboradores, parabenizando-os por este gesto solidário!
Durante o mês de dezembro as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades no âmbito do Natal.
Houve a visualização do vídeo “Babushka – história infantil de Natal” com análise da mensagem que nos transmite. Houve também o “Jogo do dado da Natal” com perguntas sobre esta época e suas tradições.
Aqui deixamos uma pequena “montra” de fotografias.
Ao longo deste período as turmas do 1º e 2º ano dos Centros Escolares privilegiaram o livro e as leituras, fazendo leitura orientada em sala de aula.
Presos às histórias dos livros, suas mensagens e ilustrações, exploraram seus saberes e desta forma potenciaram o sucesso académico das nossas crianças.
Parabéns aos leitores!
Destacamos a atividade realizada pela turma 6.5, no seguimento da leitura de títulos da coleção “ Clube dos Cientistas” de Maria Francisca Macedo. Após a discussão sobre os livros lidos, alguns alunos propuseram apresentar aos colegas uma das experiências propostas nos livros que tinham lido. Cientistas amadores que estiveram à altura do desafio!
LER+ Ciência!
Ao longo deste período as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares comprometeram-se com a leitura e o resultado foram 17 livros lidos e explorados!
Este tipo de atividades vincula-nos à leitura, promovendo nas crianças este hábito tão saudável e útil, ajudando-as a entender melhor o mundo dos outros e o nosso e isso é precioso!
Parabéns aos leitores!
No âmbito da Intervenção no projeto da Biblioteca Escolar (BE) - ARCCA (Arte, Cultura e Cidadania Ativa), os alunos de Artes Visuais (12.ºC) realizaram uma ação/instalação multimédia subordinado ao tema “Crise Energética, Crise Económica” (Desenvolvimento Sustentável). Os alunos saíram para o exterior, nomeadamente para o Mercado Municipal, e realizaram entrevistas áudio junto da população local, procurando perspetivas e opiniões sobre a temática. Partindo dessa recolha, foi desenvolvida uma instalação que, utilizando imagem fotográfica e vídeo, funde simulação e realidade, na procura de uma narrativa que pretende refletir problemas que afetam a sociedade atual. O trabalho está exposto na BE e resultou da parceria entre as disciplinas de Desenho, Oficina de Artes e Oficina Multimédia.
Os alunos de Artes Visuais do 10.ºC, sob a orientação da Professora Carla Cabral, realizaram no espaço da BE uma Instalação multimédia subordinada ao tema "Direitos Humanos".
Já cheira a Natal nas Bibliotecas dos Centros Escolares!
Imbuídas de espírito natalício, as bibliotecas foram ornamentadas com diversos símbolos de Natal.
Para além da dinamização de atividades alusivas, continuamos a promover a leitura com “bancas de livros” sobre esta época festiva.
A equipa das nossas bibliotecas deseja a todos umas Boas Festas com ótimas leituras!
Assinalamos os 26 anos do Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado a 24 de novembro, por iniciativa do então Ministro da Ciência, José Mariano Gago, em homenagem ao divulgador de ciência, professor e poeta Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.
Neste contexto, o professor José Queirós disponibilizou-se a partilhar com os alunos do 6.º ano a sua admiração e conhecimentos sobre esta figura incontornável da cultura e da ciência portuguesas.
No dia em que se comemorou a filosofia (17 de novembro), inauguramos uma exposição do professor e artista plástico João Rebelo. Nesta exposição conduzida pelo autor, ficamos a conhecer melhor o pensamento e a obra de filosofos como Hannah Arendt, Paul Ricouer ou Umberto Eco. Uma viagem onde o pensamento, os livros e as artes plásticas se cruzam. Para além da visita dos alunos, acompanhados pelos professores de filosofia do agrupamento, tivemos também a presença do professor de filosofia aposentado Marcos Tavares, que nos falou em particular do pensador espanhol Miguel de Unamuno.
A literacia financeira diz respeito à forma como gerimos as nossas finanças e dela depende, em boa medida, o equilíbrio com que vivemos a nossa vida, e de uma forma mais alargada, o equilíbrio de uma sociedade, por isso, é importante que os mais jovens tomem contacto com essa realidade.
Nos dias 14, 17 e 21 de novembro tivemos nas nossas escolas, com os alunos do 4.º, 5.º e 8.º anos, formadores do Banco de Portugal (secção de Viseu), no âmbito da iniciativa "Todos Contam".
As sessões foram muito elucidativas, sendo que, alunos e professores ficaram mais informados sobre diferentes temas como "gerir o dinheiro", "fazer orçamentos" ou "canais digitais".
No dia em que se comemorou o Centenário de José Saramago, duas turmas de Línguas e Humanidades do 12.º ano (12.ºE e F) assistiram, no espaço da biblioteca, ao documentário de Miguel Gonçalves Mendes, "José e Pilar". Previamente foram discutidas algumas considerações sobre cinema e em particular sobre cinema documental. Igualmente foi realizada uma apresentação geral da obra e vida de José Saramago.
Está patente na Biblioteca da Escola Sede a exposição “O Olimpismo e as Participações Portuguesas nos Jogos Olímpicos”, com informação sobre os Jogos Olímpicos da antiguidade, Pierre de Coubertin, os Símbolos e Valores Olímpicos, os Jogos Olímpicos da Era Moderna, os Pictogramas e ainda sobre os atletas portugueses que participaram nos Jogos Olímpicos ao longo dos tempos. Os visitantes podem também visualizar filmes sobre momentos importantes dos jogos e realizar um Kahoot.
A exposição pode ser visitada pela Comunidade Escolar e pelos Encarregados de Educação, dentro do horário de funcionamento da biblioteca.
O nosso Agrupamento associou-se mais uma vez ao programa o "Cinanima vai à Escola". Uma excelente oportunidade de colocar as nossas crianças e jovens em contacto com alguns dos melhores filmes de animação realizados em Portugal e no Mundo.
Participaram entusiasticamente todos os ciclos de ensino do agrupamento. Via streaming, mais de 300 alunos puderam assistir aos filmes propostos pelo Cinanima.
O S. Martinho é uma festa celebrada anualmente no dia 11 de novembro. É um dia dedicado ao soldado romano Martinho que, como reza a lenda, num dia muito frio, dividiu a sua capa de militar com um mendigo que lhe pedia esmola.
Na nossa escola recordamos este ato de bondade com a leitura da lenda e a realização de atividades alusivas à data festiva.
Também comemos as tradicionais castanhas assadas e pudemos aproveitar no recreio e com jogos tradicionais, o sol do “verão de S. Martinho”.
As abelhas estão sob ameaça, pelo que conhecermos o seu mundo e contribuir para a sua preservação é de grande importância para a vida dos ecossistemas e em última instância para preservarmos a vida no belo planeta em que vivemos.
O Apicultor e Escritor Paulo Santos esteve nos Centros Escolares e na EB2,3 do nosso agrupamento a desenvolver uma campanha de sensibilização sobre as abelhas e a promover a obra "As Aventuras da Cuscas". O dia 8 e 9 de novembro foram intensos e de grande importância para os nossos alunos e professores. Saímos todos mais ricos desta experiência, por onde passaram mais de 400 alunos do nosso agrupamento. A visita permitiu ficarmos a saber mais sobre as abelhas e foi também um excelente contributo para o incentivo à leitura.
Aproximando-se o Halloween (Dia das Bruxas) o PNC propôs a todas as escolas o visionamento de uma curta-metragem de animação portuguesa: Adolfo, de João Carrilho.
Adolfo tem um plano maquiavélico para dominar o mundo. Ao pô-lo em prática, tudo parece estar a correr como previsto. Porém, Maria Cabrita (namorada de Adolfo) e Piloto (galinha de estimação de Adolfo) irão atrapalhar o seu plano, fazendo com que a sua sublime invenção se volte contra o próprio Adolfo.
Animados pela magia dos filmes, cerca de 160 alunos dos nossos Centros escolares visualizaram o filme tendo mesmo feito belos trabalhos!
No âmbito das comemorações de Halloween as turmas do pré-escolar realizaram atividades de utilização autónoma da biblioteca.
Fizeram leituras da assustadora bruxa Mimi e suas habilidades com o computador, também nos cantaram a canção da D. Aranha!
Querem ver?
Por iniciativa das professoras de inglês curricular (3º e 4º anos) e em parceria com a biblioteca escolar, realizou-se nos nossos Centros Escolares uma exposição de lanternas “assustadoramente bruxescas”, feitas de material reciclado.
A integrar essa exposição também houve vassouras e outros objetos assustadores, realizados por alunos dos restantes anos.
Foi incrivelmente “assustador” entrar nos nossos Centros Escolares!
Parabéns a todos os participantes!
No âmbito do projeto EuDecido, que tem por objetivo promover a utilização autónoma da biblioteca, neste mês de outubro, foi proposto às turmas realizarem uma atividade do Dia do Animal.
Foram lidos e analisados poemas do livro AnimaiZ de Amparo Rainha e para terminar um jogo de associação sobre os animais e suas caraterísticas.
No âmbito das atividades propostas pelo Plano Nacional de Cinema (PNC), apresentamos e exploramos o filme de animação de João carrilho "Adolfo", com as turmas do 7.º ano de escolaridade. Também a turma de Artes Visuais (10.ºC) se associou ao evento, tendo assistido à curta-metragem na sala de aula. Assim, celebramos o cinema e também o Dia das Bruxas, internacionalmente conhecido como Halloween.
O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos que se comemora anualmente no dia 31 de outubro.
Embora no nosso país esta festa não possua grande significado nem valor cultural, as crianças apreciam-na pelas brincadeiras, travessuras e disfarces!
As nossas bibliotecas já estão preparadas e com leituras muito “bruxescas” e “aterradoras”!
Neste mês de outubro, convidámos os novos alunos a visitar e conhecer a nossa biblioteca.
Conversámos sobre tudo o que podemos fazer na biblioteca, o seu horário de funcionamento e as regras a cumprir quando a frequentamos.
No final fizemos um jogo para verificar se tudo ficou bem interiorizado!
Iniciamos a celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o envio aos coordenadores de área disciplinar, através da plataforma Teams, de uma proposta de abordagem interdisciplinar, construída a partir da temática da PAZ e dirigida às disciplinas de Português, Inglês, Educação Musical, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento.
O livro e a canção “Imagine” de John Lennon, considerada um verdadeiro hino à paz, foram a fonte de inspiração para muitas das atividades.
Neste livro, ilustrado por Jean Jullien, com prefácio de Yoko Ono, e cujo valor dos diretos de autor reverte a favor da Amnistia Internacional, a letra da canção imortal de John Lennon desafia-nos a imaginar o mundo em paz.
Os alunos…
leram e ouviram ler, cantaram em inglês e português, inspiraram-se e criaram as suas próprias ilustrações, escreveram frases por imitação criativa, “Imagina…”, pesquisaram sobre John Lennon, e debateram a Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o Dia Internacional da Paz 2022.
Todos juntos pela PAZ e HARMONIA GLOBAIS!
Durante o mês de outubro comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o tema é "Ler para a Paz e Harmonia Globais". Preparamos várias atividades, nomeadamente a apresentação da biblioteca aos novos alunos; exploração de vídeos inspiradores; leituras em vídeo de diferentes textos; partilha de leituras em sala de aula...
Apresentação 7.º Anos Apresentação 10.º Anos
Vídeo - Leitura de texto de Valter Hugo Mãe - 11.ºE
Vídeo - "The Hill we Climb" - Laura Borges
Vídeo - "Ode à Paz - Interpretação LGP
No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas e cumprindo o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares de “Ler para a paz e harmonia globais”, lemos e exploramos cada frase do Livro da paz de Todd Parr.
Também construímos, através de um puzzle, a pomba branca da paz e descobrimos as “sementes” que a fazem germinar.
Terminamos cantando a “Canção da paz”, uma letra de Amparo Rainha.
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), que decorre em outubro, as Bibliotecas Escolares a partir de uma proposta da colega Maria Isabel Alves, lançaram o desafio de ler, em sala de aula, um pequeno texto subordinado ao tema “Ler para a Paz e Harmonia Globais”.
Para dar cumprimento a esta atividade, os alunos da turma 4.1 das Alagoas, em leitura partilhada com a professora Eugénia, leram e interpretaram textos de variados autores.
Deixamos aqui algumas fotografias da ação.
Parabéns aos intervenientes!
Neste mês de outubro, as bibliotecas escolares estão em festa, celebrando o MIBE.
O desafio lançado este ano é “Ler para a paz e harmonia globais”.
Estas turmas realizaram atividades diferentes, que se complementam ao serviço da educação para a paz.
Com o intuito de incentivar e educar os nossos alunos para a importância de consumirmos alimentos simples, básicos e saudáveis, a festa da alimentação aconteceu, mais uma vez, na nossa escola!
CENTRO ESCOLAR DAS ALAGOAS
Aprendemos como se faz o pão!
Hoje os nossos alunos viram o padeiro a juntar os ingredientes e a amassá-los para fazer o pão.
Depois foi a vez de cada criança meter a mão na massa e moldar o seu próprio pão, que depois de ir ao forno foi degustado no recreio da escola.
Hummm! Tão bom!
CENTRO ESCOLAR DA ALAMEDA
Houve uma grande mesa onde os alunos partilharam sumos naturais, leite branco, batidos, sopa de legumes, cenoura, ovos, tomate cherry, queijo fresco e muita, muita fruta, preparada das mais variadas maneiras!
Querem espreitar?
UM DIA COM… Agustina
No dia 15 de outubro, início das comemorações do Centenário do Nascimento de Agustina Bessa-Luís, apresentamos uma proposta com atividades para os diferentes domínios de Português.
LEITURA de excertos da obra “ Memória de Giz”.
LEITURA E ESCRITA, análise de notícias sobre a comemoração do centenário.
ORALIDADE, atividade de compreensão oral sobre a biografia da autora.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA, análise da obra de Agustina e da ligação ao cineasta Manuel de Oliveira.
Partilhamos um vídeo realizado no seguimento da exploração de uma das notícias sobre o mural de homenagem à obra da autora na cidade do Porto.
PARA AGUSTINA, EXTRAVAGANTE RETRATO DE FAMÍLIA
“Francamente - Porque pensam que eu escrevo?
Para incomodar o maior número de pessoas, com o máximo de inteligência.”
"Leituras à Solta" é um projeto de leitura promovido pelas bibliotecas do Agrupamento.
Mensalmente, alunos dos diferentes ciclos de ensino fazem leituras, que para além de serem apresentadas no nosso Podcast, são igualmente divulgadas na Rádio RESENDE FM (104,9), na primeira e terceira quinta-feira de cada mês, pelas 12H00.