Livros Sem Pó

PROJETO LIVROS SEM PÓ (Escola aLER+ 2027)

As Bibliotecas do nosso Agrupamento integram a Rede de Escolas a Ler+ 2027.
O Programa aLeR+2027 é, desde a sua criação, uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que desenvolvem de forma consolidada um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler e escrever.
Neste quadro criámos e estamos a desenvolver o projeto LIVROS SEM PÓ que integra três diferentes atividades, nomeadamente Leituras com Perfil, Leituras Sonantes e Leituras à Solta.

Diário de bordo no site do PNL

Leituras à Solta

LEITURAS À SOLTA (PODCAST)

Leituras à Solta é um projeto da responsabilidade da Biblioteca, em parceria com a Rádio Clube de Armamar.
Pretende incrementar nos alunos o gosto pela leitura em voz alta, contribuir para desenvolvimento de competências de comunicação e recuperar a magia da rádio, como veículo privilegiado de comunicação.

Instalar a Leitura

INSTALAR A LEITURA

Iniciativa impulsionada pela equipa do Serviço Educativo do Museu do Douro em parceria com a Biblioteca Escolar e desenvolvida pela dupla de trabalho Inês Vicente (voz-encenação) e Frederico Serrano (sonoplastia). Consiste em instalar leituras nos locais mais improváveis, da escola ou fora dela.

Plano Nacional de Cinema

PLANO NACIONAL DE CINEMA

O PNC está previsto como um programa de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar, garantindo instrumentos essenciais e leitura e interpretação de obras cinematográficas junto dos alunos das escolas abrangidas pelo programa.

Projeto Li e Recomendo

LI E RECOMENDO

Projeto promovido pela professora Agostinha Araújo. Todos meses uma nova recensão crítica sobre um livro.





Todos Juntos Podemos ler

TODOS JUNTOS PODEMOS LER

O projeto TODOS JUNTOS PODEMOS LER tem como fulcro central os alunos com NEE, considerados na sua diversidade: multideficiência, surdez e domínio cognitivo-motor.



Gramática Portuguesa

GPS - GRAMÁTICA PORTUGUESA

O projeto Gramática Portuguesa (GPS) tem como objetivo prioritário levar os aprendentes do terceiro ciclo do ensino básico a aprender de forma satisfatória os conteúdos programáticos que o novo Programa de Português e as Metas curriculares contemplam sobre a Gramática.(...)