Com vista à recuperação das aprendizagens decorrentes da pandemia e procurando garantir que ninguém fica para trás, foi criado o Plano 21|23 Escola+. A ação "Escola a Ler", da responsabilidade da RBE, do PNL27 e da DGE, visa trabalhar a leitura e constituir uma rede colaborativa de trabalho e partilha. Pretende-se que os alunos trabalhem a leitura de forma sistemática, estruturada e diversificada.
As bibliotecas do nosso agrupamento escolheram as seguintes medidas:
Leitura orientada (1.º e 2.º CEB)
Leitura orientada em sala de aula, por professores e alunos, de um mesmo livro.
Tempo para ler e pensar! (3.º CEB + Ensino Secundário)
Leitura e exploração de livros, jornais, revistas e outros materiais de leitura...
Livr' à mão (2.º e 3.º CEB + Ensino Secundário)
Leitura silenciosa de um livro que o aluno traz sempre consigo...
Ao longo do ano, todas as turmas do 2.º ciclo recorreram aos pacotes de livros disponíveis na Biblioteca para leitura orientada em sala de aula.
A lista atualizada de todos os títulos e o respetivo número de exemplares foi divulgada através da plataforma Teams.
A Biblioteca acompanhou todo o processo, promovendo atividades e disponibilizando materiais de apoio.
Eis a lista das obras lidas e exploradas por todas as turmas dos anos indicados.
5.ºano
O Rapaz de Bronze de Sophia de Mello Breyner Andresen
O Príncipe Nabo de Sophia de Mello Breyner Andresen
As Naus de Verde Pinho de Manuel Alegre
6.º ano
Ali Babá e os Quarenta Ladrões
Rosa, minha irmã Rosa de Alice Vieira
Ulisses de Maria Alberta Menéres
Os Piratas de Manuel António Pina
O Pássaro da Cabeça de Manuel António Pina
Outras obrais trabalhadas por turmas em contextos específicos (atividades promovidas pela Biblioteca/ projetos interdisciplinares):
A Memória de Giz de Agustina Bessa Luís
A folha do limoeiro de Mónica Baldaque
Imagine de John Lennon
Como Sobreviver à família de Álvaro Magalhães
A Abelha Cuscas de Paulo Santos
Carta aos líderes do mundo de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva
A água e a águia de Mia Couto
Rio Infinito de Mia Couto
Este livro vai ajudar a arrefecer o Planeta de Isabel Thomas
Plasticus Maritumus de Ana Pêgo
Quem vê likes, não vê corações de Álvaro Magalhães
Onde dormem os pássaros? de Nuno Higino, ilustrações de Armanda Passos
Uma Aventura na Quinta dos Enigmas de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Uma Aventura nas Arábias de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Os Indomáveis F.C.- A final europeia de Álvaro Magalhães
Concurso Nacional de Leitura: materiais:
O Rapaz de Bronze
Ali Babá e os Quarenta Ladrões
CNL - Prova Oral
Outros materiais:
Encontro com o escritor Paulo Santos
Guião de Leitura - "A água e a águia" e "O rio infinito"
Guião - Como fazer uma apresentação oral
MIBE: Proposta de abordagem interdisciplinar
Proposta de abordagem: centenário de Agustina Bessa-Luís
Sobre a obra "O rapaz de bronze"
Ao longo do ano letivo, realizaram-se seis sessões de cada clube, na hora do Apoio ao Estudo. Duas por período: a primeira dedicada à seleção de obras maioritariamente em articulação com os domínios operacionalizados em Cidadania e Desenvolvimento, para leitura durante um período de três semanas; a segunda, para a leitura em voz alta, apresentação e conversa sobre os livros lidos, por vezes na sala de aula, outras na Biblioteca ou num espaço exterior da escola.
Turma 5.1
Beatriz e o Plátano de Ilse Losa
A Menina Gotinha de Água de Papiano Carlos
O Planeta Branco de Miguel Sousa Tavares
História de um Caracol que descobriu a importância da lentidão de Luís Sepúlveda
Oh, não! Sou um influenciador digital de Álvaro Magalhães
Quem vê likes não vê corações de Álvaro Magalhães
Turma 5.5
A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen
A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen
Títulos da coleção Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo
O Pequeno Livro da Desmatemática de Manuel António Pina
Herbário de Jorge Sousa Braga
Turma 6.5
Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo
Oh, não! Sou um influenciador digital de Álvaro Magalhães
Quem vê likes não vê corações de Álvaro Magalhães
Títulos da coleção #Clássicos
Momentos em volta da Leitura, muito apreciados pelos leitores!
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
A coleção “Os Indomáveis F.C.” é uma das mais procuradas e requisitadas.
Dedicado aos seus adeptos, organizamos um campeonato interturmas. A primeira eliminatória decorreu na sala de aula, para o apuramento de um jogador por turma.
A final teve lugar na Biblioteca com as claques a torcerem entusiasticamente pelos seus jogadores.
Muita concentração e fairplay!
No carnaval ninguém leva a mal!
A propósito desta festividade, partilhamos diferentes anedotas retiradas da obra “ O ESTRANHÃO, Anedotas e Adivinhas” de Álvaro Magalhães.
Rir é sempre o melhor remédio!
No dia 10 de janeiro, recebemos os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem para assistirem à curta-metragem sobre a obra “ A Maior Flor do Mundo” de José Saramago, acompanhados pela professora Luísa Figueiredo e o professor Nuno Borges.
Depois de assistirmos ao filme, conversamos sobre o autor, a história e as personagens. Também realizamos diversas atividades: completamos puzzles, ordenamos imagens do filme, fizemos a flor em plasticina, plantamos flores nos canteiros exteriores e tiramos muitas fotografias.
E ainda levaram trabalho de casa: a MAIOR FLOR DO MUNDO para pintar e decorar a sala!
Um público muito atento, colaborativo e bem-disposto!
Até breve! Já estamos a preparar a próxima atividade!
Iniciamos a celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o envio aos coordenadores de área disciplinar, através da plataforma Teams, de uma proposta de abordagem interdisciplinar, construída a partir da temática da PAZ e dirigida às disciplinas de Português, Inglês, Educação Musical, Educação Visual e Cidadania e Desenvolvimento.
O livro e a canção “Imagine” de John Lennon, considerada um verdadeiro hino à paz, foram a fonte de inspiração para muitas das atividades.
Neste livro, ilustrado por Jean Jullien, com prefácio de Yoko Ono, e cujo valor dos diretos de autor reverte a favor da Amnistia Internacional, a letra da canção imortal de John Lennon desafia-nos a imaginar o mundo em paz.
Os alunos…
leram e ouviram ler, cantaram em inglês e português, inspiraram-se e criaram as suas próprias ilustrações, escreveram frases por imitação criativa, “Imagina…”, pesquisaram sobre John Lennon, e debateram a Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, sobre o Dia Internacional da Paz 2022.
Todos juntos pela PAZ e HARMONIA GLOBAIS!
UM DIA COM… Agustina
No dia 15 de outubro, início das comemorações do Centenário do Nascimento de Agustina Bessa-Luís, apresentamos uma proposta com atividades para os diferentes domínios de Português.
LEITURA de excertos da obra “ Memória de Giz”.
LEITURA E ESCRITA, análise de notícias sobre a comemoração do centenário.
ORALIDADE, atividade de compreensão oral sobre a biografia da autora.
EDUCAÇÃO LITERÁRIA, análise da obra de Agustina e da ligação ao cineasta Manuel de Oliveira.
Partilhamos um vídeo realizado no seguimento da exploração de uma das notícias sobre o mural de homenagem à obra da autora na cidade do Porto.
PARA AGUSTINA, EXTRAVAGANTE RETRATO DE FAMÍLIA
“Francamente - Porque pensam que eu escrevo?
Para incomodar o maior número de pessoas, com o máximo de inteligência.”
PROPOSTA 1 PROPOSTA 2 PROPOSTA 3
VÍDEO - MURAL DA AGUSTINA BESSA-LUÍS
Ao longo deste período as turmas do 1º e 2º ano dos Centros Escolares das Alagoas e Alameda privilegiaram o livro e as leituras, fazendo Leitura Orientada em sala de aula. Deste trabalho metódico e concertado resultou a leitura de um total de 36 livros.
Esta oferta de diferentes momentos de leitura, são acompanhados da compreensão leitora, pois sem esta o processo de leitura acaba por ser limitado. Compreender aquilo que está a ser lido, relacionando-o com experiências pessoais, antecipando ideias, estabelecendo associações, são objetivos fulcrais para o desenvolvimento do gosto pela leitura.
A complementar estas leituras as turmas realizaram atividades diversificadas como desenhos, trabalhos plásticos, dramatizações, kahoot(s)...
Parabéns aos leitores!
GALERIA MONITORIZAÇÃO DO PROJETO
Ao longo deste período as turmas do 1º e 2º ano dos Centros Escolares das Alagoas e Alameda deram lugar de destaque à leitura de obras literárias, fazendo Leitura Orientada em sala de aula.
Deste modo, o conjunto das turmas leram e analisaram um total de 16 livros.
Presos às histórias dos livros, suas mensagens e ilustrações, exploraram seus saberes e desta forma potenciaram o sucesso académico das nossas crianças.
Como complemento a estas leituras, as turmas desenvolveram outros trabalhos como fazer jogos, aprender canções, realizar acrósticos, desenhar…
Parabéns aos leitores!
Nas turmas do 10º e 11.º anos de Artes Visuais exploram-se alguns dos artistas e obras patentes na Umbigo #82 Patriarcado. Partindo da leitura e análise da revista desenvolveu-se a instalação colaborativa “Somos tod@s Mahasa Amini”.
Na turma do 12º ano de Artes Visuais foram apresentadas e analisadas obras que pusessem em relação Arte, Paisagem, Ambiente e Sociedade. A discussão centrada sobre estes tópicos explorou diversos recursos com ênfase nos artigos apresentados na Umbigo #80 Natureza. Esta discussão/reflexão foi a base para a realização de obras onde as alunas expressaram a sua abordagem ao conceito e representação contemporânea de Paisagem.
No âmbito da disciplina de História (3.º ciclo) as turmas realizaram trabalhos relacionados com as publicações da revista Visão Guerra Colonial” e “55 Mulheres Portuguesas na História” servindo de ponto de partida para Projetos Interdisciplinares, nos quais estiveram envolvidas as várias disciplinas das turmas. No 7.º ano foi feita uma barra cronológica das Mulheres notáveis da Idade Média; no 8.º ano foram efetuados mapas com rotas marítimas do comércio colonial português na época dos descobrimentos relacionando com o império colonial em 1974; no 9.º ano realizaram-se exposições e cartazes subordinados ao tema “Abaixo as Ditaduras” e enriqueceu-se a barra cronológica na Sala do Estado Novo com a questão Colonial e a Descolonização.
Ficam os nossos agradecimentos aos colegas da disciplina de História, António Coutinho e Mónica Silva.
Recorrendo à assinatura digital do Jornal Público, todos os alunos do 12.º ano leem, analisam e emitem opiniões escritas sobre artigos da atualidade e coincidentes com a estratégia de Educação para a Cidadania de Escola.
Os artigos redigidos pelos alunos têm sido submetidos no projeto com escolas do Jornal Público, “isto também é comigo”.
Ficam os nossos agradecimentos aos colegas da disciplina de Português, Paulo Guedes, Rosa Ferrão e Teresa Soares.
Ler e explorar noticias, artigos e outras formas de escrita, relacionadas com o Desporto e a Educação Física. É utilizada a assinatura digital, subscrita pela biblioteca, para que os alunos possam explorar diferentes artigos da atualidade desportiva.
Mensalmente os alunos respondem a diferentes desafios lançados pelos professores na plataforma Teams.
Ficam os nossos agradecimentos aos colegas da disciplina de Educação Física, José Carlos Santos e Luís Alves.
Nesta atividade pretende-se relacionar os conteúdos da disciplina de Físico-Química com outras áreas disciplinares, no caso, a geologia e a astronomia. Partindo da obra literária “O Avô e os Netos falam de Geologia” os alunos, em sala de aula, leem diferentes capítulos por forma a incentivar a compreensão interdisciplinar e global da ciência e o gosto pela leitura.
Ficam os nossos agradecimentos à colega da disciplina de Físico-Química, Sónia Lopes.
Nesta atividade pretende-se desenvolver o gosto pelo conhecimento geográfico, relacionando-o com temas da atualidade, fomentando o debate e os hábitos de leitura.
Ficam os nossos agradecimentos à colega da disciplina de Geografia, Lúcia Rodrigues.
Com o reforço bibliográfico proporcionado pelo projeto Escola 21|23 - Escola a Ler, fundimos o projeto "10 Minutos a Ler" (PNL), com o Livr' à Mão. "10 Minutos a Ler" é uma iniciativa de sucesso comprovado. Os alunos requisitam livros na biblioteca e efetuam leituras por prazer durante dez minutos, em sala de aula. O projeto envolve neste moneto 13 turmas, num total de cerca de 260 alunos.