BIBLIOTECAS ESCOLARES E COMUNIDADE

Comunidade

Apresentação do Projeto

O projeto Biblioteca e Comunidade destina-se a incrementar a participação e interação dos pais, Enc. de Educação e restantante comunidade escolar na vida da escola. Igualmente pretende divulgar informação e atividades do seu interesse, nomeadmanete no âmbito das literacias da leitura, da informação e dos média.

Contactos Úteis

Associação de pais (Centros Escolares e EB 2,3)
Presidente: Ana Sousa
Email: associacaodepaisregua@gmail.com
Telefone: 913 578 327
Associação de pais (Escola Secundária)
Presidente: Carla Borges
Email: apesjac.pr@gmail.com
Telefone: 966 791 197
GAAF - Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família
Professor Paulo Silva
Email: gaaf@aejac.pt
Provedora do Aluno
Professora Agostinha Araújo
Email:provedoraluno@aejac.pt
Serviços de Psicologia e Orientação
Dr.ª Margarida Cardoso
Email:amizeda@hotmail.com
CPCJ
Telefone: 254322923 - Email: cpcjpr@gmail.com
Atendimento permanente: G.N.R. de Peso da Régua ou através do Tlm: 916345632.

Informação/destaques

Os pais contam e leem na escola

Pais e Enc. de Educação selecionam um livro e vão à escola fazer a sua leitura para os alunos.
A atividade decorre ao longo de todo o ano letivo.




Educação Financeira para a Comunidade Educativa

Formação de curta duração (1:30 horas) sobre literacia financeira, com formadores do Banco de Portugal.
Formação destinada a toda a comunidade escolar (pessoal docente, não docente, Pais e Enc. de Educação).
Temas: “Poupança/crédito e serviços mínimos bancários.
Local: Auditório da ESJAC
Inscrições até: 10 de fevereiro
Data da formação: quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023, pelas 17h30.


Atividades
Atividades realizadas na escola em que os Pais e Encarregados de Educação participam ativamente.


CENTROS ESCOLARES | OS PAIS CONTAM E LEEM NA ESCOLA
Publicado a 11.04.2023

Pais e Escola

Ao longo do ano o projeto “Os pais contam e leem na escola” traz regularmente pais, avós, familiares e encarregados de educação às nossas escolas para fazerem uma leitura na turma dos seus filhos.
É com muito orgulho que informamos que durante este 2º período tivemos o privilégio de receber um total de 57 leitores nas nossas turmas.
Queremos deixar aqui o nosso louvor a todos quantos desenvolveram, com as nossas crianças, atividades admiráveis que vão muito além de simples leituras!
Quem ainda não participou, continua a ter oportunidade de o fazer ao longo do 3º período.

GALERIA


FORMAÇÃO EM LITERACIA FINANCEIRA
Publicado a 16.02.2023

Literacia Financeira

Hoje, tivemos na Biblioteca da ESJAC os formadores do Banco de Portugal, para uma sessão sobre Literacia Financeira. Formação com a duração de 1:30 horas aberta a toda a comunidade escolar. Foram abordados temas como poupança, crédito e serviços mínimos bancários.
As questões financeiras são importantes para miúdos e graúdos, tendo sido muito interessante observar o interesse manifestado pelos presentes. Fica o agradecimento aos formadores, em especial ao Dr. Gonçalo Peixoto, pela excelência da sua apresentação.
Também um agradecimento a todos os formandos pelo interesse e disponibilidade manifestados. Prometemos novas ações que tragam a comunidade à escola.

GALERIA


EB 2.3 | LEITURAS EM FAMÍLIA
Publicado a 16.12.2022

Em família

Em parceria com os projetos interdisciplinares das turmas 6.5, 6.7 e 6.8, a Biblioteca dinamizou um encontro – convívio com os Encarregados de Educação, no dia 16 de dezembro, pelas 17h30.
A atividade teve início nas salas de aula, onde pais e filhos em equipa responderam a um questionário (Kahoot) sobre a obra “Rosa, minha irmã Rosa” de Alice Vieira, depois de terem aceitado o desafio das professoras de Português e da Biblioteca.
Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e no contexto da abordagem do domínio da Literacia Financeira, os alunos realizaram tarefas “remuneradas” em casa, com o objetivo de poupar dinheiro para comprar e oferecer um livro aos colegas neste dia, “Um livro, um amigo secreto”.
Obviamente, tínhamos de incluir um lanche! Por isso, seguindo uma receita, os alunos fizeram biscoitos na escola com a colaboração das professoras de Português, da coordenadora de Educação para a Cidadania e da D. Cila. Além disso, pintaram canecas alusivas ao projeto e à época, com o apoio da professora de Educação Visual, em que serviram o chá e que ofereceram aos pais.
O encontro terminou com uma canção de Natal ensaiada nas aulas de Educação Musical, que todos cantaram com o apoio do karaoke, criado pelo professor Alberto Mendonça.

GALERIA VÍDEO


Recursos
Recursos úteis para Pais e Encarregados de Educação poderem trabalhar com os seus educandos.


Isabel Stilwell As Mães têm de ser chatas, de Isabel Stilwell
As melhores crónicas sobre pais e filhos

Relendo os textos que escrevi para o jornal Destak demorei-me mais sobre aqueles que falam dos encontros e desencontros entre pais e filhos, das famílias que se digladiam nos tribunais, das crianças perdidas ou esquecidas em instituições, da importância da saúde mental e da educação, dos preconceitos e mitos que nos impedem de ser mais felizes(...)


Conto Contigo Conto Contigo - Programa de Literacia Familiar
Fundação Aga Khan - Portugal

No Conto Contigo, as famílias participam ativamente nas sessões, descobrindo formas simples de, no dia a dia, apoiar as crianças no desenvolvimento da linguagem e da literacia.


Programa "Conto Contigo"


Internet Segura Cuidados no Uso da Internet
Adoção das regras básicas de segurança online

O Cumprimento de regras básicas de segurança, a par duma vigilância periódica e de alguns conhecimentos elementares de informática, permitirão que as crianças e adolescentes gozem duma experiência plena mas segura da internet, sobretudo quando não supervisionados pelos pais e educadores.
Consulte as nossas dicas e esteja atento a alterações no comportamento habitual das crianças.


Internet Segura Ajuda "Sapo"

Redes Socias e Privacidade


Sobre Bullying Sobre Bullying
Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência

O bullying, o ciberbullying e outras formas de violência são fenómenos que se registam com uma frequência preocupante nas vidas das crianças e jovens, podendo ser devastadores para as vítimas, e cabe à Escola assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. O Plano “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência” surge como um auxiliar de apoio, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a este fenómeno, de modo a incentivar, reconhecer e divulgar práticas de referência.


Sobre Bullying