Poesia: Revolução é um convite a uma pequena viagem de liberdade pela poesia. É uma proposta da
atriz Rita Reis, com a colaboração da Associação “Pé de Cabra”, no âmbito da ação “AURORA
no caminho para a igualdade”, para o projeto Changing Democracies | Democracias em Mudança.
Nos dias 26 e 28 de novembro, cerca de 60 alunos do ensino secundário participaram ativamente
nesta iniciativa, instalando a leitura em diversos espaços da escola.
Fica o nosso agradecimento ao Museu do Douro e, em particular, à Equipa Educativa do Museu do Douro,
sem os quais nada disto seria possível.
No dia 29 de novembro, a turma do 10.ºE reuniu-se, na biblioteca, com Luísa Custódio, antiga aluna da nossa escola e
mestranda em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, para discutir e debater em grande grupo
“O Mandarim”, de Eça de Queirós, obra previamente lida sob orientação da professora de Literatura Portuguesa.
Como Eça de Queirós o definiu, “O Mandarim” é uma novela de carácter «fantasista e fantástico» que conta as desventuras
de Teodoro após descobrir um intrigante livro sobre um mandarim com uma riqueza incontável. Para herdar os seus milhões,
basta tocar uma campainha que apareceu misteriosamente sobre a sua secretária, mas tal provocará a morte do velho Ti Chin-Fu.
Será que Teodoro, vencido pela ganância, tocou a campainha? E tu, no lugar da personagem, o que farias? Estas e outras questões
levaram-nos numa “viagem” pelos meandros da condição do homem e da natureza humana.
Esta sessão revelou-se uma excelente maneira de promover não só o gosto pela leitura de autores e estilos diferentes dos habituais,
mas também desenvolver competências como o pensamento crítico, a análise, a criatividade ou a empatia, que serão valiosas ao longo
da vida de todos nós.
No passado dia 20 de novembro, a convite da Areal, tivemos connosco o escritor Pedro Seromenho que realizou uma atividade
de contagem de histórias com todas as turmas do 1º ano.
Foi um gosto ouvir tantas histórias contadas com entusiasmo e intensidade, parecia que estávamos a vivê-las!
Foram momentos muito gratificantes de interação entre o escritor e o leitor que nos galardoaram com a perpetuação de laços.
Neste mês em que celebramos as bibliotecas, aderimos ao desafio lançado “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!”.
A nossa ação desenrolou-se em torno das nossas duas comunidades escolares: Centro escolar das Alagoas e Centro Escolar da Alameda.
Houve uma investigação feita pelas turmas envolvidas, sobre cada uma das escolas, que posteriormente foi partilhada e confrontada, de
forma a concluir que aquilo que julgávamos ser diferente é, afinal, igual, embora com diferenças mínimas.
Fizemos ainda leituras para refletir e dialogar com os livros “Os de cima e os de baixo” de Paloma Valdivia e “Meninos de todas as
cores” de Luísa Ducla Soares.
A Lenda de Stª Marta de Penaguião é uma lenda local muito conhecida e que está representada nos vitrais da Casa do Douro.
Uma vez que as turmas do 3º ano estão a trabalhar o meio local, foi convidado o professor e escritor Alberto Ferreira, vindo
este à biblioteca apresentar e ler, entusiasticamente, o seu livro “Santa Marta e Guillon”.
Foi muito bom conhecer esta lenda que esteve na origem do nome da vila de Santa Marta de Penaguião.
Luísa Custódio, uma ex-aluna, a fazer mestrado em ensino de português, voluntariou-se para dinamizar um clube de leitura na nossa escola.
Imediatamente acolhemos a ideia e a vontade com enorme satisfação. Reunimos um conjunto de alunos, criámos uma equipa no MS Teams, e hoje, sexta-feira,
aconteceu um primeiro encontro entre os alunos e a dinamizadora do Clube.
O objetivo é que os alunos leiam uma obra por período sob a orientação online e presencial da Luísa.
A obra escolhida para o 1.º período foi "O Mandarim", de Eça de Queirós. No final de cada período haverá lugar para que cada aluno possa apresentar
a obra. Contamos para isso com a prof.ª Emília Craveiro, que integrará as prestações dos alunos na avaliação da disciplina de Literatura
Portuguesa.
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia,
desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com
material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas
em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade,
expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.
Mais uma vez as nossas bibliotecas participaram na “Receção aos alunos” no primeiro dia de aulas.
Ao visitarem a nossa biblioteca, os alunos tiveram oportunidade de conhecer o espaço e tomar conhecimento do seu funcionamento.
Também ouviram a história “O dia em que o monstro foi à escola” descobrindo comportamentos a evitar no espaço escolar.
Para finalizar, todos receberam a “pulseira da amizade”, como compromisso de sermos todos amigos e nos ajudarmos mutuamente.
As últimas sessões dos Clubes de Leitura das turmas um e cinco do sexto ano decorreram fora de portas, numa “espécie de despedida de dois anos letivos de contacto com novos livros, autores e histórias que nos levaram a muitas viagens (6.º1)”.
Acompanhados pela professora de Português e pelas respetivas diretoras de turma, dirigiram-se a pé até à beira-rio. “Foi uma manhã divertida, começamos por falar sobre os livros que lemos, “Sem Rede” e “Bicicleta à Chuva” de Margarida Fonseca e o “Clube dos Cientistas” de Maria Francisca Macedo. Lemos os excertos que mais nos agradaram e falamos de temas como a amizade, o bullying e a solidariedade (6.º5)”.
Partilhamos outras impressões das turmas sobre esta experiência!
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
As turmas do 3º e 4º ano participaram no projeto "Clubes de leitura" lendo as suas histórias favoritas, discutindo-as, analisando ideias e pontos de vista.
Com esta iniciativa a escola promove o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras, que são essenciais para o sucesso dos nossos alunos.
Desta forma, durante este 3º período, foram lidas 31 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
Ler com fluência é essencial para uma boa compreensão da leitura, contudo reconhecer cada palavra pode exigir muito esforço! É sobretudo a nível do 2º ano que estas dificuldades melhor se demarcam.
Para ajudar alguns alunos a melhorar a sua competência leitora, as nossas bibliotecas desenvolveram, neste ano letivo, o projeto “Leitura a pares” no qual foram acompanhados e ajudados 16 alunos, treinando a sua leitura orientados por um professor ao serviço da biblioteca.
Ao longo do 3º período as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas entre turmas e com os Enc. de Educação.
No âmbito do tema “liberdade”, as turmas leram e exploraram a história “O elefante acorrentado” de Jorge Bucay, analisando o que é a liberdade para cada um.
Para concluir os alunos foram desafiados a fazer uma autorreflexão sobre as suas caraterísticas e competências, realizando uma atividade lúdica onde discutiam “o que é que sou capaz”, “o que ainda não sou capaz”.
A parceria entre a BE e a Equipa Educativa do Museu do Douro (EEMD) possibilitou a vinda do ator e encenador António Júlio à nossa escola para, com alunos de diferentes níveis de ensino, trabalhar a expressão dramática. No final fizemos uma gravação áudio, que oportunamente será divulgada. Os nossos agradecimentos ao António Júlio e à EEMD.
Porque é importante cultivar o gosto pela poesia e dar visibilidade ao trabalho que se desenvolve na sala de aula, no dia 28 de maio, as alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.º E promoveram a apresentação das suas antologias “Vinte Poemas Possíveis”, recolha de textos de poetas da Lusofonia, como são exemplo Carlos Drummond de Andrade, Alda Lara, Mia Couto ou Xanana Gusmão.
No final da sessão, assistimos a um momento musical preparado pelo professor Paulo Silva em colaboração com Ana Fernandes, antiga aluna da nossa escola, durante o qual foram interpretados vários temas conhecidos, com especial destaque para êxitos de António Variações.
Todos os presentes, alunos e docentes do 9.ºC e do 11.ºD, assim com outros elementos da comunidade escolar, se mostraram agradados com este evento que combinou duas áreas criativas complementares, a poesia e a música, numa atitude de respeito pelas outras culturas e de abertura aos outros e às suas particularidades.
Em parceria com as docentes de História e Geografia de Portugal, decorreu o concurso de declamação sobre a obra “Romance do 25 de Abril” de João Pedro Mésseder.
Após o apuramento dos representantes de cada turma do 2.º ciclo nas aulas de História, decorreu a fase final no dia 14 de maio, na Biblioteca, com a participação de catorze alunos.
Dizer poesia não é fácil, mas, de imediato, o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pelo aluno do 3.º ciclo, Diego Lucas, se apercebeu da qualidade e do empenho dos declamadores. A discussão foi acesa, mas a escolha foi unânime.
A Alice Guedes Pinto impressionou, o Pedro Afonso Mourão emocionou e a Maria Luísa Santos encantou.
Parabéns a todos!
DIZER POESIA SEMPRE. EM LIBERDADE SEMPRE.
Integrada na programação da Feira do Livro do Douro, decorreu na nossa escola a apresentação do livro “Curvas” da escritora e ilustradora Zita Pinto, com a participação de seis turmas do 2.ºciclo.
Nascida no Douro, a autora partilhou memórias da sua infância e adolescência e de como foi crescer no seio de uma família tradicional duriense ligada ao cultivo da vinha. Falou-nos das suas experiências profissionais, enquanto geóloga, e de como surgiu este amor pela ilustração e pela escrita.
O seu discurso suave e caloroso, quase ternurento, envolveu-nos numa viagem inebriante pelas curvas do Douro, o rei de trono e leito, que rasgou o seu caminho por terras nunca antes desbravadas. Sentimos e respiramos a força, o suor e a dor de todos os que que construíram a paisagem que hoje é Património da Humanidade.
No final, presenteou-nos com dois painéis da sua autoria em que todos os participantes puderam deixar também a sua marca.
Obrigada à Câmara/Biblioteca Municipal por esta oportunidade de conviver de perta com mais uma artista e pelos livros oferecidos à nossa biblioteca.
Propusemos e dinamizamos diversas atividades com o objetivo de divulgar e promover a Biblioterapia, ou melhor, sensibilizar para o poder dos livros e de como eles podem contribuir para o nosso bem-estar e melhorar a nossa saúde mental.
“COMO É QUE TE POSSO FAZER MAIS FELIZ?” de Lucas with Strangers
Em sala de aula, assistimos ao percurso de vida do autor e refletimos sobre a sua mensagem. Constatamos o impacto que Lucas tem na vida das pessoas que faz mais feliz e pusemos em prática o seu lema de vida com quem nos acompanha diariamente.
QUARTETO de LETRAS | “A TUA CABEÇA É COMO O CÉU” de Bronwen Ballard e Laura Carlin
“ A tua cabeça é como o céu.
Às vezes está azul e sem nuvens.
Outras vezes está nublada e escura.
O que podemos fazer para afastar as nuvens?”
Na biblioteca, num momento mais intimista, partilhamos mais uma leitura.
Falamos dos nossos céus, das nossas nuvens… e as emoções tomaram conta de nós.
Percebemos como é importante “desenvolver o hábito saudável de prestarmos atenção àquilo em que pensamos e ao que sentimos.” Ou seja praticar mindfulness regularmente.
“COMO É QUE OS LIVROS CURAM?”
Dançamos ao som dos HMB… refletimos e concordamos que a música influencia o nosso estado de espírito.
De imediato, surgiu a questão… e os livros?
Desconstruimos a palavra biblioterapia e chegamos ao seu significado com o apoio de uma imagem.
Por último, simulamos uma sessão de Biblioterapia : “Sugiro a leitura deste livro…porque …”
LER SEMPRE. LER FAZ BEM.
No dia 23 de abril, demos cumprimento a mais uma etapa da atividade “Entre Gerações”, desenvolvida com os utentes do Centro de Dia da Casa do Povo de Godim.
Este foi um encontro muito animado. Contámos histórias tradicionais, daquelas que começam com “Era uma vez…”, como “A Velhinha e a Cabaça”, “As Três Cidras do Amor” ou “O Coelhinho e a Formiga Rabiga”, para despertar memórias nos nossos ouvintes. Em boa verdade, conseguimo-lo, e também nós fomos presenteadas com histórias, mas estas bem reais e vividas.
Aproveitámos esta visita para levar aos utentes, de novo, o “nosso” cachecol do “Malhar na Biblioteca”, o qual ficou ainda mais bonito depois de enriquecido com fios de memória (s).
Momentos de convívio como este fazem-nos sentir mais positivas em relação a nós próprias e ao mundo de forma geral.
As alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE
O Conselho da Leitura decidiu homenagear Luís Vaz de Camões na sua terceira apresentação, partilhando dois dos seus poemas de amor.
Vestidos a rigor, os membros do Conselho proporcionaram uma viagem no tempo, através das palavras de Camões.
Dada a proximidade da Semana da Leitura, indagaram ainda quais as preferências dos colegas quanto às atividades em que gostariam de participar.
Os conselheiros exibiram orgulhosamente os seus novos cartões de identificação!
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
Em sintonia com o tema da Semana da Leitura, propusemos como texto, para a pré-seleção em sala de aula, o conto de Oscar Wilde, “O Príncipe Feliz”.
Mais uma vez, o envolvimento e empenho dos professores de Português resultaram numa participação que excedeu as expectativas. Para a prova final, apresentaram-se vinte alunos do segundo ciclo e oito do terceiro.
O júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pela professora responsável pela Biblioteca da EB 2.3, Isabel Aguiar, não teve tarefa fácil, dada a qualidade das leituras, neste caso de dois poemas de Eugénio de Andrade, numa celebração adiada dos cem anos do seu nascimento.
Pacientemente, todos aguardaram a sua vez e também a decisão do júri.
Eis os leitores que se evidenciaram: 3.º ciclo, Natália Silva, Ana Isabel Brito e Margarida Pinto, e 2.º ciclo: Bernardo Osório, Guilherme Xavier e Beatriz Gouveia.
LER SEMPRE.
A LER EM VOZ ALTA SOMOS MAIS FELIZES.
Tal como nas edições anteriores, a primeira prova decorreu em contexto de sala de aula e serviu de apuramento para a prova oral. Nela participaram todos os alunos do segundo ciclo, graças à colaboração dos professores de Português.
Perante o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Santa Marta de Penaguião, professora-bibliotecária Filomena Nunes e pelo aluno 3.º ciclo, Diego Lucas, os oito alunos apurados realizaram a prova oral. Seguindo a estrutura da prova, previamente divulgada, leram um excerto indicado pelo júri e expressaram a sua opinião sobre a obra. Muita desenvoltura e segurança, com algum nervosismo à mistura.
Após rápida deliberação, o júri anunciou os leitores vencedores: Maria Francisca Alves, Tomás Miguel Madureira e João Fonseca Cardoso Vaz Gonçalves.
Parabéns a todos!
LER SEMPRE.
A LER SOMOS MAIS FELIZES.
Na disciplina de Educação Musical, os alunos visualizaram uma apresentação alusiva à obra “Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares, leram um excerto da mesma obra e assistiram a um vídeo da composição para piano solo Fantasie Impromptu in C-sharp Minor Opus 66 de Fréderic Chopin, interpretada por Jonah Ho uma criança de apenas 6 anos.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
Os professores de (quase) todas as disciplinas do 2.º ciclo dinamizaram momentos de leitura em voz alta de obras em articulação com o tema da semana e a respetiva disciplina.
Matemática
“Ases da Matemática- Escola de Espiões/Missão Frações” de Linda Bertola
“O Pequeno Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina
Ciências Naturais
“Os Sinais do Coração” de Guilherme Semionato
“A Viagem de Alexandra” de Papiniano Carlos
“O Avô tem uma borracha na cabeça” de Rui Zink e Paula Delecave
História e Geografia de Portugal
“Era uma vez um rei poeta” de José Jorge Letria
Educação Musical
“Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares
Educação Visual
“O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt
Educação Física
“Os cromos da bola” de José Jorge Letria
Cidadania e Desenvolvimento
“A Estória do Sol e do Rinoceronte” de Ondjaki e Catalina Vasquez
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
As turmas do 5º1 e 5º1S participaram na “Semana da Leitura”, com um Vídeo em Língua Gestual, no qual apresentaram os benefícios de ler e a sua importância.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
Com o objetivo de promover os hábitos de leitura nos nossos alunos, as turmas do 3º e 4º ano estiveram envolvidas na iniciativa “Clubes de Leitura”. A iniciativa tem a finalidade de promover o prazer de ler bem como as competências leitoras.
As turmas leram histórias, discutiram livros e leituras, partilharam gostos e opiniões. Desta forma foram lidas 26 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
A Semana da Leitura decorreu entre 18 e 22 de março. Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
No dia 21 de março, numa profícua parceria, decorreu na Biblioteca Escolar da ESJAC um Café Concerto intitulado “Fios da Memória”, organizado pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE e pelo Grupo Coral do Agrupamento. Esta atividade aberta à comunidade pretendeu celebrar a memória e as memórias, num diálogo entre o “ontem”, o “hoje” e o “amanhã”.
O fim de tarde começou com a receção aos participantes, que puderam apreciar a música ambiente do nosso pianista Nuno Aires e as exposições patentes no espaço da BE, nomeadamente a mostra de fotos “Fios da Memória”, na qual o desafio era descobrir as meninas e os meninos que já fomos no passado. Seguiu-se a leitura expressiva de poemas feita pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa com a colaboração de familiares. Foi bonito ver a cumplicidade entre irmãs e sentir as mães mais nervosas do que as filhas enquanto liam para a plateia. Sem se fazer anunciar, em jeito de flashmob, o Grupo Coral surpreendeu os presentes com três temas: “Banaha”, “Ay linda amiga” e “Syahamba”, sendo este último uma canção tradicional zulu. Continuando a “desenrolar” os fios da nossa memória, aconteceu um momento de reflexão e de partilha, durante o qual todos foram convidados a ler um poema, uma frase, a fazer um comentário, a expressar um pensamento, ou, simplesmente, a destacar uma fotografia ou um objeto com recordações especiais. No final, para terminar a sessão em beleza, aguardava-nos um belíssimo e apetitoso lanche partilhado.
São momentos como estes que aconteceram durante o Café Concerto “Fios da Memória” que valorizam e preservam as nossas memórias e que, para além disso, criam laços afetivos e novas recordações.
A temática do amor invadiu o segundo espetáculo do Quarteto de Letras.
Cercados de corações a palpitar, deixámo-nos envolver por esta bela história de amor entre livros.
No final, ainda saboreamos a doçura da leitura em forma de coração.
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
Decorreu na biblioteca escolar, no dia 22 de fevereiro ao 1º tempo da manhã, a atividade de articulação entre a sala 3 do pré-escolar e a turma 1.3 do Centro Escolar da Alameda.
Os meninos da sala 3 do pré-escolar dramatizaram a história "Ovelhinha dá-me lã". Fez-se uma exploração oral da mesma, com a participação dos alunos do 1º ano. As duas salas partilharam momentos agradáveis na biblioteca escolar, com a interpretação de imagens relacionadas com o ciclo da lã. De seguida, todos pintaram um desenho diferenciado ao respetivo ano de escolaridade, alusivo à história e ao ciclo da lã.
Foi uma partilha agradável e proveitosa!
Parabéns a todos os intervenientes!
Esta atividade interdisciplinar resultou de uma proposta da Biblioteca e nela estiveram envolvidas as disciplinas de Português, Educação Visual e Educação Musical.
Nas aulas de Português, cada uma das seis turmas do quinto ano selecionou e preparou a leitura dramatizada de uma das fabulosas fábulas de La Fontaine.
A professora Lídia Coutinho fez as fabulosas máscaras das personagens animais, que acrescentaram todo um dramatismo à leitura.
Nas aulas de Educação Musical, o professor Alberto Mendonça produziu materiais de apoio, ensaiou as fabulosas canções e acompanhou ao piano.
O resultado final foi um fabuloso espetáculo em que participaram 126 alunos e 8 professores.
Os nossos aplausos para todos!
LER SEMPRE.
A LER FÁBULAS SOMOS MAIS FELIZES.
No âmbito do Plano de Melhoria do Agrupamento, realizou-se, na Biblioteca Escolar, uma atividade envolvendo a turma 2.1 e a sala 1 do Pré -Escolar.
"A História das 5 Vogais" de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar foi apresentada, pelos mais crescidos e a professora Isabel, aos mais pequenitos que estavam muito atentos!
Houve ainda espaço para troca de presentes. As crianças do Pré -Escolar tiveram um lápis com uma estrelinha, como sendo a "luz" e "caminho" para o 1 ciclo. A educadora Céu e os seus meninos ofereceram um "grande coração" com um "coraçãozinho" de cada um deles, enquanto entoavam a canção "Eu tenho um amigo..."
Foi uma partilha enriquecedora...a continuar!
Foi com muito entusiasmo e expectativa que, hoje, saímos da rotina escolar e nos dirigimos à Casa do Povo de Godim, onde éramos esperadas pelos utentes do Centro de Dia.
Após uma breve apresentação, começámos por fazer a leitura expressiva de poemas de vários autores portugueses, desde Luís de Camões a Eugénio de Andrade, passando por Mário de Sá-Carneiro ou José Luís Peixoto, entre outros. De seguida, realizámos um jogo de mímica de provérbios populares bem conhecidos de todos. E fomos tão boas a imitar cães, gatos, macacos e outros que tais, que rapidamente os “enigmas” foram desvendados.
Depois deste animado momento, desafiámos os utentes a participar no “Malhar”, que, como todos sabem, é um projeto de tricot comunitário que nasceu para criar um cachecol executado a várias mãos, numa partilha de saberes e de experiências. O desafio foi aceite e o nosso cachecol ficou ainda mais valioso com este contributo. Em troca, nós aprendemos a jogar ao burro e saímos de lá quase peritas neste tradicional jogo de cartas.
Chegado o fim da visita, brindámos os idosos com uma pequena lembrança feita por nós, como forma de lhes mostrar que estão nos nossos corações, assim como queremos acreditar que ficámos nos deles.
Agradecemos à Casa do Povo de Godim o carinho com que fomos recebidas, com a promessa de que, em breve, lá voltaremos para bons momentos de convívio como os de hoje!
20 de fevereiro de 2024
As alunas do 12.ºE (Literaturas de Língua Portuguesa)
Quatro professores juntos a dar vida à máxima, ouvir ler, música para os ouvidos.
Assim nasceu o Quarteto de Letras!
Para o primeiro espetáculo, escolheram a peça “Sem rede” de Margarida Fonseca Santos.
O local não podia ter melhor acústica, a sala EM1.
Em voz alta e afinada, os quatro músicos das letras leram para um público curioso e de ouvido exigente.
Não tiveram uma ovação de pé, mas foram convidados a voltar!
LER SEMPRE.
OUVIR LER, MÚSICA PARA OS OUVIDOS.
Na segunda reunião do Conselho de Leitura, os conselheiros decidiram associar-se à celebração do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e às atividades da iniciativa Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.
De sala em sala, sugeriram mais uma Leitura com Perfil:
LIVRES E IGUAIS
Os direitos humanos na escola, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Acompanhados por cinco colegas das respetivas turmas, cada um deles representando um dos casos da iniciativa Maratona de Cartas 2023, os conselheiros realizaram igualmente um inquérito para identificar o caso mais apoiado e perceber quais as preocupações dos colegas quanto aos Direitos Humanos. Apurados os resultados, o caso de Ana Maria Santos Cruz, a mãe brasileira que exige justiça para o seu filho Pedro Henrique, cedo se destacou e reuniu o apoio de 74% dos alunos inquiridos.
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.
CIDADANIA ATIVA.
Na primeira reunião do Conselho da Leitura, constituído pelos delegados e subdelegados de seis turmas do 2.ºciclo, decidimos preparar uma atividade associada à época festiva.
A partir da obra “Calendário do Advento-Pequenos Contos de Fadas”, dinamizamos, de turma em turma, um momento de leitura do “conto de fadas do dia” e oferecemos um presente: uma árvore em cartão para ser decorada com materiais reciclados e, posteriormente, apresentada a concurso da “ Árvore mais Natalícia”.
Criatividade e inovação foram as palavras de ordem e toda a comunidade foi convidada a votar na sua preferida.
BOAS FESTAS. EM VOLTA DA LEITURA. SEMPRE.
No sentido de promover os hábitos de leitura nos nossos alunos, as turmas do 3º e 4º ano envolveram-se na iniciativa “Clubes de Leitura”, promovendo o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras.
Desta forma, as turmas do 3º e 4º ano embrenharam-se nas histórias, discutindo livros e leituras e durante este 1º período leram 34 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
Por proposta da Equipa de Inovação, ao longo do ano letivo a Equipa Educativa do Museu do Douro realiza oficinas destinadas a desenvolver Técnicas de Comunicação em Público, com todas as turmas do 10.º ano do ensino regular e as duas turmas do ensino profissional de 12.º ano. A oficina proposta, realiza-se na Biblioteca Escolar e está subordinada ao tema "Cartas da Liberdade e da Paisagem".
Num tempo em que as notícias circulam a uma velocidade estonteante e em que a desinformação e a propaganda conseguem superar a informação isenta e credível, urge levar os jornais, impressos ou virtuais, para a sala de aula e fazer das notícias assunto de reflexão e de debate.
De facto, ler jornais nas escolas é fundamental para fornecer aos estudantes instrumentos que lhes proporcionem um uso consciente dos meios de comunicação social e que os incentivem a refletir e a saber distinguir informação de desinformação em geral. Além disso, o envolvimento dos alunos em atividades de leitura e de escrita relacionadas com os jornais permite não só o contacto com assuntos diversificados, mas também o desenvolvimento de competências de compreensão escrita e de expressão escrita e oral.
Neste sentido, para a exposição oral de Português, os alunos do 12.º A e B foram convidados a escolherem textos jornalísticos do seu agrado e a apresentá-los à turma, daí resultando um “espaço público” de cidadania ativa.
Entramos no quinto ano do projeto!
E preparamos novos materiais de apoio:
- reciclamos e decoramos as caixas 10 minutos, para cada turma guardar os livros na sala;
- criamos os cartazes da leitura para os leitores registarem e avaliarem os livros lidos.
Para os novos leitores do 5.ºano, realizamos sessões para a divulgação do projeto e da sua operacionalização e em que também entregamos os materiais de apoio. Por último, informamos cada um do seu número de leitor e procedemos à requisição do primeiro livro.
BOAS LEITURAS PARA TODOS!
As turmas um, três e quatro do 5.ºano assistiram à apresentação do livro " Existo. logo Comunico" pela autora Joana Silva, que muitos já conheciam como Intérprete de Língua Gestual do nosso Agrupamento.
A conversa foi fácil e envolvente! Ficamos a conhecer melhor a Joana, as suas motivações para escrever esta obra e a forma como nasceu a personagem Tito.
Falamos muito sobre a verdadeira inclusão e as atividades propostas ajudaram-nos a perceber uma realidade diferente e mais desafiante.
Aprendemos a ser e a estar mais atentos aos outros!
Obrigada, Joana!
Com o objetivo de cumprir o desafio “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar” lançado este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares desenvolvemos a atividade “Leituras dialogadas” sobre o livro “O meu vizinho é um cão” de Isabel Minhós Martins.
Na sequência da atividade também ouvimos e aprendemos a canção “Normal é ser diferente”, uma adaptação feita por Alda Casqueira Fernandes a partir de uma canção de Jair Oliveira.
Já em sala de aula fizemos um Kahoot sobre o livro e uma ficha de trabalho.
Gostámos muito!
Foi com muito entusiasmo que as turmas do 6.º ano receberam na última semana de outubro, a curta-metragem “Os fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, filme vencedor de um Óscar em 2012, dirigido por Brandon Oldenburg e escrito por William Joyce.
O guião inspirado em acontecimentos reais, conta-nos a história de um rapaz que após uma tempestade devastadora é levado para uma biblioteca onde os livros têm vida. E, tal como na tela, os nossos espectadores entraram noutra dimensão, a do mundo encantado da imaginação.
Nas sessões, debateram-se as diferentes visões de cada um sobre o tema, a importância da banda sonora nas sequências narrativas, a mudança cromática em algumas cenas, as técnicas de filmagem e nos créditos finais, valorizou-se o trabalho da equipa que realizou este filme de animação.
No mês dedicado às Bibliotecas Escolares, em sintonia com o cinema, homenageamos os livros e a paixão pela leitura!
Helena Ventura
Coordenadora de Escola do Plano Nacional de Cinema
Com o objetivo de divulgar e promover a página das Bibliotecas do Agrupamento, propusemos aos professores de TIC uma atividade de pesquisa e seleção de informação, através da resposta a um questionário (google form).
Nas aulas de Português, todas as turmas do 5.ºano selecionaram poemas da obra “A Liberdade o que é?” de José Jorge Letria, com o objetivo de gravar um áudio coletivo com o apoio do professor Alberto Mendonça de Educação Musical.
Partilhamos aqui o produto final, que também pretende ser um recurso para a Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.
A exemplo de anos anteriores, apresentamos uma proposta de abordagem interdisciplinar subordinada ao tema do MIBE, “BIBLIOTECA ESCOLAR:O MEU LUGAR PREFERIDO PARA CRIAR E IMAGINAR”.
Desafiamos os alunos a criar e imaginar uma história em grupo, a partir de cartões ilustrados com diferentes propostas para o desenvolvimento da narrativa.
Em liberdade, escolheram o tempo e o espaço, as personagens e o seu destino e um final nem sempre feliz!
Apresentaram as suas histórias, regressaram à sala e passaram a sua criação para o papel.
Testemunhos para as gerações futuras!
Durante o mês de outubro comemorou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o tema foi "O meu lugar preferido para criar e imaginar". Preparamos várias atividades, nomeadamente a apresentação da biblioteca aos alunos dos 7.º e 10.º Anos; Apresentação de livros inspiradores por parte de alguns alunos; exploração de vídeos no âmbito da cidadania e respetivo debate.
Recebemos, na biblioteca escolar, a professora e também escritora Maria Amélia Azevedo.
Interagindo com várias turmas dos nossos Centros Escolares, deu a conhecer o seu primeiro livro infantil intitulado “O passarinho que não sabia cantar”, uma história que enaltece a entreajuda e que nos fala sobre a importância de sermos livres e de experienciarmos a vida. A história, escrita enquanto trabalhava na nossa escola, foi ilustrada por crianças das turmas.
À nossa colega deixamos o nosso obrigado pela disponibilidade e simpatia.
O jornal regional “A Voz de Trás-os-Montes”, no âmbito do seu projeto “O Jornal vai à Escola”, esteve na biblioteca da ESJAC, no dia 26 de outubro. Assistiram à sessão as turmas do 12.ºB e 12.º E. No decorrer da ação foram apresentados o jornal e o trabalho que lá se desenvolve, da escrita da notícia, ao trabalho de fotografia, passando também pelo processo de paginação e impressão. Houve ainda tempo para realizar entrevistas em vídeo, nas quais os alunos participaram ativamente como entrevistados, entrevistadores e operadores de câmara. Fica o agradecimento à equipa de “A Voz de Trás-os-Montes” pelo excelente trabalho e pela iniciativa.
Recebemos os novos utilizadores com propostas divertidas para aprenderem mais sobre a organização e o funcionamento da Biblioteca:
- “Onde está o livro?”, em equipas de dois, os alunos tiraram à sorte o título e o autor de uma das obras disponíveis na Biblioteca para requisição e localizaram-na nas estantes com a ajuda da sinalética. Em seguida, em ficha própria, registaram o título, o autor, a cota e o número de registo. Por último, apresentaram o seu livro às outras equipas.
- “Em 10 palavras”, individualmente ou em equipa, os alunos escreveram uma frase, com um mínimo de 10 palavras, sobre a Livros e a Leitura, que depois partilharam nos vidros das janelas da Biblioteca.
LER É CRIAR E IMAGINAR!
A biblioteca escolar deu início às suas atividades do ano 2023- 2024 convidando as turmas do pré escolar e do 1º ano a realizar uma atividade.
As crianças ouviram e participaram na história “1º dia de aulas da Joaninha” de Hilda Miranda, uma história que nos fala de empatia, altruísmo e entreajuda, qualidades que queremos enraizar nos nossos alunos.
Foi um momento de aprendizagem mas também de partilha e análise, pois cada um partilhou experiências vividas avaliando como cada atitude que tomamos constrói, ou não, o nosso bem-estar e o do outro.
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Básica 2/3, os nossos alunos contaram com uma experiência gastronómica “multilingue”, já que o menu contou com pratos e sobremesa dos países das línguas estrangeiras em estudo. Ainda na Escola Básica 2/3, na aula de Francês, os alunos de nono ano desenvolveram algumas atividades, nomeadamente a visualização de um vídeo e um jogo sobre países e nacionalidades.
Por sua vez, na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade, expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.