No passado dia 20 de novembro, a convite da Areal, tivemos connosco o escritor Pedro Seromenho que realizou uma atividade
de contagem de histórias com todas as turmas do 1º ano.
Foi um gosto ouvir tantas histórias contadas com entusiasmo e intensidade, parecia que estávamos a vivê-las!
Foram momentos muito gratificantes de interação entre o escritor e o leitor que nos galardoaram com a perpetuação de laços.
Neste mês em que celebramos as bibliotecas, aderimos ao desafio lançado “Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!”.
A nossa ação desenrolou-se em torno das nossas duas comunidades escolares: Centro escolar das Alagoas e Centro Escolar da Alameda.
Houve uma investigação feita pelas turmas envolvidas, sobre cada uma das escolas, que posteriormente foi partilhada e confrontada, de
forma a concluir que aquilo que julgávamos ser diferente é, afinal, igual, embora com diferenças mínimas.
Fizemos ainda leituras para refletir e dialogar com os livros “Os de cima e os de baixo” de Paloma Valdivia e “Meninos de todas as
cores” de Luísa Ducla Soares.
A Lenda de Stª Marta de Penaguião é uma lenda local muito conhecida e que está representada nos vitrais da Casa do Douro.
Uma vez que as turmas do 3º ano estão a trabalhar o meio local, foi convidado o professor e escritor Alberto Ferreira, vindo
este à biblioteca apresentar e ler, entusiasticamente, o seu livro “Santa Marta e Guillon”.
Foi muito bom conhecer esta lenda que esteve na origem do nome da vila de Santa Marta de Penaguião.
Está em curso a implementação do Projeto 10 Minutos a Ler. Um projeto do PNL destinado a incentivar o gosto pela leitura
Todos os alunos, de todos os ciclos de ensino do agrupamento estão a participar.
O entusiasmo é grande, centenas de livros estão fora das estantes, o que é excelente para o desenvolvimento do prazer de ler e da competência leitora.
Luísa Custódio, uma ex-aluna, a fazer mestrado em ensino de português, voluntariou-se para dinamizar um clube de leitura na nossa escola.
Imediatamente acolhemos a ideia e a vontade com enorme satisfação. Reunimos um conjunto de alunos, criámos uma equipa no MS Teams, e hoje, sexta-feira,
aconteceu um primeiro encontro entre os alunos e a dinamizadora do Clube.
O objetivo é que os alunos leiam uma obra por período sob a orientação online e presencial da Luísa.
A obra escolhida para o 1.º período foi "O Mandarim", de Eça de Queirós. No final de cada período haverá lugar para que cada aluno possa apresentar
a obra. Contamos para isso com a prof.ª Emília Craveiro, que integrará as prestações dos alunos na avaliação da disciplina de Literatura
Portuguesa.
O concurso Juntos a Criar é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice Portugal e visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis.
O concurso foi lançado a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas integradas no projeto Todos Juntos Podemos Ler.
Alguns alunos do Centro Escolar das Alagoas e da EB 2,3 participaram no concurso. Foi escrita uma história com o título "Escola de Todas as Cores" onde se
fala da diferença e da inclusão! A história foi também traduzida em Língua Gestual Portuguesa e em Pictogramas de Comunicação Alternativa. O trabalho foi
orientado pela Terapeuta da Fala Ana Correia e pela Docente do Ensino Especial Cidália Cunha, com a colaboração da Equipa da Biblioteca Escolar.
Fica o nosso agradecimento aos alunos e à equipa orientadora pelo excelente trabalho:
Comunicação do prémio no site da RBE
Publ. "Escola de Todas as Cores"
Publ. "Escola de Todas as Cores" - Tradução em pictogramas
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia,
desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com
material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas
em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade,
expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.
Concluímos o sexto ano do projeto!
Nele estiveram envolvidas todas as turmas do 2.ºciclo, num total de 228 alunos.
Alunos e professores responderam a um questionário de monitorização da ação, que nos permitiu recolher informação que aqui destacamos:
- 595 livros lidos, numa média de três momentos por semana;
- pontos fortes: melhoria dos hábitos de leitura e liberdade para escolher o livro;
- pontos fracos: tempo de leitura e periodicidade insuficientes;
- sugestões de melhoria: mais tempo de leitura, todos os dias da semana.
Divulgamos ainda dois vídeos sobre o desenvolvimento do projeto, realizados por alunos do 5.ºano.
LER SEMPRE.LER A QUALQUER HORA.
As turmas do 3º e 4º ano participaram no projeto "Clubes de leitura" lendo as suas histórias favoritas, discutindo-as, analisando ideias e pontos de vista.
Com esta iniciativa a escola promove o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras, que são essenciais para o sucesso dos nossos alunos.
Desta forma, durante este 3º período, foram lidas 31 obras literárias.
Parabéns aos leitores!
Ao longo do presente ano letivo, 15 turmas do 1º ciclo participaram no projeto "10 minutos a ler" todos os dias.
Quem lê ficará mais bem preparado para a vida pois lerá sempre mais e melhor.
O projeto pode ser desenvolvido dentro da sala de aula ou noutros espaços aleatórios. Até podemos ler à porta da biblioteca!
Ora vejam:
Leitura em Vai e Vem é um projeto do Plano Nacional de Leitura 2027 que disponibiliza um conjunto de materiais de apoio como um desdobrável destinado às famílias, um folheto para os educadores e um Diário de Leituras para registo e apreciação dos livros lidos em casa com as famílias.
O projeto pretende promover o gosto e a prática da leitura nos Jardins de Infância e no seio das famílias das crianças.
Os nossos Jardins de Infâncias desenvolveram o projeto e ao longo do ano foram lidos/explorados 344 livros, no âmbito do mesmo.
Muitos parabéns pelo trabalho!
O projeto “Os pais contam e leem na escola” traz às turmas, durante todo o ano, as famílias mais próximas dos nossos educandos.
Esta partilha e proximidade aporta benefícios para além do aumento do vínculo entre pais e filhos, pois são momentos de referência que trazem aconchego à criança e em que esta associa o ato a cuidado e carinho.
Assim, é com enorme satisfação que testemunhamos a vinda de 94 famílias à escola, durante este 3º período.
Parabéns, a todas as famílias colaborantes!
Ao longo do 3º período as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas entre turmas e com os Enc. de Educação.
No âmbito do tema “liberdade”, as turmas leram e exploraram a história “O elefante acorrentado” de Jorge Bucay, analisando o que é a liberdade para cada um.
Para concluir os alunos foram desafiados a fazer uma autorreflexão sobre as suas caraterísticas e competências, realizando uma atividade lúdica onde discutiam “o que é que sou capaz”, “o que ainda não sou capaz”.
A Maria Francisca Ferreira Alves é uma menina de 12 anos que frequentou o Centro escolar da Alameda.
Desta vez a Maria Francisca visitou os nossos Centros Escolares para nos apresentar os seus dois livros: “O menino e o avião de papel” e “Seria um sonho?”.
Depois de nos contar como surgiu esta faceta de “pequena escritora” na sua vida, falou-nos das histórias que escreveu e dos sonhos que tem.
Parabéns Francisca! Aguardamos novas histórias!
A biblioteca escolar desenvolveu atividades no âmbito do projeto “Saúde Oral com a Biblioteca Escolar”, com todas as turmas do 1º ano.
Depois de ouvir e analisar a história “A fadinha dos dentes”, a atividade foi complementada com tarefas que envolviam saber identificar alimentos benéficos e prejudiciais à saúde dos dentes bem como, os cuidados necessários para uma boa higiene oral.
No final realizou-se uma fixa de consolidação de aprendizagens.
Realizou-se mais uma atividade de tutoria interciclos, envolvendo as turmas de artes da escola secundária e a turma 1.3 do centro escolar Alameda.
A atividade explorou a vida e obra de Vincent Van Gogh e os nossos pequenos pintores tiveram oportunidade de pintar os famosos girassóis.
Tutores e tutorados apreciaram vivamente estas parcerias.
Deixamos aqui alguns testemunhos sobre esta iniciativa:
"Gostámos muito da atividade, de conhecer outros colegas mais velhos, de descobrir técnicas de pintura e tentar imitar a arte de Van Gogh.”
“Criarmos e partilharmos o que sabemos com outras pessoas diferentes dos colegas da turma, foi muito importante”.
“Ficamos a conhecer o grande pintor Vicent Van Gogh, a sua paixão por girassóis e um dos seus famosos quadros " A noite estrelada".
“Adorámos pintar com os alunos de Artes, que nos deram bons conselhos e, por isso, as pinturas ficaram maravilhosas”.
“Foi divertido e diferente não trabalhar com professores, porque os alunos interagiram connosco de forma divertida, simpática e "especial".
“Fizeram-nos descobrir que podemos ser uns futuros " artistas". Só esperamos que venham mais vezes repetir este tipo de experiência."
Apresentamos o N.º 29 da Pensar(es).
Revista lançada por um grupo de professores de Filosofia, no já longínquo ano de 1999, é hoje uma revista acarinhada por todo o agrupamento.
Ao longo dos anos sofreu alterações ao nível do design e passou a integrar textos de todos os ciclos de ensino. As Bibliotecas Escolares têm o prazer de colaborar com os professores de Filosofia na sua concretização.
Neste número, demos relevância às comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
A aluna do 12.º E, Ana Rita Cardoso, participou no podcast Prazeres Interrompidos*, com a leitura de um excerto do livro de Rupi Kaur, "O sol e as suas flores".
* Dois episódios por semana, aos sábados e domingos. Um podcast sobre livros. Um livro em pouco mais que um minuto! Em todas as plataformas de podcasts, mas também nas rádios, jornais, bibliotecas, associações de estudantes, editores e livreiros. Boas leituras!
(Parceria com as Bibliotecas do AEJAC)
O projeto “Ler, Ilustrar e Pensar”, um projeto de tutoria interescolar, promoveu uma nova atividade.
A tutoria aconteceu entre as turmas de artes da Escola Secundária e a turma 3.2 do 3º ano de escolaridade do Centro Escolar das Alagoas.
O artista explorado nesta sessão foi Vincent Van Gogh. Depois da visualização de um pequeno vídeo sobre o pintor e da análise de algumas das suas obras, a atividade culminou com os alunos do 1º ciclo a pintar girassóis sob a orientação atenta e cuidada dos alunos tutores da Escola Secundária.
Foi assim mais uma parceria interessante entre ciclos e colegas. Parabéns!
Joana Gentil Martins é psicóloga e veio à ESJAC numa ação integrada na "Feira do Livro do Douro". Apresentou o seu último livro "A coragem para seres tu própria", perante uma plateia de cerca de 70 alunos do Ensino Secundário. Numa apresentação muito dinâmica e em diálogo com os alunos, explorou-se o tema da autoestima e da saúde mental.
Ficam os nossos agradecimentos à Câmara/Biblioteca Municipal e sobretudo à autora.
O concurso Juntos a Criar é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Altice Portugal e visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis.
O concurso foi lançado a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas integradas no projeto Todos Juntos Podemos Ler.
Alguns alunos do Centro Escolar das Alagoas e da EB 2,3 participaram no concurso. Foi escrita uma história com o título "Escola de Todas as Cores" onde se fala da diferença e da inclusão! A história foi também traduzida em Língua Gestual Portuguesa e em Pictogramas de Comunicação Alternativa. O trabalho foi orientado pela Terapeuta da Fala Ana Correia e pela Docente do Ensino Especial Cidália Cunha.
Publ. "Escola de Todas as Cores"
Publ. "Escola de Todas as Cores" - Tradução em pictogramas
Tivemos na BE a prof.ª M. Eugénia Monteiro, que nos apresentou a sua obra “Tiro os olhos do ecrã… e vou conhecer aves”. A prof.ª Rita Meireles, no âmbito do projeto Ciência Viva, convidou a autora e, a Prof.ª Bibliotecária Mariana Meireles, apresentou-a.
M. Eugénia Monteiro falou do seu conhecimento e paixão por aves, deu a conhecer algumas curiosidades e as histórias que estão escondidas nas imagens do livro e também do pequeno vídeo, que a equipa da biblioteca preparou para esta apresentação.
Nesta sessão estiveram presentes cerca de 45 alunos do 3.º ciclo.
Carolina Cantante é uma ex-aluna do nosso Agrupamento e veio à escola apresentar o seu primeiro livro de poemas: "Cartas sem Destino".
O professor Nuno Montes apresentou a aluna, que por sua vez falou do seu percurso como jovem escritora. As alunas de literatura do 12.ºE interpretaram alguns dos seus poemas.
No final, houve perguntas e algumas reflexões sobre a importância da poesia e da literatura em geral.
Ler, Ilustrar e Pensar é um projeto que resulta da parceria entre as Bibliotecas Escolares, o Grupo Disciplinar de Artes Visuais e de Filosofia. Tem por finalidade colocar em relação alunos de artes do ensino secundário e alunos do 1.º e 2.º ciclo, com o propósito de fomentar o questionamento e o pensamento crítico.
Este ano, os alunos de artes ilustraram o livro de Sylvia Orthof "Maria Vai com as Outras", de resultou um pequeno filme.
No passado dia 24 de abril estivemos nos Centros Escolares, para ver e analisar o filme e os conceitos que lhe estão inerentes, numa sessão orientada pela Prof.ª Estela Ferreira.
Propusemos e dinamizamos diversas atividades com o objetivo de divulgar e promover a Biblioterapia, ou melhor, sensibilizar para o poder dos livros e de como eles podem contribuir para o nosso bem-estar e melhorar a nossa saúde mental.
“COMO É QUE TE POSSO FAZER MAIS FELIZ?” de Lucas with Strangers
Em sala de aula, assistimos ao percurso de vida do autor e refletimos sobre a sua mensagem. Constatamos o impacto que Lucas tem na vida das pessoas que faz mais feliz e pusemos em prática o seu lema de vida com quem nos acompanha diariamente.
QUARTETO de LETRAS | “A TUA CABEÇA É COMO O CÉU” de Bronwen Ballard e Laura Carlin
“ A tua cabeça é como o céu.
Às vezes está azul e sem nuvens.
Outras vezes está nublada e escura.
O que podemos fazer para afastar as nuvens?”
Na biblioteca, num momento mais intimista, partilhamos mais uma leitura.
Falamos dos nossos céus, das nossas nuvens… e as emoções tomaram conta de nós.
Percebemos como é importante “desenvolver o hábito saudável de prestarmos atenção àquilo em que pensamos e ao que sentimos.” Ou seja praticar mindfulness regularmente.
“COMO É QUE OS LIVROS CURAM?”
Dançamos ao som dos HMB… refletimos e concordamos que a música influencia o nosso estado de espírito.
De imediato, surgiu a questão… e os livros?
Desconstruimos a palavra biblioterapia e chegamos ao seu significado com o apoio de uma imagem.
Por último, simulamos uma sessão de Biblioterapia : “Sugiro a leitura deste livro…porque …”
LER SEMPRE. LER FAZ BEM.
De 15 a 18 de abril celebrámos nas nossas bibliotecas a Semana do Bem-Estar, uma iniciativa da Equipa de Inovação.
Tivemos assim oportunidade para destacar a importância da promoção de ambientes saudáveis nas nossas escolas e na sala de aula. Ter um ambiente saudável e de bem-estar em sala de aula melhora o desempenho e o relacionamento pessoal dos alunos ajudando-os a melhor enfrentar os desafios.
Nos Centros Escolares a biblioteca escolar, numa contribuição para estas comemorações, convidou as turmas a participarem na atividade “Meditando com livros” que consistia em sessões de mindfulness com leitura de uma pequena história e na atividade “A curtir com curtas” que consistia em visualizar curtas-metragens divertidas.
Na EB 2.3 tivemos sessões de Biblioterapia / ler faz Bem, Quarteto de letras / "Vem e abraça-me", de Michal Snunit - momento de leitura a quatro vozes e conversa sobre a importância do abraço.
Na Escola Secundária promovemos o "Arreganha a Tacha", porque rir traz benefícios sociais, melhora a autoimagem, autoconfiança, saúde mental e bem-estar geral, inibe as hormonas do stress, aumenta as hormonas de felicidade, estimula os músculos abdominais e melhora a imunidade. No espaço da Biblioteca criámos um espaço descontraído com mantas e textos curtos: crónica, poemas, anedotas, fábulas...
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, recebemos nas bibliotecas dos nossos Centros Escolares, um dos mais conceituados escritores de literatura infantojuvenil portuguesa, o escritor, professor e jornalista Alexandre Parafita.
A visita foi patrocinada pela Câmara Municipal e organizada pelo pelouro da cultura de Peso da Régua e permitiu ao escritor apresentar aos alunos do 3º e 4º anos algumas das suas obras.
Os nossos alunos, interessados e curiosos tiveram oportunidade de fazer perguntas sobre a vida e obra do autor. O autor, por sua vez, falou dos livros como um importante meio de transmissão de cultura e informação e ainda como elementos fundamentais no processo educativo.
O Conselho da Leitura decidiu homenagear Luís Vaz de Camões na sua terceira apresentação, partilhando dois dos seus poemas de amor.
Vestidos a rigor, os membros do Conselho proporcionaram uma viagem no tempo, através das palavras de Camões.
Dada a proximidade da Semana da Leitura, indagaram ainda quais as preferências dos colegas quanto às atividades em que gostariam de participar.
Os conselheiros exibiram orgulhosamente os seus novos cartões de identificação!
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
Durante o mês de março as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, dando cumprimento ao projeto “EuDecido”, utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades adequadas ao seu nível de ensino.
Tendo por base atividades de leitura e exploração, leram e analisaram excertos do livro “Tiro os olhos do ecrã e vou conhecer aves” de Eugénia Monteiro. Da mesma autora, também visualizaram e exploraram imagens e vídeos sobre pássaros e suas labutas diárias.
Todas as atividades terminaram sempre com um trabalho plástico alusivo ao tema que se destinou à elaboração de um painel da primavera.
A Semana da Leitura nos Centros Escolares culminou com uma grande festa onde todas as turmas partilharam as suas leituras com a comunidade escolar.
As participações foram diversificadas e constaram desde leituras de trava-línguas, anedotas, lengalengas, poesias, histórias dramatizadas, canções…
A Festa da Leitura terminou com a entrega de prémios aos alunos vencedores do Concurso Saber… aLer
O entusiasmo foi grande sendo visível o orgulho de alunos e professores!
Na disciplina de Educação Musical, os alunos visualizaram uma apresentação alusiva à obra “Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares, leram um excerto da mesma obra e assistiram a um vídeo da composição para piano solo Fantasie Impromptu in C-sharp Minor Opus 66 de Fréderic Chopin, interpretada por Jonah Ho uma criança de apenas 6 anos.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
As turmas do 5º1 e 5º1S participaram na “Semana da Leitura”, com um Vídeo em Língua Gestual, no qual apresentaram os benefícios de ler e a sua importância.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
Os professores de (quase) todas as disciplinas do 2.º ciclo dinamizaram momentos de leitura em voz alta de obras em articulação com o tema da semana e a respetiva disciplina.
Matemática
“Ases da Matemática- Escola de Espiões/Missão Frações” de Linda Bertola
“O Pequeno Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina
Ciências Naturais
“Os Sinais do Coração” de Guilherme Semionato
“A Viagem de Alexandra” de Papiniano Carlos
“O Avô tem uma borracha na cabeça” de Rui Zink e Paula Delecave
História e Geografia de Portugal
“Era uma vez um rei poeta” de José Jorge Letria
Educação Musical
“Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares
Educação Visual
“O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt
Educação Física
“Os cromos da bola” de José Jorge Letria
Cidadania e Desenvolvimento
“A Estória do Sol e do Rinoceronte” de Ondjaki e Catalina Vasquez
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
Em sintonia com o tema da Semana da Leitura, propusemos como texto, para a pré-seleção em sala de aula, o conto de Oscar Wilde, “O Príncipe Feliz”.
Mais uma vez, o envolvimento e empenho dos professores de Português resultaram numa participação que excedeu as expectativas. Para a prova final, apresentaram-se vinte alunos do segundo ciclo e oito do terceiro.
O júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pela professora responsável pela Biblioteca da EB 2.3, Isabel Aguiar, não teve tarefa fácil, dada a qualidade das leituras, neste caso de dois poemas de Eugénio de Andrade, numa celebração adiada dos cem anos do seu nascimento.
Pacientemente, todos aguardaram a sua vez e também a decisão do júri.
Eis os leitores que se evidenciaram: 3.º ciclo, Natália Silva, Ana Isabel Brito e Margarida Pinto, e 2.º ciclo: Bernardo Osório, Guilherme Xavier e Beatriz Gouveia.
LER SEMPRE.
A LER EM VOZ ALTA SOMOS MAIS FELIZES.
Tal como nas edições anteriores, a primeira prova decorreu em contexto de sala de aula e serviu de apuramento para a prova oral. Nela participaram todos os alunos do segundo ciclo, graças à colaboração dos professores de Português.
Perante o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Santa Marta de Penaguião, professora-bibliotecária Filomena Nunes e pelo aluno 3.º ciclo, Diego Lucas, os oito alunos apurados realizaram a prova oral. Seguindo a estrutura da prova, previamente divulgada, leram um excerto indicado pelo júri e expressaram a sua opinião sobre a obra. Muita desenvoltura e segurança, com algum nervosismo à mistura.
Após rápida deliberação, o júri anunciou os leitores vencedores: Maria Francisca Alves, Tomás Miguel Madureira e João Fonseca Cardoso Vaz Gonçalves.
Parabéns a todos!
LER SEMPRE.
A LER SOMOS MAIS FELIZES.
A Semana da Leitura decorreu entre 18 e 22 de março. Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
No dia 21 de março, numa profícua parceria, decorreu na Biblioteca Escolar da ESJAC um Café Concerto intitulado “Fios da Memória”, organizado pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE e pelo Grupo Coral do Agrupamento. Esta atividade aberta à comunidade pretendeu celebrar a memória e as memórias, num diálogo entre o “ontem”, o “hoje” e o “amanhã”.
O fim de tarde começou com a receção aos participantes, que puderam apreciar a música ambiente do nosso pianista Nuno Aires e as exposições patentes no espaço da BE, nomeadamente a mostra de fotos “Fios da Memória”, na qual o desafio era descobrir as meninas e os meninos que já fomos no passado. Seguiu-se a leitura expressiva de poemas feita pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa com a colaboração de familiares. Foi bonito ver a cumplicidade entre irmãs e sentir as mães mais nervosas do que as filhas enquanto liam para a plateia. Sem se fazer anunciar, em jeito de flashmob, o Grupo Coral surpreendeu os presentes com três temas: “Banaha”, “Ay linda amiga” e “Syahamba”, sendo este último uma canção tradicional zulu. Continuando a “desenrolar” os fios da nossa memória, aconteceu um momento de reflexão e de partilha, durante o qual todos foram convidados a ler um poema, uma frase, a fazer um comentário, a expressar um pensamento, ou, simplesmente, a destacar uma fotografia ou um objeto com recordações especiais. No final, para terminar a sessão em beleza, aguardava-nos um belíssimo e apetitoso lanche partilhado.
São momentos como estes que aconteceram durante o Café Concerto “Fios da Memória” que valorizam e preservam as nossas memórias e que, para além disso, criam laços afetivos e novas recordações.
A temática do amor invadiu o segundo espetáculo do Quarteto de Letras.
Cercados de corações a palpitar, deixámo-nos envolver por esta bela história de amor entre livros.
No final, ainda saboreamos a doçura da leitura em forma de coração.
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
Foram apurados os vencedores do Concurso de Leitura do 3.º Ciclo e Secundário. Queremos agradecer a todos os alunos o empenho e a qualidade das suas prestações. Também agradecer aos membros do júri, nomeadamente a Dr.ª Umbelina Silva (Museu do Douro), a Dr.ª Regina Teixeira (BMPR) e as colegas Célia Ferreira, Estela Ferreira e Mónica Silva.
Os alunos vencedores foram os seguintes:
3.º Ciclo: Gonçalo Ferreira, Margarida Nogueira, Matilde Mesquita;
Secundário: Vera Nogueira e Nuno Aires.
Embora no presente ano letivo não se vá realizar o Concurso Nacional de Leitura, resolvemos manter a iniciativa a nível de escola.
No passado dia 29 de fevereiro realizou-se a prova escrita, sendo que os alunos do 3.º Ciclo exploraram a obra "Tudo Tudo e Nós", de Nicola Yoon e os alunos do secundário "Fala-me de um Dia Perfeito", de Jennifer Niven.
No próximo dia 12 de fevereiro realiza-se a prova oral para apurar os vencedores do presente ano letivo.
Realizamos a 2.ª Edição do Concurso de Leitura em Voz Alta. Participaram alunos nas categorias dos 12 aos 15 anos e alunos a partir dos 16 anos. As gravações foram analisadas por um júri que escolheu os três alunos melhor classificados em cada uma das categorias.
Na categoria dos 12 aos 15 anos classificaram-se nos três primeiros lugares, os discentes: Maria Inês Figueiredo, Matilde Ribeiro e Martim Cardoso e na categoria a partir dos 16 anos, Rita Cardoso, Gabriel Araújo e Beatriz Moreira.
A Aluna Maria Figueiredo vai representar o Agrupamento a nível nacional, no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, que se realiza na cidade de Sertã.
ZeManel é o nome artístico do artista plástico, ator e escritor infantojuvenil José Mendes. ZeManel é lusodescendente e vive em França desde os seus 6 anos. Tem uma companhia de teatro e vai muitas vezes às escolas francesas promover os seus livros, mas sobretudo contar histórias. Generosamente, passou o dia 28 de fevereiro connosco, tendo durante a manhã realizado duas oficinas nos Centros Escolares, e à tarde, na escola secundária, com os alunos de artes, mostrou o seu trabalho e contou a sua história de vida.
Foi com muito entusiasmo e expectativa que, hoje, saímos da rotina escolar e nos dirigimos à Casa do Povo de Godim, onde éramos esperadas pelos utentes do Centro de Dia.
Após uma breve apresentação, começámos por fazer a leitura expressiva de poemas de vários autores portugueses, desde Luís de Camões a Eugénio de Andrade, passando por Mário de Sá-Carneiro ou José Luís Peixoto, entre outros. De seguida, realizámos um jogo de mímica de provérbios populares bem conhecidos de todos. E fomos tão boas a imitar cães, gatos, macacos e outros que tais, que rapidamente os “enigmas” foram desvendados.
Depois deste animado momento, desafiámos os utentes a participar no “Malhar”, que, como todos sabem, é um projeto de tricot comunitário que nasceu para criar um cachecol executado a várias mãos, numa partilha de saberes e de experiências. O desafio foi aceite e o nosso cachecol ficou ainda mais valioso com este contributo. Em troca, nós aprendemos a jogar ao burro e saímos de lá quase peritas neste tradicional jogo de cartas.
Chegado o fim da visita, brindámos os idosos com uma pequena lembrança feita por nós, como forma de lhes mostrar que estão nos nossos corações, assim como queremos acreditar que ficámos nos deles.
Agradecemos à Casa do Povo de Godim o carinho com que fomos recebidas, com a promessa de que, em breve, lá voltaremos para bons momentos de convívio como os de hoje!
20 de fevereiro de 2024
As alunas do 12.ºE (Literaturas de Língua Portuguesa)
No âmbito da colaboração da professora Maria Augusta Cruz com a biblioteca escolar, os alunos Henrique Pereira, Leonor Monteiro, Margarida Nogueira, Mariana Silva e Tanja Barros da turma E do 9.º ano, construíram dois diálogos em torno do tema Study Area.
Inviting friends to the school Counsellor
Listen carefully to the following conversation between three friends who attend the 9th grade.
Convidar amigos para ir a uma sessão de Orientação Vocacional na escola
Escuta com atenção a seguinte conversa entre três amigos que frequentam o 9.º ano.
Calling a friend to go to the school Counsellor
A student calls her best friend to invite her to go to the school counsellor together. Listen carefully to the dialogue.
Ligar a uma amiga para ir ao Orientador da escola
Uma aluna telefona à sua melhor amiga a convidá-la para irem juntas ao Orientador vocacional da escola. Escuta com atenção o seu diálogo.
Quatro professores juntos a dar vida à máxima, ouvir ler, música para os ouvidos.
Assim nasceu o Quarteto de Letras!
Para o primeiro espetáculo, escolheram a peça “Sem rede” de Margarida Fonseca Santos.
O local não podia ter melhor acústica, a sala EM1.
Em voz alta e afinada, os quatro músicos das letras leram para um público curioso e de ouvido exigente.
Não tiveram uma ovação de pé, mas foram convidados a voltar!
LER SEMPRE.
OUVIR LER, MÚSICA PARA OS OUVIDOS.
Durante os meses de janeiro e fevereiro os grupos/ turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas com o projeto “EuDecido”.
Tendo por base atividades de leitura e exploração de obras literárias sugeridas no “Roteiro para uso da biblioteca escolar”, as turmas do 2º, 3º e 4º ano trabalharam “O Palhaço tristoleto” de Lurdes Custódio e as turmas do pré-escolar e 1º ano, trabalharam “O carnaval dos animais” de Marianne Dubuc.
As turmas viveram estas atividades com entusiasmo e muita satisfação.
Na segunda reunião do Conselho de Leitura, os conselheiros decidiram associar-se à celebração do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e às atividades da iniciativa Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.
De sala em sala, sugeriram mais uma Leitura com Perfil:
LIVRES E IGUAIS
Os direitos humanos na escola, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Acompanhados por cinco colegas das respetivas turmas, cada um deles representando um dos casos da iniciativa Maratona de Cartas 2023, os conselheiros realizaram igualmente um inquérito para identificar o caso mais apoiado e perceber quais as preocupações dos colegas quanto aos Direitos Humanos. Apurados os resultados, o caso de Ana Maria Santos Cruz, a mãe brasileira que exige justiça para o seu filho Pedro Henrique, cedo se destacou e reuniu o apoio de 74% dos alunos inquiridos.
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.
CIDADANIA ATIVA.
Na primeira reunião do Conselho da Leitura, constituído pelos delegados e subdelegados de seis turmas do 2.ºciclo, decidimos preparar uma atividade associada à época festiva.
A partir da obra “Calendário do Advento-Pequenos Contos de Fadas”, dinamizamos, de turma em turma, um momento de leitura do “conto de fadas do dia” e oferecemos um presente: uma árvore em cartão para ser decorada com materiais reciclados e, posteriormente, apresentada a concurso da “ Árvore mais Natalícia”.
Criatividade e inovação foram as palavras de ordem e toda a comunidade foi convidada a votar na sua preferida.
BOAS FESTAS. EM VOLTA DA LEITURA. SEMPRE.
Por proposta da Equipa de Inovação, ao longo do ano letivo a Equipa Educativa do Museu do Douro realiza oficinas destinadas a desenvolver Técnicas de Comunicação em Público, com todas as turmas do 10.º ano do ensino regular e as duas turmas do ensino profissional de 12.º ano. A oficina proposta, realiza-se na Biblioteca Escolar e está subordinada ao tema "Cartas da Liberdade e da Paisagem".
Num tempo em que as notícias circulam a uma velocidade estonteante e em que a desinformação e a propaganda conseguem superar a informação isenta e credível, urge levar os jornais, impressos ou virtuais, para a sala de aula e fazer das notícias assunto de reflexão e de debate.
De facto, ler jornais nas escolas é fundamental para fornecer aos estudantes instrumentos que lhes proporcionem um uso consciente dos meios de comunicação social e que os incentivem a refletir e a saber distinguir informação de desinformação em geral. Além disso, o envolvimento dos alunos em atividades de leitura e de escrita relacionadas com os jornais permite não só o contacto com assuntos diversificados, mas também o desenvolvimento de competências de compreensão escrita e de expressão escrita e oral.
Neste sentido, para a exposição oral de Português, os alunos do 12.º A e B foram convidados a escolherem textos jornalísticos do seu agrado e a apresentá-los à turma, daí resultando um “espaço público” de cidadania ativa.
Durante os meses de outubro, novembro e dezembro as turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, integrado no projeto “EuDecido” e em conformidade com o “Roteiro para uso da biblioteca escolar”, utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas.
- Ao longo do mês de outubro e sob a temática do outono, os alunos leram e exploraram a história “O ladrão de folhas” de de Alice Hemming bem como as caraterísticas desta estação. Esta leitura foi seguida do jogo “Bingo de outono”.
- No mês de novembro, indo de encontro ao “Dia Mundial da Bolota”, leram e exploraram a história “O Jaime e as bolotas” de Tim Bowley, alertando para a necessidade de preservação da nossa floresta autóctone. Também foram visualizados vídeos sobre as diversas utilidades da bolota e realizadas atividades sobre o desenvolvimento das plantas.
- “ A dieta do Pai Natal” foi a história lida e explorada pelas turmas no mês de dezembro. A atividade foi complementada com a escolha de uma dieta para o Pai Natal analisando os benefícios para a saúde (ou não) de cada alimento.
Entramos no quinto ano do projeto!
E preparamos novos materiais de apoio:
- reciclamos e decoramos as caixas 10 minutos, para cada turma guardar os livros na sala;
- criamos os cartazes da leitura para os leitores registarem e avaliarem os livros lidos.
Para os novos leitores do 5.ºano, realizamos sessões para a divulgação do projeto e da sua operacionalização e em que também entregamos os materiais de apoio. Por último, informamos cada um do seu número de leitor e procedemos à requisição do primeiro livro.
BOAS LEITURAS PARA TODOS!
Com o objetivo de cumprir o desafio “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar” lançado este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares desenvolvemos a atividade “Leituras dialogadas” sobre o livro “O meu vizinho é um cão” de Isabel Minhós Martins.
Na sequência da atividade também ouvimos e aprendemos a canção “Normal é ser diferente”, uma adaptação feita por Alda Casqueira Fernandes a partir de uma canção de Jair Oliveira.
Já em sala de aula fizemos um Kahoot sobre o livro e uma ficha de trabalho.
Gostámos muito!
Foi com muito entusiasmo que as turmas do 6.º ano receberam na última semana de outubro, a curta-metragem “Os fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, filme vencedor de um Óscar em 2012, dirigido por Brandon Oldenburg e escrito por William Joyce.
O guião inspirado em acontecimentos reais, conta-nos a história de um rapaz que após uma tempestade devastadora é levado para uma biblioteca onde os livros têm vida. E, tal como na tela, os nossos espectadores entraram noutra dimensão, a do mundo encantado da imaginação.
Nas sessões, debateram-se as diferentes visões de cada um sobre o tema, a importância da banda sonora nas sequências narrativas, a mudança cromática em algumas cenas, as técnicas de filmagem e nos créditos finais, valorizou-se o trabalho da equipa que realizou este filme de animação.
No mês dedicado às Bibliotecas Escolares, em sintonia com o cinema, homenageamos os livros e a paixão pela leitura!
Helena Ventura
Coordenadora de Escola do Plano Nacional de Cinema
Desafiamos os alunos a criar e imaginar uma história em grupo, a partir de cartões ilustrados com diferentes propostas para o desenvolvimento da narrativa.
Em liberdade, escolheram o tempo e o espaço, as personagens e o seu destino e um final nem sempre feliz!
Apresentaram as suas histórias, regressaram à sala e passaram a sua criação para o papel.
Testemunhos para as gerações futuras!
Nas aulas de Português, todas as turmas do 5.ºano selecionaram poemas da obra “A Liberdade o que é?” de José Jorge Letria, com o objetivo de gravar um áudio coletivo com o apoio do professor Alberto Mendonça de Educação Musical.
Partilhamos aqui o produto final, que também pretende ser um recurso para a Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.
A exemplo de anos anteriores, apresentamos uma proposta de abordagem interdisciplinar subordinada ao tema do MIBE, “BIBLIOTECA ESCOLAR:O MEU LUGAR PREFERIDO PARA CRIAR E IMAGINAR”.
Durante o mês de outubro comemorou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o tema foi "O meu lugar preferido para criar e imaginar". Preparamos várias atividades, nomeadamente a apresentação da biblioteca aos alunos dos 7.º e 10.º Anos; Apresentação de livros inspiradores por parte de alguns alunos; exploração de vídeos no âmbito da cidadania e respetivo debate.
Recebemos, na biblioteca escolar, a professora e também escritora Maria Amélia Azevedo.
Interagindo com várias turmas dos nossos Centros Escolares, deu a conhecer o seu primeiro livro infantil intitulado “O passarinho que não sabia cantar”, uma história que enaltece a entreajuda e que nos fala sobre a importância de sermos livres e de experienciarmos a vida. A história, escrita enquanto trabalhava na nossa escola, foi ilustrada por crianças das turmas.
À nossa colega deixamos o nosso obrigado pela disponibilidade e simpatia.
O jornal regional “A Voz de Trás-os-Montes”, no âmbito do seu projeto “O Jornal vai à Escola”, esteve na biblioteca da ESJAC, no dia 26 de outubro. Assistiram à sessão as turmas do 12.ºB e 12.º E. No decorrer da ação foram apresentados o jornal e o trabalho que lá se desenvolve, da escrita da notícia, ao trabalho de fotografia, passando também pelo processo de paginação e impressão. Houve ainda tempo para realizar entrevistas em vídeo, nas quais os alunos participaram ativamente como entrevistados, entrevistadores e operadores de câmara. Fica o agradecimento à equipa de “A Voz de Trás-os-Montes” pelo excelente trabalho e pela iniciativa.
Recebemos os novos utilizadores com propostas divertidas para aprenderem mais sobre a organização e o funcionamento da Biblioteca:
- “Onde está o livro?”, em equipas de dois, os alunos tiraram à sorte o título e o autor de uma das obras disponíveis na Biblioteca para requisição e localizaram-na nas estantes com a ajuda da sinalética. Em seguida, em ficha própria, registaram o título, o autor, a cota e o número de registo. Por último, apresentaram o seu livro às outras equipas.
- “Em 10 palavras”, individualmente ou em equipa, os alunos escreveram uma frase, com um mínimo de 10 palavras, sobre a Livros e a Leitura, que depois partilharam nos vidros das janelas da Biblioteca.
LER É CRIAR E IMAGINAR!
A biblioteca escolar deu início às suas atividades do ano 2023- 2024 convidando as turmas do pré escolar e do 1º ano a realizar uma atividade.
As crianças ouviram e participaram na história “1º dia de aulas da Joaninha” de Hilda Miranda, uma história que nos fala de empatia, altruísmo e entreajuda, qualidades que queremos enraizar nos nossos alunos.
Foi um momento de aprendizagem mas também de partilha e análise, pois cada um partilhou experiências vividas avaliando como cada atitude que tomamos constrói, ou não, o nosso bem-estar e o do outro.
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Básica 2/3, os nossos alunos contaram com uma experiência gastronómica “multilingue”, já que o menu contou com pratos e sobremesa dos países das línguas estrangeiras em estudo. Ainda na Escola Básica 2/3, na aula de Francês, os alunos de nono ano desenvolveram algumas atividades, nomeadamente a visualização de um vídeo e um jogo sobre países e nacionalidades.
Por sua vez, na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade, expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.