A população do nosso Agrupamento é heterogénia. Tal como em qualquer outro estabelecimento de ensino TEIP,
também ela é constituída por jovens com idades diferentes, que pertencem a grupos socioculturais diversos e efetuaram
percursos pessoais distintos. Os projetos de promoção da leitura que a BE tem desenvolvido revelam indicadores de forte
adesão e motivação por parte dos envolvidos e um considerável aumento da procura das obras/ autores propostos. No entanto,
se, por um lado, observamos uma mudança nas atitudes leitoras, por outro, a nossa experiência diz-nos que a maioria dos jovens,
mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de leitura, trocam a companhia dos livros pelas muitas solicitações e descobertas
que a vida na atualidade comporta. Ler amplamente é um fator importante no sucesso escolar, por isso entendemos que cabe também à BE
procurar estratégias que contrariem o afastamento e aproximem os alunos dos livros, ajudando-os a (re)descobrir o gosto pela leitura
e a desenvolver a competência leitora, tornando-se leitores para a vida.
Criámos então o projeto LIVROS SEM PÓ que integra três diferentes atividades, nomeadamente Leituras com Perfil,
Leituras Sonantes e Leituras à Solta.
O nosso projeto no site do PNL
Projetos das Escolas aLer+ 2027
Propostas/momentos de leitura em articulação com a Educação para a Cidadania e as Áreas de Competências do Perfil do Aluno.
No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
CONTEXTUALIZAÇÃO
- Domínio de Educação para a Cidadania: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental , Risco;
- Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Bem-estar, saúde e ambiente.
No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
CONTEXTUALIZAÇÃO
No dia, em que celebramos as MULHERES, propomos a leitura do poema ELAS de João Pedro Mésseder
No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
CONTEXTUALIZAÇÃO
No mês de fevereiro, celebra-se o DIA DA INTERNET MAIS SEGURA (9 de fevereiro de 2021).
Ao longo dos anos, este tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes. O tema de 2021 é "Together for a better internet".
O objetivo é sensibilizar os cidadãos, em especial o público mais jovem, para os riscos da Internet. Assim, pretende-se educar para a prevenção desses riscos e sensibilizar os decisores políticos e a indústria para que estes sejam acautelados.
Neste contexto, eis a nossa proposta de leitura:
ARMADILHA DIGITAL
Um livro que explica às crianças as emoções e como lidar com elas
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
CONTEXTUALIZAÇÃO
Em 2020, Saudade foi votada a Palavra do Ano. Sem dúvida, que todos reconhecemos que estes tempos difíceis têm posto à prova os nossos sentimentos e emoções, quer na relação com os outros, quer na ausência deles. Por isso, eis a nossa sugestão de leitura de hoje:
O LIVRO DAS EMOÇÕES
Um livro que explica às crianças as emoções e como lidar com elas
de Filipa Sáragga
Eis a nossa SUGESTÃO DE LEITURA para o DIA NACIONAL DO MAR (16 nov.):
PLASTICUS MARITIMUS - UMA ESPÉCIE INVASORA
de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins; Ilustração: Bernardo P. Carvalho
Edição: Planeta Tangerina, março de 2019
Eis a nossa SUGESTÃO DE LEITURA para o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO (16 out.):
O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU
de José Fanha; Ilustração: Maria João Gromicho
Edições Gailivro, outubro de 2009
Momentos de leitura em voz alta, presenciais, à distância ou gravados/podcasts, por elementos da comunidade educativa e convidados.
Nas palavras do autor, “Este pequeno livro está cheio de jogos com palavras e com alguns conceitos simples da matemática (por pouco ia a escrever a palavra com letra maiúscula!). Eu gosto de palavras. E de matemática também. Por isso brinco com elas. Brincar é uma coisa muito séria: quem quereria brincar com gente ou coisas de que não gosta? Este livro é um livro de "desmatemática" porque, aqui, os personagens da matemática, os números, os sinais, as contas, são tratados como gente, têm sentimentos, sonhos. Até fraquezas e defeitos. Como tu e como eu. É um jogo que eu gosto muito de jogar: imaginar como as coisas seriam se fossem ao contrário. Nem imaginas como o "Reino do Des" é às vezes divertido!”
As professoras Cristina Teixeira e Filomena Teixeira, também decidiram “desmatematicar”! E selecionaram dois poemas deste livro para nos lerem.
“A maior parte das pessoas não calcula (a palavra calcular vem a propósito) a gente curiosa que vive na matemática!"
Contamos que gostem!
Partilhamos a leitura em voz alta da obra "O ROMANCE DO 25 DE ABRIL" de João Pedro Mésseder.
Vozes no feminino do Grupo 200 a celebrar a LIBERDADE!
Estela Esteves, Helena Ventura, Maria João Guerra e Natércia Magalhães fazem suas as palavras do autor e contam-nos a história do menino Portugal, "como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.
E que sonho foi esse ? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.
Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor."
Para o Dia Mundial do Livro preparamos algumas leituras em voz alta, com alunos do nosso agrupamento.
Durante a nossa vida
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...
Charles Chaplin
Inspirados no poema de Charles Chaplin, na alegria e também no desconcerto do artista, sugerimos que nos recite um poema em vídeo,
que nos ajude a preencher os dias em complexidade, beleza e descoberta. Que nos inspire a caminhar, a querer mais e diferente,
que seja intimidade e mundividência, quotidiano e sonho, desalento e esperança. Que seja tudo que cada um tem para dizer, em voz alta.
Grave um pequeno vídeo...
Uma mensagem de esperança, a leitura de um poema, de um excerto de uma obra literária, de um texto da sua autoria, uma sugestão de leitura…
Um projeto da Rede de Bibliotecas de Peso da Régua
A aluna do 12.º Ano, Margarida Macedo, obteve um honroso 7.º Lugar no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta.
Para celebrar a leitura, o leitor e a comunicação, temos um Speaker's Corner. Aqui os alunos podem ler com megafone,
poemas, textos da sua autoria, fazer reivindicações, lutar por uma causa...
Programa mensal de rádio com leituras subordinadas a um tema divulgado na Rádio Resende FM (104.9) e disponibilizados em PODCAST.
Os programas são transmitidos quinzenalmente pela Rádio Resende FM (104.9), às quintas-feiras, pelas 12h30.