Livros sem pó

Apresentação do Projeto

A população do nosso Agrupamento é heterogénia. Tal como em qualquer outro estabelecimento de ensino TEIP, também ela é constituída por jovens com idades diferentes, que pertencem a grupos socioculturais diversos e efetuaram percursos pessoais distintos. Os projetos de promoção da leitura que a BE tem desenvolvido revelam indicadores de forte adesão e motivação por parte dos envolvidos e um considerável aumento da procura das obras/ autores propostos. No entanto, se, por um lado, observamos uma mudança nas atitudes leitoras, por outro, a nossa experiência diz-nos que a maioria dos jovens, mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de leitura, trocam a companhia dos livros pelas muitas solicitações e descobertas que a vida na atualidade comporta. Ler amplamente é um fator importante no sucesso escolar, por isso entendemos que cabe também à BE procurar estratégias que contrariem o afastamento e aproximem os alunos dos livros, ajudando-os a (re)descobrir o gosto pela leitura e a desenvolver a competência leitora, tornando-se leitores para a vida.
Criámos então o projeto LIVROS SEM PÓ que integra três diferentes atividades, nomeadamente Leituras com Perfil, Leituras Sonantes e Leituras à Solta.

O nosso projeto no site do PNL
Projetos das Escolas aLer+ 2027


Leituras com Perfil
Propostas/momentos de leitura em articulação com a Educação para a Cidadania e as Áreas de Competências do Perfil do Aluno.


EB 2.3 | LEITURAS COM PERFIL 8 - DIA DA TERRA, 22 de abril

Dia da Terra

No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
CONTEXTUALIZAÇÃO
- Domínio de Educação para a Cidadania: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental , Risco; - Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Bem-estar, saúde e ambiente.


EB2.3 | LEITURAS COM PERFIL 7 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER, 8 de março

Dia Internacional da Mulher

No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Domínio de Educação para a Cidadania: Igualdade de Género
  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Relacionamento interpessoal

No dia, em que celebramos as MULHERES, propomos a leitura do poema ELAS de João Pedro Mésseder

Ficha de atividade


EB2.3 | LEITURAS COM PERFIL 6 - DIA DA INTERNET MAIS SEGURA , 9 de fevereiro

Armadilha Digital

No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Domínio de Educação para a Cidadania: Risco/Riscos tecnológicos
  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal

No mês de fevereiro, celebra-se o DIA DA INTERNET MAIS SEGURA (9 de fevereiro de 2021).
Ao longo dos anos, este tornou-se um evento marcante, sendo hoje comemorado em mais de 100 países e em todos os continentes. O tema de 2021 é "Together for a better internet".
O objetivo é sensibilizar os cidadãos, em especial o público mais jovem, para os riscos da Internet. Assim, pretende-se educar para a prevenção desses riscos e sensibilizar os decisores políticos e a indústria para que estes sejam acautelados.
Neste contexto, eis a nossa proposta de leitura:

ARMADILHA DIGITAL
Um livro que explica às crianças as emoções e como lidar com elas
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Ficha de atividade


EB2.3 | LEITURAS COM PERFIL 5 - SAUDADE - PALAVRA DO ANO DE 2020

O Livro das Emoções

No âmbito desta atividade, propomos leituras em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.

CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e textos, Desenvolvimento pessoal e autonomia,Bem-estar, saúde e ambiente.

Em 2020, Saudade foi votada a Palavra do Ano. Sem dúvida, que todos reconhecemos que estes tempos difíceis têm posto à prova os nossos sentimentos e emoções, quer na relação com os outros, quer na ausência deles. Por isso, eis a nossa sugestão de leitura de hoje:

O LIVRO DAS EMOÇÕES
Um livro que explica às crianças as emoções e como lidar com elas
de Filipa Sáragga

Ficha de atividade


EB2.3 | DIA DOS DIREITOS HUMANOS

Direitos Humanos
CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Domínios de Educação para a Cidadania: Direitos Humanos;
  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal

Ver a atividade proposta


EB2.3 | SEMANA EUROPEIA DE REDUÇÃO DE RESÍDUOS

livro
CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Domínios de Educação para a Cidadania: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde;
  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Bem-estar, Saúde e Ambiente.

Ver a atividade proposta


EB2.3 | DIA NACIONAL DO MAR

livro
CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Domínios de Educação para a Cidadania: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental, Saúde;
  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Bem-estar, Saúde e Ambiente.

Eis a nossa SUGESTÃO DE LEITURA para o DIA NACIONAL DO MAR (16 nov.):

PLASTICUS MARITIMUS - UMA ESPÉCIE INVASORA
de Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins; Ilustração: Bernardo P. Carvalho
Edição: Planeta Tangerina, março de 2019

Ver a atividade proposta


EB2.3 | DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

livro
CONTEXTUALIZAÇÃO

  • Domínios de Educação para a Cidadania: Saúde/ Educação Alimentar;
  • Áreas de Competências do Perfil do Aluno: Linguagens e Textos, Bem-estar, Saúde e Ambiente.

Eis a nossa SUGESTÃO DE LEITURA para o DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO (16 out.):

O DIA EM QUE A BARRIGA REBENTOU
de José Fanha; Ilustração: Maria João Gromicho
Edições Gailivro, outubro de 2009

Ver a atividade proposta


Leituras Sonantes
Momentos de leitura em voz alta, presenciais, à distância ou gravados/podcasts, por elementos da comunidade educativa e convidados.


EB 2.3 | LEITURAS SONANTES PEQUENO LIVRO DA DESMATEMÁTICA, de Manuel António Pina

BE-EJAC · PEQUENO LIVRO DA DESMATEMÁTICA

Nas palavras do autor, “Este pequeno livro está cheio de jogos com palavras e com alguns conceitos simples da matemática (por pouco ia a escrever a palavra com letra maiúscula!). Eu gosto de palavras. E de matemática também. Por isso brinco com elas. Brincar é uma coisa muito séria: quem quereria brincar com gente ou coisas de que não gosta? Este livro é um livro de "desmatemática" porque, aqui, os personagens da matemática, os números, os sinais, as contas, são tratados como gente, têm sentimentos, sonhos. Até fraquezas e defeitos. Como tu e como eu. É um jogo que eu gosto muito de jogar: imaginar como as coisas seriam se fossem ao contrário. Nem imaginas como o "Reino do Des" é às vezes divertido!”
As professoras Cristina Teixeira e Filomena Teixeira, também decidiram “desmatematicar”! E selecionaram dois poemas deste livro para nos lerem.
“A maior parte das pessoas não calcula (a palavra calcular vem a propósito) a gente curiosa que vive na matemática!"
Contamos que gostem!


EB 2.3 | LEITURAS SONANTES - 25 DE ABRIL

BE-EJAC · O Romance do 25 de Abril de João Pedro Mésseder

Partilhamos a leitura em voz alta da obra "O ROMANCE DO 25 DE ABRIL" de João Pedro Mésseder.
Vozes no feminino do Grupo 200 a celebrar a LIBERDADE!
Estela Esteves, Helena Ventura, Maria João Guerra e Natércia Magalhães fazem suas as palavras do autor e contam-nos a história do menino Portugal, "como cresceu e sofreu e lutou até, já adulto, ver realizado um sonho.
E que sonho foi esse ? O da liberdade, é claro. Mas imaginou também uma democracia e uma justiça que julgou possíveis no seu país à beira-mar.
Esse país onde hoje o mesmo menino, homem feito agora, continua atento a sonhar com um mundo melhor."


DIA MUNDIAL DO LIVRO

Para o Dia Mundial do Livro preparamos algumas leituras em voz alta, com alunos do nosso agrupamento.


POEMAS PARA OS DIAS QUE PASSAM

Poemas para os dis que passam
Durante a nossa vida
Conhecemos pessoas que vêm e que ficam,
Outras que vêm e passam.
Existem aquelas que,
Vêm, ficam e depois de algum tempo se vão.
Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar...

Charles Chaplin

Inspirados no poema de Charles Chaplin, na alegria e também no desconcerto do artista, sugerimos que nos recite um poema em vídeo, que nos ajude a preencher os dias em complexidade, beleza e descoberta. Que nos inspire a caminhar, a querer mais e diferente, que seja intimidade e mundividência, quotidiano e sonho, desalento e esperança. Que seja tudo que cada um tem para dizer, em voz alta.

Lista de Reprodução no Youtube

3 MINUTOS SEM CORONA

3 Minutos Sem Corona
Grave um pequeno vídeo...
Uma mensagem de esperança, a leitura de um poema, de um excerto de uma obra literária, de um texto da sua autoria, uma sugestão de leitura…
Um projeto da Rede de Bibliotecas de Peso da Régua

Lista de Reprodução no Youtube

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA EM VOZ ALTA

Speaker's Corner
A aluna do 12.º Ano, Margarida Macedo, obteve um honroso 7.º Lugar no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta.


SPEAKER'S CORNER

Speaker's Corner
Para celebrar a leitura, o leitor e a comunicação, temos um Speaker's Corner. Aqui os alunos podem ler com megafone, poemas, textos da sua autoria, fazer reivindicações, lutar por uma causa...


Leituras à Solta
Programa mensal de rádio com leituras subordinadas a um tema divulgado na Rádio Clube de Armamar FM (92.3) e disponibilizados em PODCAST.


O NOSSO PODCAST

Os programas são transmitidos quinzenalmente pela Rádio Clube de Armamar (92.3 FM), às terças-feiras, pelas 10h20.

VER TODOS OS PROGRAMAS