A população do nosso Agrupamento é heterogénia. Tal como em qualquer outro estabelecimento de ensino TEIP, também ela é constituída por jovens com idades diferentes, que pertencem a grupos socioculturais diversos e efetuaram percursos pessoais distintos. Os projetos de promoção da leitura que a BE tem desenvolvido revelam indicadores de forte adesão e motivação por parte dos envolvidos e um considerável aumento da procura das obras/ autores propostos. No entanto, se, por um lado, observamos uma mudança nas atitudes leitoras, por outro, a nossa experiência diz-nos que a maioria dos jovens, mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de leitura, trocam a companhia dos livros...
ATIVIDADES DOS ANOS LETIVOS ANTERIORES: 2020-2021 :: 2021-2022
Propostas/momentos de leitura em articulação com a Educação para a Cidadania e as Áreas de Competências do Perfil do Aluno.
Ao longo do ano letivo, realizaram-se seis sessões de cada clube, na hora do Apoio ao Estudo. Duas por período: a primeira dedicada à seleção de obras maioritariamente em articulação com os domínios operacionalizados em Cidadania e Desenvolvimento, para leitura durante um período de três semanas; a segunda, para a leitura em voz alta, apresentação e conversa sobre os livros lidos, por vezes na sala de aula, outras na Biblioteca ou num espaço exterior da escola.
Turma 5.1
Beatriz e o Plátano de Ilse Losa
A Menina Gotinha de Água de Papiano Carlos
O Planeta Branco de Miguel Sousa Tavares
História de um Caracol que descobriu a importância da lentidão de Luís Sepúlveda
Oh, não! Sou um influenciador digital de Álvaro Magalhães
Quem vê likes não vê corações de Álvaro Magalhães
Turma 5.5
A Floresta de Sophia de Mello Breyner Andresen
A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen
Títulos da coleção Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo
O Pequeno Livro da Desmatemática de Manuel António Pina
Herbário de Jorge Sousa Braga
Turma 6.5
Clube dos Cientistas de Maria Francisca Macedo
Oh, não! Sou um influenciador digital de Álvaro Magalhães
Quem vê likes não vê corações de Álvaro Magalhães
Títulos da coleção #Clássicos
Momentos em volta da Leitura, muito apreciados pelos leitores!
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
Os benefícios gerados pela prática da leitura têm sido já amplamente estudados e demonstrados.
No sentido de fazer crescer os hábitos de leitura nos nossos alunos, os Centros Escolares envolveram-se na iniciativa “Clubes de Leitura”, promovendo o prazer de ler e o desenvolvimento de competências leitoras.
Desta forma, as turmas do 3º e 4º ano empenharam-se na leitura imprimindo grande sucesso à iniciativa, discutindo livros e leituras num ambiente estimulante e o resultado foram 24 livros lidos durante este período!
Parabéns aos leitores!
A coleção “Os Indomáveis F.C.” é uma das mais procuradas e requisitadas.
Dedicado aos seus adeptos, organizamos um campeonato interturmas. A primeira eliminatória decorreu na sala de aula, para o apuramento de um jogador por turma.
A final teve lugar na Biblioteca com as claques a torcerem entusiasticamente pelos seus jogadores.
Muita concentração e fairplay!
Durante este período as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares empenharam-se na leitura e o resultado foram 60 livros lidos!
Estas iniciativas vinculam as crianças à leitura, promovendo este hábito tão saudável e útil, que as leva a aprender, a produzir e a interpretar diferentes textos com diferentes características literárias, o que é muito benéfico para a sua formação como futuro leitor.
Parabéns aos leitores!
Nos meses de fevereiro e março os grupos/ turmas do pré-escolar e do 1º ciclo utilizaram autonomamente as nossas bibliotecas, desenvolvendo atividades diversificadas.
Ao longo do mês de fevereiro os alunos do pré-escolar e do 1º ano leram e exploraram as obras “Os monstros não existem” de Steve Smallman e “O tigre que veio tomar chá” de Judith Kerr. O 2º, 3º e 4º ano exploraram “A joaninha pintinha” de Amparo Rainha. Estas leituras foram seguidas de um jogo de identificação de frases verdadeiras e falsas sobre as histórias.
No mês de março a história “Os pequenos girassóis da mamã” de Angela McAllister foi explorada pelas turmas/grupos das Alagoas e “Primavera e Primavanda” da obra Histórias na ponta de um sorriso, de José Fanha, foi a história explorada pelos grupos/turmas da Alameda. Estas explorações culminaram com um jogo de memória alusivo à primavera.
Durante a Semana da Leitura as turmas também tiveram a oportunidade de construírem marcadores de livros.
Na equipa da Biblioteca na plataforma Teams, partilhamos novidades com Perfil, que desapareceriam rapidamente das prateleira e resultaram em listas de espera!
No carnaval ninguém leva a mal!
A propósito desta festividade, partilhamos diferentes anedotas retiradas da obra “ O ESTRANHÃO, Anedotas e Adivinhas” de Álvaro Magalhães.
Rir é sempre o melhor remédio!
Integrada nas atividades do MÊS DA INTERNET DA SEGURA, a biblioteca apresentou mais uma sugestão de leitura.
O Estranhão - oh, não! Sou um influenciador digital! de Álvaro Magalhães.
Fred vai a caminho de ser um influenciador digital de sucesso, com milhares de seguidores. Mas isso alegra-o ou só serve para o inquietar? Também é professor por um dia, luta contra uma ratazana que lhe quer comer os dedos dos pés, usa uma máquina de resolver problemas e revive a experiência do primeiro beijo, em que viu estrelas e cometas. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não!
Através do preenchimento de um Google form, os alunos responderam a diferentes desafios propostos na plataforma Teams. Fomos buscar inspiração/informação aos livros:
- "Bom Português - A resposta certa para cada dúvida";
- "Quiz para Miúdos Curiosos - 750 perguntas e respostas para jogar em família", de Júlio Alves.
Com o projeto EuDecido as turmas desenvolvem, autonomamente, atividades nas nossas bibliotecas. Durante o mês de janeiro foram realizadas atividades sobre a temática do inverno.
No desenvolvimento destas atividades leram e exploraram o livro “A bruxa Mimi no inverno” de de Korky Paul e Valerie Thomas, visualizaram o vídeo “O sapo no inverno” e aprenderam uma canção alusiva.
No final das atividades as turmas do pré-escolar e 1º ano, montaram um cenário de inverno com imagens interativas e os restantes anos criaram acrósticos a partir da palavra INVERNO.
Ao longo do 1.º período, demos continuidade à partilha de propostas de leitura em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e/ou com as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Após consulta aos docentes, mantivemos os mesmos meios de divulgação: distribuição pelas salas e a publicação na equipa da BE na plataforma Teams.
MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA
DIREITOS HUMANOS/MARATONA DE CARTAS
Ao longo deste período as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares comprometeram-se com a leitura e o resultado foram 17 livros lidos e explorados!
Este tipo de atividades vincula-nos à leitura, promovendo nas crianças este hábito tão saudável e útil, ajudando-as a entender melhor o mundo dos outros e o nosso e isso é precioso!
Parabéns aos leitores!
No âmbito do projeto EuDecido, que tem por objetivo promover a utilização autónoma da biblioteca, neste mês de outubro, foi proposto às turmas realizarem uma atividade do Dia do Animal.
Foram lidos e analisados poemas do livro AnimaiZ de Amparo Rainha e para terminar um jogo de associação sobre os animais e suas caraterísticas.
Momentos de leitura em voz alta, presenciais, à distância ou gravados/podcasts, por elementos da comunidade educativa e convidados.
Ao longo deste período o projeto “Os pais contam e leem na escola” trouxe, mais uma vez, pais, avós, familiares e encarregados de educação a fazerem uma leitura na turma dos seus filhos.
É uma honra poder informar que durante este 3º período recebemos, nas nossas escolas, um total de 80 leitores entusiasmados e criativos.
Assim, deixamos o nosso agradecimento a todos quantos vieram às nossas turmas desenvolver atividades fantásticas que superam, em muito, uma simples leitura!
No dia 7 de junho, as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares, através de uma agilização feita entre o adjunto da direção e a Porto Editora, tiveram o privilégio de um encontro on-line com a conhecida escritora Luísa Ducla Soares, autora de variados livros de literatura infantil já bem nossos conhecidos e explorados em contexto sala de aula, em contexto de biblioteca ou de Leitura em Família e domiciliária.
Nesse encontro, os nossos alunos tiveram oportunidade de conhecer a vida da escritora e as “histórias” que estão por trás das histórias que tão bem conhecemos.
Foram feitas muitas perguntas pelos nossos pequenos curiosos, perguntas a que a escritora tão amavelmente respondeu, numa dinâmica e agradável interação.
É destes momentos que as nossas memórias ficam povoadas, para certamente não esquecer nunca!
O Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta insere-se no programa Maratona da Leitura, organizado pelo Município da Sertã, pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e pela empresa PALSER. Conta também com a colaboração da RBE.
As bibliotecas do nosso agrupamento promoveram a participação dos alunos nas suas três edições, tendo sempre conseguido classificar-se nos primeiros lugares. Este ano, a aluna Inês Carvalho, do 12.º C, ficou em 1.º Lugar com a extraordinária interpretação do poema de Mário Cesariny, “You are welcome to Elsinore”.
Para a aluna ficam os nossos parabéns.
Estaremos em Sertã, no próximo dia 6 de julho para receber o prémio e participar no workshop sobre narrativa oral, promovido pelo escritor, ilustrador e contador de histórias Rodolfo Castro
Ouvir a gravação na SoundCloud:
No dia 21 de abril, as turmas do 3º e 4º ano dos Centros Escolares, tiveram o privilégio de receber amavelmente a escritora Ana Luísa Pleno Rajão, autora do livro “Nimbus e o enigma da música desaparecida”, explorado na Fase de Escola do Concurso Nacional de Leitura.
A escritora falou-nos das circunstâncias em que escreveu a obra bem como da vila de Marvão, local onde se desenrola a história, partilhando experiências e emoções. Foram momentos muito gratificantes de interação entre o escritor e o leitor que nos galardoam com a perpetuação de laços.
Contudo, a maior euforia para os nossos pequenos leitores foi o poderem estar com SAT, um Border Collie que é o protagonista da história. Este “superagente internacional” fez as delícias das nossas crianças que se questionavam como é que ele conseguia ser tão esperto e corajoso!
A Semana da leitura culminou, nos dois centros escolares, com uma grande festa onde todas as turmas tiveram oportunidade de partilhar as suas leituras com toda a comunidade escolar.
Foi grande a diversidade de atividades que foram desde leituras dramatizadas de trava-línguas, lengalengas, poesias, histórias a leitura de anedotas, danças com livros, canções, dramatizações…
O entusiasmo e a euforia foram uma constante e no final era visível o orgulho de alunos e professores!
Ao longo do ano o projeto “Os pais contam e leem na escola” traz regularmente pais, avós, familiares e encarregados de educação às nossas escolas para fazerem uma leitura na turma dos seus filhos.
É com muito orgulho que informamos que durante este 2º período tivemos o privilégio de receber um total de 57 leitores nas nossas turmas.
Queremos deixar aqui o nosso louvor a todos quantos desenvolveram, com as nossas crianças, atividades admiráveis que vão muito além de simples leituras!
Quem ainda não participou, continua a ter oportunidade de o fazer ao longo do 3º período.
De 11 a 13 de abril de 2023 realiza-se em Lamego e Peso da Régua, o Fórum Internacional de Estudos Globais, este ano subordinado ao tema, "Livros, Bibliotecas e Leitures na Era da Globalização". As Bibliotecas do AEJAC foram convidas a participar. Para o efeito realizámos um pequeno filme com testemunhos de alunos dos diferentes ciclos de ensino do agrupamento. Pedimos ao alunos que completassem as seguintes frases:
Gosto de ler porque...
Leio quando...
Eu leria mais se...
A leitura ajuda-me...
Neste vídeo pretendemos alertar toda a comunidade para a importância de poupar água. É urgente atuar para que, cada um de nós, tome consciência das suas atitudes e faça uma correta gestão deste recurso vital.
E, tal como a água é essencial à vida, também a LGP é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e jovens Surdos.
Que os nossos GESTOS, entenda-se atitudes, sejam de preservação do ambiente, de empatia e inclusão de TODOS.
Sede de viver, sede de aprender! E porque não... aprender LGP?
Realizamos a 1.ª Edição do Concurso de Leitura em Voz Alta. Participaram alunos nas categorias dos 12 aos 15 anos e alunos a partir dos 16 anos. As gravações vão ser analisadas por um júri para escolhermos os alunos que vão representar o Agrupamento no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, que se realiza na cidade de Sertã.
As abelhas estão sob ameaça, pelo que conhecermos o seu mundo e contribuir para a sua preservação é de grande importância para a vida dos ecossistemas e em última instância para preservarmos a vida no belo planeta em que vivemos.
O Apicultor e Escritor Paulo Santos esteve nos Centros Escolares e na EB2,3 do nosso agrupamento a desenvolver uma campanha de sensibilização sobre as abelhas e a promover a obra "As Aventuras da Cuscas". O dia 8 e 9 de novembro foram intensos e de grande importância para os nossos alunos e professores. Saímos todos mais ricos desta experiência, por onde passaram mais de 400 alunos do nosso agrupamento. A visita permitiu ficarmos a saber mais sobre as abelhas e foi também um excelente contributo para o incentivo à leitura.
No âmbito das comemorações de Halloween as turmas do pré-escolar realizaram atividades de utilização autónoma da biblioteca.
Fizeram leituras da assustadora bruxa Mimi e suas habilidades com o computador, também nos cantaram a canção da D. Aranha!
Querem ver?
No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas e cumprindo o desafio lançado pela Rede de Bibliotecas Escolares de “Ler para a paz e harmonia globais”, lemos e exploramos cada frase do Livro da paz de Todd Parr.
Também construímos, através de um puzzle, a pomba branca da paz e descobrimos as “sementes” que a fazem germinar.
Terminamos cantando a “Canção da paz”, uma letra de Amparo Rainha.
Neste mês de outubro, as bibliotecas escolares estão em festa, celebrando o MIBE.
O desafio lançado este ano é “Ler para a paz e harmonia globais”.
Estas turmas realizaram atividades diferentes, que se complementam ao serviço da educação para a paz.