A população do nosso Agrupamento é heterogénia. Tal como em qualquer outro estabelecimento de ensino TEIP, também ela é constituída por jovens com idades diferentes, que pertencem a grupos socioculturais diversos e efetuaram percursos pessoais distintos. Os projetos de promoção da leitura que a BE tem desenvolvido revelam indicadores de forte adesão e motivação por parte dos envolvidos e um considerável aumento da procura das obras/ autores propostos. No entanto, se, por um lado, observamos uma mudança nas atitudes leitoras, por outro, a nossa experiência diz-nos que a maioria dos jovens, mesmo aqueles que precocemente adquiriram hábitos de leitura, trocam a companhia dos livros...
ATIVIDADES DOS ANOS LETIVOS ANTERIORES: 2020-2021
Propostas/momentos de leitura em articulação com a Educação para a Cidadania e as Áreas de Competências do Perfil do Aluno.
No âmbito da Educação para a Cidadania que é transversal no 1º ciclo foram, oportunamente, lidas e exploradas obras como “Os ovos misteriosos” , “Lenda de S. Martinho”, “Gosto de ti”, “Não faz mal ser diferente”, “O que é o amor”, “Um bocadinho de inverno”, “História da Maria Castanha”, “O fato novo do sultão”, “A maior flor do mundo”, “Novelo de emoções”, “O dia em que a mata ardeu”… A leitura destas obras encorajou as crianças a desenvolver e pôr em prática valores como o respeito pelos outros e sua diversidade , a integridade , a perseverança, respeito e defesa da sustentabilidade ecológica, o valor da amizade, a empatia, a interajuda…
Foram também desenvolvidos trabalhos/atividades complementares à volta destes valores.
Ao longo deste ano, demos continuidade à partilha de propostas de leitura em articulação com os domínios de Educação para a Cidadania e/ou com as áreas de competências do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Continuamos a privilegiar a divulgação através da plataforma Teams, mas mantivemos a distribuição em suporte papel para facilitar a leitura em sala de aula.
A diversidade e a atualidade estiveram na base das sete propostas apresentadas, que, por vezes, foram complementadas com sugestões de outros recursos/atividades e fontes de informação.
Pretendemos manter este perfil e a busca de outras LEITURAS COM PERFIL!
PERFIL - MIBE - FADAS
PERFIL - ALIMENTAÇÃO
PERFIL - DIREITOS HUMANOS
PERFIL - CENTENÁRIO DE SARAMAGO
PERFIL - INTERCULTURALIDADE
PERFIL - CIENTISTAS
PERFIL - OCEANOS
No âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento na abordagem do tema "higiene corporal e oral" e em articulação com a Biblioteca Escolar no Projeto Leituras com Perfil, as turmas 7 E e 7 F assistiram a uma ação de formação onde tiveram a oportunidade de expor as suas dúvidas e ouvir alguns conselhos de práticas pessoais mais saudáveis.
Este projeto proporcionou a leitura e exploração de quatro livros: “A história da Carochinha e do infeliz João Ratão” de António Torrado e os “Os ovos misteriosos” de Luísa Ducla Soares para o pré-escolar e 1º e 2º ano e “Versos de cacaracá” de Couto Viana e “A maior flor do mundo” de José Saramago, para o 3º e 4º ano.
Na sequência da exploração das obras houve oportunidade para desenvolver atividades variadas que vão da exploração oral e escrita a jogos de leitura, dramatizações e trabalhos plásticos.
Ao som da sinfonia dos animais, o Gabriel, o Jair e o Nuno da turma 2 do 9.ºano dinamizaram um momento de leitura em voz alta com várias turmas do 5.ºano, seguido de atividades que envolveram lições de vida, caça às letras, instrumentos musicais e um ouvido muito apurado.
Obrigada a estes nossos colaboradores pelo seu excelente trabalho!
Na equipa da Biblioteca (Teams), propusemos a visita à exposição” Vida e Obra de Saramago” e a resposta a um questionário (google form), a que podiam aceder com um QRCode. Para além dos dados biográficos e bibliográficos sobre o escritor, que podiam consultar de forma mais pormenorizada no site da Fundação José Saramago, também propusemos a visualização de diversos vídeos (QRCodes), designadamente sobre os retratos de Saramago do artista urbano VHILS.
Na exposição, destacamos ainda a sua obra " Viagem em Portugal",com a divulgação de excertos que descrevem a passagem de Saramago pelo Douro. Transcrevemos aqui alguns deles.
“Esta viagem a Portugal é uma história. História de um viajante no interior da viagem que fez, história de uma viagem que em si transportou um viajante, história de viagem e viajante reunidos em uma procurada fusão daquele que vê e daquilo que é visto, encontro nem sempre pacífico de subjetividade e objetividades. Logo: choque e adequação, reconhecimento e descoberta, confirmação e surpresa. O viajante viajou no seu país. Isto significa que viajou por dentro de si mesmo, pela cultura que o formou e está formando, significa que foi, durante muitas semanas, um espelho refletor das imagens exteriores, uma vidraça transparente que luzes e sombras atravessaram, uma placa sensível que registou, em trânsito e processo, as impressões, as vozes, o murmúrio infindável de um povo.”
“Atravessar a Serra do Marão, qualquer o pode fazer, mas quando se sabe que Marão significa casa grande, as coisas ganham o seu aspeto verdadeiro, e o viajante sabe que não vai apenas atravessar uma serra mas entrar numa casa.”
“Atravessar a Serra do Marão, de Vila Real até Amarante, deveria ser outra imposição cívica como pagar os impostos ou registar os filhos.”
Levou-se a cabo mais uma edição do concurso Saber…aLer, um concurso feito em parceria com a Câmara Municipal e que envolveu todos os alunos do 1º ciclo e a biblioteca escolar.
As provas, realizadas incidiram sobre os livros “A abelhinha giroflé” de Vergílio Alberto Vieira, para o 1º ano, “Planície de sonhos” de Conceição de Sousa Gomes, para o 2º ano, “João Mandrião” de António Mota, para o 3º ano e “A coragem de Tição” de Luís Represas, para o 4º ano.
No dia 14 comemorámos o Dia dos Afetos nos nossos centros escolares.
Partindo da leitura e exploração de histórias como “Gosto de ti” de Elen Lescoat, “O que é o amor” de José Jorge Letria ou “O livro dos sentimentos” de Todd Parr, todos os alunos teriam que escrever mensagens que assentassem na amizade e no amor.
Os alunos leram as mensagens em voz alta à pessoa a que se destinava.
E sabem que mais? Todas as turmas se deixaram afetar pelos afetos!
O projeto Biblioteca ConVida trouxe-nos, neste período, a leitura e exploração de dois livros: “Um bicho estranho” de Mon Daporta para o pré-escolar e “O fato novo do sultão” de Guerra Junqueiro, para o 1º ciclo.
Na sequência da exploração da história, o pré-escolar teve oportunidade de construir e também desenhar, um pequeno rato, identificando as partes do seu corpo; já os alunos do 1º ciclo tiveram oportunidade de explorar a cultura árabe comparando-a com a nossa e realizar uma ficha de interpretação.
Com alguns dos trabalhos plásticos, fizemos bonitos painéis!
Em torno do tema “CONTOS DE FADAS E CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO”, enviamos uma proposta de abordagem interdisciplinar para o quinto e outra para sexto ano, através do Teams, envolvendo várias disciplinas.
Obrigada pela disponibilidade e a participação de todos!
Momentos de leitura em voz alta, presenciais, à distância ou gravados/podcasts, por elementos da comunidade educativa e convidados.
Janelas abertas para a complexidade humana, os livros ajudam-nos a compreender e a desenhar a nossa própria história. Dentro das suas páginas, à espera de serem abertas, há palavras que podem tornar mais nítido o nosso mundo, ou melhor o Mundo. Por isso é tão importante partilharmos com os outros as nossas leituras. E dessa ideia nasceu Melhores Leitores do Mundo, uma troca de impressões sobre leituras realizadas ao longo do ano, no âmbito do Projeto Individual de Leitura, desenvolvido nas disciplinas de Português (10.º A e B) e de Literatura Portuguesa (10.º E).
Por extensão às atividades do Dia Mundial do Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos foram propostas leituras em articulação com a Educação para a Cidadania, mantendo em debate a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável, a saúde e o bem-estar.
VÍDEO CE ALAGOAS VÍDEO CE ALAMEDA
No dia 27 de maio, os alunos do 10.ºA deslocaram-se ao Porto, para uma visita guiada ao Teatro Nacional de São João e para uma oficina de leitura dramatizada da peça “Farsa de Inês Pereira”, da autoria de Gil Vicente. Todos se sentiram verdadeiros atores e as personagens ganharam nova vida ao serem interpretadas por eles.
Esta iniciativa resultou de uma parceria do serviço Educativo do Museu do Douro com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto Fronteira.
Jorge Serafim, contador de histórias tradicionais e promotor do livro e da leitura, proporcionou aos nossos alunos do 7.ºB um excelente momento de leitura, imaginação e humor.
O autor, de Beja, esteve na escola no âmbito da XXIII Feira do Livro do Douro, organização da Biblioteca Municipal de Peso da Régua, que decorre entre os dias 21 e 28 de maio.
No dia 26 de maio, na aula de Literatura Portuguesa do 10.ºE, celebrou-se Gil Vicente.
No âmbito do Projeto Individual de Leitura, as alunas Rita Cardoso, Beatriz Miranda e Vera Nogueira, assistidas tecnicamente pela Inês Teixeira, apresentaram uma adaptação da cena de Joane, o Parvo, da célebre peça "Auto da Barca do Inferno", da autoria daquele que é considerado o "pai" do teatro português: Gil Vicente.
No âmbito das comemorações do dia Mundial da Língua Portuguesa (5 de maio) os alunos da turma 3.3 do Centro Escolar das Alagoas e a turma 2.1 do Centro Escolar da Alameda, partilharam a leitura em voz alta da história “O sonho de Cristiano” de Andreia Vidal, com uma turma do 3º ano de Angra do Heroísmo e uma turma da Escola Portuguesa de S. Tomé e Príncipe, respetivamente.
Fizeram parte das comemorações do Dia da Mãe - primeiro domingo do mês de maio – a leitura de poemas e textos dedicados à mãe e feita a sua análise na dimensão afetiva e formativa do respeito pelos nossos progenitores. Muitos alunos, levaram o seu poema para casa para o lerem pessoalmente à sua mãe, reforçando e demonstrando assim o amor pelas suas mães.
Nas nossas escolas, muitas prendinhas foram feitas para comemorar este dia e também se leram alguns poemas/textos, como estes que aqui deixamos.
No seguimento da atividade realizada com as turmas do 6.ºano no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, lançamos o mesmo desafio aos alunos do 5.ºano.Com o apoio dos professores de Português, cada turma selecionou e gravou uma fábula.
O professor Alberto Mendonça aperfeiçoou o produto final.
Esperamos que gostem!
E não esqueçam! LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
Por proposta da Biblioteca, a maioria das turmas do 2.ºciclo leu a obra “O Lagarto” nas aulas de português e posteriormente realizou varias atividades no espaço da biblioteca. Em equipa, os alunos responderam a um questionário de verificação da leitura e ordenaram as xilogravuras, que ilustram o livro, do artista plástico brasileiro J. Borges. Competição saudável na resposta ao questionário, mas alguma desordenação na ordenação das imagens.
Sobre a obra
De hoje não passa. Ando há muito tempo para contar uma história de fadas, mas isto de fadas foi chão que deu uvas, já ninguém acredita, e por mais que venha jurar e trejurar, o mais certo é rirem-se de mim. Afinal de contas, será a minha simples palavra contra a troça de um milhão de habitantes. Pois vá o barco à água, que o remo logo se arranjará.
José Saramago, 2016, O Lagarto, Porto: Porto Editora
Entre 7 e 11 de março decorreu a Semana da Leitura.
Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
A festa da leitura trouxe leituras em muitos formatos, mas um dos momentos que as crianças mais apreciaram foram as partilhadas no palanque com megafone!
A participação entusiástica de todos encheu-nos de orgulho e motivação!
“Ler em voz alta” em todas as salas (seleção de textos e poemas);
À procura da Liberdade – Leituras;
“Ler aos Molhos” – leituras com megafone no Mercado Municipal;
“Ler à beira-rio”;
“Ler sempre, em qualquer lugar” – leitura interturmas;
“(Re)Palavrar” – Oficina de leitura em voz alta com a atriz Rita Reis para todas as turmas do 8.º ano…
Estas foram algumas das atividades “sonantes” que aconteceram na ESJAC, durante a “Semana da Leitura 2022”.
No passado dia 26 de novembro, numa ação de parceria entre o Serviço Educativo do Museu do Douro (SEMD) e as Bibliotecas Escolares, a atriz Rita Reis desenvolveu 4 oficinas com alunos da EB2,3 (6.º ano) e da Escola Secundária (9.º e 10.º anos).
Durante as oficinas foram desenvolvidos vários exercícios de coordenação e concentração e, por fim, a construção e interpretação de pequenas histórias e poemas a partir de livros/autores escolhidos pelos alunos. As oficinas foram ricas em interação e permitiram que todos se conhecessem melhor, abrindo igualmente espaço para a imaginação e a comunicação.
As Bibliotecas Escolares agradecem ao SEMD e à Rita a disponibilidade e o empenho em trazer às nossas escolas a criatividade e a imaginação.
As turmas vieram à biblioteca com os professores de Português. Apresentamos o projeto e proporcionamos um exercício experimental de interpretação e leitura da obra "Colheita Tardia", da autora duriense Maria Júlia Tourais.
“Sai da Bolha!” é uma ação que pretende proporcionar tempo para ler, escrever e pensar! Leitura, escrita e exploração de livros, jornais, revistas e/ ou outros materiais de leitura. Uma vez por mês, os alunos de 10.º ano saem 90 minutos da sala de aula para desenvolverem atividades de leitura e/ou escrita, na disciplina de Português.
Com a colaboração dos professores de Português, desafiamos as turmas do 6.ºano a gravar um conto tradicional, indo de encontro ao tema deste ano “CONTOS TRADICIONAIS DE TODO O MUNDO”.
Desafio aceite, iniciamos as gravações!
Todos se agarraram à Leitura e deram o máximo!
Partilhamos convosco o produto final.
7 TURMAS, 7 CONTOS!
Obrigada pela vossa dedicação e entusiasmo!
No passado dia 29 de outubro, e com o principal intuito de marcar a data mais "assustadora" do ano, as turmas A e B do décimo ano, sob a orientação da professora Helena Guedes, aceitaram um desafio/concurso de escrita criativa.
Os resultados foram narrativas com cenários tenebrosos e detalhes horripilantes. Aqui ficam os textos premiados que ganharam vida na voz de um elemento de cada grupo vencedor.
No âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, que este ano nos convidou a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura, bibliotecas escolares, contos de fadas e contos tradicionais, as alunas do 10.ºE recriaram o conto popular Frei João sem Cuidados.
A proposta que a Lara Santos nos trouxe para o fórum de leitores da disciplina de Literatura Portuguesa foi o Amor de Perdição, obra do irreverente Camilo Castelo Branco.
O romance proibido de Simão Botelho e Teresa de Albuquerque, com Mariana da Cruz a formar um triângulo amoroso com final trágico, é inspirado na vida do próprio autor, também ele protagonista de um amor impossível.