Poesia: Revolução é um convite a uma pequena viagem de liberdade pela poesia. É uma proposta da
atriz Rita Reis, com a colaboração da Associação “Pé de Cabra”, no âmbito da ação “AURORA
no caminho para a igualdade”, para o projeto Changing Democracies | Democracias em Mudança.
Nos dias 26 e 28 de novembro, cerca de 60 alunos do ensino secundário participaram ativamente
nesta iniciativa, instalando a leitura em diversos espaços da escola.
Fica o nosso agradecimento ao Museu do Douro e, em particular, à Equipa Educativa do Museu do Douro,
sem os quais nada disto seria possível.
O concurso Juntos a Criar é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e da Fundação Altice Portugal e visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis.
O concurso foi lançado a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas integradas no projeto Todos Juntos Podemos Ler.
Alguns alunos do Centro Escolar das Alagoas e da EB 2,3 participaram no concurso. Foi escrita uma história com o título "Escola de Todas as Cores" onde se
fala da diferença e da inclusão! A história foi também traduzida em Língua Gestual Portuguesa e em Pictogramas de Comunicação Alternativa. O trabalho foi
orientado pela Terapeuta da Fala Ana Correia e pela Docente do Ensino Especial Cidália Cunha, com a colaboração da Equipa da Biblioteca Escolar.
Fica o nosso agradecimento aos alunos e à equipa orientadora pelo excelente trabalho:
Comunicação do prémio no site da RBE
Publ. "Escola de Todas as Cores"
Publ. "Escola de Todas as Cores" - Tradução em pictogramas
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia,
desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com
material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas
em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade,
expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.
Apresentamos o N.º 29 da Pensar(es).
Revista lançada por um grupo de professores de Filosofia, no já longínquo ano de 1999, é hoje uma revista acarinhada por todo o agrupamento.
Ao longo dos anos sofreu alterações ao nível do design e passou a integrar textos de todos os ciclos de ensino. As Bibliotecas Escolares têm o prazer de colaborar com os professores de Filosofia na sua concretização.
Neste número, demos relevância às comemorações dos 50 anos do 25 de abril.
A parceria entre a BE e a Equipa Educativa do Museu do Douro (EEMD) possibilitou a vinda do ator e encenador António Júlio à nossa escola para, com alunos de diferentes níveis de ensino, trabalhar a expressão dramática. No final fizemos uma gravação áudio, que oportunamente será divulgada. Os nossos agradecimentos ao António Júlio e à EEMD.
Porque é importante cultivar o gosto pela poesia e dar visibilidade ao trabalho que se desenvolve na sala de aula, no dia 28 de maio, as alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.º E promoveram a apresentação das suas antologias “Vinte Poemas Possíveis”, recolha de textos de poetas da Lusofonia, como são exemplo Carlos Drummond de Andrade, Alda Lara, Mia Couto ou Xanana Gusmão.
No final da sessão, assistimos a um momento musical preparado pelo professor Paulo Silva em colaboração com Ana Fernandes, antiga aluna da nossa escola, durante o qual foram interpretados vários temas conhecidos, com especial destaque para êxitos de António Variações.
Todos os presentes, alunos e docentes do 9.ºC e do 11.ºD, assim com outros elementos da comunidade escolar, se mostraram agradados com este evento que combinou duas áreas criativas complementares, a poesia e a música, numa atitude de respeito pelas outras culturas e de abertura aos outros e às suas particularidades.
Em parceria com as docentes de História e Geografia de Portugal, decorreu o concurso de declamação sobre a obra “Romance do 25 de Abril” de João Pedro Mésseder.
Após o apuramento dos representantes de cada turma do 2.º ciclo nas aulas de História, decorreu a fase final no dia 14 de maio, na Biblioteca, com a participação de catorze alunos.
Dizer poesia não é fácil, mas, de imediato, o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pelo aluno do 3.º ciclo, Diego Lucas, se apercebeu da qualidade e do empenho dos declamadores. A discussão foi acesa, mas a escolha foi unânime.
A Alice Guedes Pinto impressionou, o Pedro Afonso Mourão emocionou e a Maria Luísa Santos encantou.
Parabéns a todos!
DIZER POESIA SEMPRE. EM LIBERDADE SEMPRE.
Integrada na programação da Feira do Livro do Douro, decorreu na nossa escola a apresentação do livro “Curvas” da escritora e ilustradora Zita Pinto, com a participação de seis turmas do 2.ºciclo.
Nascida no Douro, a autora partilhou memórias da sua infância e adolescência e de como foi crescer no seio de uma família tradicional duriense ligada ao cultivo da vinha. Falou-nos das suas experiências profissionais, enquanto geóloga, e de como surgiu este amor pela ilustração e pela escrita.
O seu discurso suave e caloroso, quase ternurento, envolveu-nos numa viagem inebriante pelas curvas do Douro, o rei de trono e leito, que rasgou o seu caminho por terras nunca antes desbravadas. Sentimos e respiramos a força, o suor e a dor de todos os que que construíram a paisagem que hoje é Património da Humanidade.
No final, presenteou-nos com dois painéis da sua autoria em que todos os participantes puderam deixar também a sua marca.
Obrigada à Câmara/Biblioteca Municipal por esta oportunidade de conviver de perta com mais uma artista e pelos livros oferecidos à nossa biblioteca.
A aluna do 12.º E, Ana Rita Cardoso, participou no podcast Prazeres Interrompidos*, com a leitura de um excerto do livro de Rupi Kaur, "O sol e as suas flores".
* Dois episódios por semana, aos sábados e domingos. Um podcast sobre livros. Um livro em pouco mais que um minuto! Em todas as plataformas de podcasts, mas também nas rádios, jornais, bibliotecas, associações de estudantes, editores e livreiros. Boas leituras!
(Parceria com as Bibliotecas do AEJAC)
Joana Gentil Martins é psicóloga e veio à ESJAC numa ação integrada na "Feira do Livro do Douro". Apresentou o seu último livro "A coragem para seres tu própria", perante uma plateia de cerca de 70 alunos do Ensino Secundário. Numa apresentação muito dinâmica e em diálogo com os alunos, explorou-se o tema da autoestima e da saúde mental.
Ficam os nossos agradecimentos à Câmara/Biblioteca Municipal e sobretudo à autora.
O concurso Juntos a Criar é uma iniciativa conjunta da Rede de Bibliotecas Escolares e a Fundação Altice Portugal e visa a produção de contos infantojuvenis em formatos acessíveis.
O concurso foi lançado a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico das escolas integradas no projeto Todos Juntos Podemos Ler.
Alguns alunos do Centro Escolar das Alagoas e da EB 2,3 participaram no concurso. Foi escrita uma história com o título "Escola de Todas as Cores" onde se fala da diferença e da inclusão! A história foi também traduzida em Língua Gestual Portuguesa e em Pictogramas de Comunicação Alternativa. O trabalho foi orientado pela Terapeuta da Fala Ana Correia e pela Docente do Ensino Especial Cidália Cunha.
Publ. "Escola de Todas as Cores"
Publ. "Escola de Todas as Cores" - Tradução em pictogramas
Propusemos e dinamizamos diversas atividades com o objetivo de divulgar e promover a Biblioterapia, ou melhor, sensibilizar para o poder dos livros e de como eles podem contribuir para o nosso bem-estar e melhorar a nossa saúde mental.
“COMO É QUE TE POSSO FAZER MAIS FELIZ?” de Lucas with Strangers
Em sala de aula, assistimos ao percurso de vida do autor e refletimos sobre a sua mensagem. Constatamos o impacto que Lucas tem na vida das pessoas que faz mais feliz e pusemos em prática o seu lema de vida com quem nos acompanha diariamente.
QUARTETO de LETRAS | “A TUA CABEÇA É COMO O CÉU” de Bronwen Ballard e Laura Carlin
“ A tua cabeça é como o céu.
Às vezes está azul e sem nuvens.
Outras vezes está nublada e escura.
O que podemos fazer para afastar as nuvens?”
Na biblioteca, num momento mais intimista, partilhamos mais uma leitura.
Falamos dos nossos céus, das nossas nuvens… e as emoções tomaram conta de nós.
Percebemos como é importante “desenvolver o hábito saudável de prestarmos atenção àquilo em que pensamos e ao que sentimos.” Ou seja praticar mindfulness regularmente.
“COMO É QUE OS LIVROS CURAM?”
Dançamos ao som dos HMB… refletimos e concordamos que a música influencia o nosso estado de espírito.
De imediato, surgiu a questão… e os livros?
Desconstruimos a palavra biblioterapia e chegamos ao seu significado com o apoio de uma imagem.
Por último, simulamos uma sessão de Biblioterapia : “Sugiro a leitura deste livro…porque …”
LER SEMPRE. LER FAZ BEM.
O Conselho da Leitura decidiu homenagear Luís Vaz de Camões na sua terceira apresentação, partilhando dois dos seus poemas de amor.
Vestidos a rigor, os membros do Conselho proporcionaram uma viagem no tempo, através das palavras de Camões.
Dada a proximidade da Semana da Leitura, indagaram ainda quais as preferências dos colegas quanto às atividades em que gostariam de participar.
Os conselheiros exibiram orgulhosamente os seus novos cartões de identificação!
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
Em sintonia com o tema da Semana da Leitura, propusemos como texto, para a pré-seleção em sala de aula, o conto de Oscar Wilde, “O Príncipe Feliz”.
Mais uma vez, o envolvimento e empenho dos professores de Português resultaram numa participação que excedeu as expectativas. Para a prova final, apresentaram-se vinte alunos do segundo ciclo e oito do terceiro.
O júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela professora de Português do terceiro ciclo, Sandra Trindade e pela professora responsável pela Biblioteca da EB 2.3, Isabel Aguiar, não teve tarefa fácil, dada a qualidade das leituras, neste caso de dois poemas de Eugénio de Andrade, numa celebração adiada dos cem anos do seu nascimento.
Pacientemente, todos aguardaram a sua vez e também a decisão do júri.
Eis os leitores que se evidenciaram: 3.º ciclo, Natália Silva, Ana Isabel Brito e Margarida Pinto, e 2.º ciclo: Bernardo Osório, Guilherme Xavier e Beatriz Gouveia.
LER SEMPRE.
A LER EM VOZ ALTA SOMOS MAIS FELIZES.
Tal como nas edições anteriores, a primeira prova decorreu em contexto de sala de aula e serviu de apuramento para a prova oral. Nela participaram todos os alunos do segundo ciclo, graças à colaboração dos professores de Português.
Perante o júri, constituído pela Coordenadora de Estabelecimento, professora Nelma Aguiar, pela Coordenadora das Bibliotecas Escolares de Santa Marta de Penaguião, professora-bibliotecária Filomena Nunes e pelo aluno 3.º ciclo, Diego Lucas, os oito alunos apurados realizaram a prova oral. Seguindo a estrutura da prova, previamente divulgada, leram um excerto indicado pelo júri e expressaram a sua opinião sobre a obra. Muita desenvoltura e segurança, com algum nervosismo à mistura.
Após rápida deliberação, o júri anunciou os leitores vencedores: Maria Francisca Alves, Tomás Miguel Madureira e João Fonseca Cardoso Vaz Gonçalves.
Parabéns a todos!
LER SEMPRE.
A LER SOMOS MAIS FELIZES.
Na disciplina de Educação Musical, os alunos visualizaram uma apresentação alusiva à obra “Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares, leram um excerto da mesma obra e assistiram a um vídeo da composição para piano solo Fantasie Impromptu in C-sharp Minor Opus 66 de Fréderic Chopin, interpretada por Jonah Ho uma criança de apenas 6 anos.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
As turmas do 5º1 e 5º1S participaram na “Semana da Leitura”, com um Vídeo em Língua Gestual, no qual apresentaram os benefícios de ler e a sua importância.
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
Os professores de (quase) todas as disciplinas do 2.º ciclo dinamizaram momentos de leitura em voz alta de obras em articulação com o tema da semana e a respetiva disciplina.
Matemática
“Ases da Matemática- Escola de Espiões/Missão Frações” de Linda Bertola
“O Pequeno Livro da Desmatemática” de Manuel António Pina
Ciências Naturais
“Os Sinais do Coração” de Guilherme Semionato
“A Viagem de Alexandra” de Papiniano Carlos
“O Avô tem uma borracha na cabeça” de Rui Zink e Paula Delecave
História e Geografia de Portugal
“Era uma vez um rei poeta” de José Jorge Letria
Educação Musical
“Ismael e Chopin” de Miguel Sousa Tavares
Educação Visual
“O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt
Educação Física
“Os cromos da bola” de José Jorge Letria
Cidadania e Desenvolvimento
“A Estória do Sol e do Rinoceronte” de Ondjaki e Catalina Vasquez
LER SEMPRE.
A LER SOMOS TODOS MAIS FELIZES.
A Semana da Leitura decorreu entre 18 e 22 de março. Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
No dia 21 de março, numa profícua parceria, decorreu na Biblioteca Escolar da ESJAC um Café Concerto intitulado “Fios da Memória”, organizado pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE e pelo Grupo Coral do Agrupamento. Esta atividade aberta à comunidade pretendeu celebrar a memória e as memórias, num diálogo entre o “ontem”, o “hoje” e o “amanhã”.
O fim de tarde começou com a receção aos participantes, que puderam apreciar a música ambiente do nosso pianista Nuno Aires e as exposições patentes no espaço da BE, nomeadamente a mostra de fotos “Fios da Memória”, na qual o desafio era descobrir as meninas e os meninos que já fomos no passado. Seguiu-se a leitura expressiva de poemas feita pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa com a colaboração de familiares. Foi bonito ver a cumplicidade entre irmãs e sentir as mães mais nervosas do que as filhas enquanto liam para a plateia. Sem se fazer anunciar, em jeito de flashmob, o Grupo Coral surpreendeu os presentes com três temas: “Banaha”, “Ay linda amiga” e “Syahamba”, sendo este último uma canção tradicional zulu. Continuando a “desenrolar” os fios da nossa memória, aconteceu um momento de reflexão e de partilha, durante o qual todos foram convidados a ler um poema, uma frase, a fazer um comentário, a expressar um pensamento, ou, simplesmente, a destacar uma fotografia ou um objeto com recordações especiais. No final, para terminar a sessão em beleza, aguardava-nos um belíssimo e apetitoso lanche partilhado.
São momentos como estes que aconteceram durante o Café Concerto “Fios da Memória” que valorizam e preservam as nossas memórias e que, para além disso, criam laços afetivos e novas recordações.
A temática do amor invadiu o segundo espetáculo do Quarteto de Letras.
Cercados de corações a palpitar, deixámo-nos envolver por esta bela história de amor entre livros.
No final, ainda saboreamos a doçura da leitura em forma de coração.
LER SEMPRE.
A OUVIR LER SOMOS MAIS FELIZES.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher temos três exposições na biblioteca:
Esta atividade interdisciplinar resultou de uma proposta da Biblioteca e nela estiveram envolvidas as disciplinas de Português, Educação Visual e Educação Musical.
Nas aulas de Português, cada uma das seis turmas do quinto ano selecionou e preparou a leitura dramatizada de uma das fabulosas fábulas de La Fontaine.
A professora Lídia Coutinho fez as fabulosas máscaras das personagens animais, que acrescentaram todo um dramatismo à leitura.
Nas aulas de Educação Musical, o professor Alberto Mendonça produziu materiais de apoio, ensaiou as fabulosas canções e acompanhou ao piano.
O resultado final foi um fabuloso espetáculo em que participaram 126 alunos e 8 professores.
Os nossos aplausos para todos!
LER SEMPRE.
A LER FÁBULAS SOMOS MAIS FELIZES.
Quatro professores juntos a dar vida à máxima, ouvir ler, música para os ouvidos.
Assim nasceu o Quarteto de Letras!
Para o primeiro espetáculo, escolheram a peça “Sem rede” de Margarida Fonseca Santos.
O local não podia ter melhor acústica, a sala EM1.
Em voz alta e afinada, os quatro músicos das letras leram para um público curioso e de ouvido exigente.
Não tiveram uma ovação de pé, mas foram convidados a voltar!
LER SEMPRE.
OUVIR LER, MÚSICA PARA OS OUVIDOS.
Na segunda reunião do Conselho de Leitura, os conselheiros decidiram associar-se à celebração do 75.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e às atividades da iniciativa Maratona de Cartas da Amnistia Internacional.
De sala em sala, sugeriram mais uma Leitura com Perfil:
LIVRES E IGUAIS
Os direitos humanos na escola, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Acompanhados por cinco colegas das respetivas turmas, cada um deles representando um dos casos da iniciativa Maratona de Cartas 2023, os conselheiros realizaram igualmente um inquérito para identificar o caso mais apoiado e perceber quais as preocupações dos colegas quanto aos Direitos Humanos. Apurados os resultados, o caso de Ana Maria Santos Cruz, a mãe brasileira que exige justiça para o seu filho Pedro Henrique, cedo se destacou e reuniu o apoio de 74% dos alunos inquiridos.
LER SEMPRE.LER EM QUALQUER LUGAR.
EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS.
CIDADANIA ATIVA.
Na primeira reunião do Conselho da Leitura, constituído pelos delegados e subdelegados de seis turmas do 2.ºciclo, decidimos preparar uma atividade associada à época festiva.
A partir da obra “Calendário do Advento-Pequenos Contos de Fadas”, dinamizamos, de turma em turma, um momento de leitura do “conto de fadas do dia” e oferecemos um presente: uma árvore em cartão para ser decorada com materiais reciclados e, posteriormente, apresentada a concurso da “ Árvore mais Natalícia”.
Criatividade e inovação foram as palavras de ordem e toda a comunidade foi convidada a votar na sua preferida.
BOAS FESTAS. EM VOLTA DA LEITURA. SEMPRE.
Entramos no quinto ano do projeto!
E preparamos novos materiais de apoio:
- reciclamos e decoramos as caixas 10 minutos, para cada turma guardar os livros na sala;
- criamos os cartazes da leitura para os leitores registarem e avaliarem os livros lidos.
Para os novos leitores do 5.ºano, realizamos sessões para a divulgação do projeto e da sua operacionalização e em que também entregamos os materiais de apoio. Por último, informamos cada um do seu número de leitor e procedemos à requisição do primeiro livro.
BOAS LEITURAS PARA TODOS!
As turmas um, três e quatro do 5.ºano assistiram à apresentação do livro " Existo. logo Comunico" pela autora Joana Silva, que muitos já conheciam como Intérprete de Língua Gestual do nosso Agrupamento.
A conversa foi fácil e envolvente! Ficamos a conhecer melhor a Joana, as suas motivações para escrever esta obra e a forma como nasceu a personagem Tito.
Falamos muito sobre a verdadeira inclusão e as atividades propostas ajudaram-nos a perceber uma realidade diferente e mais desafiante.
Aprendemos a ser e a estar mais atentos aos outros!
Obrigada, Joana!
Foi mais um desafio lançado pela biblioteca escolar às turmas do 1º ciclo e do pré-escolar: visualizar o vídeo “São Martinho e o Magusto” do Salta Letrinhas e depois fazer um trabalho plástico.
Tivemos a adesão de 18 turmas nesta atividade, perfazendo um total de 378 alunos, que entusiasticamente puseram mãos à obra e fizeram bonitos e criativos cartazes que expusemos nas paredes da nossa escola!
Assim, o S. Martinho ficou mais bonito! Querem ver?
Foi com muito entusiasmo que as turmas do 6.º ano receberam na última semana de outubro, a curta-metragem “Os fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, filme vencedor de um Óscar em 2012, dirigido por Brandon Oldenburg e escrito por William Joyce.
O guião inspirado em acontecimentos reais, conta-nos a história de um rapaz que após uma tempestade devastadora é levado para uma biblioteca onde os livros têm vida. E, tal como na tela, os nossos espectadores entraram noutra dimensão, a do mundo encantado da imaginação.
Nas sessões, debateram-se as diferentes visões de cada um sobre o tema, a importância da banda sonora nas sequências narrativas, a mudança cromática em algumas cenas, as técnicas de filmagem e nos créditos finais, valorizou-se o trabalho da equipa que realizou este filme de animação.
No mês dedicado às Bibliotecas Escolares, em sintonia com o cinema, homenageamos os livros e a paixão pela leitura!
Helena Ventura
Coordenadora de Escola do Plano Nacional de Cinema
Com o objetivo de divulgar e promover a página das Bibliotecas do Agrupamento, propusemos aos professores de TIC uma atividade de pesquisa e seleção de informação, através da resposta a um questionário (google form).
Nas aulas de Português, todas as turmas do 5.ºano selecionaram poemas da obra “A Liberdade o que é?” de José Jorge Letria, com o objetivo de gravar um áudio coletivo com o apoio do professor Alberto Mendonça de Educação Musical.
Partilhamos aqui o produto final, que também pretende ser um recurso para a Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.
A exemplo de anos anteriores, apresentamos uma proposta de abordagem interdisciplinar subordinada ao tema do MIBE, “BIBLIOTECA ESCOLAR:O MEU LUGAR PREFERIDO PARA CRIAR E IMAGINAR”.
Neste mês de outubro, mês das bibliotecas escolares, convidamos os novos alunos a visitar e a conhecer a nossa biblioteca.
Conversámos sobre tudo o que podemos fazer na biblioteca, o seu horário de funcionamento e as regras a cumprir quando a frequentamos.
No final fizemos um jogo para verificar se tudo ficou bem interiorizado! Foi bem divertido!
O jornal regional “A Voz de Trás-os-Montes”, no âmbito do seu projeto “O Jornal vai à Escola”, esteve na biblioteca da ESJAC, no dia 26 de outubro. Assistiram à sessão as turmas do 12.ºB e 12.º E. No decorrer da ação foram apresentados o jornal e o trabalho que lá se desenvolve, da escrita da notícia, ao trabalho de fotografia, passando também pelo processo de paginação e impressão. Houve ainda tempo para realizar entrevistas em vídeo, nas quais os alunos participaram ativamente como entrevistados, entrevistadores e operadores de câmara. Fica o agradecimento à equipa de “A Voz de Trás-os-Montes” pelo excelente trabalho e pela iniciativa.
Recebemos os novos utilizadores com propostas divertidas para aprenderem mais sobre a organização e o funcionamento da Biblioteca:
- “Onde está o livro?”, em equipas de dois, os alunos tiraram à sorte o título e o autor de uma das obras disponíveis na Biblioteca para requisição e localizaram-na nas estantes com a ajuda da sinalética. Em seguida, em ficha própria, registaram o título, o autor, a cota e o número de registo. Por último, apresentaram o seu livro às outras equipas.
- “Em 10 palavras”, individualmente ou em equipa, os alunos escreveram uma frase, com um mínimo de 10 palavras, sobre a Livros e a Leitura, que depois partilharam nos vidros das janelas da Biblioteca.
LER É CRIAR E IMAGINAR!
No sentido de celebrar mais uma vez o dia Europeu das Línguas, o Agrupamento de Escolas João Araújo Correia, desenvolveu diferentes atividades com os seus alunos. Na Escola Básica 2/3, os nossos alunos contaram com uma experiência gastronómica “multilingue”, já que o menu contou com pratos e sobremesa dos países das línguas estrangeiras em estudo. Ainda na Escola Básica 2/3, na aula de Francês, os alunos de nono ano desenvolveram algumas atividades, nomeadamente a visualização de um vídeo e um jogo sobre países e nacionalidades.
Por sua vez, na Escola Secundária, decorou-se o espaço escolar, com material produzido pelos alunos, e várias turmas participaram durante o dia com os seus professores de Línguas em atividade que contou com a parceria da Biblioteca Escolar. Os alunos puderam dar azo à sua criatividade, expressando-se livremente em diferentes idiomas. Estes momentos ficaram registados em vídeo.
Num mundo cada vez mais em mudança, é desejo de todos os docentes que as Línguas sejam o passaporte para o diálogo e união.
O regresso às aulas aconteceu no dia 15 setembro, depois de dois meses a desfrutar do verão!
A biblioteca escolar planeou atividades para receber os novos alunos e tornar este primeiro dia de aulas num momento especial!
Os alunos do 1º ano e do pré-escolar, juntamente com os pais, tiveram oportunidade de conhecer o espaço da nossa biblioteca e ouvir uma pequena história animada com imagens atrativas.
Para finalizar houve a oferta de uma pulseirinha da amizade a cada aluno!
Bom ano escolar para todos!