Nos dias 19 e 21 de novembro, realizaram-se nas bibliotecas dos Centros Escolares da Alameda e Alagoas as primeiras reuniões
de apresentação do programa Leitura em Família. Este projeto, lançado pelo Plano Nacional de Leitura, é desenvolvido em articulação
entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares.
Com o objetivo de envolver as famílias na promoção da leitura, o programa visa criar momentos de partilha e descoberta com as
crianças e jovens, incentivando-os a explorar o prazer pelos livros, com o apoio dos pais/encarregados de educação.
Estas sessões marcaram o início de um conjunto de atividades que irão fortalecer o hábito de ler em família.
Agradecemos a todos os que participaram e deixamos o convite para que continuem a acompanhar as próximas iniciativas.
A Festa da Alimentação foi uma oportunidade para recordarmos comportamentos alimentares saudáveis ouvindo histórias alusivas,
partilhando opiniões e sugestões de alimentos que promovem a nossa saúde.
Os alunos tiveram também oportunidade de comer belos petiscos, bons e saudáveis, preparados entusiasticamente pelas famílias,
que todos degustaram avidamente!
Querem espreitar?
Ler bem torna o estudo mais fácil e produtivo, daí que ler com fluência é essencial e, desta forma, são os bons leitores que têm mais sucesso na escola.
O projeto "Já sei ler" do Plano Nacional de Leitura prevê o contacto sistemático com livros que motivem e envolvam as crianças no gosto de ler e ouvir ler, tanto nas salas de aula como no seio das famílias.
Este período, as turmas do 2º ano, leram um total de 233 livros o que dá uma média de 2 livros por aluno. Parabéns!
Leitura em Vai e Vem é um projeto do Plano Nacional de Leitura 2027 que disponibiliza um conjunto de materiais de apoio como um desdobrável destinado às famílias, um folheto para os educadores e um Diário de Leituras para registo e apreciação dos livros lidos em casa com as famílias.
O projeto pretende promover o gosto e a prática da leitura nos Jardins de Infância e no seio das famílias das crianças.
Os nossos Jardins de Infâncias desenvolveram o projeto e ao longo do ano foram lidos/explorados 344 livros, no âmbito do mesmo.
Muitos parabéns pelo trabalho!
O projeto “Os pais contam e leem na escola” traz às turmas, durante todo o ano, as famílias mais próximas dos nossos educandos.
Esta partilha e proximidade aporta benefícios para além do aumento do vínculo entre pais e filhos, pois são momentos de referência que trazem aconchego à criança e em que esta associa o ato a cuidado e carinho.
Assim, é com enorme satisfação que testemunhamos a vinda de 94 famílias à escola, durante este 3º período.
Parabéns, a todas as famílias colaborantes!
O projeto “Leitura em vai e vem” é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura pretende consolidar e enriquecer práticas de leitura regular na Educação Pré-Escolar, convidando educadores e famílias a ler diariamente 10 minutos com as crianças.
O projeto foi desenvolvido nas turmas do pré-escolar promovendo a leitura no seio das famílias, envolvendo as crianças na leitura de histórias, no reconto, na opinião crítica.
Nesta iniciativa foram lidas/exploradas, ao longo deste 2º período, 224 obras de literatura infantil.
O projeto “Os pais contam e leem na escola” traz às nossas turmas pais, avós, familiares e encarregados de educação como objetivo potenciar a motivação para a leitura e aproximar a família da escola, consciencializando-a da importância da leitura.
É uma grande satisfação reconhecer o empenho das famílias no projeto e é com muito orgulho que informamos que durante este 2º período tivemos o privilégio de receber um total de 96 leitores nas nossas turmas.
Deixamos aqui o nosso louvor a todos os que desenvolveram esta atividade, muitas vezes de formas admiráveis e que vão muito além de simples leituras!
Aos que ainda não participaram, continuam a ter oportunidade de o fazer ao longo do 3º período.
A Semana da Leitura decorreu entre 18 e 22 de março. Pais, professores, colaboradores e alunos, continuam a acreditar no valor da leitura e a trabalhar em prol da formação de bons leitores.
No dia 21 de março, numa profícua parceria, decorreu na Biblioteca Escolar da ESJAC um Café Concerto intitulado “Fios da Memória”, organizado pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa do 12.ºE e pelo Grupo Coral do Agrupamento. Esta atividade aberta à comunidade pretendeu celebrar a memória e as memórias, num diálogo entre o “ontem”, o “hoje” e o “amanhã”.
O fim de tarde começou com a receção aos participantes, que puderam apreciar a música ambiente do nosso pianista Nuno Aires e as exposições patentes no espaço da BE, nomeadamente a mostra de fotos “Fios da Memória”, na qual o desafio era descobrir as meninas e os meninos que já fomos no passado. Seguiu-se a leitura expressiva de poemas feita pelas alunas de Literaturas de Língua Portuguesa com a colaboração de familiares. Foi bonito ver a cumplicidade entre irmãs e sentir as mães mais nervosas do que as filhas enquanto liam para a plateia. Sem se fazer anunciar, em jeito de flashmob, o Grupo Coral surpreendeu os presentes com três temas: “Banaha”, “Ay linda amiga” e “Syahamba”, sendo este último uma canção tradicional zulu. Continuando a “desenrolar” os fios da nossa memória, aconteceu um momento de reflexão e de partilha, durante o qual todos foram convidados a ler um poema, uma frase, a fazer um comentário, a expressar um pensamento, ou, simplesmente, a destacar uma fotografia ou um objeto com recordações especiais. No final, para terminar a sessão em beleza, aguardava-nos um belíssimo e apetitoso lanche partilhado.
São momentos como estes que aconteceram durante o Café Concerto “Fios da Memória” que valorizam e preservam as nossas memórias e que, para além disso, criam laços afetivos e novas recordações.
No âmbito do projeto “Os pais contam e leem na escola” e dando cumprimento ao projeto interdisciplinar DAC - Domínio de Autonomia Curricular – onde se pretende sensibilizar para a preservação do Douro Património Mundial, o Encarregado de Educação Hugo Santos, da turma 4.1 do Centro Escolar Alameda, mostrou-se interessado e disponível para promover uma atividade.
Desta forma, no dia 1 de fevereiro as 3 turmas do 4º ano, assistiram a uma apresentação audiovisual/multimédia sobre o rio Douro.
Nesta apresentação foram explorados vários aspetos relacionados com as potencialidades do rio Douro, dando especial enfoque à sua navegabilidade e sustentabilidade.
Foi uma atividade/experiência muito gratificante em que todos os alunos se mostraram muito entusiasmados e participativos.
Com o objetivo de cumprir o desafio “Biblioteca escolar: o meu lugar preferido para criar e imaginar” lançado este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares desenvolvemos a atividade “Leituras dialogadas” sobre o livro “O meu vizinho é um cão” de Isabel Minhós Martins.
Na sequência da atividade também ouvimos e aprendemos a canção “Normal é ser diferente”, uma adaptação feita por Alda Casqueira Fernandes a partir de uma canção de Jair Oliveira.
Já em sala de aula fizemos um Kahoot sobre o livro e uma ficha de trabalho.
Gostámos muito!
Foi com muito entusiasmo que as turmas do 6.º ano receberam na última semana de outubro, a curta-metragem “Os fantásticos Livros Voadores do Sr. Morris Lessmore”, filme vencedor de um Óscar em 2012, dirigido por Brandon Oldenburg e escrito por William Joyce.
O guião inspirado em acontecimentos reais, conta-nos a história de um rapaz que após uma tempestade devastadora é levado para uma biblioteca onde os livros têm vida. E, tal como na tela, os nossos espectadores entraram noutra dimensão, a do mundo encantado da imaginação.
Nas sessões, debateram-se as diferentes visões de cada um sobre o tema, a importância da banda sonora nas sequências narrativas, a mudança cromática em algumas cenas, as técnicas de filmagem e nos créditos finais, valorizou-se o trabalho da equipa que realizou este filme de animação.
No mês dedicado às Bibliotecas Escolares, em sintonia com o cinema, homenageamos os livros e a paixão pela leitura!
Helena Ventura
Coordenadora de Escola do Plano Nacional de Cinema
Nas aulas de Português, todas as turmas do 5.ºano selecionaram poemas da obra “A Liberdade o que é?” de José Jorge Letria, com o objetivo de gravar um áudio coletivo com o apoio do professor Alberto Mendonça de Educação Musical.
Partilhamos aqui o produto final, que também pretende ser um recurso para a Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril.
Desafiamos os alunos a criar e imaginar uma história em grupo, a partir de cartões ilustrados com diferentes propostas para o desenvolvimento da narrativa.
Em liberdade, escolheram o tempo e o espaço, as personagens e o seu destino e um final nem sempre feliz!
Apresentaram as suas histórias, regressaram à sala e passaram a sua criação para o papel.
Testemunhos para as gerações futuras!
Durante o mês de outubro comemorou-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Este ano o tema foi "O meu lugar preferido para criar e imaginar". Preparamos várias atividades, nomeadamente a apresentação da biblioteca aos alunos dos 7.º e 10.º Anos; Apresentação de livros inspiradores por parte de alguns alunos; exploração de vídeos no âmbito da cidadania e respetivo debate.
O regresso às aulas aconteceu no dia 15 setembro, depois de dois meses a desfrutar do verão!
A biblioteca escolar planeou atividades para receber os novos alunos e tornar este primeiro dia de aulas num momento especial!
Os alunos do 1º ano e do pré-escolar, juntamente com os pais, tiveram oportunidade de conhecer o espaço da nossa biblioteca e ouvir uma pequena história animada com imagens atrativas.
Para finalizar houve a oferta de uma pulseirinha da amizade a cada aluno!
Bom ano escolar para todos!